SóProvas


ID
1113931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao reconhecimento, à mensuração e à apresentação das contas patrimoniais e de resultado, julgue os itens que se seguem.

O registro de provisão para redução do custo de aquisição ao valor de mercado é requisito para ajuste a valor presente dos itens não monetários do balanço, como o adiantamento em dinheiro para recebimento de bens e serviços.

Alternativas
Comentários
  • Pronunciamento Técnico CPC 12 - ITEM 09:

    "... não esta sujeito ao ajuste a valor presente é o adiantamento em dinheiro para recebimento ou pagamento em bens e serviços".

    item errado

  • Além disso, Rafael Brandão, tem a questão de que a explicação que ele faz "O registro de provisão para redução do custo de aquisição ao valor de mercado" é a definição dada para VALOR JUSTO e não VALOR PRESENTE!

  • ERRADO.

     

    9 - Ativos e passivos monetários com juros implícitos ou explícitos embutidos devem ser mensurados pelo seu valor presente quando do seu reconhecimento inicial, por ser este o valor de custo original dentro da filosofia de valor justo (fair value). Por isso, quando aplicável, o custo de ativos não monetários deve ser ajustado em contrapartida; ou então a conta de receita, despesa ou outra conforme a situação. A esse respeito, uma vez ajustado o item não CPC_12 4 monetário, não deve mais ser submetido a ajustes subseqüentes no que respeita à figura de juros embutidos. Ressalte-se que nem todo ativo ou passivo não-monetário está sujeito ao efeito do ajuste a valor presente; por exemplo, um item não monetário que, pela sua natureza, não está sujeito ao ajuste a valor presente é o adiantamento em dinheiro para recebimento ou pagamento em bens e serviços.

     

    http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/219_CPC_12.pdf

  • “O registro de provisão para redução do custo de aquisição ao valor de mercado é requisito para ajuste a valor presente dos itens não monetários
    do balanço,...”
    Está errado.

    O ajuste para redução do custo de aquisição ao valor de mercado ( a conhecida regra “custo ou mercado, dos dois o menos”)
    destina-se a evitar que o ativo fique contabilizado por valor superior ao seu futuro benefício econômico. Não está relacionado com o ajuste a valor presente.
    fonte: estratégia.

  • Ativos e passivos monetários com juros implícitos ou explícitos embutidos devem ser mensurados pelo seu valor presente quando do seu reconhecimento inicial, por ser este o valor de custo original dentro da filosofia de valor justo (fair value). Por isso, quando aplicável, o custo de ativos não monetários deve ser ajustado em contrapartida; ou então a conta de receita, despesa ou outra conforme a situação. A esse respeito, uma vez ajustado o item não monetário, não deve mais ser submetido a ajustes subsequentes no que respeita à figura de juros embutidos. Ressalte-se que nem todo ativo ou passivo não-monetário está sujeito ao efeito do ajuste a valor presente; por exemplo, um item não monetário que, pela sua natureza, não está sujeito ao ajuste a valor presente é o adiantamento em dinheiro para recebimento ou pagamento em bens e serviços.

    Assim, incorreta a afirmativa.

  • nessa prova a redação das questões é uma gastura a parte...

  • Corrijam-me se eu estiver errado, mas pensei assim: O serviço já está pago, quanto à sua prestação, não é preciso atualizar o valor pois independente de quanto custe o serviço no momento em que ele for prestado, ele já está quitado, não sendo um item monetário.