SóProvas



Questões de Tecnologia e Administração


ID
29779
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão de empresas, ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes é ser

Alternativas
Comentários
  • Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, este livro apresenta um elemento inédito e revolucionário: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado. Chamado VRIO (sigla que representa ´valor´, ´raridade´, ´imitabilidade´ e ´organização´), esse elemento integrador parte de quatro questões que se deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:


    •A questão do valor: O recurso permite que a empresa explore uma oportunidade e/ou neutralize uma ameaça?
    •A questão da raridade: O recurso é atualmente controlado por apenas um pequeno número de empresas concorrentes?
    •A questão da imitabilidade: As empresas sem esse recurso enfrentam problemas de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
    •A questão da organização: As outras políticas e processos da empresa estão organizados para apoiar a exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?
  • Questão bonitinha que se mata no campo dos conceitos.

    Primeiro: o que é produtividade?

    A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os factores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os factores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por factores utilizados maior é a produtividade.


    Segundo: exemplo de aplicação do conceito.

    A produtividade é muitas vezes medida por trabalhador mas em muitas situações onde os custos com pessoas são uma percentagem reduzida dos custos totais têm que se ter em conta os outros factores necessários para produzir os resultados pretendidos. 

    No ambiente agronômico ou agrícola, produtividade é definida como a quantidade de produção por unidade de área. Exemplo kg/ha = kilogramas por hectare.


    Terceiro: Transversalidade do conceito com outras definições.

    O grau de produtividade de um agente econômico (pessoa, empresa, país, etc.) é, regra geral, um dos melhores indicadores para a medição do nível de eficiência e eficácia do mesmo.


    Quanto as questão. Se você produz mais por qualquer um dos fatores econômicos signfica que seu custo é MENOR, sua capacidade de entrega é MAIOR e portanto você tem vantagem no mercado = capacidade competitiva.

    Gabarito  - B

  • Segundo Campos (1992, p. 6): “O que realmente garante a sobrevivência das empresas é a garantia da sua competitividade”, portanto, é vital que a empresa seja competitiva, e ser competitivo é ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes.



    Fonte: http://www.guialog.com.br/ARTIGO468.htm
  • Gab. (B)

    Mesmo considerando que essa questao é de 2005, penso que o examinador poderia ao menos montar uma situação conclusiva. Da forma exposta ocorre mais uma generalização (todas as empresas se planejam de acordo com as necessidades do mercado). As empresas podem ser operacionalmente eficazes (boa produtividade) e não ser competitiva, por exemplo, produz pra caramba e fica boa parte da produção parada no estoque de produtos acabados. Na real eu optaria pela (C) porque produtividade é uma  questão de organização no sentido lato de planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC).

  • Isso é mais difícil que a Lei 4.320

  • às vezes o mais óbvio dá medo. Mas geralmente dá certo com a FCC.


ID
44596
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmações que se seguem e selecione a incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O que é o BSC?• Uma nova abordagem para o planejamento estratégico desenvolvida no começo dos anos 1990 pelos Drs. Robert Kaplan (Harvard Business School) e David Norton• A abordagem do BSC prescreve quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de INOVAÇÃO E APRENDIZADO.O BSC é um sistema de gestão que:• Capacita a oganização a organizar sua visão e estratégia e traduzí-la para atividades mensuráveis;• Prevê retroalimentação tanto em relação aos processos internos como externos e implanta a melhoria contínua no desempenho estratégico.• Quando completamente implementado o BSC transforma o planejamento estratégico de um exercício acadêmico para o sistema nervoso central da organização.O BSC organiza-se em torno de quatro perspectivas: financeira, do cliente, interna e de inovação e APRENDIZADO.Com relação a perspectiva do APRENDIZADO e crescimento:O objetivo desta perspectiva é oferecer a infraestrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos nas outras perspectivas.A habilidade de uma organização inovar, melhorar e APRENDER relaciona-se diretamente com seu valor.Essa perspectiva apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e à motivação, empowerment e alinhamento.
  • Opção C - o Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura, baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessa metodologia incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.


    O BSC (Balanced Scorecard) foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica. Os requisitos para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial:

    • financeira;
    • clientes;
    • processos internos;
    • aprendizado e crescimento.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard

     

  • O Balance Scored Card - BSC - é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em 4 perspectivas, a saber:

    Finanças - Analisa o negócio do ponto de vista financeiro, envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade e retorno sobre investimentos.

    Clientes - Analisa o negócio do ponto de vista dos clientes, envolve indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção e aquisição de clientes potenciais e outros.

    Processo internos - Analisa o negócio do ponto de vista interno da organização e inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, inovação, criatividade, capacidade de produção e outros.

    Aprendizagem organizacional ou crescimento organizacional - Analisa o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidade, motivação, empowement - enxugamento -, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimento no seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.

  • gente, concordo que a alternativa C é o gabarito, mas a alternativa D não estaria errada no "apenas"?
    d) As organizações podem aprender apenas na velocidade em que seu elo mais lento aprende
  • eu acho q a D deveria ser a incorreta...

  • Busquei uma explicação para a letra D:

    d)As organizações podem aprender apenas na velocidade em que seu elo mais lento aprende.


    "A aprendizagem organizacional ocorre mediante “insights”, conhecimento e modelos mentais compartilhados. Assim, as organizações podem aprender apenas na velocidade em que seu elo mais lento aprende. As organizações são como redes gigantescas de nós interconectados. As mudanças feitas para melhorar o desempenho de uma de suas partes podem afetar surpreendentemente as outras partes, freqüentemente com conseqüências negativas.
    Os mais bem-sucedidos programas de educação corporativa contam com os líderes empresariais como co-responsáveis pela aprendizagem organizacional e algumas vezes investidos no papel de treinadores e tutores de outros líderes." (in: http://www.rhportal.com.br/recursos-humanos/Educacao-Corporativa.htm- acesso em 20.01.2016)

  • ok, a alternativa C está escandalosamente errada, mas a D tb não está certa...


ID
47419
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Reduzindo, cada vez mais, o lapso que vai da ficção à realidade, o avanço tecnológico a todos impacta. No campo das organizações, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a> A robótica é um avanço tecnológico que interessa TANTO à indústria, quanto à agropecuária e o setor de serviços.b> A rigidez da legislação trabalhista no Brasil é um dos fatores que afetam as relações trabalhistas e mantém os altos níveis de desemprego, bem como a falta de capacitação. E o advento da tecnologia não pode ser considerado um causador de desemprego.c> Somente dominar uma tecnologia NÃO GARANTE a empregabilidade do indivíduo, pois pode ser que ele não seja capacitado em outras áreas que envolvem um processo seletivo como um todo.d> afirmativoe> a nova tecnologi PODERÁ trazer melhores resultados dependendo de muitos fatores, como por exemplo a habilidade de quem a utilizará.
  • Thiago, também achei estranho, mas acho que consideraram que os próprios recursos que são utilizados para possibilitar as organizações virtuais (equipamentos e software) seria uma união de bens ou consideraram o próprio conhecimento como bem intangível... Talvez foi isso...

  • Gabarito letra D


ID
77350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tina é coordenadora da unidade responsável pela elaboração e implementação de normas técnicas de uma organização financeira. Apesar de gerenciar apenas uma unidade, ela tem uma visão holística da organização. Ela enxerga a sua unidade como um dos muitos elementos da organização, e esta, como integrante de sistemas maiores, como o sistema financeiro brasileiro. Tina reconhece a interdependência das partes e defende que a realidade, devido à sua complexidade, deve ser vista de forma integrada. Conclui-se que Tina enxerga a organização de uma forma

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas. Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema social como um todo.

  • Alternativa D
    TEORIA DOS SISTEMAS
    CARACTERÍSTICAS
    organizações são sistemas abertos; organização é um sistema complexo com partes inter-relacionadas; compreensão acerca da interdependência; organização está em constante interação com o meio ambiente.HOLISMO - O sistema é um todo. Mudança em uma parte afeta as outras partes;

      
  • Conceito: é um conjunto de partes
    integrantes e interdependentes que,
    conjuntamente, formam um todo unitário
    com determinado objetivo efetuam
    determinada função. (Djalma, 2002).
     
    É um todo organizado ou complexo, um
    conjunto ou combinação de coisas ou
    partes, formando um todo complexo ou
    unitário. (Idalberto Chiavenato, 1999).

    Os componentes do sistema são:
    ???? Os objetivos do usuário do
    sistema, quanto do próprio
    sistema.
    ???? As entradas do sistema. Forças
    que fornecem ao sistema o
    material, a informação e a energia
    para a operação ou processo.
    ???? O processo de transformação
    do sistema. Função que
    possibilita a transformação dos
    insumos (entradas) em um
    produto, serviço ou resultado (saída). Aqui os elementos se
    interagem para gerar as saídas
    desejadas.
    ???? As saídas do sistema.
    Correspondem aos resultados
    do processo de transformação.
    Devem ser coerentes com os
    objetivos do sistema.
    ???? Os controles e avaliações do
    sistema. Servem para verificar
    se as saídas estão coerentes
    com o objetivo do sistema.
    ???? A retroalimentação. É a
    reintrodução de uma saída sob
    a forma de informação.
  • Qual o erro da A? 

  • matei a questão quando falou em holística


ID
280600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.

A principal diferença entre gestão pública e privada está calcada nas distinções éticas e na obediência aos princípios dos servidores, além dos processos de controle das despesas.

Alternativas
Comentários
  • Item orinalmente correto, mas depois anulado.

    Motivo da anulação:
    "A redação do item mostrou-se confusa, uma vez que não se diferenciou a ética entre servidores públicos e empresas privadas. Há uma ética distinta e específica para os servidores públicos: impessoalidade; legalidade; que não são aplicáveis às organizações privadas. Desse modo, opta-se pela anulação do item."

    Bom estudo a todos.
  • Acredito que a principal diferença entre a Gestão Pública e a Privada está no fim, no objetivo de cada uma, pois a primeira tem por meta ser efetiva no social e a segunda busca a lucratividade.

    Mas, o comentário supracitado está correto, pois no art. 37 caput da Carta Cidadã, de forma expressa, cita os princípios norteadores da Adm Pública Direta e Indireta, seja pertencete a União, Estados, DF e Municípios, devem observar o LIMPE (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).
  • Na verdade a questão não está confusa e não deveria ser anulada; está errada mesmo. Num entendi a anulação. Se você elabora uma questão em que  o candidato tem que optar por certo ou errado, caso esteja " confusa" , está errada. A anulação só caberia se estivesse fora do edital. Vá entender!

  • Por que anular uma questão que está errada?


ID
334981
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito às mudanças na tecnologia da informação e o impacto nas organizações, os processos gerenciais são traduzidos para os sistemas de informação para melhorar tanto o controle interno da empresa como o seu tempo de resposta a todas as flutuações de mercado, permitindo uma tomada de decisão mais eficaz. No contexto dos processos gerenciais, os sistemas podem ser classificados de acordo com o problema organizacional que ajudam a resolver. Assim, dois tipos desses sistemas são descritos e exemplificados a seguir:

I. Usados para controlar ou medir os planejamentos operacionais da empresa e definir as metas a serem cumpridas. Exemplo: planejamento de recursos da produção.

II. Aumentam a produtividade das tarefas dos profissionais de todos os departamentos que manipulam e introduzem as informações no sistema, sendo utilizados no desenvolvimento das tarefas diárias da empresa. Exemplo: sistemas de compra/venda.

Os sistemas descritos são conhecidos, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Essa questão é mais de Administração do que de Informática.

    Os sistemas são usados para realizar as atividades-meio e atividades-fim de determinada organização. Para tanto, é necessário elaborar uma Gestão Estratégica. Um dos conceitos fundamentais dessa gestão é são as atividades organizacionais estratégicas:

      • Planejamento estratégico: é o desdobramento administrativo da estratégia, proporcionando ferramentas e sustentação metodológica para a realização dos objetivos de médio a longo prazo (geralmente, entre 5 a 10 anos). Conforme a sua filosofia, pode ser:

        • Conservador e defensivo: manter a situação atual;

        • Otimizante e analítico: aprimorar continuadamente os processos atuais e inovar para ter uma reação adequada às mudanças ambientais; ou

        • Prospectivo e ofensivo: voltado para o futuro para antecipar novas demandas do ambiente.

      • Planejamento tático (ou setorial ou intermediário): é o desdobramento administrativo do planejamento estratégico e se refere apenas a áreas, departamentos ou conjuntos de atividades da organização, com projeção de médio prazo. São elaborados por níveis hierárquicos médios.

      • Planejamento operacional: é elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, ligadas à produção ou à execução de serviços (core business), sendo específico e detalhado, portanto, para o curto prazo.


    Portanto, controlar e medir os planejamentos operacionais é feito pelo planejamento tático, e as tarefas diárias são os próprios planjejamentos operacionais.
  • Os sistemas de informação podem ser classificados de acordo a informação que será processada. Desta forma, a classificação dos sistemas de informação geralmente é feita de acordo com a pirâmide empresarial, composta pelos níveis estratégicos das organizações.

     

    A pirâmide empresarial é composta pelos seguintes níveis estratégicos:

    Sistemas de Informação Operacional

    Formado por operações rotineiras; normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída.

    Exemplos: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.

    Sistemas de Informação: Gerencial ou Tático

    Formado por operações de apoio na tomada de decisões. Tem função gerencial e trabalha com informações agrupadas.

    Exemplos: Total de produtos vendidos, índice de cobertura de clientes, volume de vendas no mês. Relatórios analíticos e sintéticos.

    Sistemas de Informação: Estratégico

    Formado por operações estratégicas; apóia a alta diretoria filtrando as informações fundamentais e altamente estratégicas.

    Exemplos: Projeção de vendas para o mês seguinte; Fluxo de caixa; Lucro efetivo por produto; Comparativo de desempenho da empresa, segmentos ou produtos.

    Um sistema poderá estar relacionado com mais de um dos níveis acima. Um exemplo disso é um grande sistema bancário, nesse caso teremos:

    Operacional: caixa, caixa eletrônico, abertura de contas, contratos, etc; Tático: balanço da agência, dashboard, curva ABC de clientes e produtos, etc; Estratégico: Curva ABC de agências, cidades e regiões, desempenho de produtos, desempenho do banco x desempenho do mercado, etc.
  • Essa questão não foi corretamento classificada, esse assunto é de Administração e não Noções de Informática! Eu heim!


ID
337237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção correta, com referência aos arranjos produtivos.

Alternativas
Comentários
  • Minas Gerais passou a ser chamada de Bélgica Brasileira das Cervejas artesanais - de ouro os Mineiros entendem! hehehehe

     

    Por conta da proliferação de cervejeiros na região, o estado ganhou esse apelido. São diversas fábricas montadas em MG:

     

    Fonte: http://www.conhecaminas.com/2016/07/minas-gerais-se-torna-belgica_48.html

     

    Há uma localidade denominada Jardim Canadá, na região Metropolitana de Belo Horizonte, em que há tanta fábrica de cerveja que uma passou a ajudar a outra - as chamadas cervejarias ciganas. Segundo dados do link abaixo, essa modalidade é super útil. "Para abater custos e viabilizar a produção, cervejarias ciganas se associam a pequenas fábricas para fazer sua própria cerveja". 

     

    Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/o-que-sao-e-como-funcionam-cervejarias-ciganas/

     

    Essa atuação em forma de cooperação dá origem ao chamado arranjo produtivo local (APL) que, nas palavras do Wikipedia: 

     

    "O arranjo produtivo local (APL) é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

     

    Os arranjos geralmente incluem empresas – produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, etc., cooperativas, associações e representações - e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, promoção e financiamento.

     

    A articulação de empresas de todos os tamanhos em APLs e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecem suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras".

     

    E não para por aí. O negócio ficou tão sério que inclusive o Governador do Estado Mineiro reconheceu BH (pólo industrial cervejeiro) como APL:

     

    http://agenciaminas.mg.gov.br/noticia/regiao-metropolitana-de-bh-sera-reconhecida-como-polo-produtor-de-cerveja-artesanal

     

     

    Espero que tenham aprendido algo sobre APL. Boa sorte!

     

     

    Resposta: Letra D. 

  • Mais especificamente, o Arranjo Produtivo Local é uma aglomeração de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Créditos: Sebrae

  • Qual é o erro da E?


ID
389131
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sistemas de Informação Gerencial por definição auxiliam o administrador em suas tarefas diárias como de planejamento, controle e tomada de decisão em nível gerencial. Estes sistemas têm como função:

Alternativas
Comentários

ID
733321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de inovação, julgue os itens subsecutivos.

O distanciamento entre empresas e instituições científicas favorece a concepção de novas tecnologias.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    A Aproximação através de parcerias entre empresas e instituições científicas favorece a concepção de novas tecnologias.


ID
803389
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Das teorias ambientais, aquela que parte do pressuposto de que ambientes são realidades socialmente construídas, foca os aspectos relacionais do ambiente, salienta os aspectos políticos e o estudo do poder é denominada teoria:

Alternativas
Comentários
  • A Perspectiva das Organizações em Rede foca o aspecto Relacional do ambiente e com isso salienta o aspecto político das organizações, bem como o estudo do poder, partindo do pressuposto que ambientes são realidades socialmente construídas com base no estabelecimento de acordos, links, vínculos e contratos entre os diversos grupos organizacionais.


ID
841405
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos dados e às informações das organizações que, cada vez mais,
tornam-se complexas, pode-se afirmar:

O Sistema de Informação Gerencial (SIG) é a integração de todas as funções, procedimentos, projetos, dados e equipamentos da organização em um sistema abrangente que gera informações necessárias para todos os níveis, dentro da organização.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    De acordo com Chiavenato: "SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL é uma redeestabelecida em uma organização para abastecer os gerentes
    de informações que fundamentem o seu processo decisório."

    Um sistema de informações deve prover tanto a informação de cunho estratégico quanto a de cunho operacional. Sistemas desse tipo, que coletam, armazenam, processam e disponibilizam informações para todos os níveis organizacionais, são denominados sistemas de informações gerenciais (SIG). (...)
    O sistema de informações gerenciais provê a integração de todas as funções, os procedimentos, dados e equipamentos da corporação em um sistema abrangente de forma a produzir as informações necessárias para todos os níveis dentro da organização. Esse SIG tem foco tanto interna quanto externamente, já que fornece informações de dentro da organização (por exemplo, totais semanais de produção) ou de fora (mudanças no Índice de Preços ao Consumidor).
    Sabemos que um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é abrangente e produz todas as informações necessárias para todos os níveis dentro da organização. Para ser uma ferramenta útil, a informação deve ser completa, precisa e apropriada para a tarefa e deve ser recebida pelo destinatário 
    com pontualidade.
    A informação fornecida deve se equiparar à necessária para a tomada de decisão.
  • Sistema de Informação Gerencial (SIG) dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão. O sistema de informação gerencial é representado pelo conjunto de subsistemas, visualizados de forma integrada e capaz de gerar informações necessárias ao processo decisório.

    É o sistema existente nas organizações que são usados com o objetivo de tornar o processo decisório mais ágil e consistente, permeando toda a organização e também o ambiente externo.
    Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sistema-de-informacao-gerencial/23741/
  • Ai fica difícil,como pra todos os níveis !!!???Só pra quem toma decisões.

  • Caro ricardoufpb, também me precipitei na respota da questão fazendo o mesmo raciocínio que o teu; porém, depois de pensar um pouco sobre o assunto, me ocorreu o seguinte: São três os níveis organizacionais (Estratégico, Tático e Operacional) e em todos eles são tomadas decisões. Caso contrário, um gerente de linha (operacional) não precisaria tomar nenhuma decisão. É ai onde entra o SIG

  • Dúvida: todos os níveis ou gerentes? Discrepância!


ID
841411
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos dados e às informações das organizações que, cada vez mais,
tornam-se complexas, pode-se afirmar:

Para o bom funcionamento do Sistema de Informação Gerencial (SIG), não é necessário saber claramente de que informação se precisa, ou mesmo onde obtê-la, basta ser capaz de sistematizar todos os dados disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Benefícios que o SIG traz para a organização dando apoio a tomada de decisão.

    O processo de tomada de decisão é a essência da administração, e consiste na busca e no caminho a ser perseguido e que seja viável, propiciando o melhor resultado final. OLIVEIRA (2001, p. 146):
    “o processo de tomada de decisão, também, implica o conhecimento prévio das condições básicas na empresa e de seu ambiente, bem como uma avaliação das conseqüências futuras advindas das decisões tomadas, e esse conhecimento é propiciado pelas informações de que o tomador dispõe sobre as operações da empresa, seus concorrentes, fornecedores, mercado financeiro, mercado de mão-de-obra, decisões governamentais etc.”
    Fonte. http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/sig-e-sua-importancia-para-tomada-de-decisoes/26869/

ID
841414
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos dados e às informações das organizações que, cada vez mais,
tornam-se complexas, pode-se afirmar:

Enquanto insumo utilizado pelos diferentes segmentos da organização, uma informação deve apresentar, ao menos, os seguintes requisitos essenciais: precisão, extensão e pontualidade.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    "Sabemos que um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é abrangente e produz todas as informações necessárias para todos os níveis dentro da organização. Para ser uma ferramenta útil, a informação deve ser completa, precisa e apropriada para a tarefa e deve ser recebida pelo destinatário 
  • Concordo com os outros mais "Extensão"..Humhum...complicado!


ID
846970
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os sistemas processadores de transações (SPTs) são sistemas de tecnologia da informação utilizados no processo de gestão e que dizem respeito a procedimentos do seguinte tipo:

Alternativas
Comentários
  • Os Sistema de Processamento de Transação (SPTs), são sistemas de suporte, em nível operacional, às atividades do dia a dia da organização. São utilizados na automação de tarefas repetitivas e transacionais, como as de controle de estoques, contabilidade, sistemas de cobrança e pago de contas, folha de pagamento, etc. É o mais antigo tipo de sistema de informação. Os sistemas deste tipo geralmente são padronizados, isto é, que devem ser operados da mesma forma. Como eles suportam as operações da empresa, as respostas do sistema devem ser rápidas, o sistema também deve ser confiável.

    Letra B

    Fonte: 
    http://ensino.univates.br/~felipesc/TPS.htm

ID
891790
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

José Geraldo Alves Netto de Almeida Filho, numa entrevista de processo seletivo para ocupar a vaga na área de recursos humanos de uma grande empresa, respondeu que as empresas são sistemas abertos e compostas de vários subsistemas. Assinale a alternativa que explica corretamente a resposta dada por José Geraldo ao entrevistador.

Alternativas
Comentários
  • Ficheiro:Fto.jpg
  • Segundo o professor Chiavenato “um sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados/energia/matéria para fornecer informações/energia/matéria”. Os sistemas podem ser fechados ou abertos.Nos sistemas fechados ou mecânicos as relações com o meio externo são conhecidas. Já nos sistemas abertos as relações com o meio externo não podem ser previstas pois estão em contínua interação e transformação.

    A Teoria dos Sistemas concebe as organizações como sistemas abertos. Isto significa que “elas estão em processo contínuo e incessante de trocas com o meio ambiente”. As organizações fazem parte de um sistema maior que é a sociedade. Desta forma ela interage com este meio externo realizando trocas,   recebe insumos (entradas) e fornece resultados (saídas). Estas trocas não são exatamente conhecidas, pois realizam-se de forma dinâmica. Eis a diferença para os sistemas fechados (máquinas e equipamentos) em que as entradas e saídas são perfeitamente conhecidas.


    Abaixo listo as características das organizações como sistemas abertos

    1. Importação e Exportação: de um lado existe a importação de
    insumos (recursos, materiais, energia, etc.) e de outro a exportação
    de produtos ou serviços para abastecer o ambiente;


    2. Homeostasia: é o princípio garantidor do equilíbrio dinâmico dos
    sistemas, com a manutenção do status quo interno. Garante o fluxo
    contínuo de entrada e saídas, e por conseguinte, a sobrevivência do
    sistema. Produz a rotina e a conservação do sistema.


    3. Adaptabilidade: É o processo de ajustamento do sistema em face
    da retroação recebida das saídas. Desta forma pode-se alterar as
    entradas de forma que o status quo permaneça inalterado. De forma
    contrária á homeostasia a adaptabilidade leva à mudança e à inovação
    em busca do ajustamento do ambiente interno ao ambiente externo;


    4. Morfogênese: É a principal característica identificadora dos
    sistemas abertos: capacidade de modificar a si próprio de maneiras
    estruturais, como decorrência da adaptabilidade;


    5. Negentropia ou entropia negativa: entropia é o processo de
    tendência à exaustão e desaparecimento das organizações. É a
    degradação típica dos sistemas fechados. Para se prevenir deste
    processo os sistemas abertos importam uma quantidade maior de
    energia do meio externo do que devolvem. Assim usam esta reserva
    para alimentar suas estruturas e compensar as perdas de energia na
    entrada e saída;


    6. Sinergia: é o processo de esforço simultâneo em prol da
    organização, realizando um efeito multiplicador dos esforços
    realizados. O resultado dos esforços sinérgicos são potencialmente
    maiores do que a simples soam dos esforços


    Fonte:Prof. Marcelo Camacho,Ponto dos Concursos.
  • Conceitos fundamentais - TEORIA DE SISTEMAS


    Entropia - todo sistema sofre deterioração;


    Sintropia, Negentropia ou Entropia negativa - para que o sistema continue existindo, tem que desenvolver forças contrárias à Entropia;


    Homeostase - capacidade do sistema manter o equilíbrio;


    Heterostase - toda vez que há uma ação imprópria (desgaste) do sistema, ele tende a se equilibrar.
    (OBS: O "estado de equilíbrio", segundo a lei da entropia, é um pouco diferente do que pode parecer pelo senso comum)


    Teoria Geral dos Sistemas; BERTALANFFY, Ludwig Von.; Ed. Vozes;1975.


