SóProvas


ID
1113547
Banca
IESES
Órgão
TJ-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

É certo afirmar:

I. São formas de provimento de cargo de magistrado estadual: Nomeação; remoção por interesse público; remoção a pedido; promoção; acesso ao Tribunal de Justiça; permuta; reversão; reintegração.

II. A reversão dar-se-á na aposentadoria compulsória, no interesse da Administração, desde que atestada por laudo motivado de junta médica oficial, a aptidão física, mental e proba do magistrado para o exercício do cargo.

III. O processo de vitaliciamento do juiz substituto, com duração de dois anos, se inicia com o efetivo exercício do cargo.

IV. O magistrado é contribuinte opcional do Sistema de Previdência Social dos Servidores do Estado da Paraíba, podendo, assim, escolher dentre aqueles que melhor lhe aprouver.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Existem 2 tipos de provimentos:

    Original = Nomeaçao


    Derivado:

    Vertical = Promoção

    Horizontal = Reaproveitamento

    Reingresso =  Reversão, Recondução, Reintegração e Aproveitamento

    Corrijam-me se eu estiver errado. 

  • II) Aposentadoria compulsória não cabe reversão.

  • Remoção forma de provimento??

  • A questão não se refere a lei federal 8112  mais a legislação estadual da justiça da Paraíba por isso Remoção e permuta são provimento de cargos.

  • onde que a gente acha essa respostas da proporsição I

  • Questão boa levando em consideração a proposição III,pois ressalta a aquisição do vitaliciamento pelo quinto constitucional,portanto a vitaliciedade é garantida de imediato com a posse e não com o transcorrer do período de dois anos quando o cargo é preenchido por meio de concurso,saber interpretar e avante. 

  • Art. 95. Os juízes gozam das seguintes garantias:

    I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado;