-
CERTA
JUSTIFICATIVA - O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é o principal produto da FNQ e apresenta como fundamentos: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor. Internet:<www.fnq.org.br>.
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_001_01.pdf
-
Gabarito: CERTO
Perfeito! A FNQ está inserida no âmbito do modelo gerencial de administração. Ela estuda e divulga práticas e modelos de atuação que propiciam a excelência na oferta de serviços e produtos, de acordo com o panorama mundial. Seu principal trabalho é o MEG, que nos traz 13 princípios e 8 critérios (se puder, decore).
A AdmPb, procurando acompanhar os avanços das organizações, adaptou o MEG da FNQ e criou, a partir do GesPública, o MEGP - Modelo de Excelência em Gestão Pública, adaptando poucos detalhes. Assim, procura aumentar a eficiência de seus programas, tanto em âmbito qualitativo como quantitativo.
fonte: Chiavenato, GesPública
Bons Estudos!
-
Q414261 . Prova: IADES - 2014 - CONAB - Administração
São 8 os critérios a serem utilizados no processo de avaliação segundo a FNQ:
1. Liderança
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo
sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao
controle de resultados pela direção.
2. Estratégias e Planos
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive
aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito
das estratégias.
3. Clientes
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado
e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
4. Sociedade
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade
e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
5. Informações e Conhecimento
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
6. Pessoas
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
7. Processos
Este Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico financeiros.
8. Resultados
Este Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais
requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.
-
Novo manual MEG:
Alguns fundamentos mudaram:
PENSAMENTO SISTÊMICO
COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO
ADAPTABILIDADE
LIDERANÇA TRANSFORMADORA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS
GERAÇÃO DE VALOR
-
GAB: CERTO
"O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são:
- Modelo Sistêmico: Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn). "
fonte: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
Definição do MEG: O Modelo de Excelência em Gestão é uma metodologia composta por ferramentas e práticas que ajudam a empresa a atingir o nível de excelência em gestão.Sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.
Características do MEG:
- Modelo Sistêmico
Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).
- Não é prescritivo
O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.
- Adaptável a todo tipo de organização
O MEG permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estímulo à organização para obtenção de respostas, por meio de práticas de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que a tornem mais competitiva.
- Estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização
Para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas.