SóProvas


ID
1113964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos itens tratados nos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens a seguir.

De acordo com as definições do CPC, um ativo contingente surge de eventos não planejados ou não esperados que possibilitem a entrada de benefícios econômicos para a entidade.

Alternativas
Comentários
  • Item CERTO

    CPC 25

    Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

  • CESPE distorce os conceitos contábeis do jeito que bem entender , e nós ficamos em uma espécie de adivinhação!


  • CPC 25

     

    32. Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

  • CERTO.

     

    Ativo contingente

    31. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

     

    32. Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

     

    33. Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

     

    34. O ativo contingente é divulgado, como exigido pelo item 89, quando for provável a entrada de benefícios econômicos. 35. Os ativos contingentes são avaliados periodicamente para garantir que os desenvolvimentos sejam apropriadamente refletidos nas demonstrações contábeis. Se for praticamente certo que ocorrerá uma entrada de benefícios econômicos, o ativo e o correspondente ganho são reconhecidos nas demonstrações contábeis do período em que ocorrer a mudança de estimativa. Se a entrada de benefícios econômicos se tornar provável, a entidade divulga o ativo contingente (ver item 89).

     

    http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/304_CPC_25_rev%2012.pdf

  • Só uma dúvida.
    E se or m evento ESPERADO OU PLANEJADO ?
    Não é um ativo contingente ? Como é essa história aí ?

  • Melhor comentário é do "Eduardo Ribeiro"

  • Ativo contingente, segundo o CPC 25, é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

    Lembre-se de que a entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

    Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

    Apesar de não ser reconhecido no Balanço Patrimonial, o ativo contingente é divulgado em Notas Explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos.

    Com isso, correta a afirmativa. 

  • Neste Pronunciamento Técnico o termo “contingente” é usado para passivos e ativos que não sejam reconhecidos porque a sua existência somente será confirmada pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob o controle da entidade.

    Eventos futuros incertos não é sinônimo de eventos não planejados ou não esperados!!!

  • Certo

    CPC 25

    Ativo contingente

    31. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    32. Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto

  • APENAS UMA DICA, ESTUDEM OS SEGUINTES CPCs (A BANCA CESPE COBRA MUITO):

    CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos

    CPC 04 – Ativo Intangível.

    CPC 16 – Estoques

    CPC 25 – Provisões, Ativos e Passivos Contingente

    CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis

    CPC 27 – Ativo Imobilizado

    SOBRE O GABARITO: CORRETO.

  • ➥Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Divulgados em notas explicativas. 

  • Comentando a dúvida do Israel com uma questão:

    (CFC/Bacharel/2013.2) A respeito do Ativo Contingente, conforme a NBC TG 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, assinale a opção INCORRETA.

    a) A entidade não deve reconhecer um ativo contingente. (C)

    b) O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos. (C)

    c) Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado. (C)

    d) Os ativos contingentes surgem normalmente de evento planejado ou de outros esperados que deem origem à probabilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. (E)

    CPC 25:

    31. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    32. Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

    Ou seja, eventos planejados e esperados não entram na definição de ativo contingente consoante o CPC.

  • Igor Cintra | Direção Concursos

    Ativo contingente, segundo o CPC 25, é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

    Lembre-se de que a entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

    Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

    Apesar de não ser reconhecido no Balanço Patrimonial, o ativo contingente é divulgado em Notas Explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos.

  • "32. Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto."

  • 32. Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não

    esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a

    entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de

    processos legais, em que o desfecho seja incerto."

    Gabarito: Certo

    FONTE: ESTRATÉGIA

  • Os ativos contingentes são caracterizados em situações nas quais, como

    resultado de eventos passados, há um ativo possível cuja existência será

    confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos

    futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

    Gabarito : Certo

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte:  CPC 25 / Prof. Gilmar Possati

    Exigência do item 32 do CPC 25: 

    • 32. Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados  que  dão  origem  à  possibilidade  de  entrada  de  benefícios  econômicos  para  a entidade.  Um  exemplo  é  uma  reivindicação  que  a  entidade  esteja  reclamando  por  meio  de processos legais, em que o desfecho seja incerto." 

    ===

    PRA AJUDAR:

    Ativo Contingente 

    Definição 

    • Segundo o CPC 25, Ativo Contingente é um ATIVO POSSÍVEL que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade. 

    Reconhecimento 

    • A entidade NÃO deve reconhecer um ativo contingente.  
    • O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos
    • Q507446