- ID
- 5239
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- REFAP SA
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Engenharia de Software
- Assuntos
NÃO é uma característica da Extreme Programming (XP):
NÃO é uma característica da Extreme Programming (XP):
Que situação favorece a escolha do uso de XP para um projeto de desenvolvimento de software, em oposição à escolha do RUP ou do modelo Cascata?
Na XP (eXtreme Programming)
Assinale a metodologia de desenvolvimento de software que tem como prática a programação em pares.
Segundo Ian Sommerville, (Engenharia de software, 2007, p.
5), a engenharia de software é uma disciplina de engenharia
relacionada a todos os aspectos da produção de software, desde
os estágios iniciais de especificação do sistema até sua
manutenção. Acerca da engenharia de software, julgue os itens a
seguir.
Extreme Programming é um modelo de processo de desenvolvimento de software para equipes com grande número de pessoas, que desenvolvem software com base em requisitos vagos e que são modificados rapidamente.
O XP (Extreme Programming) usa uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
I - A atividade de Codificação começa com a criação de um conjunto de histórias que descreve as características e as funcionalidades requeridas para o software a ser construído.
II - O XP encoraja o uso de cartões CRC (Class- Responsibility-Colaborator) como um mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos.
III - O XP emprega a técnica de refectoring na codificação, mas desaconselha a utilização da programação por pares.
IV - A criação de testes unitários antes da codificação começar é uma prática do XP.
V - Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto.
Estão corretas APENAS as afirmativas
A Extreme Programming (XP) baseia-se em 12 práticas, que são um conjunto de atividades que deverão ser seguidas pelas equipes que desejam utilizar a XP. Na prática do Jogo do Planejamento, as funcionalidades são descritas em pequenos cartões que são conhecidos como
Histórias de usuários na atividade de planejamento, encorajamento de uso de cartões CRC e de refabricação, reuniões em pé e programação em pares são características típicas do modelo de processo de software
As atividades do modelo espiral de Engenharia de Software são:
A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.
O extreme programming (XP) constitui método ágil de desenvolvimento de software. Uma das práticas que se enquadram nos princípios dos métodos ágeis é a programação em pares, que promove o compartilhamento da autoria do código do sistema. Além dessa vantagem, a programação em pares atua como processo informal de revisão porque cada linha de código é vista por pelo menos duas pessoas.
Determinado projeto de software utiliza XP (eXtreme Programming) como metodologia de desenvolvimento. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que
De acordo com os conceitos relacionados a processos de
desenvolvimento de software e medição de software, julgue os
próximos itens.
Métodos ágeis de desenvolvimento de sistemas foram propostos principalmente para apoiar o desenvolvimento de aplicações de negócios nas quais os requisitos de sistema mudam rapidamente durante o processo de desenvolvimento. Entre esses métodos está o extreme programming, que envolve um número de práticas, como o planejamento incremental, a definição de um ritmo de trabalho sustentável e a divisão das equipes de trabalho por meio da especialização de seus membros.
Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de
vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue
os itens de 62 a 71.
São práticas ou princípios recomendados no modelo de desenvolvimento de software XP (eXtreme Programming) proposto por Kent Beck: programação em pares; semana de trabalho de 40 horas; refatoração sem piedade; desenvolvimento orientado a testes TDD (Test Driven Development); e desenvolvimento de metáforas arquiteturais.
Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de
vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue
os itens de 62 a 71.
Nas abordagens de desenvolvimento bazaar e catedral e na sua relação com modelos de ciclo de vida de software, observa-se que em um desenvolvimento na abordagem bazaar, a arquitetura é emergente, o que não ocorre com um desenvolvimento na abordagem catedral; o conceito de liberação de código cedo e frequente, presente na abordagem catedral, afina-se com os métodos da eXtreme Programming e em ambos modelos, o desenvolvimento de software é colaborativo, aberto e embasado em prototipação.
A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento de
sistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas,
julgue os itens seguintes.
Para o método ágil de desenvolvimento conhecido como extreme programming, todos os requisitos funcionais são expressos como cenários (histórias do usuário) que são implementados diretamente como uma série de tarefas.
A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento de
sistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas,
julgue os itens seguintes.
A técnica conhecida como refactoring é constantemente aplicada no desenvolvimento baseado no método ágil extreme programming.