ID
904618
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Estima-se que, no mundo inteiro, bilhões de dólares são desperdiçados com energia elétrica, consumida por computadores que são deixados ligados, após o expediente de trabalho. Assinale a alternativa que não contribui para a economia de energia nos escritórios.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    Quanto mais clara a imagem, maior o consumo de energia.
    Correto ==> a) Ajustar o brilho do monitor, diminuindo sua intensidade.

    O blog do Google dá algumas sugestões que podem efetivamente reduzir o consumo de energia do PC:
    * Habilite as funções de gerenciamento de energia. Praticamente todos os computadores têm a capacidade de entrar em modo de baixo consumo de energia quanto estão ‘ociosos’, mas poucos vêm com essa ferramenta já habilitada.
    * Desligue o monitor (e o computador) quando você não o estiver usando.
    * Reduza o brilho da tela.
    * Certifique-se que seu próximo computador esteja dentro dos padrões internacionais de eficiência energética (que garante que o PC use até 50% a menos de energia do que o convencional), ou seja, possuam a certificação “Compatível com EnergyStar 4.0”.
  • Os notebooks são mais econômicos do que os computadores de mesa?
  • No quesito economia, o laptop leva vantagem. De acordo com as recomendações do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), o computador portátil já é fabricado segundo a lógica do baixo consumo de energia e maior durabilidade da bateria, ou seja, consumo mínimo para rendimento máximo. Dependendo do número de horas de uso, o laptop pode gastar apenas um terço da energia que um desktop demanda.

    Leia mais: http://extra.globo.com/projetos-especiais/light/desktop-ou-laptop-veja-qual-deles-consome-menos-energia-6576873.html#ixzz31Jtrhq10

  • GAB: A

     

    O ideal é que o brilho do monitor seja reduzido, porque evita o cansaço visual e ainda contribui para a economia de energia. 

  • Não tem relação com economia o brilho do monitor

  • Aumentar o brilho e a cor aumenta o consumo.


ID
922519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A interdependência entre os diversos componentes que interagem com as organizações e afetam seus objetivos e estratégias exige, da alta administração, a elevada capacidade de reagir e se adaptar. Essa interdependência requer também a minuciosa observação do alinhamento dos planos em seus níveis de operação.

Considerando que a afirmação do texto acima se refere a um critério fundamental para excelência gerencial, assinale a opção que identifica esse critério.

Alternativas
Comentários
  • O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) é baseado em 13 fundamentos e oito critérios.  

    Fundamentos são os pilares, a base teórica de uma boa gestão. São eles: 
    pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.

    Critérios são uma tradução dos Fundamentos e estimulam a organização a responder de 54maneira ágil, assertiva e inovadora aos desafios propostos pelo cenário de negócios. São eles:

    liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.

    O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) estimula que a organização esteja atenta às necessidades e expectativas das diversas partes interessadas, e utilize essas informações para formular o seu planejamento estratégico e desdobramentos. Incentiva, ainda, o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que ela atue com excelência na cadeia de valor e gere resultado a todas as partes interessadas.

    Fonte: www.fnq.org.br
  • Letra A.

    "Pensamento sistêmico: É uma disciplina de aprendizagem. Por meio dela, as pessoas aprendem melhor compreendendo a interdependência e a mudança para lidar eficazmente com as forças que produzem efeitos em suas ações. Pensamento sistêmico é baseado na retroação e na complexidade. Trata-se de mudar sistemas na sua totalidade e não mudar apenas os detalhes."

    Fonte: TGA, Chiavenato.
  • Letra A


    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos inerentes à Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. Além disso, o MEG® utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua,de acordo com o ciclo de PDCL - Plan(planejar), Do (fazer), Check (verificar), Learn (aprender).

    .............................................................................................................

    Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.

    .............................................................................................................
     

    Aprendizado organizacional: busca de maior eficácia e eficiência dos processos da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimento e experiências.

    .............................................................................................................

    Inovação: promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.

    .............................................................................................................

    Orientação por processos: busca de eficiência e eficácia nos conjuntos de atividades que formam a cadeia de agregação de valor para os clientes e demais partes interessadas.


    .............................................................................................................

    Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades das partes interessadas.

  • A ABORDAGEM SISTÊMICA ESTABELECE COMO AS PARTES INFLUENCIAM NO TODO ORGANIZACIONAL. MELHOR DIZENDO, AS PARTES INFLUENCIAM NO TODO POR CONTA DA RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE ELAS. COMO EXEMPLO, O EXCESSO DE REMÉDIOS PARA DOR DE CABEÇA TENDE A CAUSAR PROBLEMAS ESTOMACAIS. OU SEJA, OS ÓRGÃOS QUE COMPÕEM O SITEMA VIVO DE DETARMINADA PESSOA ESTÃO INTERLIGADOS UNS AOS OUTROS.

     

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • o comando da questão me induziu a marcar a letra C". Quanto ao que se pede no enunciado. letra A" (CORRETA)

  • Teoria sistêmica:

    - Criada por Ludwing Bertalanffy, em 1951

    -1° teoria que observa a organização como ABERTA ao ambiente.

    -Organização é vista como um sistema que interage com o meio ambiente, que recebe insumos(inputs), realiza o processamento e apresenta saídas (outputs)

    -Todo é maior q soma das partes.

    -Homem FUNCIONAL.

    Realidade + Complexa

    Abordagem Explicativa e Descritiva

    Fonte: Prof: Rafael Barbosa.


ID
983776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as abordagens da administração, a evolução da administração pública no Brasil e a nova gestão pública, julgue os itens a seguir.


Na abordagem da administração pelo pensamento sistêmico, a ideia de sistema refere-se a um conjunto de entidades, denominadas elementos ou componentes, que mantém uma espécie de relação ou interação, o que possibilita a visão de uma entidade nova e distinta, em que é possível o foco no todo e não apenas nos seus componentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: correto!

    Para a Abordagem Sistêmica de Administração um sistema é um conjunto de elementos dinamicamente interrelacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo. Para tanto, opera sobre energia e devolve ao meio energia novamente. Para essa abordagem TODAS as organizações são sistemas abertos e em constante intercâmbio de energia com seu ambiente. 


    Fonte: Professor Renato Lacerda
  • A visão sistêmica é justamente esse conceito abordado na questão e que traz em complemento as novas gestões, sendo elas:
    Gespública na administração pública, qualidade total, estilos de liderança multifuncional ou seja o sistema aberto da empresa que possibilita através de técnicas administrativas solucionar casos com vista no processo, financeiro, vendas e demais áreas(Holistico). 


  • o que possibilita a visão de uma entidade nova e distinta..


    fiquei em dúvida dessa parte. Há alguma passagem em Chiavenatto ou outros que é dito exatamente assim?
  • Tati, também fiquei em dúvida nessa parte. Chiavenato, Maximiano e outros autores não falam em "possibilitar a visão de uma entidade nova e distinta." A entidade é única, e sempre tem que haver interação entre suas partes no caso dos sistemas (isso, por definição). Portanto, a passagem quanto à "entidade nova e distinta" dá a entender que surge uma segunda entidade, o que não é verdadeiro!
  • Fiquei com a mesma dúvida.  Na abordagem sistemica podemos pensar na MORFOGÊNESE que é a capacidade do sistema organizacional modificar a si próprio e sua estrutura básica para buscar o equilíbrio, mas , ainda sim não seria uma nova entidade. 
  • Pessoal o texto diz: "o que POSSIBILITA a visão de uma entidade nova e distinta."  
    Realmente dá essa possibilidade, pois a visão sistémica é dado enfâse na gestão de qualidade e no máximo controle para alcançar  a perfeição ou seja está em constante renovação. Essa renovação será através da reengenharia ou através da simples correção de processos que dá margem para o ideal de nova entidade, sendo uma possibilidade e não uma certeza.
  • Discordo, não existe isso de nova entidade. Quer dizer se a VW fizer uma reengenharia vai virar outra empresa? Brincadeira. O CESPE forçou a barra mais uma vez.
  • "(...) o que possibilita a visão de uma entidade nova e distinta, (...)"

    "A visão do bosque e não de cada árvore apenas. A visão da cidade e não de cada prédio. A visão da organização e não apenas de cada uma de suas partes. Nessa nova abordagem organizacional, o importante é ver o todo e não cada parte isoladamente para enxergar o emergente sistêmico. É esse emergente sistêmico que faz com que a água seja totalmente diferente dos elementos que a constituem, o hidrogênio e o oxigênio"

    Chiavenato - Teoria Geral da Administração.

    Percebemos no texto acima que, na abordagem sistêmica, a soma das partes sempre formará um todo diferente. Espero ter ajudado. 
  • Pensamento sistêmico " É o fenômeno que se pretende explicar é visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha nesse sistema maior. Os órgãos do organismo humano são explicados pelo papel que desempenham no organismo e não pelo comportamento de seus tecidos ou estruturas de organização. A abordagem sistêmica está mais interessada em juntar as coisas do que em separá-las." (CHIAVENATO IDALBERTO, 2000, p. 493).

    “Sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo”. (MAXIMIANO, 2004 p.356).

    O enfoque sistêmico nada mais é do que uma filosofia ou forma de produzir, interpretar e utilizar conhecimentos. Pode-se dizer então que o enfoque sistêmico é um sistema de idéias, que “tem aplicações em todas as áreas da atividade e do raciocínio humanos, e também como método de resolver problemas e organizar conjuntos complexos de componentes”. (MAXIMIANO, 2004 p.357).

    O enfoque sistêmico nada mais é do que uma filosofia ou forma de produzir, interpretar e utilizar conhecimentos. Pode-se dizer então que o enfoque sistêmico é um sistema de idéias, que “tem aplicações em todas as áreas da atividade e do raciocínio humanos, e também como método de resolver problemas e organizar conjuntos complexos de componentes”. (MAXIMIANO, 2004 p.357).

  • "Pensamento sistêmico: É uma disciplina de aprendizagem. Por meio dela, as pessoas aprendem melhor compreendendo a interdependência e a mudança para lidar eficazmente com as forças que produzem efeitos em suas ações. Pensamento sistêmico é baseado na retroação e na complexidade. Trata-se de mudar sistemas na sua totalidade e não mudar apenas os detalhes."

    TGA, Chiavenato.

  • Errei pq NUNCA havia ouvido ou lido algo sobre "conjunto de entidades, denominadas elementos ou componentes".

  • ABORDAGEM SIATÊMICA: COMO AS PARTES INFLUENCIAM NO TODO ORGANIZACIONAL, OU SEJA, A RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES COM O TODO. UMA VISÃO NÃO SÓ DAS PARTES, COMO TAMBÉM DO TODO!

     

    A ABORDAGEM SIATÊMICA TAMBÉM É CORRELACIONADA COMO O SISTEMA ORGÂNICO DOS SERES VIVOS: UM CONJUNTO DE ÓRGÃOS QUE JUNTOS EXECUTAM DETERMINADA TAREFA PARA O FUNCIONAMENTO DO CORPO. QUANTO À INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES, TEMOS, COMO EXEMPLO: O USO DIÁRIO DE TYLENOL TENDE A PROVOGAR PROBLEMAS ESTOMACAIS.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

    ESSAS ENTIDADES, DENOMINADAS COMO ELEMENTOS OU COMPOMENTES SÃO AS PARTES, OU SEJA, DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO TEMOS AS UNIDADES ORGANIZACIONAIS: DIVISÕES, DEPARTAMENTOS, SEÇÕES, GRUPOS DE TRABALHO, EQUIPES... ESTÃO TODOS INTERLIGADOS UNS AOS OUTROS... AO CONTRATAR ESPECIALISTAS, O DEPARTAMENTO DE RH DEVE CONSULTAR O DEPARTAMENTO FINANCEIRO.

  • A visão de sistema é justamente esta: um conjunto de elementos que está inter-relacionado e do qual surge um novo ente que é maior do que a
    simples soma das partes!


    GABARITO: CERTO

     

    Prof. Carlos Xavier

  • GABARITO: CERTO

     

     

    A ideia de sistema envolve a noção de partes interdependentes e que estão em constante interação. Para a gestão, isto pressupõe a noção do todo, de que ao alterarmos uma “peça”, estaremos afetando outras partes da organização.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • PRINCÍPIOS DA ABORDAGEM SISTÊMICA

    → TELEOLOGIA: A causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. PORTANTO, A RELAÇÃO CAUSA-EFEITO NÃO É UMA RELAÇÃO DETERMINÍSTICA OU MECANICISTA, MAS SIM PROBABILÍSTICA.

     

    → EXPANSIONISMO: focalização no TODO do qual determinado fenômeno faz parte.

     

    → PENSAMENTO SINTÉTICO: É o fenômeno visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha nesse sistema maior.

     

    ------

    ''Um Sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas para alcançar um propósito ou objetivo"

    Bertalanffy

  • A visão de sistema é justamente esta: um conjunto de elementos que está inter-relacionado e do

    qual surge um novo ente que é maior do que a simples soma das partes!

  • sinergia isso ai

  • Veja que o Cespe cobra o tema em diferentes formas de perguntar, por isso, a importância de não apenas decorar mas entender o contexto do referido tema.

  • Gab: CERTO

    Pensamento Sistêmico:

    • Sistema Vivo;
    • Orgânico;
    • Flexível;
    • Relacional;
    • Interação Constante;
    • Sistema Sinérgico;
    • Interdependência.

    Ou seja, refere-se a um conjunto de elementos que se relacionam constantemente, o que possibilita uma visão holística do todo.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
986041
Banca
FUNRIO
Órgão
ELETROBRAS-FURNAS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A frequência com que se criam, atualizam,utilizam e aperfeiçoam os processos de aprendizagem tecnológica ao longo do tempo,denomina-se.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    "Por intensidade entendemos aqui a frequência com que se criam, atualizam e aperfeiçoam os processos de aprendizagem ao longo do tempo. A intensidade é importante porque: a) pode garantir um fluxo constante de saber externo para a empresa; b) pode fazer com que se compreendam melhor a tecnologia adquirida e os princípios inerentes aos processos de aquisição de conhecimentos internos; c) pode assegurar a constante conversão da aprendizagem individual em aprendizagem organizacional e, logo, sua rotinização."

    Fonte: 

    Aprendizagem Tecnológica E Performance Competitiva

     Por PAULO N. FIGUEIREDO

    http://books.google.com.br/books?id=1QLBYsTZyygC&pg=PA49&lpg=PA49&dq=frequ%C3%AAncia+com+que+se+criam,+atualizam,utilizam+e+aperfei%C3%A7oam+os+processos+de+aprendizagem+tecnol%C3%B3gica+ao+longo+do+tempo&source=bl&ots=nQFZ3LS0zP&sig=XvWh2y2i_zMsjH0n4_tIsC2sHTA&hl=pt-BR&sa=X&ei=lgUpUoyHIoWS9gSH6oDoBQ&ved=0CC4Q6AEwAA#v=onepage&q=frequ%C3%AAncia%20com%20que%20se%20criam%2C%20atualizam%2Cutilizam%20e%20aperfei%C3%A7oam%20os%20processos%20de%20aprendizagem%20tecnol%C3%B3gica%20ao%20longo%20do%20tempo&f=false
  • Além de mostrar os diferentes processos de aprendizagem, a estrutura proposta por Figueiredo (2001) destaca também quatro diferentes dimensões de análise, sendo estas: variedade; intensidade; funcionamento; e interação.
     
    ? Variedade: Esta característica está relacionada à variedade de processos de aprendizagem existentes na empresa, podendo ser medida tanto dentro dos quatro processos utilizados nesta estrutura quanto dentro dos subprocessos que os envolvem. Por exemplo, dentro de um processo de aquisição de conhecimentos externos pode haver vários outros subprocessos como contratação de profissionais externos e treinamento no exterior. Esta característica é apresentada, neste modelo, em termos de presença ou ausência de uma variedade de processos, sendo a presença ainda classificada como limitada; razoável; e ampla.
     
    ? Intensidade: Refere-se à freqüência, dentro de uma visão longitudinal, com que a empresa cria; atualiza; utiliza; e aperfeiçoa os seus processos de aprendizagem. Esta característica é mostrada em termos de esporádica; intermitente e contínua.
     
    ? Funcionamento: Esta característica relaciona-se ao modo (deficiente; razoável; bom; e excelente) como os processos de aprendizagem funcionam dentro da empresa. Por exemplo, uma empresa pode ter uma presença ampla de processos, além de uma intensidade contínua de criação de outros novos, mas estes podem estar sendo operados de maneira deficiente.
     
    ? Interação: Está relacionada à forma como os processos de aprendizagem influenciam uns aos outros. Esta característica é apresentada em termos de deficiente; razoável e forte. Pode-se citar um exemplo em que uma forte interação entre os processos pode acarretar com que um processo de aquisição de conhecimentos internos, por meio de treinamentos internos, influencie um processo de codificação de conhecimentos, através da elaboração de um roteiro de treinamentos internos para a empresa.
  • Complementando o que a colega DAIANE falou, esta questão se refere a métricas de aprendizagem propostas por Figueiredo (2001), segue o link da tabela para exame de aprendizado proposto por ele.


    http://www.scielo.br/img/revistas/gp/v13n1/29574t2.gif

  • Gabarito D (INTENSIDADE)

    Trata do estudo dos Processos de Aprendizagem por Figueiredo, conforme as colegas mencionam abaixo. De forma mais resumida.  

    Características chave dos Processos de Aprendizagem:

    VARIEDADE (Ausente/Presente/Limitada/Moderada/Diversa): Presença ou ausência de processos de aprendizagem para adquirir conhecimentos. 

    INTENSIDADE (Uma vez/Intermitente/Contínuo): O modo como a empresa usa o processo de aprendizagem ao longo do tempo.

    FUNCIONAMENTO (Ruim/Moderado/Bom/Excelente): O modo como o processo de aprendizagem é criado e como ele opera ao longo do tempo.

    INTERAÇÃO (Fraca/Moderada/Forte): Modo como um processo influencia outro processo. 

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rac/v9nspe1/v9nesp1a06.pdf


ID
986245
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quais as fases de projeto de desenvolvimento e implantação de idéias e sistemas?

Alternativas
Comentários
  • Excelente colega, parabéns!
  • ALTERNATIVA C

    Organização, Sistemas e Métodos
     é uma área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. A função de Organização e Métodos é reconhecida pelas siglas: O&M e OSM (Organização, Sistemas e Métodos)...

    A metodologia do trabalho de O&M consiste na realização de um diagnóstico também chamado da Análise Administrativa. Suas fases são: identificação do problema (diagnóstico da situação atual), coleta de dados, análise propriamente dita, elaboração de sugestões ou do novo sistema (Plano do novo sistema), treinamento, implantação e acompanhamento.

    A questão não citou a coleta e análise dos dados.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o,_sistemas_e_m%C3%A9todos#Metodologia_de_O.26M

  • De acordo com o PMBOK, o gerenciamento de projetos têm 5 fases (ou grupo de processos):

    1. Iniciação: Fase de identificação das necessidades, da viabilidade, orçamentos e cronogramas, a equipe que irá trabalhar e a proposta. É a fase onde se inicia oficialmente o projeto através do Termo de Abertura.
    2. Planejamento: Estudos e análises,recursos e o detalhamento do plano.
    3. Execução: Execução dos planos do projeto, coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano.
    4. Controle: Monitoramento, controle e modificações.
    5. Finalização: Aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para a sua finalização.


ID
993400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às principais abordagens da administração, julgue os itens a seguir.


Entre as ideias apresentadas na teoria geral dos sistemas desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, incluem-se a interdependência entre as partes — teoria segundo a qual, o todo é formado por partes interdependentes — e o tratamento complexo da realidade complexa — concepção que se refere à necessidade de aplicar diferentes enfoques para se compreender realidades cada vez mais complexas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
    De acordo com Chiavenato (2000) a TGS surgiu com trabalhos de biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.

    A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto de coisas ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário. (Chiavenato, 2000, p. 545)

    O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (Oliveira, 2002, p. 35).
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAdzgAL/teoria-sistemica

     

  • A TGS introduzida na administração não busca solucionar problemas ou tentar soluçoes praticas, mas compreender o funcionamento das organizaçoes e sua complexidade.

  • Maximiano (2004) cita que Bertalanffy elaborou duas ideiasbásicas da sua teoria (Teoria Geral dosSistemas):

    - Interdependência das partes: todos são formados de partes interdependentes. “A teoria geral dos sistemas, portanto, é a exploração científica de todos e totalidades que, há pouco tempo, eram considerados noções metafísicas, que transcendiam as fronteiras da ciência”.

    - Tratamento complexo da realidade complexa: um sistema é o que se entende como sendo um sistema. “A tecnologia e a sociedade hoje se tornaram tão complexas que as soluções tradicionais já não são suficientes. É necessário utilizar abordagens de natureza holística ou sistêmica, generalistas ou interdisciplinares”. Ou seja, os sistemas devem ser estudados como entidades e não como um ajuntamento de partes distintas.

    "A TGS surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertallanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica". (CHIAVENATO IDALBERTO, 2000, p. 493).


  • Entre as ideias apresentadas na teoria geral dos sistemas desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, incluem-se a interdependência entre as partes — teoria segundo a qual, o todo é formado por partes interdependentes (Princípio geral do expansionismo) —e o tratamento complexo da realidade complexa — concepção que se refere à necessidade de aplicar diferentes enfoques para se compreender realidades cada vez mais complexas (Principio geral da tecnologia).

    A abordagem sistêmica sugere 3 principios gerais: Expansionismo, pensamento sintético e tecnologia. Tais princípios substituirão os princípios gerais da teoria clássica: reducionismo, pensamento analítico e mecanismo.

    Princípio do expansionismo --> cada fenômeno faz parte de um fenômeno maior, ou seja, o desempenho de um sistema depende do modo com o qual ele se relaciona com o “Todo” que o envolve e do qual faz parte.

    Princípio do Pensamento Sintético --> o fenômeno é visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha no sistema e não em função do comportamento ou lugar na estrutura.

    Principio da tecnologia --> estudo do comportamento com a finalidade de alcançar objetivos (efeitos). 


  • Escola Sistêmica 

    Um sistema é um conjunto de partes (setores/departamentos), que devem sempre ser interligados e interdependentes entre si. Esse conjunto forma um todo unitário com o determinado objetivo e efetua determinada função. Ainda podemos definir um sistema como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter, se funcionassem independentemente (ALVAREZ, 1990, p. 17).

  • Palavras importante que são abordadas na teoria sistêmica (foi tema da discursiva do concurso para técnico adms, ICMbio 2013).

    Entropia: Tendencia de perdas de energia do sistema, ou seja, todo sistema tende a sua desestrutura.

    Holismo: As pequenas estruturas ou subsistemas compõem o todo, não é possível ver eventos ou uma parte desmembrada da realidade complexa que faz parte.

    Entropia Negativa: A entrada de energia no sistema, a reestruturação do sistema - Cuidado com este conceito por apresentar definição inversa do que induzido a se pensar com o termo negativo, é frequente pegadinha em provas.

    Feedback: A retroação (feedback) serve para comparar a maneira como um sistema funciona em relação ao padrão estabelecido para ele funcionar: quando ocorre alguma diferença (desvio ou discrepância) entre ambos, a retroação incumbe-se de regular a entrada para que sua saída se aproxime do padrão estabelecido. A retroação confirma se o objetivo foi cumprido, o que é fundamental para o equilíbrio do sistema.

    Podemos identificar dois tipos de retroação:

    • Retroação Positiva: é a ação estimuladora da saída que atua sobre a entrada do sistema. Na retroação positiva, o sinal de saída amplifica e reforça o sinal de entrada;

    • Retroação Negativa: é a ação frenadora e inibidora da saída que atua sobre a entrada do sistema. Na retroação negativa o sinal de saída diminui e inibe o sinal de entrada.

    A retroação impõe correções no sistema, no sentido de adequar suas entradas e saídas e reduzir os desvios ou discrepâncias no sentido de regular seu funcionamento.

