SóProvas


ID
1115737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.

Os estímulos ambientais, as ações e o comportamento das pessoas, a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações são considerados, pelas teorias de conteúdo, elementos essenciais da motivação, que a caracterizam como processo complexo e dinâmico.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ERRADO.

    JUSTIFICATIVA - As teorias de conteúdo procuram explicar a motivação apenas a partir dos estímulos ambientais ou daquilo que motiva o comportamento. Os demais elementos motivadores são explicados pelas teorias de processo. Doutrina majoritária.

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_001_01.pdf
  • SIMPLES E BASTA DECORAR: TEORIAS DE CONTEÚDO SE CONCENTRAM EM EXPLICAR O QUE MOTIVA. 

    JÁ AS TEORIAS DE PROCESSO COMO A MOTIVAÇÃO OCORRE, O PROCESSO. DECORANDO ISSO O CONTEXSTO DA FRASE É FÁCIL DE MATAR.
  • A teoria de conteúdo pode ser entendida como a teoria de necessidades (não a de Maslow). Caso a variável possa ser algum tipo de necessidade, (estímulos ambientais, recompensas advindas das ações) trata-se da teoria de conteúdo. Caso não seja possível transformar a variável em uma necessidade, (ações e comportamento das pessoas, persistência no comportamento) trata-se da teoria de processos.  

  • Outro erro da questão é dizer que a Teoria de conteúdo é complexa e dinâmica. Na verdade as teorias de conteúdo(teoria x e y, maslow, teoria ERC, teoria de mc clelland) são estáticas e descritivas. As teorias de processos(teoria equidade, avaliação cognitiva, fixação de metas) essas sim são complexas e dinâmicas, visto que estuda como ocorre a motivação.

  • Teorias de Conteúdo x Teorias de Processo

    Existe uma abordagem que separa as diversas teorias motivacionais em dois grupos: teorias de conteúdo e teorias de processo. Vejamos como se dá essa classificação.

    Conteúdo: Hierarquia das Necessidades de Maslow ;ERG de Alderfer ;Dois Fatores de Herzberg ;Motivação para realização de McClelland

    Processo :Teoria da Expectativa de Vroom ;Teoria da Equidade de Adams ;Teoria do Reforço de Skinner

    A diferença entre as teorias é a seguinte:

    Conteúdo:relaciona-se com “o que” motiva o comportamento(envolvem DE/MO/RA,DESEJOS,MOTIVOS,RAZÕES)

    Processo:COMO  as pessoas são motivadas(envolvem crenças e valores)


  • estímulos ambientais - teoria de contexto

  • Teorias de Conteúdo (Intrínsecas)

    - Buscam explicar o que é a motivação dentro do comportamento organizacional a partir do foco em necessidades, desejos e valores.

    - Teorias de necessidade; foco interno.

    Logo, estímulos ambientais não são elementos das teorias de conteúdo.

  • Está CORRETA porque "os estímulos ambientais, as ações e o comportamento das pessoas, a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações" são o que motivam o homem. As Teorias de Conteúdo procuram explicar esses fatores intrínsecos, os quais referem-se à motivação gerada por necessidades e motivos da pessoa. 

    Só para complementar: Os fatores extrínsecos, os quais se referem à motivação gerada por processos de reforço e punição, estão ligados às Teorias de Processos, que definem os processos que influenciam o comportamento, descrevem como acontece a motivação, com base nos valores e crenças. 
    Fonte: Livro "Gestão de Pessoas Para Concursos", de Andréia Ribas. 
  • Gabarito: ERRADO>. Cuidado com o comentário de colega que colocou a questão como correta. Sinceramente não sei se a pessoa faz intencionalmente ou porque não entendeu nada mesmo. O fato é que vejo algumas pessoas fazendo isso aqui no QC com frequência. Fazendo um comentário oposto ao do gabarito induzindo ao erro quem le. Se não quer ajudar, pelo menos não atrapalhe.

    Teoria do Conteúdo (dentro do indivíduo ou do ambiente em que o envolve), sendo ESTÁTICAS e DESCRITIVAS. O que motiva o Homem. Foco nas necessidades.

    Teoria do Processo (compreensão dos processos cognitivos ou de pensamento das pessoas, que influencia seu comportamento), sendo mais DINÂMICOS. Como acontece a motivação. Foco nas crenças, expectativas, valores, metas, percepções, intenções.