A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento de
sistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas,
julgue os itens seguintes.
No modelo extreme programming, os testes de software só são realizados na etapa, final de desenvolvimento do software e, somente nessa etapa, os programadores trabalham, obrigatoriamente, em pares, utilizando cada um o próprio computador.
Assinale a opção correta acerca das metodologias de desenvolvimento de software.
Originalmente, o único produto da atividade de Projeto que é realizado como parte do processo XP (Extreme Programming)
Em metodologias de desenvolvimento de software, tem-se que
XP (eXtreme Programming) é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias que desenvolverão software com requisitos vagos e em constante mudança. Para isso, adota a estratégia de constante acompanhamento e realização de vários pequenos ajustes durante o desenvolvimento de software. Para aplicar os valores e princípios durante o desenvolvimento de software, a XP propõe uma série de práticas, sendo uma delas: sempre que produzir uma nova funcionalidade, nunca esperar uma semana para integrar à versão atual do sistema a fim de evitar o aumento da possibilidade de conflitos e da possibilidade de erros no código fonte. Tal prática é denominada
Acerca dos processos XP e Scrum, assinale a afirmativa incorreta.
No eXtreme Programming ? XP
Prática que deve ser utilizada com intensidade durante um projeto de XP para facilitar a comunicação e fixação dos assuntos entre as partes, uma vez que, ao criar comparações e analogias com o assunto em questão as pessoas passarão a entender de uma forma muito mais rápida e possivelmente não terão dificuldade de memorização. Ela está fortemente associada a outra boa prática, que para ser exercida exige bem estar e boa condição física do desenvolvedor. Tais práticas são, respectivamente:
No âmbito de desenvolvimento de sistemas, o XP tem como característica a programação em par, na qual o(a)
Refactoring, programação em pares e Stand-up Meeting são características das práticas do
Julgue os itens a seguir, relativos a modelos ágeis de processo.
O processo XP (extreme programming) envolve a realização das atividades de planejamento, de projeto, de codificação e de teste.
Julgue os itens a seguir, relativos a modelos ágeis de processo.
A atividade de planejamento XP inclui a criação das denominadas histórias de usuário, nas quais devem ser descritas as características e as funcionalidades requeridas para o software em desenvolvimento.
Julgue os itens a seguir, relativos a modelos ágeis de processo.
A atividade de projeto é uma desvantagem do processo XP, pelo fato de requerer uma quantidade de produtos de trabalho considerada excessiva pela comunidade de desenvolvimento de software.
Julgue o seguinte item a respeito de qualidade de software.
Extreme programming (XP) é embasado em requisitos conhecidos, definidos de antemão, que não sofram muitas alterações, devendo ser usado por equipes de pequeno porte, formadas por representantes de todos os stakeholders.
A respeito das metodologias eXtreme programming (XP) e Scrum,
julgue os itens a seguir.
A metodologia XP prevê valores e princípios básicos para serem considerados durante o desenvolvimento de software. Feedback, coragem e respeito são exemplos de valores; mudanças incrementais, abraçar mudanças e trabalho de qualidade são exemplos de princípios básicos.
Julgue os itens a seguir, relativos a métodos de desenvolvimento de
software.
Na extreme programming, os requisitos são expressos como cenários e implementados diretamente como uma série de tarefas. O representante do cliente faz parte do desenvolvimento e é responsável pela definição de testes de aceitação do sistema.
Na metodologia de desenvolvimento ágil, a prática da programação em par (pair programming, em inglês) sugere que todo e qualquer código produzido no projeto seja sempre implementado por duas pessoas juntas. Como é denominado o papel da pessoa que revê cada linha de código enquanto ela é digitada, verificando erros e pensando sobre o projeto global?
Julgue os itens seguintes, a respeito de diferentes abordagens
para o processo de desenvolvimento de software.
O extreme programming (XP), que se inclui entre os métodos ágeis, apresenta, entre outras, as seguintes características: pequenos releases, projeto simples, refactoring, programação em pares e propriedade coletiva.
A respeito de desenvolvimento de sistema, reengenharia e
linguagens de programação, julgue os próximos itens.
O extream programming é um método de desenvolvimento ágil de software, em que o representante do cliente faz parte do desenvolvimento, e os programadores de software desenvolvem testes antes da escrita do código.