    Sinergia:  Existe quando duas ou mais causas produzem, atuando conjuntamente, um efeito maior do que a soma dos efeitos que produziriam quando atuando individualmente. Assim, a sinergia consiste o efeito multiplicador das partes de um sistema que alavancam seu resultado global.

    Homeostasia: 

    A homeostasia é um equilíbrio dinâmico obtido através da auto-regulação, ou seja, através do autocontrole. É a capacidade que tem o sistema de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam essas variáveis a assumir valores que ultrapassam os limites da normalidade.

  • Questão complexa...

  • Não consegui entender a segunda parte, pois ao falar que o tratamento é complexo vai de encontro ao que a teoria dos sistemas aborda, que é o comportamento sintético, simples e probabilístico. Alguém corrobora dessa ideia?

  • Acertei a questão por raciocinar de forma mais geral, sem pensar " a banca quer me pegar".

  • Certo

    Entre as ideias apresentadas na teoria geral dos sistemas desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy,

    A teoria dos sistemas foi realmente desenvolvida por Ludwig

    incluem-se a interdependência entre as partes — teoria segundo a qual, o todo é formado por partes interdependentes —

    a teoria compactua que o todo é formado por partes inter-relacionadas

    e o tratamento complexo da realidade complexa — concepção que se refere à necessidade de aplicar diferentes enfoques para se compreender realidades cada vez mais complexas. 

    Os diferentes enfoques são:Feedback,equifinalidade,holismo,entropia e outros que os colegas já conceituaram mais embaixo.

  • Teoria dos Sistemas = foi derivada do trabalho do biólogo Ludwig von Bertalanfly. Ele buscou integrar todas as áreas do conhecimento. Um sistema, de acordo com Bertalanfly, é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas para alcançar um propósito ou objetivo.

  • TEORIA DOS SISTEMAS - Desenvolvida pelo cientista alemão Ludwig von Bertalanffy - 1930

    - observou que a ciência se acostumara a tratar de forma compartimentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla ou holística.

    - formulou 2 ideias básicas de sua teoria:

    a) INTERDEPENDÊNCIA DAS PARTES

    - os todos são formados de partes interdependentes

    b) TRATAMENTO COMPLEXO DA REALIDADE COMPLEXA

    - "a tecnologia e a sociedade hoje em dia tornaram-se tão complexas que as soluções tradicionais não são suficientes. É necessário utilizar abordagens de natureza holística ou sistêmica, generalistas ou interdisciplinares." (tecnologia dos sistemas: técnicas desenvolvidas para lidar com a complexidade).

  • Complementando..

    Chiavenato diz: "A TGS é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. A TGS se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Os vários ramos do conhecimento - até então estranhos uns aos outros pela especialização e conseqüente isolamento - passaram a tratar os seus objetivos de estudo (sejam físicos, biológicos, psíquicos, sociais, químicos etc.) como sistemas.

  • QUANDO DIZER TEORIA SISTÊMICA, LEMBREM DO NOSSO SISTEMA VIVO (ORGÂNICO). CADA PARTE DE NOSSO CORPO ESTÁ INTERLIGADA, DE FORMA INTERDEPENDENTE, PROVOCANDO GLOBALISMO E HOLISMO. O EXCESSO DE REMÉDIO PARA DOR DE CABEÇA TENDE A AFETAR O ESTÔMAGO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • GABARITO: CERTO

     

    De acordo com Bertalanffy, a Teoria dos Sistemas vê as organizações como sistemas abertos, que estão em uma constante relação com o meio ambiente externo e que são impactadas positiva ou negativamente por ele.


    Estes organismos teriam, portanto, partes interdependentes e estariam em constante contato e influência com o ambiente externo.

     

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • conceito de interdependência

    substantivo feminino

    estado ou qualidade de duas pessoas ou coisas ligadas entre si por uma recíproca dependência, em virtude da qual realizam as mesmas finalidades pelo auxílio mútuo ou coadjuvação recíproca.

  • Teoria dos Sistemas:

    →Criada por Ludwing Von bertalanffly, em 1951.

    → Visão de HOMEM FUNCIONAL.

    →Pensamento Holístico.

    → Interage com o ambiente EXTERNO (concorrentes, clientes, fornecedores...).

    →Organizações são sistemas abertos, visão do todo, do complexo.

    →Organização é sistema complexo, com partes inter-relacionadas

    →Compreensão acerca da interdependência

    →Organização está em constante interação com meio ambiente

     → O todo é maior do que a soma das partes →EXPANSIONISMO

  • Teoria Geral dos Sistemas

    A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) foi desenvolvida pelo biólogo húngaro Ludwig von Bertalanffy, em 1936. Sua ideia central é o desenvolvimento de uma teoria de caráter geral, de modo que possa ser aplicada a fenômenos bastante semelhantes que ocorrem em uma diversidade de campos específicos de conhecimento. Se diversas disciplinas desenvolvessem conjuntamente seus esforços de pesquisa, seriam capazes de identificar leis e princípios que poderiam ser aplicados com vantagem em vários sistemas.

    Com uma moldura comum de conceitos os diversos campos científicos poderiam melhor comunicar seus desenvolvimentos, com ganhos mútuos, por minimizar-se a duplicação de esforços. Os postulados da TGS vêm sendo aplicados na prática de forma parcial, mas mesmo assim com resultados excepcionais, nos desenvolvimentos decorrentes de grupos multidisciplinares.

    Definição de sistema - Sistema é uma entidade que tem a capacidade de manter um certo grau de organização em face de mudanças internas ou externas, composto de um conjunto de elementos, em interação, segundo determinadas leis, para atingir um objetivo específico.

    Função básica de um sistema - A função básica de um sistema é de converter seus insumos (materiais, energia, trabalho, informações) - retirados de seu ambiente - em produtos (bens, serviços, informações) de natureza qualitativa diferente de seus insumos - para serem então devolvidos para seu ambiente. A quantidade de produtos gerados por um sistema deve ser suficiente para o funcionamento de seus subsistemas de produçãomanutenção e adaptação. Os sistemas que não têm condições de continuadamente atender a essa condição, comprometem sua capacidade de sobrevivência a curto prazo (caso não atendam às necessidades de produção), a médio prazo (caso não atendam às necessidades de manutenção) ou a longo prazo (caso não atendam às necessidades de adaptação).

  • A abordagem sistêmica surge a partir da Teoria Geral dos Sistemas (TGS) de Ludwig von Bertalanffy.

    Segundo a TGS, as ideias clássicas de reducionismo (decomposição do todo em cada detalhe), pensamento analítico (análise de cada detalhe) e mecanicismo não serviriam para a análise das ciências. O ideário deveria ser substituído pelo:

     Expansionismo (olhar o “todo”, no qual a parte se insere).

     Pensamento sintético (sintetizar as coisas pelo papel que exercem no todo).

     Teleologia (a causa é uma condição necessária, mas nem sempre levará a uma dada consequência).

    Trata-se de uma verdadeira revolução na forma de pensar as coisas. O foco deveria estar não mais dentro da própria organização, mas na relação que as partes da organização tinham entre si (interdependentes) e com o ambiente externo, sendo esta a primeira teoria que observa a organização como aberta ao ambiente.

    Fonte: Estratégia


ID
1000297
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A tecnologia ao lado do ambiente constitui outra variável independente analisada pela teoria contingencial. Aquela tecnologia que tem por características: ser aplicada a
diferentes tarefas padronizadas e que são distribuídas em diferentes locais, com ênfase em clientes separados, mas interdependentes, que são intercedidos pela empresa, ser fixa e estável, aplicada a um processo produtivo, padronizado e repetitivo e em uma abordagem típica da teoria da burocracia, é a de tipologia

Alternativas
Comentários
  • gabarito: E

    "TECNOLOGIA

    TIPOLOGIA DE THOMPSON

    Para a empresa alcançar seus objetivos deve contar com o conhecimento humano onde o homem conduz para um resultado satisfatório, isto é, a tecnologia pode ser avaliada por critérios instrumental (conduzido à resultados desejados) e critérios econômicos (resultados desejados com poucas despesas).

    A perfeição instrumental é quando se produz um produto padrão com taxa constante, porque com as experiências adquiridas dos trabalhadores, reduz perda de material e pode levar a modificação de maquinários.

    A tecnologia mediadora é quando os clientes são interdependentes, necessitam de uma empresa mediadora para ajudá-los a alcançar seus objetivos.

    Tecnologia intensiva consiste em diversas habilidades, especializações, técnicas variadas para modificar um único objetivo.

    Thompson classifica a tecnologia flexível, assim: as máquinas, o conhecimento técnico e as matérias-primas são usados para outros produtos ou serviços e a tecnologia fixa não permite utilização em outros produtos ou serviços." 

    PS - o link com a fonte possui um material muito bom a respeito da teoria Contingencial da Administração.

    FONTE: 
    http://www.fontedosaber.com/administracao/abordagem-contingencial-da-administracao.html

  • Tecnologia Mediadora : Tem por função interligar clientes que são ou desejam ser interdependentes. 
    A complexidade da tecnologia mediadora reside no fato de requerer um funcionamento padronizado e extensiv, envolvendo clientes ou compradores múltiplos distribuídos no tempo e no espaço. A tecnologia mediadora permite utilizaras dimensões de tempo e de espaço, bem como a aplicação de técnicas burocráticas de categorizaçãoe aplicação impessoal dos regulamentos.

    Tecnologias                              Principais Características

    Elos em sequencia                - Interdependênciaserial entre as diferentes tarefas.
                                                        - Ênfase no produto
                                                        - Técnologia fixa e estável.
                                                        - Repetitividade do processo produtivo, que é cíclico.
                                                       -  Abordagem típica da Administração Científica

    Mediadora                              - Diferentes tarefas padronizadas são distribuídas extensivamente em diferentes locais
    -                                                  - Ênfase em clientes separados, mas interdependentes, que são mediados pela empresa
                                                       - Tecnologia fixa e estável, produto abstrato 
                                                       - Repetitividade do processo produtivo, padronizado e sujeito a normas e procedimentos.
                                                       - Abordagem típica da Teoria da Burocracia


    Intensiva                                  - Diferentes tarefas são convergidas e focalizadas sobre o cliente tomado individualmente
                                                      - Ênfase no cliente
                                                      - Tecnologia flexível
                                                      - Processo produtivo envolve variedade e heterogeneidade de técnicas determinadas pela retroação fornecidapelo próprio                                                          objeto ( cliente) 
                                                      - Abordagem típica da Teoria da Contingência.

    Fonte Chiavenato, TGA, (2000) editora Campus, pqg 396


  • De saco cheio dessa materia! 

  • Tipologia de Thompson:

    Tecnologia de ELOS EM SEQUÊNCIA. Exemplo: linha de montagem;

    Tecnologia MEDIADORA - Ligação de elementos interdependentes, exemplo: Companhia telefônica;

    Tecnologia INTENSIVA - Variedade de tecnologias para um único cliente. Exemplo: Dia da noiva.


ID
1034365
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo a Lei no 10.973, de 2 de dezembro de 2004, marque a alternativa CORRETA para definição do "órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional, entre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico e tecnológico":

Alternativas
Comentários
  • LEI No 10.973,

    Art. 2o Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    VII - instituição de apoio - fundação criada com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das IFES e demais ICTs, registrada e credenciada nos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

     I - agência de fomento: órgão ou instituição de natureza pública ou privada que tenha entre os seus objetivos o financiamento de ações que visem a estimular e promover o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação;

     VI - núcleo de inovação tecnológica: núcleo ou órgão constituído por uma ou mais ICT com a finalidade de gerir sua política de inovação.

    V - Instituição Científica e Tecnológica - ICT: órgão ou entidade da administração pública que tenha por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico;


ID
1091494
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O tipo de comércio que realiza a transferência eletrônica e automática de dados, exclusivamente entre os computadores das empresas participantes, é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • CRM

    CRM ou (Customer Relationship Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.

    Como conceito: CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. (Fonte: Gartner Group)


    EDI

    Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados) - EDI significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer.

    Segundo Turban et al, a EDI pode ser definida como o movimento eletrônico de documentos padrão de negócio entre, ou dentro, de empresas. o EDI usa um formato de dados estruturado de recolha automática que permite que os dados sejam transformados sem serem reintroduzidos.


    Letra B


ID
1093603
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O tipo de comércio eletrônico em que uma empresa vende seus produtos e serviços por meio da internet, diretamente aos seus compradores individuais, é o:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B - B2C

    O "2" indica to em inglês que significa para.

    O "C" é Consumer (Consumidor)

    O "B" é Business (Negócio)

    É sempre um com a finalidade de atingir um outro.

    O comércio eletrônico é formado por diversas modalidades:


    • Business to Business (B2B): comércio praticado por fornecedores e clientes empresariais, ou seja de empresa para empresa;
    • Business-to-consumer ou business-to-customer (B2C),: é o comércio entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, sem objetivo comercial;
    • Consumer to Consumer(C2C) comércio eletrônico entre usuários particulares da Internet. A comercialização de bens ou serviços não envolve produtores e sim consumidor final com consumidor final, sem intermediários;
    • Government to consumers (G2C):,comercio entre governos ,estadual, federal ou municipal e consumidores, por exemplo, o pagamento de impostos, multas e tarifas públicas;
    • Government to Business(G2B):, negócios entre governo e empresas, por exemplo: as compras pelo Estado através da internet por meio de licitações, tomada de preços, etc.

    * Referência: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1740/tipos_de_comercio_eletronico



ID
1093618
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A tecnologia de aquisição eletrônica de materiais que é caracterizada pela ligação direta entre os computadores da empresa com os dos fornecedores, utilizando software específico para comunicação e tradução dos documentos, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra D

    O intercâmbio eletrônico de dados (EDI – Electronic Data Interchange) entre empresas agiliza o processo de troca de informações e reduz os custos das operações da cadeia produtiva. A troca de dados é feita através de formatos de mensagens padronizadas pelas comunidades de negócios. Para apoio a globalização permitindo que toda e qualquer empresa possa trocar informações de negócios, as Nações Unidas (ONU) desenvolveu um formato de mensagem comum para ser utilizado por todas as comunidades de negócios – o EDIFACT. A estrutura tecnológica para a troca de mensagens exige a padronização dos formatos e o uso de protocolos de comunicação de dados. Para apoio a essa estrutura, empresas prestadoras de serviços de comunicação (VAN – Value Added Network) oferecem a base tecnológica necessária.


    Espero ter auxiliado.

    *Referência: http://www.efagundes.com/artigos/Como%20o%20EDI%20pode%20ajudar%20as%20empresas.htm


ID
1108381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as abordagens da administração, julgue os itens subsequentes.

Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noção de sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes e ao adotar modelos matemáticos a fim de solucionar problemas gerenciais de maneira otimizada, a organização vale-se das contribuições da abordagem sistêmica da administração.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    De acordo com Chiavenato (2000) a TGS surgiu com trabalhos de biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.

    A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto de coisas ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário. (Chiavenato, 2000, p. 545)

    O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (Oliveira, 2002, p. 35).
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAdzgAL/teoria-sistemica

  • Adotar modelos matemáticos NÃO.

  • ERRADA

    Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noçãode sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partesinteragentes eaoadotar modelos matemáticos a fim desolucionarproblemas gerenciais de maneira otimizada, a organização vale-sedas contribuições da abordagem sistêmica da administração.

    A Teoria Geral dos Sistemas não buscasolucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias eformulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidadeempírica. Os pressupostos básicos da T.G.S. são:

    -Existe uma nítida tendência para a integraçãonas várias ciências naturais e sociais;

    -Essa integração parece orientar-se rumo auma teoria dos sistemas;

    -Essa teoria de sistemas pode seruma maneira mais abrangente de estudar os campos não físicos doconhecimento científico, especialmente as ciências sociais;

    -Essa teoria de sistemas, ao desenvolverprincípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particularesdas diversas ciências envolvidas, aproxima-nos do objetivo da unidade da ciência;


  • Galera, sei que o item foi considerado errado. Contudo, ele deve ser questionado. 

    Vejam que a questão fala da contribuição da ABORDAGEM sistêmica de Administração. 

    Abordagem é diferente da TEORIA sistêmica, visto que esta faz parte daquela. 

    Quanto à ABORDAGEM sistêmica, temos a teoria sistêmica, a qual, conforme informa a questão, contribuiu para "entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes" , bem como a teoria matemática, que, de fato, adota modelos matemáticos a fim de solucionar problemas gerenciais de maneira otimizada.

    A fundamentação trazida pelos colegas para a correção do gabarito da banca examinadora foi a de que o TEORIA do sistema não se propõe à solução de problemas. Ok. Isso está correto, contudo, a questão não diz isso, ela informa que a TEORIA matemática se propõe a isso. 

    Sinceramente, não entendi o erro dessa questão. Cheguei a pensar que o erro estive no seguinte trecho: "solucionar problemas gerenciais" .... porque, segundo Chiavenato, ela pretende "solucionar problemas empresariais"... Mesmo assim, ainda acho pouco provável que seja isso. 

    Se alguém puder contribuir. 

  • Li os comentários e sinceramente, ainda não consegui entender qual foi o erro da questão! Por  favor, alguém pode ser mais claro? Obrigado

  • TEORIA DOS SISTEMA + MODELO MATEMATICO = E

  • Gabarito: ERRADA


    Para por mais lenha na fogueira...segundo o professor Adriel Monteiro (Concurseiros 24h):


    "Considerar o item errado é ir contra os postulados da abordagem sistêmica da administração."

    De acordo com os pressupostos da abordagem sistêmica, deve haver constante interação e interdependência entre as partes integrantes de uma organização. Adicionalmente, essas partes devem ser orientadas para um propósito comum, de modo a estarem com plena capacidade de influenciar e serem influenciadas pelo ambiente externo. Apesar de a Teoria dos Sistemas ser a principal expoente da abordagem sistêmica, outra corrente pode ser destacada: a Teoria Matemática. Essa corrente, também chamada de Pesquisa Operacional (PO) proporciona uma visão da influência das técnicas matemáticas sobre a Administração, principalmente sobre o processo decisório (sistematização de dados, análises de riscos, construção de modelos, etc). Assim, a PO adota o método científico como estrutura para a solução dos problemas, com forte ênfase no julgamento objetivo.


    Fontes:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_matem%C3%A1tica_da_administra%C3%A7%C3%A3o

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/processo-decisorio-consideracoes-sobre-a-origem-da-teoria-matematica-da-administracao/47096/


  • Gabarito: ERRADO

     

    O erro da questão está em misturar os conceitos.

     

    Senão vejamos, as duas teorias, TEORIA MATEMÁTICA e TEORIA DE SISTEMAS, estão inseridas na ABORDAGEM SITÊMICA, porém são conceitos distintos.

     

    ---> TEORIA MATEMÁTICA: não é uma escola como a Teoria Clássica ou Científica, mas uma corrente que enfatiza o processo decisório tratando-o de modo lógico e racional através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.

     

    ---> TEORIA DE SISTEMAS: é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS) e fundamenta-se em 3 premissas básicas; os sistemas exitem dentro de sitemas, os sitemas são abertos, as funções do sitema dependem de sua estrutura. Aqui temos o conceito de Propósito ou Objetivo e Globalismo ou Totalidade.

     

    Caso a questão trocasse MODELOS MATEMÁTICOS por MODELOS DE SISTEMAS ficaria correta.

     

  • Errado.

    TEORIA MATEMÁTICA:  Abordagem Quantitativa, Determinística.

    TEORIA DE SISTEMAS: Abordagem TeleológicaProbabilística .

  • A TEORIA DA MATEMÁTICA APLICADA À SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS É CONHECIDA COMO PESQUISA OPERACIONAL. LOGO, ELA NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS GERENCIAIS, E SIM OPERACIONAIS.

     

     

    ''Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noção de sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes e ao adotar modelos matemáticos a fim de solucionar problemas OPERACIONAIS de maneira otimizada, a organização vale-se das contribuições da abordagem sistêmica da administração.'' CORRETO.

     

    1951 - Abordagem Sistêmica  [Teoria de Sistemas ➡ Teoria Matemática da Administração]

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • O erro é desconsiderar a teleologia inerente à TGS.  Basta lembrarmos que para os teóricos da TGS o todo era DIFERENTE do que a simples soma das partes. Ou seja , não há que se falar em modelos matemáticos para solucionar problemas , porquanto a realidade é probabilística , e não simplesmente determinística e mecanicista.  Não existem modelos para prever  os resultados da organização , porque elas são sistemas que interagem com macrosistemas e comportam subsistemas , todos interdependentes e interatuantes  (não tem como modelar matematicamente essas interações).

     

    Nas palavras de CHIAVENATO: 

    3- Teleologia : é o princípio segundo o qual a causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. Em outros termos, a relação causa-efeito não é uma relação determinística ou mecanicista, mas simplesmente probabilística. O sistema apresenta características próprias que não existem em cada uma de suas partes integrantes. Os sistemas são visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos.

  • Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noção de sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes e ao adotar modelos matemáticos a fim de solucionar problemas operacionais de maneira otimizada, a organização vale-se das contribuições da abordagem sistémica da administração.

  • Só o básico:

    modelos matemáticos? então é determinista.

    e o modelo sistêmico é o que? isso mesmo, PROBABILÍSTICO.

    glee

  • Considerando as abordagens da administração, julgue os itens subsequentes.

    Ao incorporar, nos modelos de gestão, a noção de sistemas para entender a organização como um conjunto formado por partes interagentes e ao adotar modelos matemáticos a fim de solucionar problemas gerenciais de maneira otimizada, a organização vale-se das contribuições da abordagem sistêmica da administração.

    certo seria como um todo organizacional.


ID
1115602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da evolução da administração pública, julgue os itens seguintes.

Com a evolução das teorias administrativas, desde a década de 80 do século passado, o enfoque sistêmico tornou-se ultrapassado, dando lugar a abordagens mais modernas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    JUSTIFICATIVA - O enfoque sistêmico é hoje uma tendência reconhecida em administração. (Chiavenato, 2006).

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_001_01.pdf

    Q58348    Prova: CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação - Prova 1

    Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Teoria dos sistemas; Abordagem sistêmica; 

    De acordo com os pressupostos da abordagem sistêmica, em uma organização que vise fazer frente às pressões geradas pelo aumento da competição no mundo globalizado, deve haver constante interação e interdependência entre suas partes integrantes. Adicionalmente, essas partes devem ser orientadas para um propósito comum, de modo a estarem com plena capacidade de influenciar e serem influenciadas pelo ambiente externo.

    GABARITO: CERTO


  • Gabarito: ERRADO

    A Abordagem Sistêmica se torna cada vez mais aceita pelas organizações, a medida que elas não se consideram mais um sistema fechado e sim um sistema altamente complexo e inter-dependente.

    Ela é resultado de uma grande transformação no cenário das abordagens da administração.

    Administração Científica > Teoria Clássica da Administração > Teoria das Relações Humanas > Teoria Estruturalista > Teoria Contingencial > Abordagem Sistêmica (histórico resumido, há certa divergência entre autores!)

    fonte: Chiavenato

    Bons Estudos!


  • Na sociedade moderna aparecem problemas de natureza intrinsecamente complexa, causados pela interação de diferentes fatores, que nas décadas anteriores eram inexistentes, tais como: grandes concentrações urbanas, esgotamento de recursos naturais, transportes, ecologia, educação, evolução tecnológica avançada, catástrofes naturais ou causadas pelo homem, dentre outros. Tais aspectos constituem a complexidade da situação contemporânea para os administradores das organizações públicas e privadas, influenciando em suas decisões. Vale dizer que a ferramenta para enfrentar a complexidade consiste no enfoque sistêmico, também chamado de pensamento sistêmico. Esse novo pensamento possibilita:


    • Entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos;

    • Organizar soluções para problemas complexos.

    Como aponta MAXIMIANO (2000), o pensamento sistêmico complementa e integra teorias especializadas através de sua nova ótica, interpretação e soluções para enfrentar os problemas complexos. Vale lembrar que o enfoque da administração científica se preocupava mais com a eficiência fabril do que com o desempenho da organização. Todavia, a administração que focar em enfrentar aspectos de eficiência sem considerar as implicações da poluição, do comportamento humano, dentre outras, irá estabelecer mais problemas ao invés de resolvê-los.


     Um sistema é um todo que funciona como todo, devido à interdependência de suas partes, como afirma MAXIMIANO (2000). O enfoque sistêmico é um sistema de idéias, que pode ser entendido como filosofia ou forma de produzir, interpretar e utilizar conhecimentos, podendo ser aplicado em todas as áreas da atividade e do raciocínio humanos além de ser um método de resolver problemas e organizar conjuntos complexos de componentes.


    Convém ressaltar que o enfoque sistêmico não surgiu após os outros, sendo que a idéia de sistema vem dos gregos antigos, porém o enfoque sistêmico moderno teve suas origens na mesma época em que os pioneiros lançavam as fundações da administração científica, do processo administrativo e da qualidade total, como aponta MAXIMIANO (2000).


