SóProvas


ID
1112626
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para evitar a lipodistrofia no paciente diabético insulino- dependente é necessário

Alternativas
Comentários
  • Lipodistrofia é uma anormal distribuição de gordura corporal. Pacientes tendem a desenvolver uma resistência a insulina, diabetes e altos níveis de triglicerídeos.

     Lipodistrofia Congênita Generalizada (Síndrome de Lawrence-Berardinelli)

    Trata-se, provavelmente, de quadro herdado de maneira autossômica recessiva. Nessa síndrome existe lipodistrofia generalizada e o DM está presente em todos os pacientes adultos. 


  • Item correto, letra D

    Complementando:

    Lipodistrofia: é causada quando o diabético injeta insulina no mesmo local muitas vezes ou quando ele reutiliza a agulha. Para preveni-la, é necessário:

    • Alternar os locais de aplicação
    • Alternar os locais das injeções dentro da área escolhida
    • Alternar os lados (direito e esquerdo) da parte do corpo usada
    • Trocar a agulha a cada aplicação

    A lipodistrofia, por sua vez, se divide em dois tipos: 

    1- Lipohipertrofia ou hipertrofia de insulina: aparece sempre de forma suave em formato de nódulos nos locais das injeções. Esta condição pode ser causada pelos efeitos naturais da insulina, por não realizar corretamente o rodízio dos locais de aplicação ou pela reutilização de agulhas. Para evitar o desenvolvimento de hipertrofia, vale alternar os locais de aplicação e não reutilizar as agulhas.

    2- Lipoatrofia: é a perda de gordura sob a pele. Esta condição acontece no momento em que há um declive dentro da pele de textura firme. Isto ocorre com mais frequência com insulinas misturadas.


  • Uso da insulina e o modo correto de como reutilizar agulhas; planejamento de rodízio dos locais de aplicação para evitar lipodistrofia.

    é importante mudar sistematicamente o local de aplicação de insulina de modo a manter uma distância mínima de 1,5 cm entre cada injeção. Orientar a pessoa a organizar um esquema de administração que previna reaplicação no mesmo local em menos de 15 a 20 dias, para prevenção da ocorrência de lipodistrofia.

     

    Fonte: ESTRATÉGIAS PARA O CUIDADO DA PESSOA COM DOENÇA CRÔNICA - DIABETES MELLITUS