A respeito de engenharia de software, julgue os itens subsequentes.
A metodologia Rational Unified Process (RUP) promove o envolvimento do cliente, bem como iterações e testes contínuos, o que torna o processo dependente de outros, apesar de reduzir os seus riscos. Já a metodologia Extreme Programming (XP) proporciona flexibilidade e agilidade, visto que, por meio dela, realiza-se a divisão de tarefas de forma específica.
Sobre a metodologia de desenvolvimento Extreme Programming (XP), é correto afirmar que
Assinale a alternativa correta acerca da Programação Extrema (Extreme Programming - XP).
Considere as seguintes características:
I. Propriedade coletiva.
II. Integração contínua.
III. Metáfora.
Dentre as práticas componentes da Extreme Programming, aplica-se o que consta em
Assegurar que a equipe se concentre em fazer, primeiro, apenas aquilo que é claramente necessário e evite fazer o que poderia vir a ser necessário, mas ainda não se provou essencial. Este é um dos cinco valores fundamentais do XP (Extreme Programming), denominado
Um modelo de processo de software, como os modelos cascata, iterativo e rational unified process (RUP), consiste em uma representação abstrata de um processo de software. Abordagens como extreme programming (XP) e Scrum propõem uma forma mais ágil de desenvolver produtos de software. A esse respeito, assinale a opção correta.
Sobre modelos de processo de desenvolvimento de software, assinale a alternativa INCORRETA:
No desenvolvimento de software em Extreme Programming (XP) há uma confiança muito grande na sinergia entre as práticas, já que os pontos fracos de cada uma são superados pelos pontos fortes de outras. Dentre elas, aquela em que o código fonte não tem dono e ninguém precisa solicitar permissão para poder modificá-lo, permitindo, assim, que a equipe conheça todas as partes do sistema, é chamada de
A abordagem iterativa de desenvolvimento de software tem se popularizado como técnica-padrão de desenvolvimento de sistemas pequenos e médios, especialmente no mundo dos negócios. Scrum e eXtreme Programming são métodos ágeis e iterativos de desenvolvimento de software que compartilham a característica de
A respeito das metodologias eXtreme programming (XP) e Scrum,
julgue os itens a seguir.
Os quatro valores fundamentais da metodologia XP são: comunicação, simplicidade, feedback e coragem.
A respeito das metodologias eXtreme programming (XP) e Scrum,
julgue os itens a seguir.
Em XP, a prática denominada programação em pares (pair programming) é realizada por um desenvolvedor em dois computadores, com o objetivo de aumentar a produtividade.
Acerca dos processos XP e Scrum avalie as afirmativas a seguir:
I. XP é uma metodologia ágil para equipes de tamanho pequeno ou médio desenvolverem software com requisitos vagos ou que mudem rapidamente. Seus valores são comunicação, simplicidade, feedback e coragem.
II. O Scrum foi criado para gerenciamento de projetos de fabricação de automóveis e produtos de consumo. Sua popularização no desenvolvimento de software ocorreu em 1995 após a formalização de sua definição, feita por Ken Schwaber.
III. No XP os requisitos do projeto são organizados em uma lista de tarefas, chamada de product backlog, em ordem decrescente de prioridade.
Assinale:
NÃO se aplica à disciplina de desenvolvimento de software extreme programming (XP):
Para gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software, que utiliza a metodologia ágil XP,
Analise as seguintes afirmativas sobre o processo ágil Extreme Programming (XP).
I. Planejamento, Projeto, Codificação e Teste são atividades de arcabouço do XP.
II. Cartões CRC (Class Responsibility Collaborator) são produtos de trabalho da atividade de projeto do XP.
III. O XP recomenda a programação em par durante a atividade de codificação.
Marque a alternativa CORRETA:
São práticas recomendadas pelo processo ágil de desenvolvimento de software Extreme Programming (XP), EXCETO a
Sobre XP e SCRUM é INCORRETO afirmar:
Nos métodos ágeis XP e Scrum, as entregas de partes funcionais do projeto são divididas em ciclos, geralmente compreendidos no período de 1 a 4 semanas. Estes ciclos denominam-se, respectivamente,
No contexto de programação ágil XP, um débito técnico é descrito como o
A direção de uma empresa designou uma equipe de
analistas para garantir a qualidade dos sistemas de informação em
produção na entidade. Para cumprir suas atribuições, a equipe
recorreu a diversas técnicas e metodologias para a avaliação da
qualidade do desenvolvimento de software.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem
O XP (extreme programming) é um método ágil, que preconiza a criação de um caso de teste unitário antes do início da codificação.