    Fonte: http://marianaplorenzo.com/2011/05/30/o-enfoque-sistemico-na-administracao/


  • Somente para complementar com outra questão Cespe: 

    3 • Q327923 Prova: CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Administrativo

    Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Abordagem sistêmica

    Considerando as abordagens da administração, a evolução da administração pública no Brasil e a nova gestão pública, julgue os itens a seguir.


    Na abordagem da administração pelo pensamento sistêmico, a ideia de sistema refere-se a um conjunto de entidades, denominadas elementos ou componentes, que mantém uma espécie de relação ou interação, o que possibilita a visão de uma entidade nova e distinta, em que é possível o foco no todo e não apenas nos seus componentes.
    Gab: Correto


  • O enfoque sistêmico não está ultrapassado, pelo contrário abrange abordagem de processos, que é uma abordagem considerada moderna. Além do sistêmico, o enfoque contigencial também é considerado bastante moderno.

  • Complementando...

    De acordo com RENNÓ, atualmente, as organizações são vistas como sistemas abertos. Portanto, não há que se falar em modelo ultrapassado, visto que, como dito pelos colegas, é o resultado das várias abordagens administrativas e a tendência atual.

    (CESPE – ANTT – ANALISTA – 2013) Entre as ideias apresentadas na teoria geral dos sistemas desenvolvida pelo biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, incluem-se a interdependência entre as partes — teoria segundo a qual, o todo é formado por partes interdependentes — e o tratamento complexo da realidade complexa — concepção que se refere à necessidade de aplicar diferentes enfoques para se compreender realidades cada vez mais complexas. C

  • Definitivamente a aprovação não está nos cursinhos, mas sim aqui. Dessa vez não esquecerei disso.

  • Comentários: O item está ERRADO.


    O enfoque sistêmico ainda possui aplicação na administração das organizações, assim como as demais teorias.


    Precisamos compreender que teorias são elaboradas a partir da observação de práticas e realidades existentes, em determinados ambientes. Formam-se hipóteses e comprova-se ou nega-se a existência delas. Isso quer dizer que teoria e prática estão relacionadas, ao passo que a prática é o que inspira à formação teórica. O que não existe são teorias absolutas, verdades absolutas.


    Na evolução de cada teoria administrativa observou-se e observa-se os elementos que conduzem indivíduos a se agruparem em razão de objetivos comuns. 


    O estudo da gestão busca analisar as diferentes contribuições de outras áreas e campos de conhecimento, através da análise de sequências temporais de perspectivas, que geram diferentes paradigmas e influências. É dentro de cada uma dessas teorias que praticamente todos os assuntos da disciplina estão inseridos, tais como motivação, liderança, equilíbrio organizacional, dentre outros. 


    Ou seja, cada uma das teorias desenvolvidas possuem utilização atualmente em alguns de seus aspectos.


    Gabarito:ERRADO.

  • ERRADO


    Hoje em dia as Organizações são sistemas abertos (Enfoque sistêmico)

  • O SURGIMENTO DE UMA TEORIA ADMINISTRATIVA MODERNA (NOVA) NÃO SUBSTITUI COMPLETAMENTE A ANTERIOR, ISSO E REGRA GERAL.

  • Chiavenato inicia seu livro "Administração geral e pública provas e concursos", 2016, dizendo que nenhuma abordagem administrativa está errada ou ultrapassada, mas que todas se complementam.

  • Gab. Errado.

     

    As Teorias da Administração foram baseadas em modelos de administração, esse é um dos principais motivos para assegurar a aplicabilidade de tais teorias, mesmo nos dias de hoje.

     

    A Teoria Clássica até hoje é utilizada na indústria automobilística, lógico que com melhorias necessárias, mas com a essência mantida.

     

  • NÃO SE TRATA DE GERAÇÃO. O CORRETO É DIZER DIMENSÕES DE TEORIAS. A IDEIA DE GERAÇÃO É ALGO QUE, COM O TEMPO, SE TORNA OBSOLETO E ENTRA EM DESUSO, TORNA-SE ULTRAPASSADO. JÁ A DIMENSÃO É ALGO VEM SE ACUMULANDO COM O PASSAR DO TEMPO.

     

    COMO EXEMPLO, POSSO CITAR A TEORIA DA CONTINGÊNCIA, QUE POSSUI CARÁTER INTEGRADOR, JUSTAMENTE POR ABSORVER TODAS AS DEMAIS TEORIAS, E QUE ATRIBUI AO HOMEM O VALOR DE HOMO COMPLEXUS, PORQUE TRATA-SE DE UM HOMEM QUE ENGLOBA AS CARACTERÍSITCAS DE TODOS OS OUTROS (ECONÔMICO, SOCIAL, ORGANIZACIONAL E FUNCIONAL).

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Abordagem sistêmica: A org é um sistema composto por partes interdependentes que se relacionam com o ambiente externo. Entre a org e o ambiente existe uma relação de dependência. 

  • A abordagem sistêmica ainda é amplamente utilizada na atualidade, pois corresponde a uma descrição da natureza das ciências, sendo altamente aplicável à organização e à Administração em geral.

  • Atualmente, as organizações são vistas como sistemas abertos... E essa visão surgiu com a teoria dos sistemas! Então, o enfoque sistêmico não tem nada de ultrapassado, pelo contrário!

  • Evolução das teorias administrativas:

     

    1903 - Administração Científica;

    1909 - Teoria da burocracia;

    1916 - Teoria clássica;

    1932 - Teoria das relações humanas;

    1947 - Teoria estruturalista;

    1951 - Teoria dos sistemas;

    1954 - Teoria neoclássica;

    1957 - Teoria comportamental;

    1962 - Desenvolvimento organizacional;

    1972 - Teoria da contingência;

    ... - Novas abordagens.

     

    --

     

    Gabarito: errado

    Fonte: PDF gratuito - Estratégia Concursos

  • Errado

    Organizações são vistas como sistemas abertos.

  • Nenhuma abordagem esta ultrapassada mas todas se completam.

  • Gabarito errado

    A tecnologia avançando nos tempos atuais, organização, relação e interação entre as empresas, a abordagem sistêmica só fez crescer mundialmente com o passar do tempo.

  • Escola contemporânea:

    ✓ 1951 – Teoria de Sistemas;

    ✓ 1957 – Teoria comportamental;

    ✓ 1962 – Teoria Organizacional;

    ✓ 1972 – Teoria Contingencial.

    Todas se complementam

  • A questão em análise nos apresenta um assunto relacionado à Abordagem Sistêmica.

    Antes de iniciarmos à análise das alternativas, cabe um breve resumo desse assunto. A Teoria dos Sistemas é uma escola explicativa da Administração que descreve o homem enquanto “Homem Funcional". As organizações são autorreferentes, possuem um raciocínio expansionista, teleológico e um pensamento sintético. Para essa abordagem, os sistemas existem dentro de outros sistemas, os quais são abertos e as funções de um sistema dependem de sua estrutura. Seu principal autor é o biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois o pensamento sistêmico e a atuação empresarial em interação com o ambiente são aspectos modernos da administração de empresas.


    Gabarito do Professor ERRADO.

ID
1120321
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao sistema de informações gerenciais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Por favor, coloque comentários produtivos sobres as questões, quero saber o porquê, quero aprender e acredito que esse seja o objetivo deste espaço aqui no site. Para ter as todas as respostas basta ser contribuinte, não é difícil, é um investimento barato e viável. obrigada


  • Eu fiquei em dúvida entre a A e a C, mas o fato é que os sistemas de informações gerenciais não fornecem informações sobre o mercado, nem sobre a concorrência. 

    "SIG é o conjunto de tecnologias que disponibilizam os meios necessários à operação do processamento dos dados disponíveis. É um sistema voltado para a coleta, armazenagem, recuperação e processamento de informações usadas ou desejadas por um ou mais executivos no desempenho de suas atividades. É o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa proporcionam a sustentação administrativa para otimizar  os resultados esperados." http://sistemadainformacaouesb.wordpress.com/tipos-de-sistemas/s-informacao-gerencial/

  • ''a) Fornece informações quantos aos resultados da empresa, ao mercado e à concorrência.''

    ''Fornece informações.... à concorrência.'' Logo está errada pois isso seria prejudicial.

  • Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apóiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.

    Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.

    Referências Bibliográficas: 

    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sistema-de-informacao-gerencial/23741/
    http://www.professores.aedb.br/miguel/SistemasEmpresariaisTexto.pdf
    http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Sig.pdf


ID
1121941
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Toda organização deve passar pelo processo de inovação e mudança. Esse processo é constituído de etapas, sendo uma delas conhecida como descontinuidade tecnológica, que pode ser definida como;

Alternativas
Comentários
  • A descontinuidade tecnológica representa a decisão em se adotar uma nova tecnologia para 

    o setor, em substituição à existente, devido ao surgimento de uma inovação radical (Anderson 

    & Tushman, 1990)


    Letra C: 

    o avanço científico ou uma combinação única de tecnologias existentes que gera uma melhoria significativa em termos de desempenho ou função.

  • QUESTAO DEVERIA SER ANULADA!!!!!!! 


    A descontinuidade tecnológica representa a decisão em se adotar uma nova tecnologia para 

    o setor, em substituição à existente, devido ao surgimento de uma inovação radical (Anderson 

    & Tushman, 1990); a maioria das novas tecnologias tem desempenho superior em relação às 

    antigas, desde o momento em que foram introduzidas (Foster, 1986); reflete o ciclo de vida de 

    uma tecnologia e pode ser do tipo “destruidora de competência”, quando a nova tecnologia 

    torna obsoleto o modelo até então dominante, encerrando seu ciclo, ou do tipo 

    “intensificadora de competência”, quando a experiência acumulada aprimora o modelo 

    dominante, estendendo seu ciclo (Tushman & Anderson, 1986). O setor de telefonia fornece 

    um bom exemplo de descontinuidade tecnológica destruidora de competência: as chamadas de 

    voz pela internet. O uso do protocolo TCP/IP pela possibilita que pessoas se comuniquem por 

    voz e até com imagem em tempo real, com qualidade (nitidez) e a um custo muito inferior 

    quando comparado com a telefonia convencional, permitindo que novos competidores entrem 

    nesse disputado mercado com modelos de negócio que demandam investimentos mais baixos


  • FUI PELA LETRA B OBSOLETAS!

  • A meu ver, as letras A, B e C estão corretas.

     

    O avanço da ciência leva ao deslocamento das fronteiras e dos paradigmas do conhecimento, permitindo que novas tecnologias surjam ambientadas em um cenário de incertezas, complexidades e riscos no processo de escolha da tecnologia a ser implantada ou incorporada, destacando-se a questão da descontinuidade devido à pressão que exerce sobre as estratégias corporativa, organizacionais e de negócios de uma organização.

    A descontinuidade tecnológica representa a decisão em se adotar uma nova tecnologia para o setor, em substituição à existente, devido ao surgimento de uma inovação radical.


ID
1122796
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os relatórios administrativos visam, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Eu nunca na minha vida vi relatório resolver problema. Pelo contrário, normalmente ele faz aparecer outros kkkk


ID
1127629
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Toda organização tem pelo menos uma tecnologia para converter seus recursos financeiros, humanos e físicos em produtos ou serviços.
Como se pode qualificar a tecnologia de uma organização que (1) focaliza numa ampla variedade de habilidades e especializações sobre um único cliente; (2) emprega uma variedade de técnicas para conseguir uma modificação em algum objeto específico; e (3) tem a seleção, a combinação e a ordem de aplicação determinadas por realimentação pelo próprio objeto?

Alternativas
Comentários
  • Thompsonpropõe uma tipologia de tecnologias

    1.  Tecnologias de elos em sequência

    - base na interdependênciaserial das tarefas necessárias para completar um produto

    - sequência deelos encadeados e interdependentes

    - tecnologiafixa e estável

    - abordagemtípica  da Administraçãocientífica 

    2.  Tecnologia mediadora

    - requermodalidades padronizadas para envolver , extensivamente, clientes/compradoresmúltiplos no tempo e no espaço

    - tecnologiafixa e estável, produto abstracto

    - abordagemtípica da Teoria Burocrática

    3.  Tecnologia intensiva

    - convergênciade várias habilidades e especializações sobre um único cliente

    - tecnologiaflexível

    - abordagemtípica da Teoria da Contingência


  • A Tecnologia é um componente do meio-ambiente. Conforme o seu arranjo dentro da organização, ela pode assumir a tipologia de “tecnologia intensiva” (gabarito - d), que tem como uma das principais características: a ênfase no cliente.

    Para a empresa alcançar os seus objetivos deve contar com o conhecimento humano onde o homem conduz para um resultado satisfatório, isto é, a tecnologia pode ser avaliada por critérios instrumental (conduzido à resultados desejados) e critérios econômicos (resultados desejados com poucas despesas).

    perfeição instrumental (elos em sequência) é quando se produz um produto padrão com taxa constante, porque com as experiências adquiridas dos trabalhadores, reduz a perda de material e pode levar a modificação de maquinaria.

    tecnologia mediadora é quando os clientes são interdependentes, necessitam de uma empresa mediadora para ajudá-los a alcançar seus objetivos.

    Tecnologia intensiva consiste em diversas habilidades, especializações, técnicas variadas para modificar um único objetivo. Thompson classifica a tecnologia flexível, assim: as máquinas, o conhecimento técnico e as matérias-primas são usados para outros produtos ou serviços e a tecnologia fixa não permite utilização em outros produtos ou serviços.

    Fonte: Tipologias de Tecnologia segundo Thompsom.


ID
1137244
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
SMA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A transação de comércio eletrônico cuja venda é feita no varejo, diretamente a compradores individuais, classifica-se, quanto à natureza de seus participantes, como:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal ( GABARITO LETRA B):

    De forma simples, B2B, B2C e C2C são nomenclaturas para definir se o tipo de comércio de uma empresa. Em tradução livre podemos considerar o seguinte: B2B (business to business) empresa para empresa; B2C (business to consumer) empresa para consumidor e C2C (consumer to consumer) consumidor para consumidor.

    Fonte: http://www.midiatismo.com.br/o-marketing-digital/o-que-e-b2b-b2c-c2c-e-o-que-isso-tem-a-ver-com-midias-sociais

  • letra B 

    B2C (business to consumer)


ID
1146847
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Vasconcellos e Hemsley (2000), a estrutura de uma organização deve estar em contínua sintonia com a natureza da atividade e seu ambiente. Atividades repetitivas e ambientes estáveis favorecem as chamadas estruturas tradicionais que possuem as seguintes características:

I – Alto nível de formalização;
II – Unidade de comando;
III – Especialização elevada;
IV – Comunicação vertical.

Quantas dessas características estão corretamente atribuídas?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D - Atividades repetitivas e ambientes estáveis favorecem 
    Alto nível de formalização; Unidade de comando; Especialização elevada; Comunicação vertical. 

  • Todas as características são pertinentes às organizações que possuem estruturas tradicionais.

    Letra D

ID
1166965
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Antes de se iniciar o desenvolvimento eficiente de um formulário ou de um relatório ou listagem, seja ele qual for, é necessário que se saiba, claramente,

Alternativas
Comentários
  • Letra C por que e para que aquela informação específica é necessária.


ID
1171450
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O comércio eletrônico desenvolveu-se muito e apresenta vários modelos de negócios de internet.

O modelo de negócio baseado em um ambiente digital onde compradores e vendedores podem encontrar-se para fazer negócios é denominado :

Alternativas
Comentários
  • a) Provedor de serviços de Internet: um ISP é uma empresa que fornece acesso à Internet, em geral, mediante o pagamento de uma taxa. As maneiras mais comuns de conectar-se com um ISP são usando uma linha telefônica (dial-up) ou uma conexão de banda larga (cabo ou DSL). Muitos ISPs prestam serviços adicionais, como contas de email, navegadores da Web e espaço para a criação de um site. 

    b) Provedor de conteúdo da Internet: é um site ou uma organização que lida com a distribuição de conteúdo online, como blogs, vídeos, música ou arquivos. Este conteúdo é feito geralmente acessíveis aos usuários e muitas vezes em vários formatos, como em ambas as transcrições e vídeos. Alguns provedores populares incluem ABC News, Disney e MSNBC.

    c) Provedor de comunidade virtual: provê um local de reunião online onde pessoas que tenham interesses semelhantes possam se comunicar e descobrir informações úteis.

    d) Corretora de transações: processa transações on-line (novos modelos de negócio).

    e) Gabarito!!!!

  • Por favor, alguém tem alguma indicação de referência para o conteúdo apresentado?


ID
1171453
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Diferentes níveis de gerência têm diferentes interesses e especializações dentro de uma organização. Por conta disso, há vários tipos de sistemas de informação empresariais.

Os sistemas responsáveis pelo monitoramento das atividades básicas da organização, tais como vendas, recebimentos e entradas de dinheiro são denominados sistemas de

Alternativas
Comentários
  • Tipos de sistemas de informação empresariais - Sistemas para diferentes níveis de gerência

    • Sistemas de processamento de transações: monitoram as transações e as atividades básicas da organização (como vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, decisões de crédito ou fluxo de materiais em uma fábrica)

    • Sistemas de informações gerenciais e sistemas de apoio à decisão: auxiliam na monitoração, no controle, na tomada de decisão e nas atividades administrativas

    • Sistemas de apoio ao executivo: ajudam a tratar questões estratégicas e tendências de longo prazo tanto na empresa quanto no ambiente externo.

    • Sistemas de processamento de transações: • Atendem aos gerentes operacionais • O objetivo principal é responder perguntas rotineiras e controlar o fluxo de transações na empresa.

    Exemplo: questões relacionadas ao estoque, concessão de crédito ao cliente • Monitorar o andamento das operações internas e das relações da empresa com o ambiente externo • Principais fontes de informação para outros sistemas • São críticos para as operações empresariais e para o funcionamento.

    http://pt.slideshare.net/helionet/administrao-de-sistemas-de-informao-captulo-2


  • Menu do internet banking: transações, refere-se a movimentação de dinheiro entre contas, pagamentos, etc

ID
1173742
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPANOR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações do século XXI tendem a utilizar sistemas de apoio a decisões interligados com ampla margem de suporte de TI. Nesse contexto, as equipes de trabalho tendem a se organizar de forma mais dinâmica e dissociada.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica CORRETA de poder para um líder de equipes multidisciplinares e que utiliza uma mesma base de dados virtual.

Alternativas
Comentários
  • Essa me pegou


  • Que banca é essa???Brincadeira!!!!

  • Os professores do Qconcursos poderiam se manifestar sobre essa questão?
    A maioria das questões que fiz não tem qualquer comentário de professor.

    Obrigado.

  • Acertei por eliminação pois sabia que:


    b) errada, pq um líder não ameaçaria seus funcionários

    c) errada, pq não é a cúpula quem define que é líder ou não. A cúpula pode no máximo definir quem detém o poder legítimo (gerente). O líder é reconhecido pelo modo como ele lida com o ambiente interno e externo.

    d) errada, pois achei estranha a a palavra "imitação".

    Para complementar, leiam:

    https://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=0AQHrLO9yJ6dAw66jXaP85_OKcETF2DqBXujwknrxWk~

  • Poder Legítimo – criado e transmitido pela organização. Todos gerentes tem o poder legítimo, mas somente alguns deles são líderes.

    Poder de recompensa – o poder para conceder e negar vários tipos de recompensas (aumentos salariais, elogios, reconhecimentos).

    Poder coercitivo – poder para impor submissão por meio de ameaça psicológica, emocional ou física. Ex.: suspensões disciplinares, multas, perdas de privilégios, etc.

    Poder de especialização – poder baseado em conhecimento em lidar com as complexidades da burocracia da organização.

    Poder referente – poder que baseia-se na identificação pessoal, imitação e carisma

  • Eu dificilmente encontro os fundamentos dessa Banca, Mesmo estudando com Maximiliano e Chiavenato ( e mais alguns a tira colo). Pelo amor de Deus....

     

  • De acordo com o Sebrae (2000), as vantagens que a TI traz para a pequena empresa podem ser dividias em três grupos.

     

    a) Menores custos: a informática, quando bem utilizada, reduz os custos da empresa, porque agiliza e possibilita maior segurança e confiabilidade nos processos, rotinas e controles administrativos; simplifica as tarefas burocráticas; reduz os erros e praticamente elimina a repetição do trabalho.

     

    b) Maior produtividade: possibilita que as pessoas produzam mais, em menos tempo, com menor dispêndio de recursos; permite aproveitar melhor a capacidade produtiva da empresa com o planejamento e o controle da produção; armazena e localiza imediatamente informações fundamentais para os negócios; agiliza os processos de tomada de decisões em relação a preços, estoques, compras e vendas, entre outros.

     

    c) Maior qualidade: a qualidade dos produtos e serviços é melhorada, pois as tecnologias de informação ajudam a manter o padrão dos produtos dentro das especificações estabelecidas; proporciona melhores condições de trabalho para os empregados; reduz esforços com a burocracia para concentrá-los nas atividades fins da empresa.

  • POR FAVOR, SOLICITEM COMENTÁRIOS DO PROFESSOR. Mais uma questão MUITO confusa da banca.


ID
1214617
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os Sistemas de Informação compreendem um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar o processo decisório nas organizações, além de coordenação e controle. Sobre esse assunto, analise as assertivas a seguir.

I - Esses sistemas são uma das principais ferramentas de que as organizações dispõem para criar novos modelos, processos, produtos e serviços.

II - Esses sistemas permitem maior relacionamento e envolvimento entre fornecedores e clientes.

III - Os dados inseridos nesse sistema são aqueles apresentados de forma significativa e útil para os seres humanos nas organizações.

IV - As informações são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações.

V - As dimensões desses sistemas incluem a organização, as pessoas e as tecnologias (hardware e software).

Estão corretas as assertivas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Por quê?  O erro está na conceituação:

    III - Os dados inseridos nesse sistema são aqueles apresentados de forma significativa e útil para os seres humanos nas organizações. 

    Comentário:  conceito de informação. Dado é bruto, não há contextualização e interpretação.

    IV - As informações são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações. 

    Comentário: Aqui ele trocou o conceito.  A resposta está no item III.

  • Também concordo, e a "3" ainda é a mais fácil de se perceber que está correta. Acredito que a resposta seria a letra A, A opção 5 está errada porque hardware (peças físicas) não tem a ver com o funcionamento dos sistemas de informação, só o software (programas). 

  • Usando a resposta da Vanessa IPD.

    "...dados inseridos nesse sistema são aqueles apresentados de forma significativa..."

    informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenómeno ou evento.

    Dados -podem ser considerados como fatos brutos, ou seja, que não são apresentados de forma significativa e útil.

    Ou seja, a questão mencionou dados, mas quando fala em forma significativa, isso é conceito de informações e não de dados. Dados em si não apresentam significados. Isso é o que torna o item III incorreto.

    Eu acredito que foi isso que a Vanessa IPD quis dizer.

  • Letra D.

    A alternativa errada é a IV. 

    I - Esses sistemas são uma das principais ferramentas de que as organizações dispõem para criar novos modelos, processos, produtos e serviços. 

    II - Esses sistemas permitem maior relacionamento e envolvimento entre fornecedores e clientes. 

    III - Os dados inseridos nesse sistema são aqueles apresentados de forma significativa e útil para os seres humanos nas organizações. 

    IV - As informações são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações. 

    V - As dimensões desses sistemas incluem a organização, as pessoas e as tecnologias (hardware e software).

     

    Dados Brutos como o nome já indica, são os dados iniciais obtidos a partir de um levantamento de estatística. Estes dados, por não terem grande organização, não fornecem muita informação sobre o objeto de estudo.

    Dados: informações necessárias para representar a estatística.

    Dados brutos: são os primeiros dados obtidos.

    Dados seriados: são dados organizados e apurados por uma série para que ele passe por uma análise e por fim a resolução de um problema


ID
1223566
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor petroquímico vem enfrentando diversos desafios para estabelecer um sistema que auxilie os gestores da empresa a tomarem decisões que contribuam positivamente para a sua sustentabilidade. No momento, os gestores estão analisando várias ações que possam demonstrar a responsabilidade ambiental da empresa.

Para atingir esse objetivo, uma ação considerada imprescindível é a

Alternativas
Comentários
  • Chamamos de energia renovável todo e qualquer tipo de energia que se origina de alguma fonte natural como a água (energia hidráulica), o Sol (energia solar), o vento (energia eólica), o movimento das ondas (energia maremotriz), a energia geotérmica e a energia da biomassa. Todos esses tipos de energia são renováveis, ou seja, não se esgotam e não liberam poluentes para a atmosfera

  • No mundo ideal a resposta é B, mas na realidade das grandes corporações que dominam o planeta a prática comum é a descrita na D...

  • Não a materialidade do fato, ou seja, precisa de uma sentença transitado em julgado para definir a "culpa".

    Imagina, o servidor tendo o direito de aposentar e, por um processo ao qual figure como réu, o impeça de aposentar, mesmo ele sendo inocente.


ID
1224649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão de contratos envolve ferramentas e recursos.

