SóProvas


ID
1114216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A legislação concede à administração poderes extraordinários, necessários para que o Estado alcance os seus fins. Em relação aos poderes da administração pública, julgue os itens seguintes.

O poder hierárquico confere aos agentes superiores o poder para avocar e delegar competências.

Alternativas
Comentários
  • MAZZA explicando a Lei de Processo Administrativo no âmbito federal: 

    A Lei do Processo Administrativo – Lei n. 9.784/99 – prevê dois institutos relacionados com o poder hierárquico: a delegação e a avocação de competências. São institutos com sentidos opostos, pois a delegação distribui temporariamente a competência representando um movimento centrífugo, enquanto a avocação concentra a competência de maneira centrípeta. Outra diferença importante, como veremos a seguir, é que delegação pode beneficiar agentes e órgãos públicos subordinados ou não à autoridade delegante. Fala­-se, assim, em delegação vertical, no primeiro caso, e delegação horizontal, no segundo. Ao passo que a avocação só pode ser realizada em relação à competência de um subordinado. Só existe avocação vertical.

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2008 - STF - Técnico Judiciário - Área Administrativa Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Poderes da Administração; Poder normativo, poder hierárquico e poder disciplinar ; 

    No exercício do poder hierárquico, os agentes públicos têm competência para dar ordens, rever atos, avocar atribuições, delegar competência e fiscalizar.

    GABARITO: CERTA.

  • que questão facil

  • Essa o examinador tv uma noite espetacular antes de elaborar  só pode kkkkkkkkkk

  • Gabarito: CORRETO

    CUIDADO, a questão se tornaria errada ao se afirmar que ´´O poder hierárquico confere aos agentes superiores e inferiores o poder para avocar e delegar competências``. Observa-se que, apesar da delegação e avocação emanar do Poder Hierárquico, somente a delegação é bi-direcional (de superior para inferior e vice-versa). Inferior não avoca competência originária de superior. 

    FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO 


  • Prerrogativas decorrentes da  hierarquia: 1) Poder de ordenar; 2) Poder de fiscalização; 3) Poder de delegar e avocar competências; 4) Poder de dirimir controvérsias de competência.
    Enquanto os campeões treinam, as pessoas comuns dormem.
  • Nao achei tao facil assim. Marquei errado por entender que, no caso da delegacao, nao apenas o superior hierarquico pode delegar, por ser bi-direcional.

  • A lei 9.784/99 ( Lei do Processo Administrativo), prevê em seu artigo 12 a possibilidade de DELEGAÇÃO, enquanto a AVOCAÇÃO está prevista no artigo 15 da mesma lei. Ambos os institutos são derivados do Poder Hierárquico.  

  • Concordo com a Ana, também marquei errado por entender que a delegação não carece de hierarquia.

  • Poderá delegar e avocar sim .. .LEMBRANDO QUE NÃO HAVERÁ DELEGAÇÃO E NEM AVOCAÇÃO NOS CASOS :


    1-EDIÇÃO DE ATOS DE CARÁTER NORMATIVO


    2-DECISÃO DE RECURSOS ADMINISTRATIVOS


    3-AS MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO ÓRGÃO OU AUTORIDADE ..

  • Errei por falta de atenção.. Ê cespe..!! Você não dorme no ponto emm.. !! Só esperando a gente dar mole pra dar o bote! 

  • kkkk... meu inconsciente perguntou? confere aos superiores e os inferiores? aí eu mesma respondi: devem ficar calados... Cespe me enlouquecendo...

  •  

     

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Conhecimentos Básicos - Cargos 1, 18, 19, 37 e 38

    A respeito dos agentes públicos e dos poderes da administração pública, julgue o item que se segue.

    Quando um servidor detentor de cargo de chefia assina expediente em concordância com o conteúdo de ato elaborado por servidor subordinado, está caracterizada uma expressão do poder hierárquico. Certo

  • Deixei outras bancas de lado. Porque eu amo o Cesp. Aí ela vem e me faz uma coisa dessa... meu fechamento é você CESP MEU PAI TE AMA
  • GABARITO: CERTO

     

    O poder hierárquico confere as seguintes prerrogativas aos superiores: (a) das ordens; (b) rever os atos; (c) avocar atribuições; (d) delegar competências; e (e) fiscalizar os subordinados. A avocação ocorre quando o agente superior assume uma competência originalmente atribuída ao seu subordinado; já a delegação é o movimento contrário, ou seja, quando se passa o exercício de uma atribuição ao subordinado. Lembrando que a delegação pode ocorrer para um órgão ou agente não subordinado, mas nesse caso não se fundamenta no poder hierárquico.

     

    Prof. Herbert Almeida - Estratégia Concursos

  • Gabarito: Certo

    -----

    Lembrando que delegação é regra e avocação exceção.

