SóProvas


ID
1115602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da evolução da administração pública, julgue os itens seguintes.

Com a evolução das teorias administrativas, desde a década de 80 do século passado, o enfoque sistêmico tornou-se ultrapassado, dando lugar a abordagens mais modernas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    JUSTIFICATIVA - O enfoque sistêmico é hoje uma tendência reconhecida em administração. (Chiavenato, 2006).

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_001_01.pdf

    Q58348    Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação - Prova 1

    Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Teoria dos sistemas; Abordagem sistêmica; 

    De acordo com os pressupostos da abordagem sistêmica, em uma organização que vise fazer frente às pressões geradas pelo aumento da competição no mundo globalizado, deve haver constante interação e interdependência entre suas partes integrantes. Adicionalmente, essas partes devem ser orientadas para um propósito comum, de modo a estarem com plena capacidade de influenciar e serem influenciadas pelo ambiente externo.

    GABARITO: CERTO


  • Gabarito: ERRADO

    A Abordagem Sistêmica se torna cada vez mais aceita pelas organizações, a medida que elas não se consideram mais um sistema fechado e sim um sistema altamente complexo e inter-dependente.

    Ela é resultado de uma grande transformação no cenário das abordagens da administração.

    Administração Científica > Teoria Clássica da Administração > Teoria das Relações Humanas > Teoria Estruturalista > Teoria Contingencial > Abordagem Sistêmica (histórico resumido, há certa divergência entre autores!)

    fonte: Chiavenato

    Bons Estudos!


  • Na sociedade moderna aparecem problemas de natureza intrinsecamente complexa, causados pela interação de diferentes fatores, que nas décadas anteriores eram inexistentes, tais como: grandes concentrações urbanas, esgotamento de recursos naturais, transportes, ecologia, educação, evolução tecnológica avançada, catástrofes naturais ou causadas pelo homem, dentre outros. Tais aspectos constituem a complexidade da situação contemporânea para os administradores das organizações públicas e privadas, influenciando em suas decisões. Vale dizer que a ferramenta para enfrentar a complexidade consiste no enfoque sistêmico, também chamado de pensamento sistêmico. Esse novo pensamento possibilita:


    • Entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos;

    • Organizar soluções para problemas complexos.

    Como aponta MAXIMIANO (2000), o pensamento sistêmico complementa e integra teorias especializadas através de sua nova ótica, interpretação e soluções para enfrentar os problemas complexos. Vale lembrar que o enfoque da administração científica se preocupava mais com a eficiência fabril do que com o desempenho da organização. Todavia, a administração que focar em enfrentar aspectos de eficiência sem considerar as implicações da poluição, do comportamento humano, dentre outras, irá estabelecer mais problemas ao invés de resolvê-los.


     Um sistema é um todo que funciona como todo, devido à interdependência de suas partes, como afirma MAXIMIANO (2000). O enfoque sistêmico é um sistema de idéias, que pode ser entendido como filosofia ou forma de produzir, interpretar e utilizar conhecimentos, podendo ser aplicado em todas as áreas da atividade e do raciocínio humanos além de ser um método de resolver problemas e organizar conjuntos complexos de componentes.


    Convém ressaltar que o enfoque sistêmico não surgiu após os outros, sendo que a idéia de sistema vem dos gregos antigos, porém o enfoque sistêmico moderno teve suas origens na mesma época em que os pioneiros lançavam as fundações da administração científica, do processo administrativo e da qualidade total, como aponta MAXIMIANO (2000).


    Fonte: http://marianaplorenzo.com/2011/05/30/o-enfoque-sistemico-na-administracao/


  • Somente para complementar com outra questão Cespe: 

    3 • Q327923 Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Administrativo

    Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Abordagem sistêmica

    Considerando as abordagens da administração, a evolução da administração pública no Brasil e a nova gestão pública, julgue os itens a seguir.


    Na abordagem da administração pelo pensamento sistêmico, a ideia de sistema refere-se a um conjunto de entidades, denominadas elementos ou componentes, que mantém uma espécie de relação ou interação, o que possibilita a visão de uma entidade nova e distinta, em que é possível o foco no todo e não apenas nos seus componentes.
    Gab: Correto


  • O enfoque sistêmico não está ultrapassado, pelo contrário abrange abordagem de processos, que é uma abordagem considerada moderna. Além do sistêmico, o enfoque contigencial também é considerado bastante moderno.

  • Complementando...

    De acordo com RENNÓ, atualmente, as organizações são vistas como sistemas abertos. Portanto, não há que se falar em modelo ultrapassado, visto que, como dito pelos colegas, é o resultado das várias abordagens administrativas e a tendência atual.

    (CESPE – ANTT – ANALISTA – 2013) Entre as ideias apresentadas na teoria geral dos sistemas desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, incluem-se a interdependência entre as partes — teoria segundo a qual, o todo é formado por partes interdependentes — e o tratamento complexo da realidade complexa — concepção que se refere à necessidade de aplicar diferentes enfoques para se compreender realidades cada vez mais complexas. C

  • Definitivamente a aprovação não está nos cursinhos, mas sim aqui. Dessa vez não esquecerei disso.

  • Comentários: O item está ERRADO.


    O enfoque sistêmico ainda possui aplicação na administração das organizações, assim como as demais teorias.