A ferramenta de colaboração que tem como objetivo permitir o controle dos contratos desde sua criação até o recebimento ou pagamento e que deve integrar-se a outros sistemas da empresa é denominada :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Segundo a lei de licitações, o contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas desta lei, respondendo cada uma delas pelas consequências de sua inexecução total ou parcial.

      A Lei no 8.666/1993 traz de forma implícita ao longo de seus artigos, que a administração pública deve organizar e implantar um eficiente sistema de gestão de contratos, que compreende o gerenciamento, o acompanhamento e a fiscalização de sua execução, e o recebimento do objeto contratado. 


    Fonte: Augustinho Paludo - Administração Pública - pág. 403



  • A Lei de Licitações e Contratos, Lei Federal nº 8.666/93, prevê, nas entrelinhas de seus artigos, que o Administrador Público deve organizar e implantar em órgãos públicos um sistema de gestão de contratos, compreendendo o gerenciamento, o acompanhamento e a fiscalização da execução até o recebimento do objeto.

     Fonte : http://www.gestaodoservidor.ce.gov.br/site/images/stories/manuais/bt13.pdf pag 5


ID
1339636
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um Sistema é considerado um conjunto de partes integrantes que formam um todo unitário, com determinados objetivos, para o que efetuam funções determinadas. Pode ser definido, também, como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, em que cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema, cujo resultado é maior do que aquele que as unidades poderiam alcançar se funcionassem independentemente.

Assinale, então, qual dos conceitos fundamentais, adiante, expressa a ideia de que “todo sistema sofre deterioração”:

Alternativas
Comentários
  • Achei bom conteúdo para explicar esta questão.

    fonte: https://www.facebook.com/ProfWendellLeoCastellano/posts/415788115152381

  • Homeostase - capacidade do sistema manter o equilíbrio;

    Entropia - tendência de um sistema de se descaralhar sozinho.

    A homeostase evita a entropia.

  • GABARITO A

    Trazendo um pouco do dicionário : 

    entropia  ,substantivo feminino

    1.fís num sistema termodinâmico bem definido e reversível, função de estado cuja variação infinitesimal é igual à razão entre o calor infinitesimal trocado com meio externo e a temperatura absoluta do sistema [símb.: S ].

    2.fís num sistema físico, a medida da energia não disponível para a realização de trabalho.

    3.p.ext. bio medida da variação ou desordem em um sistema.

    Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. Homeostasis:  palavra de origem grega, cujo significado já define muito bem o que vem a ser:  homeo- = semelhança; -stasis = ação de pôr em, estabilidade.

  • Entropia - todo sistema sofre deterioração , falta de sinergia,desordem, estado de bagunça e caos.

     

    Sintropia, negentropia ou entropia negativa - para que o sistema continue existindo, tem que desenvolver forças contrárias à Entropia; SINÔNIMO DE INFORMAÇÃO . QUANTO MAIS INFORMAÇÃO , MENOR A DESORDEM.  


ID
1438813
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Alguns autores argumentam que o Brasil não possui um Sistema Nacional de Inovação. Em nível macro, o Brasil, apesar dos expressivos avanços que vêm sendo observados nas relações entre C&T&I, é, no geral, caracterizado por esses autores por possuir um “Sistema Nacional de Aprendizado Tecnológico”

Considere as afirmativas a seguir:

I - Sistemas nacionais de aprendizado são próprios de países de desenvolvimento tardio.
II - Nestes sistemas de aprendizado o processo de mudança tecnológica se verifica principalmente pela difusão ou absorção e adaptação de tecnologias já existentes.
III - O Brasil se caracteriza por possuir um sistema de aprendizado “passivo”, enquanto a Coreia do Sul dispõe de um sistema “ativo” de aprendizado.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • resposta letra d. Eu não sabia sobre a coréia do sul, mas por interpretação do enunciado da questão, percebi que as alternativas I e II estavam certas, logo só poderia ser a letra d.

  • Jurava que estavam erradas rs



ID
1473118
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A obra mais importante e mais referenciada quando se trata de Aprendizagem Organizacional é a 5ª Disciplina, de Peter Senge, na qual o autor faz uma caminhada por cinco temas que são fundamentais para se chegar a uma organização do aprendizado. Nessa caminhada, passa por vários degraus até chegar à quinta disciplina, que é o pensamento sistêmico. Um desses degraus é o que permite ao indivíduo, por meio do autoconhecimento, ter condições de aprofundar seus objetivos, concentrando esforços e passando, consequentemente, a ver a realidade de forma objetiva. O nome dessa disciplina é

Alternativas
Comentários
  • As 5 disciplinas:

    • Domínio pessoal: entendido como a capacidade de os indivíduos da organização esclarecerem e buscarem a efetivação de suas aspirações pessoais; possibilita esclarecer a visão pessoal e o significado e importância do aprendizado para cada funcionário.

    • Modelos mentais: identificados como as ideias profundamente arraigadas, generalizações e imagens que influenciam a visão de mundo e os comportamentos pessoais.
    • Objetivo comum: considerado como a busca de imagens do futuro que promoveriam o engajamento dos membros da organização.

    • Aprendizado em grupo: considerado como decorrente da capacidade de reconhecer os padrões de interação entre integrantes de um grupo capazes de favorecer ou dificultar o desempenho conjunto.

    • Raciocínio sistêmico: definido como a estrutura conceitual, cujo objetivo seria tornar clara a visão de conjunto, a partir da qual as alterações necessárias à melhoria da organização seriam identificadas.

    RIBAS, 2015.

  • Segundo Peter "as organizações que aprendem são possíveis, porque no fundo todos somos aprendizes".

     

    As 5 disciplinas ou como chamadas pelo autor de " tecnologias componentes", são as seguintes:

     

    - Pensamento sistêmico

    - Domínio pessoal

    - Modelos mentais

    - Construção de uma visão compartilhada

    - Aprendizagem em equipe

     

     

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/a-quinta-disciplina-peter-senge/68133/

     

     

    PERSEVERANÇA!

  • Para quem não tem acesso a resposta, Gaba: B

  • Mnemônico


    DOMAR


    D omínio pessoal


    O bjetivo comum


    M odelos mentais


    A prendizado em Grupo


    R aciocínio Sistêmico

  • A 5º DISCIPLINA DE PETER SENGE:

    1º Maestria pessoal; (INTERNO)

    2º Modelos mentais; (INTERNO)

    3º Objetivos compartilhados; (EXTERNO)

    4º Trabalho em grupo; (EXTERNO)

     Pensamento sistêmico. (INTEGRA AS 4 ANTERIORES)

    BIZU: Maestro tem os modelos objetivos de trabalho e pensamento.

    OBS: a banca cobra a ordem.


    GAB.: LETRA B.

  • Onde esse tema se encaixa em teoria clássica da administração? nenhuma aula ou texto que eu já li se referem à aprendizagem organizacional ou à quinta disciplina

  • gabarito letra b

    letra a e letra e nem são disciplinas do SENGE.

    disciplinas de senge:

    dominio pessoal

    modelos mentais

    visao compartilhada

    aprendizagem em equipe

    pensamento sistemico


ID
1573312
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O enfoque sistêmico procura integrar diferentes enfoques na organização e tem como ideia central o conceito de sistema, que significa:

Alternativas
Comentários
  • A Teoria dos Sistemas na Administração – TGS – foi derivada do trabalho do biólogo Ludwig von Bertalanffy. Ele buscou integrar todas as áreas do conhecimento.33

    Um sistema, de acordo com Bertalanffy, é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas para alcançar um propósito ou objetivo.34

    Assim, a Teoria dos Sistemas acolheu o conceito no qual as organizações são sistemas abertos, ou seja, que trocam continuamente energia (ou matéria-prima, informações etc.) com o meio ambiente.

    Portanto, não podemos entender uma organização sem saber o contexto em que ela opera. Do mesmo modo, uma organização é a soma de suas partes (gerência de marketing, gerência de finanças etc.) e uma área depende da outra – o conceito de interdependência.

    Gabarito B)

  • A principal analogia da Teoria de Sistemas é com o próprio organismo vivo. O coração, pulmão, rim... todos desempenham funções específicas, com o propósito único de manter o organismo vivo. Um orgão que não funcione bem, comprometerá esse objetivo. Levando-se isso em conta é suficiente para acertar essa questão.

  •  

    Gab B

    Sistema é um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário orientado para uma finalidade.

     Chiavenato (2011) 

     

    A visão organizacional a partir dos sistemas é que a empresa (ou organização) é um sistema aberto que interage com o ambiente para receber insumos de todas as naturezas e fornecer produtos ou serviços como resultado do seu processamento interno.
     

  • De modo breve  : 

     

     

    "Um Sistema, é um conjunto de unidades reciprocramente relacionadas para alcançar um propósito ou objetivo"

    Bertalanffy 


ID
1674397
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF-SUL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A classificação dos sistemas de informação, segundo o nível de utilização é: operacional, tático e estratégico (CÔRTES, 2008). Avalie as seguintes afirmativas:

 I. Sistemas de nível operacional envolvem questões de ordem prática, necessárias ao dia-a-dia das empresas. Em geral, trabalha-se com dados brutos que, uma vez processados, darão origem a informações elementares e pontuais.

II. Sistemas de nível tático envolvem o projeto de novos produtos, o desenvolvimento de novos serviços ou a utilização de novas tecnologias. Trabalha-se com uma dimensão mais ampliada do tempo.

III. Sistemas de nível estratégico são mais abrangentes e de curto prazo, sendo que as suas consequências têm um impacto maior para a empresa. As decisões são mais estruturadas e levam em conta os fatores externos da empresa.

IV. Os sistemas de informação comumente são desenvolvidos para lidar com questões internas, sendo abastecidos com dados e informações externas na medida exata e necessária à resolução de problemas táticos e operacionais, apresentando dificuldades em produzir informações para o nível estratégico.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • III - Errado:Sistemas de nível estratégico são mais abrangentes e de curto prazo(é de longo prazo), sendo que as suas consequências têm um impacto maior para a empresa. As decisões são mais estruturadas e levam em conta os fatores externos da empresa.

  • No nível estratégico as decisões são mais abrangentes e de longo prazo, sendo que as suas conseqüências têm um impacto maior para a empresa. Geralmente as decisões são bem menos estruturadas e levam em consideração uma série de fatores, tanto interno quanto externo, procurando estabelecer um cenário e facilitando o equacionamento das questões.

    Segundo Côrtes (2008, p. 124),

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administracao-de-sistema-de-informacao/48554/

  • Esse trecho em negrito. Não esta incorreto ?

    IV. Os sistemas de informação comumente são desenvolvidos para lidar com questões internas, sendo abastecidos com dados e informações externas na medida exata e necessária à resolução de problemas táticos e operacionais, apresentando dificuldades em produzir informações para o nível estratégico

  • Certo mesmo esse item IV?


ID
1676182
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme Guia Livre, novos paradigmas da “Sociedade da Informação" solicitaram uma especial atenção do Governo Eletrônico, principalmente aqueles relacionados à Inclusão Digital, que ampliam a dimensão da participação do cidadão nas relações com o Governo. Esta especial atenção se reflete, em termos práticos, em uma recomendação do Governo Federal à adoção e uso de Softwares Livres nas Instituições Federais, buscando atender a novas vertentes que surgem com a expansão do mercado na economia virtual: a inclusão digital voltada para a cidadania; a inserção das camadas mais pobres no mercado de trabalho; a inclusão digital voltada para a Educação e o fomento de uma inteligência coletiva capaz de assegurar inserção autônoma do País na sociedade da informação. Nesse contexto, o Governo Eletrônico define suas diretrizes através de 07 (sete) princípios, que foram concebidos “[...] como referência geral para estruturar as estratégias de intervenção […] para todas as ações de […] gestão do conhecimento e gestão da TI no governo federal".

Estes constituem alguns dos princípios concebidos, EXCETO o relacionado na seguinte alternativa:

Alternativas

ID
1926652
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre assimetria informacional, analise as assertivas abaixo.

I. O primeiro artigo acerca da assimetria da informação foi o “The Market for Lemons: Quality Uncertainty and the Market Mechanism”, escrito, na década de 1970, pelo economista George Arthur Akerlof; no artigo, são descritos os problemas que podem ocorrer nos mercados caracterizados pela referida assimetria.

II. Observa-se, no mercado de serviços médicos, a possibilidade de haver informação assimétrica nas seguintes situações: I. pelo lado do médico quando este, apenas visando ao lucro, leva o usuário do serviço a se submeter a procedimentos desnecessários, gastando mais do que o necessário em seu tratamento; II. pelo lado do usuário do serviço, quando este omite doenças preexistentes do plano de saúde que deseja contratar, de modo a “melhorar” a cobertura e o preço que deveria pagar.

III. A situação de assimetria de informação existente no mercado de serviços de saúde gera um enorme contencioso judicial, envolvendo defesa da vida, doenças preexistentes, defesa do consumidor e supervisão funcional do regulador setorial.

IV. A alteração e o desvio de conduta ou de padrões de ética dos usuários de serviços de saúde – chamado de risco moral (moral hazard) – em nada contribuem para o conceito de assimetria informacional para análise e fiscalização da agência reguladora competente.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1961056
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
CASAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma Companhia de Abastecimento e Saneamento oferece a possibilidade de emissão de segundas vias de contas pela internet. Qual sistema de informação é utilizado para realizar a solicitação e a emissão da segunda via de uma conta?

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    a) Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apóiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.

    b) Sistemas de apoio à decisão (DAD) é uma classe de Sistemas de Informação ou Sistemas baseados em Conhecimento. Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão

    c) Sistema dos trabalhadores do conhecimento (STC) O sistema de trabalhadores do conhecimento nada mais do que um sistema que recebe dados da base operacional, onde os decodifica, criando novos conhecimentos e informações a partir disto. Situa-se no segundo nível da pirâmide “Níveis Principais de Hierarquia”. Trabalhadores do conhecimento Os trabalhadores do conhecimento são pessoas que usam as suas capacidades intelectuais no desempenho de uma atividade profissional.

    d) Sistema de Apoio ao Executivo (SAE) é um sistema de informações no nível estratégico de uma organização. O SAE reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários. Também permiteaos executivos da organização analisar os mesmos dados de maneira única e padronizada.

    e) Os Sistema de Processamento de Transação (SPTs), são sistemas de suporte, em nível operacional, às atividades do dia a dia da organização. São utilizados na automação de tarefas repetitivas e transacionais, como as de controle de estoques, contabilidade, sistemas de cobrança e pago de contas, folha de pagamento, etc. É o mais antigo tipo de sistema de informação. Os sistemas deste tipo geralmente são padronizados, isto é, que devem ser operados da mesma forma. Como eles suportam as operações da empresa, as respostas do sistema devem ser rápidas, o sistema também deve ser confiável.

     


ID
1974763
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Preencha a lacuna e depois assinale a alternativa correta.

Numa perspectiva crítica sobre os rumos da Teoria Geral da Administração, a era do(a) _________________ surgiu graças ao impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia da informação.

Alternativas
Comentários

ID
2079307
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere a evolução das teorias da administração e indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) No início das teorias da administração havia uma grande ênfase nas tarefas.

( ) O taylorismo supunha que os trabalhadores eram exclusivamente motivados por recompensas materiais.

( ) A teoria de relações humanas constata a importância das recompensas sociais.

( ) As organizações ainda são consideradas sistemas fechados.

( ) Há vários aspectos nas organizações que dependem do ambiente no qual estão inseridas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B: Chamamos isso de especialização. O empregado ficava restrito a uma pequena parte do processo produtivo, de modo que seu treinamento e adaptação à “melhor maneira” (o modo padronizado de se trabalhar) fossem facilitados.
    Taylor também buscou aumentar o incentivo ao funcionário. Ele acreditava que a remuneração por hora não trazia nenhum incentivo ao funcionário. Assim, indicou o pagamento por produtividade (pagamento por peça, por exemplo) como essencial para que o funcionário buscasse um maior esforço.7
    Fordismo – seguidor de Taylor, Henry Ford tornou os carros produtos de consumo. Ele conseguiu reduzir os preços através da produção em massa de produtos padronizados, com forte mecanização do trabalho.
    Portanto, Taylor acreditava que o incentivo material levava a uma maior motivação para o trabalho. Essa foi a base do conceito do “Homo economicus”. Ou seja, a ideia de que a principal motivação de uma pessoa no trabalho seria a remuneração (ou benefícios materiais).8
    Entretanto, a Administração Científica pecou por não analisar a organização em todo seu contexto. Ou seja, só analisava seu ambiente interno e seus problemas e as demandas de produção (ou seja, os problemas do “chão de fábrica”). Assim, não captava toda a complexidade em que a administração estava envolvida.
    Dessa maneira, dizemos que é uma teoria de sistema fechado (dentro de uma lógica que não vê as inter-relações e influências entre as demais organizações).9 Seria como analisar uma empresa no vácuo, sem imaginar a resposta dos seus concorrentes ao lançamento de um produto, por exemplo.

    7 Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
    8 Schemerhorn Jr., 2008.
    9 Sobral e Peci, 2008.

  • A justificativa da única que é F é a seguinte:

     

    As organizações hoje são consideradas SISTEMAS ABERTOS, visto que nesse tipo de sistema, há uma interação dual com o ambiente (onde a organização influencia e é influenciada). Além disso, um sistema aberto possui capacidade de crescimento, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução sob certas condições ambientais. Por fim, o sistema aberto compete com outros sistemas, o que não ocorre com sistemas fechados.

     

    FONTE: Anotações pessoais.

     

     

  • (v) - Aministração científica: foco nas tarefas. A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade. Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas.

    (v) - Taylor acreditava que o incentivo material levava a uma maior motivação para o trabalho. Essa foi a base do conceito do “Homo economicus”. Ou seja, a ideia de que a principal motivação de uma pessoa no trabalho seria a remuneração (ou benefícios materiais).

    (v) - Com esse aparecimento da noção de que a produtividade está ligada ao relacionamento entre as pessoas e ao funcionamento dos grupos dentro de uma empresa, nasceu essa nova teoria. O conceito que se firmou então foi o de homem social.

    (f) - a Teoria dos Sistemas acolheu o conceito no qual as organizações são sistemas abertos, ou seja, que trocam continuamente energia (ou matéria-prima, informações etc.) com o meio ambiente

    (v) - Justificativa acima.

  • Gabarito letra B

    Somente essa questão está errada, o correto seria sistemas abertos.

    As organizações ainda são consideradas sistemas fechados.


ID
2117494
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O mundo das organizações e da administração está em constante mutação. As rápidas mudanças de ambiente têm causado transformações fundamentais na atividade de administrar. A mudança da Era Industrial para a Era da Informática alterou a natureza do trabalho, do comportamento dos funcionários e do local de trabalho. Essas transformações refletem na transição para um novo ambiente de trabalho (DAFT, 2010). São características do novo ambiente de trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Não entendi porque não poderia ser a alternativa B. 
     


ID
2259667
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A velocidade da mudança e os desafios do mundo globalizado estão conduzindo a um sentido de emergência quanto ao ajustamento e à adaptabilidade das organizações, como condição para que sobrevivam no meio ambiente de negócios. Desde que o enfoque sistêmico substituiu os princípios universais clássicos e cartesianos em que se basearam as teorias administrativas anteriores, está havendo uma nova abordagem e uma nova visão do futuro das organizações. As tendências organizacionais do mundo moderno se caracterizam por:

I. Cadeias de comando mais curtas: a tendência atual é de enxugar níveis hierárquicos na busca de organizações não hierárquicas, enxutas e flexíveis.

II. Ênfase nas equipes de trabalho: os antigos departamentos e divisões estão cedendo lugar a equipes de trabalho definitivas ou transitórias, numa orientação rumo à flexibilidade, à agilidade, à mudança e à inovação.

III. Menor nível de empowerment: a complexidade das atividades gerenciais contemporâneas proporciona menor responsabilidade e autonomia às pessoas, que passam a trabalhar com o máximo de supervisão direta.

IV. Foco no negócio básico e essencial (core business) e consequente eliminação do acessório ou acidental; programas de enxugamento e terceirização são realizados para reorganizar a organização para aquilo que realmente ela foi criada: seu negócio e seu cliente. 

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    III. ERRADA. Maior nível de empowerment: a complexidade das atividades gerenciais contemporâneas proporciona maior responsabilidade e autonomia às pessoas, que passam a trabalhar com um mínimo de supervisão direta.

     

    ________________________________

     

    Mais participação e empowerment. A participação é o processo de transferir responsabilidades e decisões às pessoas em todos os níveis, para que elas possam tomar todas as decisões que afetam o seu trabalho. Com o empowerment, proporciona-se maior responsabilidade e autonomia às pessoas, que passam a trabalhar mais livremente e com um mínimo de supervisão direta.

     

    Fonte: Administração Geral e Pública: provas e concursos. Idalberto Chiavenato

  • Gabarito: A

     

    I. Cadeias de comando mais curtas: a tendência atual é de enxugar níveis hierárquicos na busca de organizações não hierárquicas, enxutas e flexíveis. CORRETO:

     

    Downsizing (enxugamento) :

     

    “É a prática de diminuir o tamanho das organizações, por meio da redução do número de níveis hierárquicos e da quantidade de funcionários”[i], conforme Maximiano. A busca desse enxugamento estrutural é motivada pela diminuição de custos e pela busca da eficiência.

     

    Chiavenato explica que com a prática do downsizing, níveis intermediários são eliminados e níveis operacionais são aproximados dos níveis institucionais (topo), simplificando e compactando assim a organização.

     

    [i] MAXIMIANO. Teoria Geral da Administração, edição compacta. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 93.

     

    II - Ênfase nas equipes de trabalho: os antigos departamentos e divisões estão cedendo lugar a equipes de trabalho definitivas ou transitórias, numa orientação rumo à flexibilidade, à agilidade, à mudança e à inovação.  CORRETO:

     

    ORGANIZAÇÃO POR EQUIPES

     

    É uma forma tão recente quanto a estrutura em rede, a ideia aqui consiste em delegar autoridade e responsabilidade por todos os níveis hierárquicos, aproveitando as múltiplas habilidades do corpo humano da organização. Para entendermos melhor este modelo de organização, precisamos entender como funcionam as equipes.

     

    Para prosseguirmos, é interessante sabermos a diferença de uma equipe para um grupo. Os grupos podem ser formais (aqueles definidos no organograma da empresa) ou informais (aqueles que nascem espontaneamente conforme acontecem relações sociais). Nos grupos temos pessoas com habilidades diversas que trocam informações para alcançarem determinado objetivo, sendo que cada uma tem a sua própria responsabilidade. Já na equipe, as pessoas não apenas possuem diversas habilidades, como também elas se complementam – existe sinergia, além do mais, nas equipes a responsabilidade não é individualizada, mas sim compartilhada, a glória de um é a glória de todos, assim como o fracasso.

     

    III - Menor nível de empowerment: a complexidade das atividades gerenciais contemporâneas proporciona menor responsabilidade e autonomia às pessoas, que passam a trabalhar com o máximo de supervisão direta. ERRADO.

     

    EMPOWERMENT

     

    Empowerment nada mais é do que dar poder para mais pessoas; delegar responsabilidades, autonomia... Deixar elas mais criativas.

     

    IV. Foco no negócio básico e essencial (core business) e consequente eliminação do acessório ou acidental; programas de enxugamento e terceirização são realizados para reorganizar a organização para aquilo que realmente ela foi criada: seu negócio e seu cliente.  CORRETO:

     

    É a tendência, gastar energia com o principal, e terceirizar atividades acessórias, como limpeza, segurança, alimentação...

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

     

     

     


ID
2382085
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base na abordagem sistêmica de uma organização, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.


1. Expansionismo.

2. Pensamento Sintético.

3. Teleologia.

4. Cibernética. 


( ) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque existem vários canais de venda, inclusive virtuais. O controle do estoque no ponto de venda é feito em tempo real e a reposição dos modelos é feita imediatamente.

( ) As vendas de guarda-chuva fazem parte de todo o sistema de venda de acessórios.

( ) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque o índice pluviométrico aumentou, a renda disponível das pessoas aumentou e está na moda usar guarda-chuvas personalizados.

( ) As novas tecnologias de fabricação de guarda-chuva, o fortalecimento das campanhas mercadológicas para incentivar o uso de acessórios, as estratégias logísticas para distribuição de guarda-chuvas e acessórios, o aumento das chuvas e o aumento da renda explicam parte do grande crescimento das vendas de guarda-chuva. 


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • (4) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque existem vários canais de venda, inclusive virtuais. O controle do estoque no ponto de venda é feito em tempo real e a reposição dos modelos é feita imediatamente.

    Cibernética: é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja máquina, que permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências, isto é, oferece sistema de organização, processamento de informações e controles que auxiliam as outras ciências.

    (2) As vendas de guarda-chuva fazem parte de todo o sistema de venda de acessórios.

    Pensamento Sintético: para enteder o pensamento sintético temos que entender o analítico. Pensamento analítico: Serve para explicar as coisas ou compreendê-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas. São manifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário. O pensamento sitético é o oposto do analítico, ou seja seja se preocupa com o todo e não apenas com uma determinada parte.