  • GABARITO CERTO

     

     

    Segundo Hely Lopes Meirelles

    Poder hierárquico - é aquele pelo qual a Administração distribui e escalona as funções de seus órgãos, ordena e rever a atuação de seus agentes, estabelece a relação de subordinação entre os servidores públicos de seu quadro de pessoal. 

    O Poder Hierárquico é FODA:

    Fiscalizar

    Ordenar

    Delegar

    Avocar

     

    _____________________

     

    O que queremos? Tomar posse.

    E quando queremos? É irrelevante.

  • - Comentário do prof. Erick Alves (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    O quesito está correto. O poder hierárquico é aquele que permite ao superior hierárquico exercer determinadas prerrogativas sobre seus subordinados, especialmente as de dar ordens, fiscalizar, controlar, aplicar sanções, delegar e avocar competências. Na delegação, o superior hierárquico atribui a um subordinado a responsabilidade de executar algumas de suas competências; já na avocação, o superior hierárquico atrai para si a responsabilidade de executar determinada atribuição de um subordinado.


    Gabarito: CORRETO

  • Lembrando que AVOCAR é "tomar para si" e é EXCEÇÃO, em regra por tempo determinado.

  • Exato, excelentes comentários.

  •  Avocar é chamar para si, ao contrário da Delegação que o Superior Hierárquico Delega para seu Subordinado, na Avocação o Superior Hierárquico pega atribuições do Subordinado para ele.

  • Lembrando que a lei expressamente proíbe a delegação de competência (e consequentemente a avocação) nas três situações a seguir descritas:

     

    1. No caso de competência exclusiva, definida em lei;

    2. Para decisões de recurso hierárquico;

    3. Para edição de atos normativos.

     

     

  • Correto.

    Delegação e avocação decorrem do poder hierárquico.

  • Poder Hiearquíco---> DOCA

    Delega

    Ordena

    Controla

    Avoca

    Subordina

     

  • A competência é IRRENUNCIÁVEL, INTRANSFERÍVEL. Maaaaas, ela pode ser delegada ou avocada!!!

  • Comentário:

    O quesito está correto. O poder hierárquico é aquele que permite ao superior hierárquico exercer determinadas prerrogativas sobre seus subordinados, especialmente as de dar ordens, fiscalizar, controlar, aplicar sanções, delegar e avocar competências. Na delegação, o superior hierárquico atribui a um subordinado a responsabilidade de executar algumas de suas competências; já na avocação, o superior hierárquico atrai para si a responsabilidade de executar determinada atribuição de um subordinado.

    Gabarito: Certo 

  • O poder hierárquico confere aos agentes superiores o poder para avocar e delegar competências.

    VERDADEIRO.

    1. São prerrogativas do poder hierárquico:

    (a) dar ordens;

    (b) revisão dos atos;

    (c) avocar atribuições;

    (d) delegação de competências;

    (e) fiscalização dos subordinados.

    2. Tem-se AVOCAÇÃO quando o agente superior assume uma competência originalmente atribuída ao seu subordinado.

    3. Tem-se DELEGAÇÃO quando o o superior passa o exercício de uma atribuição ao subordinado.

    4. A delegação pode ocorrer para um órgão ou agente não subordinado, mas nesse caso não se fundamenta no poder hierárquico.

    Herbert Almeida / Estratégia

  • A título de revisão..

    PODER HIERÁRQUICO É FOCADAS

    Fiscalizar

    Ordenar

    Consentir

    Avocar

    Delegar

    Aplicar Sanção

    PARAMENTE-SE!

  • A legislação concede à administração poderes extraordinários, necessários para que o Estado alcance os seus fins. Em relação aos poderes da administração pública, é correto afirmar que: O poder hierárquico confere aos agentes superiores o poder para avocar e delegar competências.

  • O poder hierárquico é aquele que permite ao superior hierárquico exercer determinadas prerrogativas sobre seus subordinados, especialmente as de dar ordens, fiscalizar, controlar, aplicar sanções, delegar e avocar competências. Na delegação, o superior hierárquico atribui a um subordinado a responsabilidade de executar algumas de suas competências; já na avocação, o superior hierárquico atrai para si a responsabilidade de executar determinada atribuição de um subordinado.

  • CERTO

    Delegação = o superior hierárquico atribui A SEU SUBORDINADO a responsabilidade de EXERCUTAR ALGUMAS DE SUAS COMPETÊNCIAS

    Avocação = o superior hierárquico ATRAI PARA SI a responsabilidade de executar a atribuição de um subordinado

    ___________________________________________________________

    Q18606 - No exercício do poder hierárquico, os agentes públicos têm competência para dar ordens, rever atos, avocar atribuições, delegar competência e fiscalizar. (C)