SóProvas


ID
1113970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos itens tratados nos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens a seguir.

Na definição do valor justo de um item do ativo, diferencia-se o efeito sobre a mensuração resultante de uma de suas características específicas, como uma restrição de venda, o que depende de como essa característica seria levada em consideração pelos participantes do mercado.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CERTO

    CPC 46

    12. O efeito sobre mensuração resultante de uma caracteristica específica pode diferir dependendo de como essa caracteristica é levada em consideração pelos participantes do mercado.

  • Cespe, seria difícil você colocar simples assim: Valor Justo é o valor que as duas partes concordam em Vender/Pagar sem que haja nenhum tipo de pressão ?

  • VALOR JUSTO - Valor do mercado/Transação sem favorecimento

    GAB. CERTO

  • Valor justo-->VALOR QUE PODE SER NEGOCIADO. Esse método de avaliação é cabível em muuuita coisa.

  • Complementando:

    2014 - As condições físicas e as restrições de venda ou de uso do ativo são exemplos de fatores considerados na precificação pelo valor justo por parte tanto da entidade, quanto dos participantes do mercado.

  • CERTO

    Se os participantes do mercado levarem em consideração as características do ativo ou do passivo na data da mensuração, a entidade também vai ter de fazer o mesmo e considerar tais fatores.

    Essas características incluem, por exemplo: condição e a localização do ativo; e restrições, se houver, para a venda ou o uso do ativo.

    Não custa lembrar que o CPC define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

    fonte: CPC 46

  • EXEMPLO PRÁTICO: É só lembrar quando você tá procurando carro usado para comprar, acha um barato, mas já vem no anuncio “carro de leilão no documento”.

    Ninguém quer carro de leilão, recuperado de batida, então mesmo que a FIPE (valor justo) seja, por exemplo, 20 mil, o máximo que você consegue por um “carro de leilão no documento” é 15 mil.

    Ou seja: características específicas, como uma restrição de venda, o que depende de como essa característica seria levada em consideração pelos participantes do mercado GABARITO: CERTO