    (3) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque o índice pluviométrico aumentou, a renda disponível das pessoas aumentou e está na moda usar guarda-chuvas personalizados.

    Teleologia: É o estudo do comportamento com finalidade de alcançar objetivos que passou a influenciar poderosamente as ciências. Na concepção teleológica, o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo de produzir. A partir desta concepção, os sistemas passaram a ser visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades.


    (1) As novas tecnologias de fabricação de guarda-chuva, o fortalecimento das campanhas mercadológicas para incentivar o uso de acessórios, as estratégias logísticas para distribuição de guarda-chuvas e acessórios, o aumento das chuvas e o aumento da renda explicam parte do grande crescimento das vendas de guarda-chuva.

    Expansionismo: É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. O expansionismo não nega que cada fenômeno seja constituído de partes, mas sua ênfase reside na focalização do todo do qual o fenômeno faz parte. Ele se preocupa com o globalismo e com a totalidade, o tipo de visão voltada para o todo que denominamos como abordagem sistêmica.


    Fonte: https://www.coladaweb.com/administracao/abordagem-sistemica-da-administracao


    Espero ter contribuido!

  • (4) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque existem vários canais de venda, inclusive virtuais. O controle do estoque no ponto de venda é feito em tempo real e a reposição dos modelos é feita imediatamente.

    Cibernética: traz a ideia do ajuste do comportamento do sistema visando alcançar os objetivos para os quais foi criado. É uma autocontrole do sistema em que o feedback é essencial. Na assertiva vemos que o "controle do estoque no ponto de venda é feito em tempo real e a reposição é imediata, ou seja, temos o ajuste / autocontrole do sistema.

    (2) As vendas de guarda-chuva fazem parte de todo o sistema de venda de acessórios.

    Pensamento Sintético: está relacionado com a ideia de Expansionismo em que todo fenômeno faz parte de um fenômeno maior. Todo sistema é subsistema de algum outro. Sendo assim, o Pensamento Sintético é enxergar o todo e não apenas as suas partes separadas. É o que temos na assertiva quando diz que o sistema de vendas de guarda-chuva faz parte de um sistema maior que é o de venda de acessórios

    (3) As vendas de guarda-chuva aumentaram porque o índice pluviométrico aumentou, a renda disponível das pessoas aumentou e está na moda usar guarda-chuvas personalizados.

    Teleologia: busca entender as inter-relações entre as diversas variáveis que produzem um efeito. É a visão de um campo dinâmico de forças que atuam entre si. Em azul vemos as diversas variáveis que atuaram em conjunto e resultaram no aumento das vendas de guarda-chuva.

    (1) As novas tecnologias de fabricação de guarda-chuva, o fortalecimento das campanhas mercadológicas para incentivar o uso de acessórios, as estratégias logísticas para distribuição de guarda-chuvas e acessórios, o aumento das chuvas e o aumento da renda explicam parte do grande crescimento das vendas de guarda-chuva.

    Expansionismo: todo fenômeno faz parte de um fenômeno maior, sendo que o desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo maior que o envolve. Em azul estão os fenômenos maiores que envolvem o sistema de vendas de guarda-chuva.

  • Errei, mas a questão é muito boa...


ID
2399653
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as classificações dos sistemas às suas características.

COLUNA I

1. Informação gerencial

2. Suporte executivo

3. Empresarial básico

COLUNA II

( ) Cria relatórios resumidos sobre o desempenho da empresa.

( ) Realiza tarefas rotineiras da empresa.

( ) Apoia o desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Uq isso tem a ver com noções de informatica?

  • O gabarito é a letra B. A correspondência ficaria assim:

     

    Informação Gerencial: cria relatórios resumidos sobre o desempenho da empresa. 

    Suporte Executivo: apoia o desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa.

    Empresarial Básico: realiza tarefas rotineiras da empresa. 

     

  • Informação gerencial - São pessoas que decidem. Significa a maioridade da informática empresarial. Rompe os limites da automação de processos e atinge – diretamente - as atividades de planejamento, coordenação e controle e, naturalmente, as decisões necessárias para subsidiá-las.

     

    Suporte Executivo - É a ligação, chave entre a gerência estratégica e o ambiente externo da organização. A exigência de recurso é o fator que liga a gerência estratégica aos recursos das organizações, incluindo finanças, facilidades e equipamento, terra, acesso à informação, goodwill, e pessoa.

     

  • Essa questão é sobre Sistemas de Informações Gerenciais. Tem a ver com Administração e Informática também.

  • Questão de SIG, ao meu ver.

    Resolvi com essa associação: 

    ( ) Cria relatórios resumidos sobre o desempenho da empresa1. Informação gerencial

    (dados sobre o desempenho da empresa: são info gerenciais). 

    ( ) Realiza tarefas rotineiras da empresa: 3 Empresarial básico

    (pacote de serviço de gestão básico)

    ( ) Apoia o desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa: 2 Suporte executivo

     

     

    #Andá com fé eu vou / Que a fé não costuma faiá# 

     

     


ID
2537185
Banca
IBFC
Órgão
TJ-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) é um ente auxiliar do Sistema de Serviços Gerais, este último que fora instituído, dentre outras razões, para a coerente administração do patrimônio público. Sobre o SIASG, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG, instituído pelo art. 7º do Decreto nº1.094, de 23 de março de 1994, é o sistema informatizado de apoio às atividades operacionais do Sistema de Serviços Gerais – SISG. Sua finalidade é integrar os órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

    O Siasg é o sistema onde são realizadas as operações das compras governamentais dos órgãos integrantes do Sisg. O Sistema inclui:

    - Divulgação e a realização das licitações;

    - Emissão de notas de empenho;

    - Registro dos contratos administrativos;

    - Catalogação de materiais e serviços;

    - Cadastro de fornecedores.

     

    Fonte: https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/comprasnet-siasg

  • a) Um dos submódulos do SIASG é o catálogo de materiais e serviços. Contudo, o sistema engloba mais diversas funções em relação a compras governamentais, como a divulgação eletrônica de licitações, o registro de preços e o pregão eletrônico. Hoje em dia, o SIASG é visto não somente como o módulo de compras governamentais, mas também como uma agregação de instrumentos de apoio ao SISG, incluindo sistemas de concessão de diárias e passagens, processo eletrônico nacional, dentre outras funcionalidades. ERRADA

    b) Vejamos o que diz o portal de compras governamentais do Governo Federal a respeito do SIASG:

    O Decreto nº 1.094/1994, no art. 7° é institui o SIASG. Esse sistema auxiliar do SISG se destinada à informatização e à operacionalização suas atividades, com a finalidade de integrar e dotar os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional de instrumento de modernização.

    Copiou e colou! É essa a nossa alternativa.

    Veja que, de todo modo, podemos dizer que praticamente qualquer um dos sistemas da Administração Pública visam dotar os órgãos que os utilizam de instrumentos de modernização, não é? Sistemas informatizados nunca visam tornar a administração mais arcaica, e sim mais moderna. Para resolver a questão, então, bastaria sabermos a outra metade da alternativa, que diz que o SIASG é implementado no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. CERTA

    c) Como já dissemos na justificativa da letra A, um dos submódulos do SIASG relacionados a compras governamentais é o de registro de preços. ERRADA

    d) O SICAF faz parte do SIASG, que está sob controle do antigo Ministério do Planejamento, através da SLTI. Dessa maneira, não entendo como faz sentido dizer que essas informações são periodicamente apresentadas, se elas estão disponíveis 24 horas por dia no sistema informatizado. ERRADA

    e) O gerenciamento do SIASG estava a cargo da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do antigo Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Com a perda do status de ministério dessa pasta, passa a estar sob responsabilidade do Ministério da Economia. ERRADA


ID
2549233
Banca
AOCP
Órgão
DESENBAHIA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na moderna abordagem de gestão, as pessoas são complexas e variáveis. Quais são os fundamentos-chave dessa abordagem?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    ISO é o nome de uma organização (em inglês: International Organization for Standardization). Essa instituição foi criada em 1947 e, atualmente, conta com mais de 130 países membros. No Brasil, é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
    As normas ISO 9000 foram disponibilizadas em 1987 e tinham como alvo a definição de padrões para a garantia da qualidade nas empresas. Em 2000, foi lançada uma atualização, a ISO 9000:2000.
    Conforme a norma editada pela ABNT, existem oito princípios de gestão da qualidade que devem ser seguidos pelos gestores para melhorar o desempenho:14
    Ø Foco no cliente
    Ø Liderança
    Ø Envolvimento de pessoas
    Ø Abordagem de processo
    Ø Abordagem sistêmica para a gestão
    Ø Melhoria contínua
    Ø Abordagem factual para tomada de decisão
    Ø Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
    A versão 2000 trouxe um foco maior nos processos. De acordo com Zacharias,15 os itens mais importantes são:
    Ø satisfação do cliente;
    Ø melhoria contínua;
    Ø processos.

  • Concepção do homem na administração: 

     

    Homem Complexo = Teoria Contingencial 

    Homem Funcional = Teoria Sistêmica 

     

    Segue o link de um breve esquema: https://www.instagram.com/p/Bc2RdAejYLw/?taken-by=adm_esquematizada

  • Variável = Imprevisível=Contingência. 

  • Acertei uma questão dessa banca fuleira.

     

     

    Oba.

  • Gabarito Letra E

                                         

                                                                                        abordagem sistemica

    >Teoria: Sistemas

    >Ênfase: No ambiente

    >Abordagem da organização: Organização como um sistema

    >Características básicas da administração Abordagem sistêmica: administração de sistemas

    >Concepção do homem: Homem Funcional

     >Comportamento organizacional do indivíduo: Desempenho de papéis

    >Sistema de incentivos: Incentivos mistos

                                                                  abordagem da contigência

     

    > Ênfase: No ambiente e tecnologia, sem desprezar tarefas, pessoas e estrutura.

     > Abordagem Da organização: Variável dependente do ambiente e da tecnologia

    > Características básicas da administração: Abordagem contingencial: administração contingencial.

    > Concepção do homem: Homem Complexo.

    > Comportamento organizacional do indivíduo: Desempenho de papéis

    > Sistema de incentivos: Incentivos mistos

  •  Concepção do homem:  abordagem da Contingência  Homem Complexo

  • Questão diferentona. Ela pede que você interprete elementos que são centrais para a moderna gestão, considerando que as pessoas são complexas e variáveis. Bem, pessoas "complexas" nos remetem à teoria Contingencial, enquanto pessoas que variam, dependendo de sua função no sistema, nos remetem à visão de homem funcional da teoria dos sistemas.

    Assim, chegamos ao gabarito!

    Professor Carlos Xavier - Estratégia


ID
2564416
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) busca agilizar o processo de envio de projetos. Para submeter uma proposta à aprovação, o coordenador/tutor deve:


1) aplicar seu projeto em formulário on-line no SIGProj e, diretamente, nas respectivas unidades institucionais, conforme as normas de cada instituição.

2) submeter sua proposta às Câmaras de Extensão; depois de aprovada, a proposta estará apta para o registro no sistema SIGProj.

3) enviar sua proposta por meio da Internet e aguardar o consequente parecer técnico de comitês e câmeras.

4) acompanhar e monitorar as atividades da proposta durante as fases de planejamento, execução e avaliação.


Está(ão) correta(s), apenas:

Alternativas

ID
2668108
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ciência relativamente jovem, interdisciplinar, que surgiu para relacionar todas as ciências, preenchendo os espaços vazios não pesquisados por nenhuma delas e permitindo que cada ciência utilize os conhecimentos desenvolvidos pelas outras. Estamos falando da

Alternativas
Comentários
  • LETRA A:  Robótica é um ramo educacional e tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados controlados automaticamente por circuitos elétricos. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas.

    LETRA B: cibernética é o estudo interdisciplinar da estrutura dos sistemas reguladores. A cibernética está estreitamente vinculada à teoria de controle e à teoria geral de sistemas.

    LETRA C: Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas à coleta, armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, os sistemas de informação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais.

    LETRA D: Tecnologia da Informação como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações.

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rob%C3%B3tica

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cibern%C3%A9tica

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Inform%C3%A1tica

  • Origens da Cibernética:

    É uma ciência relativamente jovem. Foi criada por Norbert Wiener, entre os anos de 1943 e 1947. Surgiu como a ciencia destinada a estabelecer relações entre várias ciências, no sentido de preencher tanto os espaços vazios interdisciplinares não pesquisados por nenhuma ciência e que utilizasse para o seu desenvolvimento os conhecimentos desenvolvidos pelas demais ciências.

  • "surgiu para relacionar todas as ciências, preenchendo os espaços vazios..." - Cibernética


ID
2707012
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Escolha a alternativa abaixo que complete a assertiva acerca da temática da organização como sistemas.


Uma das ideias fundamentais do enfoque sistêmico é a definição da organização como sistema.


Uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes

Alternativas
Comentários
  • Gab C  (antes que alguém venha com mimimi....é para as pessoas que não são assinantes)

  • Teoria dos Sistemas

    As organizações são sistemas abertos; uma área depende da outra (interdependência).

    Conjunto de unidades reciprocamente relacionadas para alcançar um propósito ou objetivo.

  • Boa noite pessoal,

     

    Os dois principais pontos da questão é a relação de interdependência e os objetivos específicos de cada setor. Obviamente, como a teoria é sistêmica, deve haver uma relação de interdependência justamente por nessa teoria a empresa ser considerada um organismo vivo, no qual cada setor (órgão) depende um do outro. Por outro lado, o principal objetivo desse sistema é atingir o resultado estratégico determinado pela cúpula da empresa, mas isso não impede que cada setor tenha os seus próprios objetivos. 

    Ex:

    Setor - Objetivo específico

    Financeiro - diminuir custos;

    Rec. Humanos - agregar bons colaboradores;

    Vendas - vender mais;

    Rec. Materias - manter nível adequado de estoque

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Gab. C

    Porém pela estatística, muitos marcaram gab. B. 

    Entendo que a a letra B foi considerada errada porque simplesmente está incompleta, mas a informação é correta. 

    Uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes 

     b) interdependentes, que podem ter, cada um, novos elementos com focos gerenciais/táticos/operacionais.

    Alguém compatilha desse entendimento?

  • Administração geral precisa urgentemente de mais professores para comentar questões.

  • Fui na letra B:(. Agora não entendi uma coisa: Se a C é a correta o que faz da D errada, uma vez que é praticamente a mesma coisa?


ID
2714596
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As instituições públicas têm evoluído sua forma de atuar, passando a ter um caráter mais dinâmico no atendimento ao público, visando trabalhar o processo administrativo como um todo em movimento. Essa visão do atendimento ao público corresponde à característica

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    ABORDAGEM SISTÊMICA

    - Criada por Ludwing Von bertalanffly, em 1951.

    - Organizações são vistas como sistemas abertos, visão do todo, do complexo.

    - Visão de HOMEM FUNCIONAL.

    - Interage com o ambiente externo (concorrentes, clientes, fornecedores...).

    - Pensamento Holístico.

    - O todo é maior do que a soma das partes

  • Falou em um todo, global, todas as partes, longo prazo e todo contexto que envolve a organização= ABORDAGEM SISTÊMICA


ID
2834779
Banca
UFPR
Órgão
COREN-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entender e lidar com a complexidade são as bases do pensamento sistêmico. Levando em consideração as premissas do pensamento sistêmico, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO 

    item C

     

    Tudo na teoria dos sistemas é interligado e interdependente!!!

    Não tem nada isolado (isso é conceito dos sistemas fechados e não dos abertos)

     

    _____________________________________

    Instagram de concurso: @sheyla.r2

    Resumos: https://goo.gl/92FN88

  • Os organizações são sistemas abertos em constante interação com o ambiente externo.

  • Sistema aberto num intercâmbio infinito!

  • É possível identificar claramente o errado da C, mas alguém poderia dizer por que a A tá certa?

  • Gabarito - Letra C.

    A visão organizacional a partir dos sistemas é que a empresa (ou organização) é um sistema aberto que interage com o ambiente para receber insumos de todas as naturezas e fornecer produtos ou serviços como resultado do seu processamento interno.

  • Fiquei sem saber explicar a A também....alguém???

  • Nas organizações existem um conjunto de elementos interdependentes.

  • Também quero entender a letra 'A', por que ela é certa?

  • Sobre a alternativa A, está correta porque tem respaldo na Teoria Geral dos Sistemas de Von Bertalanffy, que diz que os limites / natureza de um sistema não são definidos pelo próprio sistema, mas pelo seu observador. Ou seja, a falta de capacidade do observador em enxergar o todo acaba definindo até onde o sistema pode chegar e quais elementos fazem parte dele.

    Como exemplo, pense na história de descobrimento do Brasil. Os Portugueses (observadores) não faziam ideia das terras que existiam aqui, e, por essa limitação de percepção, reduziam o que existia no planeta (sistema) ao que eles conheciam na época.

  • GABARITO: LETRA C

    Resumo da Teoria dos Sistema da Administração - T.G.S

    - Foi criada por Ludwig Von Bertalanffy (biólogo).

    - Sistema Aberto ( Influência/influenciado pelo ambiente).

    - A organização é a soma de suas PARTES (gerência de marketing, finanças,..)

    - Interdependência ( Fracasso de uma área enfraquece as demais), Exemplo: Vendas - Excelente mas a produção - péssima, no caso, a empresa perderia clientes por não conseguir atender a demanda.

    - Conceitos importantes ( ENTRADA, SAÍDA, FEEDBACK, CAIXA PRETA, SINERGIA, HOLISMO, HOMEOSTASE, EQUIFINALIDADE, ENTROPIA, ENTROPIA NEGATIVA).

    FONTE: QC


ID
2865286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.


Uma das características da abordagem sistêmica da administração consiste na visão da organização como uma realidade complexa e construída cognitivamente por membros dessa organização.

Alternativas
Comentários
  • Correto

     

    A teoria dos sistemas considera a organização como um grande organismo vivo que possui partes interdependentes e inter-relacionadas entre si, no qual deve haver sinergia e interação constante. Todos e tudo tem importância nesse sistema probabilístico!

     

    ✔  Ênfase: Sistemas e ambiente                   

    ✔  Abordagem: Explicativa e descritiva       

    ✔  Homem Funcional

     

    "Uma das características da abordagem sistêmica da administração consiste na visão da organização como uma realidade complexa e construída cognitivamente (lê-se: na busca por conhecimento, aprendizado...) por membros dessa organização."

     

    https://goo.gl/92FN88

  • abordagem sistêmica: o sistema reage a estimulos e sua  visão é teórica(CONCEITOS, COGNITIVA), diferentemente da neoclassica a qual visa solucionar problemas de forma prática.

    CERTA

  • A teoria dos sistemas busca uma visão pensada sobre a organização, na qual a interação das partes é sinérgica e dinâmica, o que requer que as soluções sejam analisadas e estimuladas pelas partes. Isso é contrário ao pensamento neoclássico que visualizava resoluções práticas e constantes.

  • achei que fosse a Teoria Contigencial :/

  • Teoria dos Sistemas

    . Visão integrada ao ambiente externo (visão sistêmica)

    . Feedback do ambiente externo

    . Interdependência entre as partes (o todo é formado por partes interdependentes)

    . Surge um novo ente que é MAIOR que a soma das partes (foco no todo)

    . Realidade + Complexa

    . Abordagem Explicativa e Descritiva

    . Homem Funcional

    CESPE 2013 Entre as ideais apresentadas na teoria geral dos sistemas incluem-se a interdependência entre as partes - teoria segundo a qual, o todo é formado por partes interdependentes - e o tratamento complexo da realidade complexa - concepção que se refere à necessidade de aplicar diferentes enfoques para se comprender realidades cada vez mais complexas. (Certo)

  • (CERTO)

    OBS: Cuidado para não confundir com Homem Complexo da teoria contingencial

  • A questão em análise nos apresenta uma característica relacionada à Abordagem Sistêmica. Antes de iniciarmos à análise das alternativas, cabe um breve resumo desse assunto. A Teoria dos Sistemas é uma escola explicativa da Administração que descreve o homem enquanto “Homem Funcional". As organizações são autorreferentes, possuem um raciocínio expansionista, teleológico e um pensamento sintético. Para essa abordagem, os sistemas existem dentro de outros sistemas, os quais são abertos e as funções de um sistema dependem de sua estrutura. Seu principal autor é o biólogo alemão Ludwing Von Bertalanffy.

    Além disso, cabe destacar que “em 1912 surgiu a Psicologia da Forma ou da Gestalt, tendo como princípio a idéia de que as leis estruturais do todo é que determinam as partes componentes, e não o inverso" (Chiavenato, 2020). Com isso, a principal tese da Gestalt é a de que “o todo é maior que a soma das partes". Desse modo, podemos perceber que o conceito de sistemas proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística e gestáltica de um conjunto de coisas complexas dando-lhes uma configuração e identidade total (Chiavenato, 2020).

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa em análise está correta, pois, segundo a Teoria dos Sistemas, a realidade complexa das organizações (o todo) é composta pela soma das partes existentes (por exemplo: os membros).

    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10.ed. – São Paulo: Atlas, 2020.

ID
2939449
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere a evolução das organizações da era da industrialização clássica para a era neoclássica e para a era da informação e assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, uma característica da gestão de pessoas em cada uma dessas eras.

Alternativas
Comentários
  • respectivamente ao contrário kkkkk

  • Tava muito na cara que, para a teoria clássica, as pessoas eram vistas como recursos de produção.

    No entanto, não enxerguei muito sentido nas outras associações:

    Era Neoclássica -> Teoria Comportamental

    Era da Informação -> Departamento de Recursos Humanos

    Caso alguém entenda com maior profundidade, por favor me manda mensagem.

  • Mauricio, dentro da Teoria Neoclássica teve uma teoria que trabalho as relações humanas, logo, teoria comportamental.

  • Era da industrialização clássica já mata a questão... só na alternativa A  há a visão classica do "homem máquina", sem sentimento, sem ser pensante, emoções... não adianta ficar brigando com a questão.. 

  • EXTRAÍDO DE: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/processo-evolutivo-da-gesto-de-pessoas/

    EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS:

     Industrialização clássica:

     Até meados de 1950 pouco depois da Revolução industrial o ambiente das organizações era conservador não havendo grande preocupação com problemas internos. O modelo base da organização era Taylorista com sistema fechado. A cultura organizacional centralizadora, tinha as pessoas como recursos de produção, onde havia uma intermediação e conciliação entre a organização e as pessoas, ou seja, o capital e o trabalho. Nisso percebe-se a influência da teoria das relações humanas e da Era Clássica da Industrialização.

    Era neoclássica:

    Nas décadas entre 1950 e 1990 período pós – segunda guerra mundial e Era Neoclássica da Industrialização percebe-se uma estrutura organizacional mais comportamentalista, aberta a inovação e mudança de hábitos.

    Era da informação:

    Mediante os desafios do novo milênio que tem por foco a globalização, tecnologia, informação, conhecimento, serviços, enfoque no cliente, qualidade, produtividade e competitividade a gestão de pessoas assume novos papeis. Seu papel agora se focaliza na administração de estratégia de recursos humanos buscando a execução da estratégia através de parceiros estratégicos que ajudam a alcançar os objetivos da organização, ajustando as estratégias de RH à estratégia empresarial, diagnosticando forças e fraquezas através dos vários enfoques da administração.

    RESPOSTA:"A"

    Pessoas como recursos de produção, teoria comportamental e departamento de recursos humanos.


ID
2951593
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As aplicações do e-business, como e-commerce, e-procurement; e-collaboration, transformam a supply chain clássica e estática em uma supply chain dinâmica que utiliza como infraestrutura o ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistemas Integrados de Gestão. Com relação à capacidade de atender às necessidades de informação especificas do e-business, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. O e-commerce envolve executar os pedidos dos clientes, a comunicação entre as partes, o rastreamento automático e instantâneo de cada pedido, testes e diagnósticos remotos e o registro dos dados e informações relevantes.

II. O e-procurement corresponde ao compartilhamento de informações a partir do qual algumas empresas oferecem, por meio da web, informações em tempo real a respeito de suas ordens de compra, ordens de venda, faturas e outros documentos que podem ser acessados pelos parceiros envolvidos.

III. O e-collaboration é o processo pelo qual um produtor busca os materiais necessários a sua operação entre os fornecedores. Atualmente, muitas empresas têm a seu dispor mercados eletrônicos para comprar e vender.

IV. Embora os custos da tecnologia necessária para a implantação dessa integração eletrônica possam ser considerados um aspecto negativo, essa nova forma de supply chain não apresenta desvantagens. Entre suas vantagens destacam-se a “confiança” entre os parceiros quanto às intenções de cada negócio e o “acesso” moderado a todo e qualquer tipo de informação.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A - As afirmativas II, III e IV estão erradas.

  • item errado: I

    O e-commerce é comércio eletrônico , ou seja , loja virtual (marketplace) onde as pessoas vendem os produtos por um site , por exemplo , o Mercado Livre.