    Precisamos compreender que teorias são elaboradas a partir da observação de práticas e realidades existentes, em determinados ambientes. Formam-se hipóteses e comprova-se ou nega-se a existência delas. Isso quer dizer que teoria e prática estão relacionadas, ao passo que a prática é o que inspira à formação teórica. O que não existe são teorias absolutas, verdades absolutas.


    Na evolução de cada teoria administrativa observou-se e observa-se os elementos que conduzem indivíduos a se agruparem em razão de objetivos comuns. 


    O estudo da gestão busca analisar as diferentes contribuições de outras áreas e campos de conhecimento, através da análise de sequências temporais de perspectivas, que geram diferentes paradigmas e influências. É dentro de cada uma dessas teorias que praticamente todos os assuntos da disciplina estão inseridos, tais como motivação, liderança, equilíbrio organizacional, dentre outros. 


    Ou seja, cada uma das teorias desenvolvidas possuem utilização atualmente em alguns de seus aspectos.


    Gabarito:ERRADO.

  • ERRADO


    Hoje em dia as Organizações são sistemas abertos (Enfoque sistêmico)

  • O SURGIMENTO DE UMA TEORIA ADMINISTRATIVA MODERNA (NOVA) NÃO SUBSTITUI COMPLETAMENTE A ANTERIOR, ISSO E REGRA GERAL.

  • Chiavenato inicia seu livro "Administração geral e pública provas e concursos", 2016, dizendo que nenhuma abordagem administrativa está errada ou ultrapassada, mas que todas se complementam.

  • Gab. Errado.

     

    As Teorias da Administração foram baseadas em modelos de administração, esse é um dos principais motivos para assegurar a aplicabilidade de tais teorias, mesmo nos dias de hoje.

     

    A Teoria Clássica até hoje é utilizada na indústria automobilística, lógico que com melhorias necessárias, mas com a essência mantida.

     

  • NÃO SE TRATA DE GERAÇÃO. O CORRETO É DIZER DIMENSÕES DE TEORIAS. A IDEIA DE GERAÇÃO É ALGO QUE, COM O TEMPO, SE TORNA OBSOLETO E ENTRA EM DESUSO, TORNA-SE ULTRAPASSADO. JÁ A DIMENSÃO É ALGO VEM SE ACUMULANDO COM O PASSAR DO TEMPO.

     

    COMO EXEMPLO, POSSO CITAR A TEORIA DA CONTINGÊNCIA, QUE POSSUI CARÁTER INTEGRADOR, JUSTAMENTE POR ABSORVER TODAS AS DEMAIS TEORIAS, E QUE ATRIBUI AO HOMEM O VALOR DE HOMO COMPLEXUS, PORQUE TRATA-SE DE UM HOMEM QUE ENGLOBA AS CARACTERÍSITCAS DE TODOS OS OUTROS (ECONÔMICO, SOCIAL, ORGANIZACIONAL E FUNCIONAL).

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Abordagem sistêmica: A org é um sistema composto por partes interdependentes que se relacionam com o ambiente externo. Entre a org e o ambiente existe uma relação de dependência. 

  • A abordagem sistêmica ainda é amplamente utilizada na atualidade, pois corresponde a uma descrição da natureza das ciências, sendo altamente aplicável à organização e à Administração em geral.

  • Atualmente, as organizações são vistas como sistemas abertos... E essa visão surgiu com a teoria dos sistemas! Então, o enfoque sistêmico não tem nada de ultrapassado, pelo contrário!

  • Evolução das teorias administrativas:

     

    1903 - Administração Científica;

    1909 - Teoria da burocracia;

    1916 - Teoria clássica;

    1932 - Teoria das relações humanas;

    1947 - Teoria estruturalista;

    1951 - Teoria dos sistemas;

    1954 - Teoria neoclássica;

    1957 - Teoria comportamental;

    1962 - Desenvolvimento organizacional;

    1972 - Teoria da contingência;

    ... - Novas abordagens.

     

    --

     

    Gabarito: errado

    Fonte: PDF gratuito - Estratégia Concursos

  • Errado

    Organizações são vistas como sistemas abertos.

  • Nenhuma abordagem esta ultrapassada mas todas se completam.

  • Gabarito errado

    A tecnologia avançando nos tempos atuais, organização, relação e interação entre as empresas, a abordagem sistêmica só fez crescer mundialmente com o passar do tempo.

  • Escola contemporânea:

    ✓ 1951 – Teoria de Sistemas;

    ✓ 1957 – Teoria comportamental;

    ✓ 1962 – Teoria Organizacional;

    ✓ 1972 – Teoria Contingencial.

    Todas se complementam

  • A questão em análise nos apresenta um assunto relacionado à Abordagem Sistêmica.

    Antes de iniciarmos à análise das alternativas, cabe um breve resumo desse assunto. A Teoria dos Sistemas é uma escola explicativa da Administração que descreve o homem enquanto “Homem Funcional". As organizações são autorreferentes, possuem um raciocínio expansionista, teleológico e um pensamento sintético. Para essa abordagem, os sistemas existem dentro de outros sistemas, os quais são abertos e as funções de um sistema dependem de sua estrutura. Seu principal autor é o biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois o pensamento sistêmico e a atuação empresarial em interação com o ambiente são aspectos modernos da administração de empresas.


    Gabarito do Professor ERRADO.