Dentre as práticas do método ágil Extreme Programming (XP), está a prática de propriedade coletiva. É correto afirmar que, nessa prática,
São consideradas metodologias ágeis de desenvolvimento:
I. Scrum
II. DSDM
III. XP (Extreme Programming – Programação Extrema)
IV. FDD
O Extreme Programming (XP) é, talvez, o mais conhecido e mais utilizado dos métodos ágeis. Dentre suas práticas se encontram programação em pares, integração contínua, refatoração e
Julgue os itens que se seguem, em relação a metodologias de
análise, projeto e desenvolvimento de sistemas.
Metodologias de desenvolvimento XP contam com o desenvolvimento orientado a testes, que engloba duas etapas: escrever um teste automatizado e desenvolver um código adequado o suficiente para ter sucesso nesse teste.
Julgue o item seguinte , relativo a processos de software e a sistemas orientados a objetos (OO).
O desenvolvimento de um código na Extreme Programming está relacionado à fase de planejamento, pois, nessa metodologia, não há fase de desenvolvimento, haja vista que a codificação é realizada em pares.
O XP (Extreme Programming) utiliza uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Ele
Com relação aos modelos de desenvolvimento ágeis de software, qual modelo ágil de processo possui como principais características o uso de histórias do usuário durante as atividades de planejamento, o uso de cartões CRC (Class- Responsability-Colaboration) como mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos e o uso de protótipos denominados “solução de ponta” como estratégia de diminuir riscos antes da implantação real do software?
Considerando que processo de software pode ser definido como um
conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos
(entradas) em produtos (saídas), julgue o item que se segue.
A extreming programming (XP) é considerada um método ágil, em que todos os requisitos são expressos por meio de cenários. O ciclo de release em XP engloba: selecionar as histórias dos usuários para implementação na versão, dividir as histórias em tarefas, planejar a versão, desenvolver/construir e testar o software, liberar o software e avaliar o sistema.
Considerando que processo de software pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas), julgue o item que se segue.
São características de teste na XP: desenvolvimento test-first, desenvolvimento incremental de testes a partir de cenários, envolvimento do usuário no desenvolvimento e validação de testes e o uso de ferramentas de teste automatizadas.
Dentre as metodologias de desenvolvimento de software, pode-se citar a linha dos métodos ágeis. Assinale a alternativa que contém apenas métodos dessa linha.
Sendo atualmente conhecida por just-in-time, a produção enxuta contém princípios que compõem a base dos processos ágeis de desenvolvimento de software, como o Extremme Programming (XP).
Um dos princípios básicos do XP, a eliminação de desperdícios, busca
Os modelos de processos tradicionais surgiram em um cenário muito diferente do atual, baseado em mainframes e terminais remotos. Já os modelos de processos ágeis são adequados para situações atuais nas quais a mudança de requisitos é frequente. Dentre os modelos de processos ágeis mais comuns temos: Extreme Programming (XP), Scrum e Feature Driven Development (FDD).
Algumas das práticas e características desses modelos de processo são descritas a seguir:
I. Programação em pares, ou seja, a implementação do código é feita em dupla.
II. Desenvolvimento dividido em ciclos iterativos de até 30 dias chamados de sprints.
III. Faz uso do teste de unidades como sua tática de testes primária.
IV. A atividade de levantamento de requisitos conduz à criação de um conjunto de histórias de usuários.
V. O ciclo de vida é baseado em três fases: pre-game phase, game-phase, post-game phase.
VI. Tem como único artefato de projeto os cartões CRC.
VII. Realiza reuniões diárias de acompanhamento de aproximadamente 15 minutos.
VIII. Define seis marcos durante o projeto e a implementação de uma funcionalidade: walkthroughs do projeto, projeto, inspeção do projeto, codificação, inspeção de código e progressão para construção.
