SóProvas


ID
1113568
Banca
IESES
Órgão
TJ-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República em 2010 ocorreu em um momento excepcional para a economia. Naquele ano, o PIB teve alta de 7,5%, o ritmo mais acelerado em 25 anos, o que demonstrava um clima de otimismo. As projeções para o quadriênio seguinte eram ambiciosas. Estimavam um crescimento médio anual de 6% entre 2011 e 2014, capaz de fazer o Brasil consolidar-se como a quinta maior economia do mundo, deixando para trás potências como a França e a Inglaterra. Com relação ao PIB do Brasil, analise as afirmativas a seguir:

I. Em 2013, segundo o IBGE, o crescimento do PIB brasileiro ficou em 2,3%, aquém das expectativas pelo terceiro ano consecutivo.

II. O ritmo médio de crescimento do PIB do país dos três primeiros anos do Governo Dilma foi de 2%.

III. De acordo com as consultorias econômicas, em 2014 o avanço, mais uma vez, ficará ao redor de 2%. Com isso, a taxa média nos anos Dilma será um terço da estimada originalmente pelo Governo, em razão de baixos investimentos e pouca produtividade.

IV. O ritmo lento do crescimento do PIB do Brasil e a desvalorização do real farão o Brasil perder posições no ranking do PIB global.

V. Em 2014, a economia brasileira tem que enfrentar alguns fatores adversos, como o agravamento da crise na Argentina, o principal destino das exportações de produtos manufaturados.

Considerando as afirmativas I, II, III, IV e V, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Hehehe...não sabia a resposta e chutei como todas estando corretas. Diante de um governo petista porque será que não me surpreendi com a resposta. Pronto, parei. KKKkkkkkk

  • Letra A.

    "Naquele ano, o PIB teve alta de 7,5%, o ritmo mais acelerado em 25 anos, o que demonstrava um clima de otimismo"

    Governo Petista também.

  • O governo atual tem tido taxas bem menos expressivas de crescimento se comparado ao governo Lula e isso se explica, em parte, pela crise mundial iniciada em 2008 e que até os dias atuais tem efeito sobre a economia global. O Brasil jamais chegou a ter crescimento negativo desde o início da crise, como os Estados Unidos e alguns países da Europa, mas a redução dos níveis econômicos no mundo afeta, invariavelmente, o Brasil, já que o mundo e a economia são globalizados. 


    Todas as alternativas estão corretas.