ID
2951611
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Pode-se entender sistema de informação como sendo todo conjunto de dados e informações que atualmente são organizados de forma integrada, com o objetivo de atender à demanda e antecipar as necessidades dos usuários. Esses sistemas atendem a diferentes níveis da organização, possuem características específicas quanto a seus fins e são utilizados por colaboradores com diferentes atribuições. A respeito dessas características, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab. C - os SPTs ajudam os gerentes a monitorar a relação da empresa com o ambiente externo, sendo um sistema informatizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento organizacional.

  • SPT (Sistema de Processamento de Transação): é uma categoria, ou um formato de sistema é utilizado atualmente na maioria das organizações, tem como objetivo coletar, armazenar , processar e distribuir dados das diversas transações realizadas dentro da empresa, servindo como base para a camada operacional.


ID
2951614
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa tem sistemas para apoio à tomada de decisão e às atividades de diferentes níveis da organização. Cada sistema tem ligação com os processos e com as principais funções do negócio. Contudo, para que a tomada de decisão seja assertiva, e não se perca tempo nem dinheiro na manutenção de vários sistemas diferentes, existem aqueles que abrangem todas as áreas funcionais e todos os níveis de gerência. A respeito desses sistemas que possuem informações integradas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B - O CRM (Customer Relationship Management – Sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente) fornece informações para coordenar os processos de negócio que lidam com os clientes, em termos de vendas, marketing e serviços. Esse sistema visa otimizar a receita, a satisfação e a retenção de clientes.

  • a) ERP

    principal finalidade é a organização das informações para melhor gerenciamento da empresa.

    b)CRM - GABARITO.

    é um sistema integrado de gestão cujo foco é o cliente.

    c)SAD

    os gerentes criam as informações que necessitam , utiliza modelos de decisão e banco de dados especializados - nível tático.

    d)SPT

    Concentram-se no processamento de dados produzidos por transações e operações empresariais - nível operacional.

    e)SAE

    são voltados á tomada de decisão e reúnem tanto os dados internos da empresa quanto dados externos, visando apoiar as decisões do executivo - nível estratégico.

  • SAD - IF - ADMINISTRADOR

    • ERP - Principal finalidade é a organização das informações para melhor gerenciamento da empresa.
    • CRM - É um sistema integrado de gestão cujo foco é o cliente.


ID
3042418
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta alguns dos aspectos que caracterizam na empresa um sistema de informações gerenciais.

Alternativas
Comentários
  • Gab  a)  Um conjunto de informações úteis para ações e providências administrativas em tempo hábil


ID
3048532
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sistema de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa, e é o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajuda uma organização a atingir as suas metas. Em relação aos tipos de relatórios gerados pelo SIG, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.


1) Relatórios programados

2) Relatório de exceção

3) Relatório por solicitação

4) Relatórios em pilhas


( ) As informações são empilhadas na estação de trabalho em rede do gerente.

( ) Tipo de relatório que mostra as informações sempre que o gerente requisitar.

( ) São casos excepcionais de relatórios em que o gerente pode obter informações específicas.

( ) Tipo de relatório que é uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Palavras-chave destacadas:

    ( 4 ) As informações são empilhadas na estação de trabalho em rede do gerente - Relatórios em pilhas

    ( 3 ) Tipo de relatório que mostra as informações sempre que o gerente requisitar - Relatório por solicitação

    ( 2 ) São casos excepcionais de relatórios em que o gerente pode obter informações específicas - Relatório de exceção

    ( 1 ) Tipo de relatório que é uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes - Relatórios programados

  • Gab. E - 4, 3, 2, 1.

  • E.

    Pela lógica!


ID
3048568
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Produtividade é minimizar, cientificamente, o uso de recursos materiais, mão-de-obra, máquinas, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de empregados, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida, no interesse comum do capital, do trabalho e dos consumidores” (Japan Productivity Center for Social-Economics Development). Uma das práticas que pode ser utilizada para medir a produtividade é a utilização da tecnologia a seu favor. É correto afirmar, para essa prática, que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    ele pede uma alternativa sobre o uso da tecnologia para medir a produtividade. Letra D fala sobre a automatização dos registros de dados para acompanhar os índices de produtividade.

  • É sempre uma boa estratégia em questões de administração que parecem ter mais de uma resposta voltar ao enunciado e relembrar exatamente o que a questão pede.

  • Uma das práticas que pode ser utilizada para medir a produtividade é a utilização da tecnologia a seu favor.

    D. automatizar o registro de dados para acompanhar os índices de produtividade torna a tarefa mais isenta e diminui as chances de erro de cálculo.

  • Questão complexa, existe mais de uma alternativa que poderia ser considerada correta do ponto de vista da produtividade de uma forma abrangente e global. Mas repare que a questão solicita a alternativa que trata do uso da tecnologia nos processos produtivos.

    a) deve checar quais rendimentos não estão satisfatórios e observar se é algo relacionado a um pequeno grupo ou a muitos colaboradores da empresa.

     

    ERRADO. Trata-se de uma atividade inerente à função de controle e avaliação de desempenho nas organizações. Não está diretamente relacionado com o uso de tecnologias.

     

    b) é indicado que cada área estabeleça quais são os critérios específicos para a medição do desempenho, sem deixar de levar em conta as tendências de mercado e os períodos do ano.

     

    ERRADO. Mesma observação do item anterior. Não houve menção a nenhum aspecto relacionado com o uso de tecnologias para subsidiar o processo.

     

    c) devem-se avaliar boas práticas de outras empresas equivalentes e colocar em funcionamento o que fizer sentido e puder melhorar sua eficiência.

     

    ERRADO. A alternativa trata da utilização da ferramenta denominada benchmarking, que é justamente esse processo de avaliar as melhores práticas no mercado e trazê-las para a realidade organizacional.

     

    d) automatizar o registro de dados para acompanhar os índices de produtividade torna a tarefa mais isenta e diminui as chances de erro de cálculo.

     

    CERTO. É o nosso gabarito, pois é a única alternativa que trouxe a importância do uso de tecnologias nos processos produtivos. As tecnologias possuem uma enorme capacidade de compreensão e processamento. O uso de algoritmos permite que as taxas de acerto de cálculos sejam altas. Além disso, como não há o fator humano no processo, aumenta-se a parcialidade (isenção).

     

    e) mesmo que o negócio esteja com bons índices, deve-se manter o monitoramento e buscar sempre inovações, para superar os resultados e reduzir os custos.

     

    ERRADO. Veja que, como disse no começo do comentário, a alternativa aparentemente não apresenta nenhum erro. Mas, ela foge do foi pedido pelo examinador, pois não traz relação alguma do uso de tecnologias para o incremento da produtividade.

    Fonte: Professor Arthur Oliveira. (Tec)


ID
3063835
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A relação entre tecnologia e estratégia empresarial é perceptível de maneira especial em relação ao papel estratégico da tecnologia da informação. Quais são os impactos que a evolução da tecnologia da informação tem provocado nas estratégias das empresas?

Alternativas
Comentários
  • gab b

  • Pra mim, essas alternativas tudo estão certas. Aff


ID
3066697
Banca
CS-UFG
Órgão
Fundação Unirg
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As práticas de TI (Tecnologia da informação) têm o potencial de melhorar o desempenho organizacional se suas prioridades estiverem adequadamente alinhadas às funções e aos objetivos institucionais da administração pública e se colaborarem de forma eficaz no fornecimento de aplicações e infraestrutura. Nesse sentido, é incorreto afirmar que a TI

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    Se a tecnologia substitui o cérebro humano, como poderia facilitar o surgimento de novas habilidades e iniciativas?

    O computador tende a substituir o homem em muitas tarefas. vemos isso em nosso cotidiano!

    A tendência é realmente os cérebros imperrarem. O que falta é iniciativa mesmo, isto é, a capacidade de pensar e agir.

    Mas, a CF nos protege contra automação, fiquem tranquilos amiguinhos!!!

  • Mas então, se eu estou automatizando uma tarefa que demora 90 minutos para fazer na mão, e eu consigo fazer o computador realizar em minutos, eu não estaria também inovando e tomando iniciativa? Um software que auxilie e até melhore os processos não é uma inovação? Achei estranha essa questão...

  • "garante a inovação no desenvolvimento de novos produtos e serviços e facilita novas iniciativas"

    Sabemos que em Administração tudo depende. Portanto, a TI realmente facilita novas iniciativas, mas dizer que ela "garante" que a inovação em produtos e serviços irá ocorrer é incorreto, pois muitos outros fatores devem estar presentes.

    Sendo assim, GAB. A

  • Tranquilo ???


ID
3092905
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item.


A evolução tecnológica está levando à automação dos processos em curto espaço de tempo. Assim, por exemplo, será possível que as decisões sejam tomadas por todos no momento em que elas sejam necessárias.

Alternativas
Comentários
  • gabarito C

  • Imagine uma organização com 10.000 colaboradores.

  • Imagine uma votação por grupo de zapzap! Pensei nisso e fui de C ! Certei!

  • Achei a questão muito mal formulada e fui ver a banca.......Quadriiiiiiiiiiiix!

  • Acredito que o item esteja falando de decisões programadas, pois os processos estão sendo automatizados e todos tomarão a mesma decisão. Gabarito CERTO.
  • Esse TODOS deixou confuso, pq existem níveis dentro das organizações em termo de tomadas de decisões . confuso.

  • coitado do dono da empresa, isso seria um caos


ID
3148144
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um conjunto de elementos formais que serve para compilar, processar e difundir informação interna e externa à organização, de maneira eficiente, eficaz e efetiva, facilitando a análise e a tomada de decisões, é

Alternativas
Comentários
  • Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apóiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
  • GABARITO E

    difundir informação = Sistemas de Informação Gerencial (SIG)

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do Sistema de Informações Gerenciais (SIG).


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:


    A ideia básica do Sistema de Informações Gerenciais é coletar dados e torná-los disponíveis como insumo para a tomada de decisão gerencial, possibilitando a redução de custos e de tempo, bem como a melhoria das decisões.


    A falta de informações ou a dificuldade em acessá-las aumenta a possibilidade de os gestores caírem em armadilhas na tomada de decisão.


    Um exemplo de utilização prática do SIG em uma organização que vende produtos está na decisão de quanto de matéria prima deve ser comprada. Um sistema de informações deve disponibilizar todos os dados sobre as vendas dos produtos, quais foram os mais vendidos, qual o nível de estoque, qual o custo de armazenagem, etc., para que o gestor possa tomar a melhor decisão possível.


    Segundo Oliveira (2002), o sistema de informação gerencial pode, sob determinadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas:

    “• redução dos custos das operações; • melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço; • melhoria na produtividade; • melhoria nos serviços realizados e oferecidos; • estímulo de maior interação dos tomadores de decisão; • fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões; • melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações; • melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam os sistemas; • redução do grau de centralização de decisões na empresa; e • melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos". (Ribas, apud Oliveira, 2002).     Posto isso, a única alternativa possível é a letra “E" e os outros itens foram lançados de forma aleatória para confundir o candidato, pois não possuem relação com a teoria estudada.


    Gabarito do Professor: Letra E.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.

ID
3179890
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne à inovação radical, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Inovação Radical = Reengenharia

  • Inovação Disruptiva (ou Inovação Radical)

    ◙ Nos termos do Manual de Oslo (1997, 3ª Ed.), item 211, a inovação radical (ou inovação disruptiva) pode ser definida como aquela que causa um impacto significativo em um mercado e na atividade econômica das empresas nesse mercado;

    ◙ É um conceito centrado no impacto das inovações - em oposução a sua novidade; Exemplo: o impacto pode mudar a estrutura do mercado, criar novos mercados ou tornar produtos existentes em obsoletos.

    ◙ Frise-se, no entanto, pode não ser tão evidente se uma inovação é disruptiva até bem depois de sua introdução. Isso acaba dificultando a coleta de dados sobre inovações disruptivas dentro de um período de análise em uma pesquisa sobre inovação.

    Fonte: Manual de Oslo (1997)


ID
3179893
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É importante compreender a distinção entre “invenção” e “inovação”. A invenção é uma solução técnica de um problema técnico. Pode ser uma criação inovadora ou um modelo experimental ou protótipo. A inovação refere-se à capacidade de transformar uma invenção em um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização local de trabalho ou nas relações externas. Os objetivos elencados a seguir indicam algumas das principais razões pelas quais os empresários investem e/ou realizam inovação.


I – Evitar a dependência tecnológica de outros empresários.

II - Criar novos produtos para satisfazer as necessidades do cliente.

III - Melhorar os processos de fabricação industrial para reduzir os custos e também a produtividade.

IV - Conservar o avanço em relação aos concorrentes e/ou aumentar a participação mercadológica.

V - Assegurar que a tecnologia seja desenvolvida para satisfazer as necessidades dos seus clientes e dos concorrentes.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • III - Melhorar os processos de fabricação industrial para reduzir os custos e também a produtividade.

    ◙ FALSO. Melhorar os processos de fabricação industrial para reduzir os custos e AUMENTAR a produtividade (e não reduzir como informa a questão);

    V - Assegurar que a tecnologia seja desenvolvida para satisfazer as necessidades dos seus clientes e dos concorrentes.

    ◙ FALSO. Assegurar que a tecnologia seja desenvolvida para satisfação das necessidades existentes e emergentes dos empresários e dos seus clientes (e não dos concorrentes!)

    Fonte: Inventando o Futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: INPI, 2013; p. 6.


ID
3179947
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a Inovação Organizacional é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
3179950
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Avalie as afirmações apresentadas na sequência.


I - Uma invenção é, geralmente, definida como uma criação intelectual que objetiva apresentar uma solução nova para um problema técnico.

II – Uma invenção pode relacionar-se com a criação de um dispositivo, produto, método ou processo totalmente novo, ou pode ser um melhoramento incremental em um produto ou processo conhecido.

III - O modelo de utilidade é considerado o objeto de uso prático ou parte deste, susceptível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.

IV - As patentes de modelo de utilidade visam à proteção das criações de caráter técnico-funcional relacionadas à forma ou à disposição introduzida em objeto de uso prático ou teórico, conferindo ao objeto melhoria funcional no seu uso ou fabricação.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA IV ERRADA:

    As patentes de modelo de utilidade visam à proteção das criações de caráter técnico-funcional relacionadas à forma ou à disposição introduzida em objeto de uso prático ou teórico, conferindo ao objeto melhoria funcional no seu uso ou fabricação.

    As patentes de modelo de utilidade visam à proteção das criações de caráter técnico-funcional relacionadas à forma ou à disposição introduzida em objeto de uso prático, ou parte deste, conferindo ao objeto melhoria funcional no seu uso ou fabricação.


ID
3180001
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as assertivas e classifique como verdadeira ou falsa.


( ) A aquisição de conhecimentos e de tecnologias externos não pode assumir a forma de patentes, invenções não patenteadas, licenças, divulgação de conhecimentos, marcas registradas, designs e padrões.

( ) A aquisição de conhecimentos externos pode incluir os serviços computacionais e outros serviços científicos e técnicos para as atividades de inovação de produto e de processo.

( ) As atividades de inovação também compreendem a aquisição de bens de capital, tanto os que apresentam um desempenho tecnológico melhor quanto os que não apresentam melhor desempenho mas são requeridos para a implementação de produtos e de processos novos ou melhorados.


Assinale a opção que representa a sequência correta

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Aquisição de máquinas, equipamentos e outros bens de capital

    I- A aquisição de conhecimentos e de tecnologias externos pode assumir a forma de patentes, invenções não patenteadas, licenças, divulgação de conhecimentos, marcas registradas, designs e padrões.

    II- A aquisição de conhecimentos externos pode também incluir os serviços computacionais e outros serviços científicos e técnicos para as atividades de inovação de produto e de processo.

    III- As atividades de inovação também compreendem a aquisição de bens de capital, tanto os que apresentam um desempenho tecnológico melhor quanto os que não apresentam melhor desempenho mas são requeridos para a implementação de produtos e de processos novos ou melhorados. 

    fonte: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf


ID
3180034
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na sequência são citadas algumas das principais razões pelas quais os empresários investem e/ou realizam inovação. Analise as afirmações:


I- Melhorar os processos de fabricação industrial para reduzir os custos e aumentar a produtividade.

II- Criar novos produtos para satisfazer as necessidades do cliente.

III- Conservar o avanço em relação aos concorrentes e/ou aumentar a participação no mercado.

IV- Assegurar que a tecnologia seja desenvolvida para satisfazer as necessidades existentes e emergentes dos empresários e dos seus clientes.

V- Evitar a dependência tecnológica de outros empresários.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas

ID
3181000
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”. Considere as assertivas a seguir:


I-Licença exclusiva: o licenciado passa a ser o detentor do direito exclusivo de exploração do bem de propriedade intelectual.

II-Licença não exclusiva: a propriedade intelectual pode ter sua exploração concedida a mais de um licenciado.

III-Licença mista: a propriedade intelectual pode ter sua exploração concedida a um licenciado de forma exclusiva e a outro de forma não exclusiva.

IV-Única: existe apenas um licenciado, mas o licenciante mantém o direito de utilização da propriedade intelectual.

V-Licença compartilhada: onde um licenciado tem o direito de compartilhar com terceiros, desde que tenha a anuência do licenciante.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”:

    I-Licença exclusiva: o licenciado passa a ser o detentor do direito exclusivo de exploração do bem de propriedade intelectual. [VERDADEIRO]

  • Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”:

    II-Licença não exclusiva: a propriedade intelectual pode ter sua exploração concedida a mais de um licenciado. [VERDADEIRO]

  • Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”:

    III- Licença mista: a propriedade intelectual pode ter sua exploração concedida a um licenciado de forma exclusiva e a outro de forma não exclusiva. [FALSO]

  • Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”:

    IV-Única: existe apenas um licenciado, mas o licenciante mantém o direito de utilização da propriedade intelectual. [VERDADEIRO]

  • Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”:

    V-Licença compartilhada: onde um licenciado tem o direito de compartilhar com terceiros, desde que tenha a anuência do licenciante. [FALSO]

  • Os tipos de licença são:

    Exclusiva, não exclusiva e única

    Fonte: O caminho da inovação


ID
3189922
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A visão de futuro definida no Plano de Desenvolvimento Institucional de determinada instituição é a seguinte: uma universidade com inserção internacional e sustentabilidade em suas ações, com uso disseminado de tecnologias de informação e de comunicação nas práticas acadêmicas, com flexibilidade curricular na formação e mobilidade interna e externa, mantendo a oferta de cursos em áreas estratégicas e a qualidade da formação com novas modalidades e educação continuada. Além disso, pretende ser referência em produção de conhecimentos em áreas de fronteira e estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico, buscando a inovação, com estreita interação com a sociedade, poderes públicos, setor produtivo e movimentos sociais, induzindo políticas públicas e compartilhando conhecimentos. Ao estabelecer uma relação entre os ambientes externos e a visão de futuro dessa universidade, alguns dos elementos que compõem essa visão e estão relacionados diretamente ao ambiente tecnológico são: 

Alternativas

ID
3190921
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os níveis da informação e da decisão empresarial obedecem à hierarquia padrão existente na maioria das empresas, permitindo que os diversos tipos de sistemas de informação sejam classificados. Há sistemas de informações que contemplam o processamento de grupos de dados das operações e transações dos diversos processos empresariais, transformando-os em informações agrupadas, para dar suporte à tomada de decisão. Outros sistemas trabalham com os dados no nível macro, filtrados das operações das funções empresariais da empresa, visando auxiliar o processo de tomada de decisão da alta administração. Estes sistemas de informação, respectivamente, recebem a seguinte classificação:

Alternativas
Comentários
  • Comentário de professor, por favor.

  • processor cade?
  • informações a nível macro só poderia ser " informação estratégica"; agora sobre o primeiro sistema de informações eu fiquei na dúvida se era operacional ou gerencial

  • Tomade de decisão- gerencial

    Nível macro- estratégico

  • Gabarito: D

  • Sistemas de informação gerencial (SIG): Os SIG são sistemas computacionais capazes de proporcionar informação como matéria-prima para as decisões a serem tomadas pelos gestores dentro da organização. São uma combinação de sistema de computação, de procedimentos e de pessoas, e têm como base um banco de dados, que nada mais é do que um sistema de arquivos (coleção de registros correlatos) interligados e integrados. Todo SIG tem três tipos de componentes: banco de dados, sistema de processamento de dados e canais de comunicação.
  • Sistema de apoio Gerencial.

    • Sist. de informação Gerencial ( nível operacional e tático)
    • Sist. de informação de apoio à decisão ( nível tático)
    • Sist. de informação executiva (nível estratégico)

ID
3192754
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia a descrição a seguir.

Gênio, conhecido como fundador da pesquisa operacional demonstrou, em 1822, sua primeira calculadora mecânica. Escreveu sobre a administração, descrevendo em grandes detalhes as ferramentas e as máquinas, discutindo os “princípios econômicos da fabricação”. Propôs ainda um esquema de participação nos lucros.

Esta descrição refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem vi

  • Alguns especialistas consideram que Charles Babbage foi o pai da Pesquisa Operacional, devido a suas investigações sobre os custos de transporte e triagem do correio feitas para o Uniform Penny Post da Inglaterra em 1840. Referenciado como o inventor que projetou o primeiro computador de uso geral, utilizando apenas partes mecânicas, a máquina analítica. Questão sem propósito nem criatividade.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.


    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da história de Charles Babbage.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Charles Babbage, um engenheiro e matemático inglês, Considerado por muitos o verdadeiro pai do computador atual. Preocupado com a contagem bruta do tempo de desempenho efetivo. Insistia em afirmar que o mundo industrial exigiria um estudo sistemático da administração de tarefas e da padronização do trabalho para poder ajustar as empresas a uma nova e exigente realidade.


    Neste sentido, Charles Babbage, em seu livro: On the economy of machinery and manufactures, de 1832, propôs o estudo de tempos e movimentos para definir o modo mais eficiente de trabalho; a comparação entre prática de administração de diferentes organizações e o estudo da localização das indústrias, tomando por base a proximidade de fontes de matérias-primas.


    Ante o exposto, Charles Babbage é conhecido como fundador da pesquisa operacional. Escreveu sobre administração, discutindo os “princípios econômicos da fabricação" e propôs ainda um esquema de participação nos lucros.



    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Infelizmente, questão que não avalia os conhecimentos do candidato, apenas o "decoreba". Segue o jogo.

  • Fui de alternativa A. Nome da instituição a qual concluí o meu ensino médio..fui nela e acertei! kkkkk

  • Se hoje existem computadores e laptops dos mais variados modelos e tecnologia, agradeça a Charles Babbage. Talvez você nunca tenha ouvido falar nele, mas o inventor inglês que viveu entre 26 de dezembro de 1791 e 18 de outubro de 1871 é o nome por trás do primeiro computador programável do mundo. A máquina imaginada por Babbage, porém, nunca foi de fato construída por ele. O primeiro computador, na realidade, só apareceu anos depois, em 1936, a partir das mãos do engenheiro alemão Konrad Zuse.

    Babbage, no entanto, é considerado o pai dos aparelhos que apreciamos tanto atualmente


ID
3218461
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Caxambu do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o uso racional de impressoras de computador em uma organização pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) Devem ser utilizadas na produção de materiais impressos e documentos úteis às atividades desenvolvidas por outras organizações públicas e privadas.

     b) Devem ser utilizadas na produção de materiais impressos e documentos úteis às atividades desenvolvidas por seus integrantes em outras organizações de que participam.

     c) Devem ser utilizadas na produção de materiais impressos e documentos úteis às atividades desenvolvidas na organização. GABARITO 

     d) Podem ser utilizadas na produção de materiais impressos e documentos úteis para difusão de mensagens religiosas.

     e) Podem ser utilizadas na produção de materiais impressos e documentos úteis para difusão de mensagens político-partidárias.

  • Senso Comum e Ética resolve nossa vida!


ID
3226093
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

PCF – Process Classification Framework ─ representa uma série de processos inter-relacionados que são considerados de missão crítica. Em relação ao Framework de classificação de serviços (AQPC), o PCF consiste em quatro fases, sendo elas:

Alternativas
Comentários
  • gabarito da banca, letra B ,.

  • Lida a questão, vamos para a resolução. (Resolução do professor na questão )

    O PCF é uma estrutura de classificação de processos com o objetivo de compreender o funcionamento interno e externo de uma organização a partir de uma visão horizontal. Além disso, o PCF oferece um alicerce para modelos de processos primários e suporte no gerenciamento básico para negócios, serviços, saúde, governo e educação.