    Fonte: Prof. Andréia Ribas

    Bons estudos!

  • Teoria do conteúdo - necessidades humanas - o que motiva o homem (desejos, motivos e razões)

    Teoria dos processos - contexto - como acontece a motivação  (crenças e valores)

  • As teorias de motivação podem ser divididas em teorias de conteúdo e teorias de processo. 

    As teorias de conteúdo se concentram nas razões que levam uma pessoa a ficar motivada (seria o QUE motiva alguém).

    Naturalmente, a grande maioria das pessoas deseja ou necessita de coisas que não têm. Quando queremos algo (seja um carro melhor, uma viagem ao exterior, ou que nossa família coma todos os dias), temos uma “motivação” para alcançar esse objetivo, não é mesmo? As teorias que se preocupam com as necessidades que nos “impulsionam” são as teorias de conteúdo.

    Já as teorias de processo se concentram no modo em que o comportamento é motivado (seria o COMO essa motivação ocorre).

    Os teóricos que trabalham com essas teorias acreditam que as pessoas são mais propensas a se comportar com “motivação” se três condições acontecem: as pessoas creem que as ações atingirão o desempenho desejado; que esse desempenho levará ao resultado buscado e o resultado é realmente desejado por elas.


    Teorias de conteúdo: Teoria de dois fatores de Herzberg + Teoria ERC - Alderfer + Hierarquia das necessidades de Maslow + Necessidades adquiridas - McCelland + Teoria X e Y

    Teorias de processo: Teoria da Equidade - Adams + Toeria da Expectativa - Vroom + Teoria do Reforço - Skinner + Teoria do estabelecimento de bojetivos


    Fonte: Administração Geral para concursos - Rodrigo Rennó

  • VAMOS MEMORIZAR???


    Teoria do conteúdo: necessidades humanas - o que motiva o homem para ter algo que ele não tem (desejos, motivos e razões) --> Hierarquia das Necessidades de Maslow ;ERG de Alderfer ;Dois Fatores de Herzberg ;Motivação para realização de McClelland;

    Teoria dos processos - alcance de metas - a motivação ocorre por acreditar que determinadas ações contribui para almejar sua meta (crenças e valores) --> Teoria da Expectativa de Vroom ;Teoria da Equidade de Adams ;Teoria do Reforço de Skinner.


  • Teoria do conteúdo é estática e descritiva

      Teorias dos Processos são mais dinâmicas.   

  • Própria CESPE responde:

    96-  Os estímulos ambientais, as ações e o comportamento das pessoas, a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações são considerados, pelas teorias de conteúdo, elementos essenciais da motivação, que a caracterizam como processo complexo e dinâmico. JUSTIFICATIVA - As teorias de conteúdo procuram explicar a motivação apenas a partir dos estímulos ambientais ou daquilo que motiva o comportamento. Os demais elementos motivadores são explicados pelas teorias de processo. Doutrina majoritária.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_001_01.pdf
  • Segundo a professora Andréira Ribas: As teorias motivacionais

    Conteúdo (necessidades) motivação foco em necessidades humanas :

    TEORIA DE MASLOW -HIERARQUIA

    ALDERFER -ERC OU ERG

    HERZBERG -BIFATORIAL HIGIÊNICOS /MOTIVACIONAIS

    MCGREGOR- X E Y

    MCCLELAND -RAP ou teoria dos motivos

    Já as teorias de processo (cognição) ligadas a percepção /valores/crença/expectativa/intenção:

    BANDURA- autoeficácia

    ADAMS- equidade

    V.VROOM- expectativa-VEI

    SKINNER - reforço

    LOCKE- fixação de metas

     

     

     

  • ERRADO.

    TEORIA DO CONTEÚDO: É ESTÁTICO

    TEORIA DO PROCESSO: É DINÂMICO

  • A questão fala das teorias de processo>>> elas se concentram no modo em que o comportamento é motivado (seria o COMO ela ocorre).

     

    Já as teorias de conteúdo>>> se concentram nas razões que levam uma pessoa a ficar motivada (seria o QUE motiva alguém).

     

     

    Coragem, meu povo! Vamos usar a expectância de Vroom. Valência, Expectativa e muuuuuita Instrumentalidade.