IX. Os requisitos são descritos em um documento chamado backlog e são ordenados por prioridade.
A relação correta entre o modelo de processo ágil e a prática/característica é:
Julgue os itens a seguir, referentes aos modelos de ciclo de vida de software e aos processos de desenvolvimento de software.
Cada seqüência de etapas de um ciclo de vida aderente ao modelo cascata é equivalente a uma iteração em um processo embasado no XP (eXtreme Programming).
Julgue os itens a seguir, referentes aos modelos de ciclo de vida de software e aos processos de desenvolvimento de software.
Metodologias ágeis, como a XP, enfatizam a documentação de software no próprio código, que deve ser escrito por meio de ferramentas CASE voltadas ao desenvolvimento rápido de aplicações (RAD tools).
Julgue os itens a seguir, referentes aos modelos de ciclo de vida de
software e aos processos de desenvolvimento de software.
Cada seqüência de etapas de um ciclo de vida aderente ao modelo cascata é equivalente a uma iteração em um processo embasado no XP (eXtreme Programming).
Existem no mercado algumas metodologias de desenvolvimento, que facilitam o processo de produção de software. Uma dessas metodologias é o XP (Extreme Programming), o qual tem um cuidado especial com os processos de teste de software. Como é feito o processo de teste de software, utilizando o XP?
No que se refere às metodologias ágeis, julgue os próximos itens.
A metodologia XP diferencia-se das outras metodologias com abordagem incremental e com o feedback constante.
Com relação às metodologias ágeis de desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
O Scrum diferencia-se do XP pela existência do papel de product owner (PO), tendo o Scrum master e o coach atribuições similares em uma equipe ágil de desenvolvimento.
Com relação às metodologias ágeis de desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
No método XP (eXtreming programming), os sistemas são concebidos a partir de uma metáfora e descritos em estórias do usuário. Esse método busca facilitar a comunicação com o cliente, entendendo a realidade deste e guiando o desenvolvimento com o uso de estória simples.
Em relação às abordagens de desenvolvimento de software, julgue os próximos itens.
XP é um método de desenvolvimento de software em que os requisitos são especificados em user stories; requisitos, arquitetura e design surgem durante o curso do projeto; e o desenvolvimento ocorre de maneira incremental
Com referência a aspectos diversos de engenharia de software, julgue os itens subsecutivos.
XP (Extreme Programming) é uma metodologia ágil voltada para equipes pequenas e médias que desenvolvam software baseado em requisitos vagos e se caracteriza por possibilitar modificações rápidas.
Considere as afirmações abaixo.
I - Os princípios do SCRUM são consistentes com o manifesto ágil e são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica, ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo chamado sprint.
II - A Extreme Programming – XP emprega uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento preferido e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e testes.
Pode-se afirmar que:
A metodologia XP (Extreme Programing) é considerada uma metodologia ágil, pois se ajusta bem a pequenas ou médias equipes de desenvolvimento de software, em que projetos são produzidos em base de requisitos vagos que se modificam rapidamente. O XP possui algumas características bem marcantes que são Feedback constante, abordagem incremental, e o encorajamento a comunicação entre as pessoas envolvidas. O XP também apresenta quatro valores que devem ser seguidos a risca, assinale a alternativa que apresenta esses valores:
Assim como os valores, existe na XP um conjunto de boas práticas a serem seguidas com o objetivo de garantir um ciclo de desenvolvimento fortemente dependente. Essas práticas são expressas por atitudes que devem ser seguidas pela equipe de desenvolvimento, e somadas aos valores. Assinale a alternativa que não representa uma dessas práticas:
O principal objetivo da XP é dar agilidade ao desenvolvimento do projeto, buscando garantir a satisfação do cliente. As práticas, regras e os valores da XP garantem um agradável ambiente de desenvolvimento de software para os seus seguidores, que são conduzidos por estes 4 norteadores básicos:
Considere:
O código do projeto pertence a todos os membros da equipe. Isto significa que qualquer pessoa que percebe que pode adicionar valor ao código, mesmo que ele próprio não o tenha desenvolvido, pode fazê-lo, desde que faça os testes necessários e não prejudique as funcionalidades atuais. Isto é possível porque todos são responsáveis pelo software. Caso um membro da equipe deixe o projeto antes do fim, a equipe consegue continuar o projeto sem grandes dificuldades, pois todos conhecem todas as partes do software, mesmo que não seja de forma detalhada.