    Segundo o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento ABPMP BPM CBOK V3.0, em suas páginas 354 e 355, nos dizem que “PCF consiste de quatro fases:  

    Preparar - É uma fase estratégica, uma avaliação abrangente que foca processos primários. Durante esta fase, um caso de negócio é identificado como as oportunidades e determina os resultados de negócios esperados;

    Planejar - Nesta fase, uma abordagem de tempo é desenvolvida para implementar as mudanças identificadas durante a avaliação. A equipe de análise refina, redesenha ou propõe uma reengenharia de processos de negócio;

    Implementar - Nesta fase, as mudanças são implementadas;

    Fazer a transição - É uma fase tanto tática quanto estratégica. Taticamente, são desenvolvidos procedimentos operacionais de processo e realizada a transição para o novo processo. Estrategicamente, a organização repetirá o modelo com outros processos com base em suas prioridades e necessidades de negócio". 

    Com isso, temos que a resposta da questão será a alternativa “B". 


ID
3226102
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um indicador de desempenho é uma relação matemática entre duas ou mais medidas dos resultados de um processo, resultado este que pode se referir à qualidade ou à produtividade do processo acompanhado. Referente à definição e coleta dos indicadores organizacionais para nortear a análise crítica e tomada de decisão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gaba: Letra C

  • Fui cego na D....pqp!


ID
3238318
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de tomar decisões, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, é composto das seguintes fases: 1. Identificação do problema ou oportunidade; 2. Diagnóstico; 3. Geração de alternativas; 4. Escolha de uma alternativa; 5. Avaliação da decisão. Existem diversas técnicas para ajudar os gerentes em sua tarefa de tomar decisões. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a técnica que pode ser empregada em cada uma das fases 1; 3 e 5.

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de ishikawa tbm conhecido como diagrama causa efeito ou espinha de peixe

    serve para identificar as causas de um problema

  • Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe – identifica as causas que gera um ou mais resultados-

    Gab. C

  • > Diagrama de Ishikawa: também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial

    > Paradigma de Rubinstein: o Paradigma de Rubinstein, ou MDPO, é um recurso que permite organizar, em um diagrama, as relações de causa e efeito existentes em um problema. Para tanto, é necessário definir os efeitos, listar as variáveis e identificar os parâmetros, para, então, formular soluções.

    > Ponderação de critérios: A Ponderação de critérios será avaliada através de alternativas que sempre será feita por meios de critérios implícitos ou explícitos. É um indicador de importância, que permite ponderar as alternativas e coloca-las em ordem. Esses critérios referem se a propriedades, condições ou atributos das alternativas, definindo sua qualidade ou utilidade para o tomador de decisões. Os critérios de ponderação vão levar de forma racional ao usuário informações para que ele opte pela melhor alternativa para si.


ID
3241789
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A sustentabilidade aplicada ao contexto das organizações envolve relações múltiplas de troca entre o aspecto social, econômico e ambiental, almejando a seguridade e o bemestar das gerações presentes e futuras a partir do uso racional e consciente dos recursos disponíveis (BRUNSTEIN, SCARTEZINI e RODRIGUES, 2012). Sobre o que é possível compreender neste cenário, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) As empresas desempenham um papel de fundamental importância, sobretudo pelo comprometimento da gestão voltada aos valores sustentáveis e às práticas de desenvolvimento produtivo, de competição e de tecnologias aplicadas na minimização da ação empresarial no meio.
( ) A articulação entre práticas de gestão sustentáveis e os modelos de competências adotados pelas organizações tendem a resultar em procedimentos benéficos para a sociedade, a economia e o meio ambiente.
( ) O conhecimento suficientemente claro a respeito das estratégias empresariais, anseios pessoais e interesses da sociedade permite maior participação dos diversos stakeholders em situações envoltas por condicionantes sustentáveis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Gab B !!

  • Estão corretas:

    As empresas desempenham um papel de fundamental importância, sobretudo pelo comprometimento da gestão voltada aos valores sustentáveis e às práticas de desenvolvimento produtivo, de competição e de tecnologias aplicadas na minimização da ação empresarial no meio.

    A articulação entre práticas de gestão sustentáveis e os modelos de competências adotados pelas organizações tendem a resultar em procedimentos benéficos para a sociedade, a economia e o meio ambiente. 

    O conhecimento suficientemente claro a respeito das estratégias empresariais, anseios pessoais e interesses da sociedade permite maior participação dos diversos stakeholders em situações envoltas por condicionantes sustentáveis. 

  • Questão mal formulada é essa!


ID
3244276
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo de cultura organizacional de três camadas proposto por Schein (1981) aponta que a camada 1 é composta por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura.

    Valores compartilhados: É o segundo nível da cultura. ''São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros''.

    Pressuposições básicas: São as crenças inconsciente, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não-escritas e nem sequer faladas. Constituem o nível mais íntimo e oculto da cultura organizacional.

  • Gab.: Alternativa B 

     Níveis da Cultura

    Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.

    Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. São utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

  • A Resposta está literal na pág. 31 do livro: GIBSON et al. ORGANIZAÇÕES, COMPORTAMENTO, ESTRUTURA E PROCESSO. 12a.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. Todas as outras opções estão erradas, pois são relacionadas às camadas II e II da cultura organizacional. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica a questão.

    artefatos,valores compartilhado, pressuposições básicas

  • Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.

    Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial e, portanto, o mais visível. Os artefatos são as coisas que se pode ver, ouvir e sentir quando se depara com uma organização. Os artefatos são os aspectos visíveis quando se percorre os escritórios de uma organização, como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais são as coisas relevantes para elas.

    Valores: constituem o segundo nível da cultura. Correspondem às razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros

    Pressuposições básicas: constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo e oculto. Nesse nível, temos as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam.

    A camada mais superficial e visível são os artefatos.

    Gabarito: B

  • GAB B

    A CULTURA ORGANIZACIONAL POSSUI TRÊS NÍVEIS: (CAIU MUUUITO)

    1.  ARTEFATOS OBSERVÁVEIS: É o nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam.
    2.  VALORES COMPARTILHADOS: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
    3. PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3248890
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise o quadro abaixo, onde as colunas I e II listam aspectos dos tipos de equipes de trabalho comumente encontradas nas organizações e suas definições (misturados em ordem aleatória):

Coluna I
(1) Autogeridas
(2) Multifuncionais
(3) Virtuais

Coluna II
(A) Usam tecnologia da informação para unir os membros fisicamente dispersos.
(B) Seus funcionários possuem mesmo nível hierárquico, mas são de áreas de trabalho diferentes.
(C) Seus membros realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.
(D) Cargos de supervisão passam a ter menos importância e por vezes são eliminados.
(E) Enfrentam desafios especiais porque há um relacionamento menos social
(F) Seus estágios iniciais de funcionamento são geralmente longos, pois os membros estão aprendendo a trabalhar com diversidade e complexidade.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada conceito (Coluna I) com sua respectiva definição (Coluna II).

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    1- Equipes AUTOGERIDAS: 

    (C) Seus membros realizam trabalhos muito relacionados e assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores.

    (D) Cargos de supervisão passam a ter menos importância e por vezes são eliminados.

    2 - Equipes MULTIFUNCIONAIS:

    (B) Seus funcionários possuem mesmo nível hierárquico, mas são de áreas de trabalho diferentes.

    (F) Seus estágios iniciais de funcionamento são geralmente longos, pois os membros estão aprendendo a trabalhar com diversidade e complexidade.

    3 - Equipes VIRTUAIS:

    (A) Usam tecnologia da informação para unir os membros fisicamente dispersos.

    (E) Enfrentam desafios especiais porque há um relacionamento menos social

     

     

  • A questão exigiu conhecimento sobre os tipos de equipes.

    De acordo com Robbins (2010. págs. 301 e 302- Adaptado), existem quatro tipos:

    1. Resolução de problemas: "Grupo de funcionários do mesmo departamento, que se reúnem algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho"
    2. Auto gerenciada: "são grupos de funcionários que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores".
    3. Multifuncional: "Grupo de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa".
    4. Virtual: "Grupos que usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum".

    Associando as colunas, temos que:

    (1) Autogeridas- Membros com responsabilidade dos antigos supervisores e supervisão com menos importância. C e D.

    (2) Multifuncionais - Mesmo nível hierárquico dos membros e diversidade. B e F

    (3) Virtuais - Tecnologia e menos interação social. - A e E.

    Portanto, a sequência será a seguinte: 1-C; 1-D; 2-B; 2-F; 3-A; 3-E

    Fonte: ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010

    GABARITO LETRA D


ID
3255025
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A evolução do pensamento administrativo, normalmente apresentado ou reunido em escolas ou abordagens da Administração surgidas no decorrer do tempo, apresentou diferentes concepções acerca do trabalho, do Homem, das organizações. Acerca desse tema, analise as afirmações abaixo.

1) A abordagem sistêmica trouxe importantes avanços à concepção da relação da organização com o ambiente, ratificando a importância do “one best way” na gestão.
2) Na Escola de Relações Humanas, o Homem é um ser passivo. Mudaram os tipos de estímulo, mas há pouca mudança quanto à estrutura organizacional e do trabalho.
3) Segundo McGregor, as causas das disfunções organizacionais não deveriam ser buscadas na natureza humana, mas no próprio estilo de gerência autoritário.
4) Estudos de Burns e Stalker, Chandler, Woodward, Lawrence e Lorsch, entre outros, relacionaram a questão ambiental com a estrutura e o funcionamento da organização.
5) Nos EUA dos anos 70/80, o Fordismo implantou a gerência participativa, evitando a divisão entre concepção e execução do trabalho e implantando os programas de qualidade através dos círculos de qualidade.

Está(ão) correta(s), apenas:

Alternativas
Comentários
  • 1) A abordagem sistêmica trouxe importantes avanços à concepção da relação da organização com o ambiente, retificando a importância do “one best way” na gestão.

    a abordagem sistêmica veio corrigir a exclusividade de ambiente fechado

    5) Nos EUA dos anos 70/80, o Fordismo implantou a gerência participativa, evitando a divisão entre concepção e execução do trabalho e implantando os programas de qualidade através dos círculos de qualidade.

    Na realidade, no Fordismo ocorria a produção em massa, a qualidade era feita através de inspeção.

  • 4) Segundo Chandler na teoria da Contingência - A alteração ambiental é o fator principal da alteração da estrutura. Em resumo, diferentes ambientes levam as empresas a adotar novas estratégias e as novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais. Uma coisa conduz à outra.

  • Não entendo como para McGregor "as causas das disfunções organizacionais não deveriam ser buscadas na natureza humana", se a teoria famosa dele X e Y trata justamente dos diferentes tipos de natureza humana.

  • Estão corretas, apenas:

    2) Na Escola de Relações Humanas, o Homem é um ser passivo. Mudaram os tipos de estímulo, mas há pouca mudança quanto à estrutura organizacional e do trabalho.

    3) Segundo McGregor, as causas das disfunções organizacionais não deveriam ser buscadas na natureza humana, mas no próprio estilo de gerência autoritário. 

    4) Estudos de Burns e Stalker, Chandler, Woodward, Lawrence e Lorsch, entre outros, relacionaram a questão ambiental com a estrutura e o funcionamento da organização. 

  • Na Escola de Relações Humanas, o Homem é um ser passivo!?


ID
3255034
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A visão básica da organização como um processamento com entrada, saída e retroalimentação, que procura estar em equilíbrio dinâmico com o ambiente é característica da

Alternativas
Comentários
  • Os principais conceitos da teoria dos sistemas:

    > Entrada: relacionado com todos o que o recebe do ambiente externo;

    > Saída: é o que o sistema produz;

    > Feedback: é o retorno sobre o que foi produzido;

    > Caixa-preta: é o "interior" não é facilmente acessível.

    gab. B

  • Para resolvermos à questão, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. A Abordagem Humanística de Administração ou a Teoria das Relações Humanas foi desenvolvida nos Estados Unidos em oposição à Teoria Clássica de Henri Fayol. A Teoria das Relações Humanas tem como seu maior expoente Elton Mayo (1880 – 1949). Para essa teoria, as relações humanas e os aspectos emocionais são influenciadores do processo produtivo e possuem uma relação direta com a eficiência do trabalhador, com a autonomia e o controle sobre os cargos.

    B) CERTO.  A Teoria Geral dos Sistemas ou Teoria dos Sistemas ou Abordagem Sistêmica é uma escola explicativa da Administração que descreve o homem enquanto “Homem Funcional". As organizações são autorreferentes, possuem um raciocínio expansionista, teleológico e um pensamento sintético. Para essa abordagem, os sistemas existem dentro de outros sistemas, os quais são abertos e as funções de um sistema dependem de sua estrutura. Sendo assim, essa alternativa é o gabarito da questão em análise, pois esses sistemas se retroalimentam como forma de se manter um equilíbrio dinâmico.

    C) ERRADO. A Teoria da Administração Científica de Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) buscava determinar cientificamente os melhores métodos de se realizar qualquer tarefa e para selecionar, treinar e motivar os empregados das organizações. Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo mais produtivo. Segundo essa abordagem, a pessoa é influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.

    D) ERRADO. Para a Abordagem Contingencial ou Teoria da Contingência não há nada absoluto nas organizações. Tudo é relativo, tudo depende. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Segundo essa Teoria, o homem é visto enquanto “Homem Complexo", existe uma análise ambiental e uma abordagem de sistema aberto, com foco na tecnologia e no desempenho de papéis dos líderes.

    E) ERRADO. A Ecologia Organizacional é difícil relacionar a alguma escola da administração específica, porém, podemos dizer que tem relação com a Teoria dos Sistemas, uma vez que vê a organização como um ambiente aberta às interações externas.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Pela teoria dos Sistemas, os sistemas são caracterizados por parâmetros que são constantes arbitrárias que caracterizem, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional do sistema ou componente:

    a) Entrada/Insumo/Input - força ou impulso de arranque que fornece material, energia ou informação para operação do sistema;

    b) Saída/Produto/Resultado/Output - Consequência para a qual se reuniram elementos e relações do sistema, congruentes/coerentes com o objetivo do sistema;

    c) Processamento, processador ou transformador - Mecanismos de conversão das entradas em saídas, produção de um resultado;

    d) Retroação, Retroalimentação, Retroinformação (FeedBack) ou alimentação de retorno - função de sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido, tendo por objetivo controle ou monitoramento;

    e) Ambiente - É o meio que envolve externamente o sistema. O sistema deve adaptar-se ao ambiente por meio de uma constante interação.

    Homeostase ou Estado Firme ocorre quanto se atinge um estado de equilíbrio ou quando satisfaz a unidirecionalidade ou constância de direção, apesar das mudanças do ambiente.


ID
3255070
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A mudança incremental nas organizações ocorre através de:

Alternativas
Comentários
  • A mudança incremental, como o próprio nome sugere, está relacionada a acrescentar, somar ou agregar algo. É uma busca pela implantação de melhorias aos processos existentes para, assim, atribuir maior capacidade de crescimento e sucesso a empresa.

    Esta é a mudança mais recorrente e a de mais fácil implementação, pois é natural e está sempre acontecendo. Outros exemplos são a inserção de novos sistemas, , implantação de novas rotinas, novos projetos, entre outras coisas.

    GAB- C

  • Incremental= acrescentar algo em uma coisa que já existe.


ID
3265828
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo de estudos que se dedica a explorar as escolas e as correntes teóricas da Administração.

Associe as colunas, relacionando corretamente a Teoria da Administração à sua respectiva descrição.

Teorias
1- Clássica
2- Comportamental
3- Sistemas

Descrições
( ) É a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
( ) É a corrente que percebe as organizações em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.
( ) É a corrente que trata a administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Questão A

    2- Comportamental:  É a corrente que percebe as organizações em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.

    3- Sistemas: É a corrente que trata a administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações.

    1- Clássica: É a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.

  • @LuizaBarboza você confundiu os conceitos

    2- Comportamental: É a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.

    3- Sistemas:  É a corrente que percebe as organizações em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente. 

    1- Clássica:  É a corrente que trata a administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações

    GAB - A

  • Letra A

     (2- Comportamental ) É a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.

    (3- Sistemas ) É a corrente que percebe as organizações em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.

    (1- Clássica ) É a corrente que trata a administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações.

  • 2- Comportamental: Assim como a humanística tem ênfase nas PESSOAS, mas também no MEIO AMBIENTE, tem como autores principais Herbert Simon, Maslow, Frederick Herzberg, Douglas McGregor.

    3- Sistemas:  Tem como precursor Ludwing Von Bertalanffy, e essa integração é característica do conceito de sistemas, que é o conjunto de elementos interdependentes e integrantes que formam um todo organizado.

    1- Clássica:  Ligada aos conceitos de Fayol como precursor, tem uma visão de cima para baixo e ênfase na ESTRUTURA da organização, ou seja, agir sobre todo o funcionamento da organização.

  • GAB [A].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !!

    #ESTABILIDADESIM !!!

    #FORATRAINEE !!!


ID
3267877
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“Automatizam todas as funções relativas ao contato com os clientes, permitindo que as organizações coletem e armazenem os dados de contato, as preferências dos clientes, o histórico de compras deles, dentre outras funções.” Assinale a alternativa que corresponde ao sistema de informação descrito.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B, Customer Relationship Management

  • · CRM, Customer Relationship Management ou Gestão de relacionamento com o cliente. CRM é um conjunto envolvendo estratégias, práticas, políticas e tudo mais que envolve a gestão, análise e contato com o cliente, com o objetivo de fidelizar e satisfazer o cliente.

    Fonte: https://crmpiperun.com/blog/o-que-e-crm/

  • ERP ( Enterprise Resource Planning) é um software que é capaz de processar os mais variados tipos de dados, como faturamento, balancetes, controle de gastos, fluxos de caixa, informações tributárias, inventário, estoque, controle de ativos e equipamentos, tempo de processamento, filas, etc.

  • SAD (Sistemas de apoio a decisão): utilizam a análise dos dados e tentam demonstrar ações que podem ser realizadas pelo administrador, dando maior segurança e agilidade ao processo de decisão.

    SCM (Supply Chain Management): representa o esforço de integração dos diversos participantes do canal de distribuição por meio da administração compartilhada de processos-chave de negócios que interligam as diversas unidades organizacionais e membros do canal, desde o consumidor final até o fornecedor inicial de matérias-primas.

  • Integrar as saídas - CRM (Costumer Relationship Management)

  • a) ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) - Constitui um sistema integrado de gestão. Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças etc.

    b) SCM (Supply Chain Management ou Gestão da Cadeia de Suprimentos) - Conceito bastante comum na logística e gestão de estoque, vão desde a compra de mercadorias e insumos até elaboração de pesquisas de satisfação junto ao cliente.

    c) BI (Business Intelligence) - Utilizado dentro da gestão empresarial, são processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e manutenção das informações.

    d) SAD (Sistema de Apoio à Decisão) - Se compõe de sistema de Informações que regem empresas em todo mundo, o que se diferencia dos demais sistemas de informação, sendo de uso global pelas organizações.

    e) CRM (Customer Relationships Management ou Gerenciamento da Relação com o Cliente) - Consiste em um sistema de informação, seu objetivo é proporcionar o alcance da fidelização e satisfação do cliente, fazendo com que todas as funções que se relacionam com os clientes sejam eficientes, se possível surpreendê-lo, para cativar e assim gerar um vínculo de longo prazo. Métodos bastante utilizados no CRM: coleta e armazenamento de informações do cliente, preferências e acesso ao seu histórico na empresa.

    Gabarito: E


ID
3267880
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos sistemas de informação, analise as afirmativas a seguir:

I. Sistemas de apoio a decisão (SAD) utilizam a análise dos dados e tentam demonstrar ações que podem ser realizadas pelo administrador, dando maior segurança e agilidade ao processo de decisão.
II. Sistemas de apoio ao executivo (SAE) são voltados à tomada de decisão e reúnem tanto os dados internos da empresa quanto dados externos, visando apoiar as decisões do executivo.
III. Sistemas de processamento de transações visam apoiar a alta gestão, através de indicadores chaves de performance, dashboard e outras abordagens intuitivas ao gestor estratégico.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (D)

    Da série, nunca nem vi. Que, por sinal, é normal nessa disciplina.

    Acertei por interpretação e achismo.

  • D. Conceitos de Gestão do Conhecimento.

  • Os Sistema de Processamento de Transação (SPTs), são sistemas de suporte, em nível operacional, às atividades do dia a dia da organização. São utilizados na automação de tarefas repetitivas e transacionais, como as de controle de estoques, contabilidade, sistemas de cobrança e pago de contas, folha de pagamento, etc.

  • Item 3 errado

     Sistemas de Processamento de Transações (SPT) --> Esses são os sistemas que permitem aos gerentes operacionais o acompanhamento das atividades operacionais da empresa, como as vendas, pagamentos, controle de estoque, etc. Esses sistemas viabilizam não somente a execução das atividades operacionais – caso em que funcionam também como porta de entrada de dados na organização, como também o gerenciamento delas pelos supervisores imediatos dos funcionários

    Direção concursos.

  • Um Sistema de apoio à decisão refere-se a um sistema que disponibiliza subsídios para gerenciamento do negócio nos mais variados níveis da organização; sistema de computação para auxiliar na seleção e avaliação de alternativas de ações, pela utilização da análise lógica e quantitativa de fatores relevantes.

    SAE (Sistema de Apoio ao Executivo) é um sistema de informações no nível estratégico de uma organização. O SAE reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários

    site portopedia...foi o que achei :(

    Valha minha NS!

    1. SAD - IDECAMP - ADMINISTRADOR
    2. Q1089291
    • Sistema de apoio à decisão refere-se a um sistema que disponibiliza subsídios para gerenciamento do negócio nos mais variados níveis da organização; sistema de computação para auxiliar na seleção e avaliação de alternativas de ações, pela utilização da análise lógica e quantitativa de fatores relevantes.
    • SAE (Sistema de Apoio ao Executivo) é um sistema de informações no nível estratégico de uma organização. O SAE reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários
    • Sistema de Processamento de Transação (SPTs), são sistemas de suporte, em nível operacional, às atividades do dia a dia da organização. São utilizados na automação de tarefas repetitivas e transacionais, como as de controle de estoques, contabilidade, sistemas de cobrança e pago de contas, folha de pagamento, etc.

ID
3287449
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A incorporação da moderna tecnologia da informação à dinâmica da organização é imprescindível para o sucesso da gestão organizacional. Assinale a alternativa que apresenta as etapas da implantação de um sistema integrado de gestão empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: Letra B


ID
3289867
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os indivíduos, no mundo contemporâneo, vivem sob a égide da denominada sociedade tecnológica ou do conhecimento. As transformações que estão em curso também estão refletindo na ética, que começa a apresentar algumas características específicas, não mais apoiadas apenas na obediência obrigatória à moral que orientou a era moderna.

Sobre a influência da tecnologia na ética e nas relações entre indivíduos, de acordo com Matias-Pereira (2012) assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Erro da A?

  • @Carlos Felipe:

    Erro da A: "Criaram um desejo"...

    Esse Desejo sempre existiu, antes mesmo das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação)

  • Que redação sofrível.


ID
3293272
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Há vários tipos de controle administrativo.Com o intuito de minimizar os problemas de perdas financeiras advindas da especulação não autorizada de moeda estrangeira, Sra. X implantou na sua empresa o controle por feedback.

Assim sendo, Sra. X

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

  • Justificativa pra não ser a C nem a D...?

  • Eu não entendi esse "sem monitorar os comportamentos dos empregados" , alguém poderia ajudar ?

  • Resposta:

    E - enfocou o uso da informação sobre os resultados para corrigir desvios em relação ao parâmetro aceitável depois que eles surgiram, com base no histórico da empresa durante certo período de tempo, sem monitorar os comportamentos dos empregados.

    Observe:

    A questão remete :

    Problemas de perdas financeiras advindas de especulações .

    uso do feedback

    Qundo se fala de especulação financeira ou de moeda é quando um indivíduo guarda dinheiro para expectativa futura de comprar títulos com lucros maiores.

    A Sra. X vendo perdas optou pelo controle por feedback que é o de lançar um estímulo ou pergunta e obter respostas.

    Logo, Se uso o feedback um estímulo é feito no objetivo de retornar informações sobre o que pretendo analisar, no caso evitar a perda financeira. Assim saberei melhor corrigir os desvios com base nas respostas obtidas pela empresa.

    Por que não são as questões D ou C:

    C - O controle por feedback é obter respostas a estímulos e a partir disso tomar medidas corretivas . A questão C vai além do controle por feedback, ela envolve o processo de controle financeiro, orçamentário, contábil etc.

    D - Comparam-se os resultados e as respostas obtidos pelo feedback na busca saber os erros e desvios no intuito de saná-los podendo ir além de questões orçamentárias ou não envolvê-las.

  • Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica.

    Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo.

     Ex: Apresentei o meu relatório para os acionistas e o feedback foi muito positivo.

  • E) enfocou o uso da informação sobre os resultados para corrigir desvios em relação ao parâmetro aceitável depois que eles surgiram, com base no histórico da empresa durante certo período de tempo, sem monitorar os comportamentos dos empregados. - CREIO que ele excluiu essa última parte porque seria um tipo de controle SIMULTÂNEO: que inclui supervisão direta dos trabalhadores.

    não tenho certeza, mas acho que deva ser isso.