SóProvas


ID
1112890
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere:

O código do projeto pertence a todos os membros da equipe. Isto significa que qualquer pessoa que percebe que pode adicionar valor ao código, mesmo que ele próprio não o tenha desenvolvido, pode fazê-lo, desde que faça os testes necessários e não prejudique as funcionalidades atuais. Isto é possível porque todos são responsáveis pelo software. Caso um membro da equipe deixe o projeto antes do fim, a equipe consegue continuar o projeto sem grandes dificuldades, pois todos conhecem todas as partes do software, mesmo que não seja de forma detalhada.

Esta prática é

Alternativas
Comentários
  • Em um projeto XP, os pares se revezam, as pessoas se revezam na formação dos pares e todos têm acesso e autorização para editar qualquer parte do código da aplicação, a qualquer momento. Ou seja, a propriedade do código é coletiva e todos são igualmente responsáveis por todas as partes. Com isso, os desenvolvedores ganham tempo, pois não precisam esperar a autorização de um colega para editar uma área do código e há maior disseminação de conhecimento. Além disso, quando diversas pessoas têm a chance de olhar uma mesma área do código, torna-se mais freqüente a identificação de oportunidades de melhoria, levando freqüentemente à refatoração em áreas que precisam da mesma.

    http://desenvolvimentoagil.com.br/xp/praticas/codigo_coletivo

  • Princípios por trás do manifesto ágil

    Nós seguimos os seguintes princípios:

    • -Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
    • -Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
    • -Entregar software funcionando com freqüencia, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
    • -Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diáriamente, durante todo o curso do projeto.
    • -Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
    • -O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
    • -Software funcional é a medida primária de progresso.
    • -Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
    • -Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
    • -Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
    • -As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
    • -Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.

  • Proriedade coletiva e programação em par.