SóProvas


ID
1115671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca de orçamento público e planejamento, julgue os itens a seguir.

Na contabilização do total de receitas, deduzir o valor a ser inscrito na dívida ativa tributária da União descumpre o princípio orçamentário da programação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    JUSTIFICATIVA - De acordo com o princípio orçamentário da programação, a lei orçamentária deve especificar os gastos por meio de programas de trabalho, que permitirão a identificação dos objetivos e metas a serem atingidos. O projeto referido no item estaria descumprindo o princípio do orçamento bruto, segundo o qual todas as receitas e despesas devem ser consignadas pelos seus valores brutos, vedadas as deduções.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_001_01.pdf


  • Então o correto é:

    Na contabilização do total de receitas, deduzir o valor a ser inscrito na dívida ativa tributária da União descumpre o princípio do orçamento bruto.

  • Não estaria descumprindo o princípio da universalidade não?

  • PRINCÍPIO DO ORÇAMENTO BRUTO

    O princípio do orçamento bruto veda que as despesas ou receitas sejam incluídas no orçamento ou em qualquer dos tipos de créditos adicionais nos seus montantes líquidos. Note que a diferença entre a Universalidade e o Orçamento Bruto é que apenas este último determina que as receitas e despesas devam constar do orçamento pelos seus totais, sem quaisquer deduções. Vejamos a previsão na Lei 4.320/64:

    "Art. 6º Tôdas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

     § 1º As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como despesa, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como receita, no orçamento da que as deva receber."

    Ex:

    Considere uma carreira cujo subsídio seja de $14.000. Subtraindo os descontos do IR e Previdência Social, o líquido gira em torno de $10.000. Na LOA, segundo o princípio do Orçamento Bruto, deverão constar todos esses itens e não somente a despesa líquida da União de $10.000. Não importa se o saldo será positivo ou negativo.



    PRINCÍPIO DA PROGRAMAÇÃO

    O Orçamento deve expressar as realizações e objetivos de forma programada, planejada. Este princípio decorre da necessidade da estruturação do orçamento em programas, dispondo que o orçamento deva ter o conteúdo e a forma de programação. Assim, alguns autores defendem que o princípio da programação não poderia ser observado antes da instituição do orçamento-programa



    Fonte: Prof. Sérgio Mendes


  • O erro da assertiva está em dizer que descumpre o princípio da Programação, no caso em tela descumpre o princípio do valor Bruto

  • ERRADO, é Orçamento Bruto

  • Dívida Ativa compõe a receita orçamentária do exercício em que for arrecadado.

  • Descumpre o princípio do orçamento bruto. Errada.

  • Deduzir qualquer valor de receitas e despesas agride o princípio do Orçamento Bruto (e não o Princípio da Programação como afirmou a questão). Assim, o princípio do Orçamento Bruto reza que TODAS AS RECEITAS E DESPESAS CONSTARÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PELOS SEUS TOTAIS, VEDADAS QUAISQUER DEDUÇÕES.
  • Na contabilização do total de receitas, deduzir o valor a ser inscrito na dívida

    ativa tributária da União descumpre o princípio orçamentário do orçamento

    bruto, o qual veda que as despesas ou receitas sejam incluídas no orçamento

    ou em qualquer dos tipos de créditos adicionais nos seus montantes líquidos.

    Resposta: Errada

  • descumpre o princípio orçamento BRUTO

  • O princípio da programação ou do planejamento é extraído do que dispõem os artigos 47 a 50 da Lei nº 4.320/1964, 7º e 16 do Decreto-lei nº 200/1967[16]. Fundamenta-se na obrigatoriedade de especificar os gastos por meio de programas de trabalho, o que permite uma identificação dos objetivos e metas a serem atingidos,

  • GABARITO: ERRADO

     

    Na contabilização do total de receitas, deduzir o valor a ser inscrito na dívida ativa tributária da União descumpre o princípio orçamentário do orçamento bruto, o qual veda que as despesas ou receitas sejam incluídas no orçamento ou em qualquer dos tipos de créditos adicionais nos seus montantes líquidos.

     

    Prof. Sérgio Mendes - Estratégia Concursos

  • ORÇAMENTO BRUTO

  • Viola o Orçamento bruto. Orçamento bruto: Determina que todas as receitas e despesas constarão na LOA em seus valores totais (brutos), vedada qualquer dedução. 

  • Gab. E

    ---------------------------

     

    Deduzir o valor a ser inscrito na dívida ativa tributária da União descumpre o "Princípio do Orçamento Bruto" e não da "Programação Orçamentária"

    **

     

    Princípio do "Orçamento Bruto"

    As receitas e despesas devem constar no orçamento em seus montantes totais, sem qualquer dedução, não importa se o saldo líquido será positivo ou negativo. 

     

    Princípio da "Programação"

    A lei orçamentária deve especificar os gastos por meio de programas de trabalho, que permitirão a identificação dos objetivos e metas a serem atingidos. 

     

  • orçamento bruto!

  • Princípio do "Orçamento Bruto"

    → As receitas e despesas devem constar no orçamento em seus montantes totais, sem qualquer dedução, não importa se o saldo líquido será positivo ou negativo

  • ERRADO.

     

    Na contabilização do total de receitas, deduzir o valor a ser inscrito na dívida ativa tributária da União descumpre o PRINCÍPIO DO ORÇAMENTO BRUTO.
     

  • Principio do orçamento bruto.

  • Gabarito ERRADO

     

     

    Na contabilização do total de receitas, deduzir o valor a ser inscrito na dívida ativa tributária da União descumpre o princípio orçamentário do ORÇAMENTO BRUTO.

  • GABARITO: ERRADO

    Esta questão ficaria correta assim: 

    Na contabilização do total de receitas, deduzir o valor a ser inscrito na dívida ativa tributária da União descumpre o princípio orçamentário do ORÇAMENTO BRUTO.

    Princípio do orçamento bruto: Todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução.

    Abraços.

  • Na contabilização do total de receitas, deduzir o valor a ser inscrito na dívida ativa tributária da União descumpre o princípio do orçamento bruto.

  • Errado

    Na contabilização do total de receitas, deduzir o valor a ser inscrito na dívida ativa tributária da União descumpre o princípio do Orçamento Bruto e NÃO da Programação.

  • Pessoal, essa questão está errada, por ser essa uma aplicação do princípio do orçamento bruto e não da programação.

    Vamos rever a definição na Lei nº 4.320/1964:

    Art. 6º. Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

    Gabarito: ERRADA

  • DESCUMPRE O PRINCÍPIO DO ORÇAMENTO BRUTO.

  • GAB: ERRADO.

    principio do ORÇAMENTO BRUTO.

    vamos para cima, eear 2021