SóProvas


ID
1115716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que tange à Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens seguintes.

Quando solicitado, o órgão público responsável pela execução de determinada despesa é obrigado a fornecer as informações referentes ao número do processo, ao serviço prestado e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado, independentemente da natureza da despesa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    JUSTIFICATIVA - Embora o fornecimento de informações seja a regra geral, nos termos do art. 48-A, inc. I, da Lei de Responsabilidade Fiscal, os atos concernentes a despesas de caráter sigiloso não serão publicados, devendo-se, nesse caráter, ser examinados pelo Tribunal de Contas, em sessão secreta.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_001_01.pdf

  • Quando solicitado, o órgão público responsável pela execução de determinada despesa é obrigado a fornecer as informações referentes ao número do processo, ao serviço prestado e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado, independentemente da natureza da despesa. ( Esse é o erro da questão ).

  • Programas especiais de trabalho (PET)...


  • O próprio Cespe cita na sua justificativa o art. 48-A.

     

     Art. 48-A.  Para os fins a que se refere o inciso II do parágrafo único do art. 48, os entes da Federação disponibilizarão a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes a:

     

    Este cita o inciso II do parágrafo único do art. 48:

     

     II - liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público;

     

    Entendo que, se é em tempo real, nao é "QUANDO SOLICITADO" conforme dito na questão. A disponibilização dessas informações é a regra. 

  • Principio da Publicidade: os processos devem ser publicados. 

    Logo o orgao nao deve esperar ninguem bater na porta dele e dizer "ei, me passa ai o processo da compra do parafuso..." ele deve publicá-lo conforme for avançando no processo da compra.

  • GABARITO: ERRADA

    QUESTÃO:

     

    Quando solicitado, o órgão público responsável pela execução de determinada despesa é obrigado a fornecer as informações referentes ao número do processo, ao serviço prestado e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado, independentemente da natureza da despesa.

     

    EM CASO DE DESPESA DE CARÁTER SIGILOSO, NÃO HAVERÁ ESSA OBRIGATORIEDADE.

     

    DEUS NO COMANDO SEMPRE...

  • EM CASO DE DESPESA DE CARÁTER SIGILOSO, NÃO HAVERÁ ESSA OBRIGATORIEDADE.

  • Não é "QUANDO SOLICITADO", nos termos da LRF, é em tempo real e pormenorizada.

    Bons estudos.

  • QUESTÃO ERRADA !!!!!!

    "Quando solicitado, o órgão público responsável pela execução de determinada despesa é obrigado a fornecer as informações referentes ao número do processo, ao serviço prestado e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado, independentemente da natureza da despesa."

    Lembrar que EXISTEM DESPESAS SIGILOSAS, e nesses casos não poderão ser divulgadas,

  • Não confunda esse: "independente da natureza da despesa", com despesa corrente ou de capital. Confesso, que eu confundi. :D