Esta prática é
Scrum e XP são duas metodologias ágeis que provêm práticas e regras que apresentam diferenças e também pontos em comum. Comparando-se estas metodologias, é correto afirmar:
No modelo de desenvolvimento XP (Extreme Programming) há uma atividade na qual os usuários descrevem as funcionalidades que o software deverá possuir. Essa descrição recebe a denominação de
Extreme Programming (XP) é um dos mais conhecidos métodos ágeis de desenvolvimento de software. Assinale a alternativa correta sobre este método.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma prática da Programação Extrema (Extreme Programming).
Acerca das metodologias de desenvolvimento de software, julgue os itens subsecutivos.
Uma das características do método XP é o uso de um modo de desenvolvimento orientado a testes frequentes, o que garante a entrega de uma única versão do sistema inteiro, testado e validado.
Uma prática que NÃO é adotada por Extreme Programming (XP) é
O modelo de processo ágil Extreme Programming (XP) envolve um conjunto de regras e práticas que constam no contexto de diversas atividades metodológicas. A atividade metodológica na qual se estabelece um guia de implementação para uma história de usuário à medida que é escrita, em que se encoraja o uso de cartões CRC como um mecanismo eficaz para pensar sobre o software em um contexto orientado a objetos é conhecida como
Acerca do Scrum e do XP (eXtreme Programming), julgue o item .
Na reunião de planejamento do sprint backlog, se o product owner afirmar que todos os requisitos do produto foram identificados, é correto concluir que o backlog do produto está completo, visto que este é uma lista ordenada de todos os requisitos necessários para o desenvolvimento do produto.
Acerca do Scrum e do XP (eXtreme Programming), julgue o item.
No desenvolvimento de software conforme as diretivas do TDD (test-driven development), deve-se elaborar primeiramente os testes e, em seguida, escrever o código necessário para passar pelos testes.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito das metodologias, dos processos e das práticas ágeis de desenvolvimento de software. Nesse sentido, considere que a sigla XP, sempre que empregada, refere-se a programação extrema.
No XP, o projeto é uma atividade-chave que ocorre antes de a codificação começar e se prolonga até depois de escrito o programa.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito das metodologias, dos processos e das práticas ágeis de desenvolvimento de software. Nesse sentido, considere que a sigla XP, sempre que empregada, refere-se a programação extrema.
Uma vez que o SCRUM não estabelece a programação em pares nem o desenvolvimento teste-primeiro (test-first), o XP pode ser usado em conjunto com o SCRUM em um projeto com a abordagem ágil.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito das metodologias, dos processos e das práticas ágeis de desenvolvimento de software. Nesse sentido, considere que a sigla XP, sempre que empregada, refere-se a programação extrema.
No contexto de um processo ágil, tal como o XP, é necessária a criação dos casos de usos da linguagem de modelagem unificada (UML) depois da modelagem das histórias de usuários.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito das metodologias, dos processos e das práticas ágeis de desenvolvimento de software. Nesse sentido, considere que a sigla XP, sempre que empregada, refere-se a programação extrema.
No XP, as mudanças são antecipadas e o software é projetado para facilmente acolher essas mudanças.
Acerca dos processos de desenvolvimento de software, julgue o item subsequente.
Julgue o item a seguir, com base nos processos e nas práticas ágeis de desenvolvimento de software.
Julgue o item subsequente, no que se refere aos processos de desenvolvimento de software.
As principais características do Extreme Programming são a divisão em equipes de até 7 pessoas, duração de uma iteração de quatro semanas e distribuição de equipes.
Documentos de requisitos são essenciais quando se está desenvolvendo o sistema de software. Entretanto, os métodos ágeis de desenvolvimento argumentam que os requisitos mudam tão rapidamente que o documento de requisitos já estará ultrapassado assim que terminar de ser escrito. Em vez de um documento formal, abordagens como Extreme Programming (XP) coletam os requisitos de usuário de forma incrementai e escrevem-nos em cartões na forma de:
O modelo ágil Extreme Programming (XP) segue uma série de práticas que dizem respeito ao relacionamento com o cliente, a gerência do projeto, a programação e aos testes. NAO é uma dessas práticas: