SóProvas


ID
1113580
Banca
IESES
Órgão
TJ-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O verão de 2014 no Brasil foi o terceiro verão seguido de chuvas abaixo da média histórica. Em um período no qual as usinas termelétricas movidas a gás e a óleo deveriam estar desligadas, elas operam a todo vapor e o abastecimento de energia elétrica opera no limite. Os brasileiros, obviamente, não podem ser responsabilizados por terem melhorado seu padrão de consumo de energia elétrica. Se faz calor, as pessoas têm todo direito de ligar os seus aparelhos de ar condicionado. Na prática ainda não foi criada a cultura do consumo consciente a fim de evitar o desperdício de energia. Com relação ao tema “energia” é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A- energia eólica no Brasil é inexpressivo.

    B- certo C- o Selo verde é um certificação concedida a produtos ambientalmente corretos e adequados D- A energia renovável no Brasil é mais alta que nos outros países, mas não chega a 50 %, e sim 43% segundo o site do MME.
  • Brasil desperdiçou 10% da energia que produziu em 2013

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/03/brasil-desperdicou-10-da-energia-que-produziu-em-2013.html

  • A energia eólica é uma fonte alternativa de energia e esse tipo de fonte representa menos de 3% da energia gerada no país. O Nordeste é, de fato, onde se tem grande parte da produção desse tipo de energia, mas não se deve falar em sucesso no Brasil como um todo, pela baixa representatividade da energia eólica na matriz energética brasileira. A alternativa (A) está incorreta. 

    A alternativa (B) está correta, pois, no Brasil, desperdiça-se muita energia. Os 10% desperdiçados equivalem, aproximadamente, a 15 bilhões de reais por ano.

    A alternativa (C) está incorreta. Selo verde significa que a madeira e seus produtos derivados são produzidos de maneira sustentável, sem agressão às florestas nativas.

    A alternativa (D) está incorreta. A matriz elétrica do Brasil é majoritariamente renovável e, segundo dados do governo federal, chega a 88%. Já no que tange à matriz energética brasileira, as fontes renováveis respondem por 44%, enquanto as fontes não renováveis respondem por 66%.