  • As teorias de conteúdo procuram explicar a motivação a partir dos estímulos ambientais ou daquilo que motiva o comportamento; são estáticas e descritivas.
  • Item Errado!

    "...a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações...", o trecho refere-se às Teorias de Processo.

     

    At.te, CW.

    KAREN DUTRA. Comentário em vídeo à questão Q371910. QConcursos.

  • Misturou teorias de processo com teorias de conteúdo.

  • Teorias de Conteúdo: o que motiva as pessoas?

    Teorias de Processos: como motivar as pessoas?

  • DICA: BANCA CESPE. 

    Quando aparecer as palavras Recompensa e Motivacao na mesma frase, desconfie, tem 99 % de chance de estar ERRADA. 

  • No final também está errado, pois as teorias de conteúdo são descritivas e ESTÁTICAS, já as teorias de processo são prescritivas e DINÂMICAS!

  •  "a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações"-PROCESSO)

    E

  • Os estímulos ambientais, as ações e o comportamento das pessoas, a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações são considerados, pelas teorias de conteúdo, elementos essenciais da motivação, que a caracterizam como processo complexo e dinâmico.

     

    estímulos ambientais ---> Teoria do campo ---> Teoria de Processo

     

    "as ações e o comportamento das pessoas "  e "persistência no comportamento" -----> Todas as teorias dentro do conjunto da Teoria de processo

     

    "recompensas advindas das ações"  -----> Teoria da expectativa (ou expectância) ----> Teoria do processo

     

     

    Teorias de conteúdo: procura explicar quais fatores motivam as pessoas (fatores dentro do indivíduo ou do ambiente que o envolve), sendo estáticos e descritivos. O que motiva o homem

     

    Teoria da hierarquia das necessidades humanas – Abraham Maslow - as necessidades motivam o homem. 

     

    Teoria dos dois fatores ou bifatorial – Herzberg - existe dois fatores que geram: insatisfação, evitam a insatisfação ou gera satisfação/motivam os funcionarios.

     

    A teoria X e a teoria Y – McGregor - concepção das pessoas em duas teorias: Teoria X (desmotivadas)e Teoria Y (motivadas)

     

    Teoria ERC – Clayton Alderfer - existem apenas três fatores essenciais para a motivação (existencial, relacionamento, crecimento)

     

    Teoria da motivação pelo medo/êxito ou teoria das necessidades adquiridas – David Mcclelland três necessidades orientam a dinâmica do comportamento humano (realização, poder e associação.)

     


    Teorias de processo: procura explicar como funciona a motivação (compreensão dos processos cognitivos ou de pensamento das pessoas, que influencia o comportamento), sendo mais dinâmicas. Como acontece a motivação.

     

    Teoria de expectação – Lawler III - As pessoas desejam dinheiro, porque este lhes permite a satisfação de necessidades fisiológicas, segurança, sociais, estima e autorrealização. Então, para as pessoas o dinheiro motiva o desempenho.

     

    Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroomas pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca. O resultado é fator determinante do nível de motivação em relação a determinada atividade.

     

    Teoria de campo – Kurt Lewincomportamento é função ou resultado da interação entre a pessoa e o meio ambiente atual que a rodeia.

     

    Teoria da equidade, Adams - os funcionários que se encontram em situação de desigualdade, são motivados, pela insatisfação e tensão emocional, a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas relações com outras pessoas e com as organizações.

     

    Teoria da fixação de metas/ objetivos, Edwin Locke e LathanAs metas de uma pessoa são o principal determinante da motivação.

     

    Teoria do reforço – Skinner - o reforço condiciona o comportamento.

  • ERRADA

     

    TEORIA DO CONTEÚDO --------------------- > O QUE MOTIVA.

     

    TEORIA DO PROCESSO ----------------------> COMO A MOTIVAÇÃO OCORRE.

  • COMENTÁRIO DA PROFESSORA DO QC:

    estímulos ambientais, ações e comportamentos das pessoas = Teorias DE CONTEÚDO

    persistência no comportamento e recompensas = Teorias DE PROCESSO

  • Gab: Errado

    Pensei da seguinte forma: temos as teorias de conteúdo e as teorias de processos (esta última busca saber COMO a motivação ocorre).

    As teorias de conteúdo se referem ao conteúdo da motivação: O QUE leva o indivíduo a se motivar?

    Dentro dessa teoria de conteúdo temos a teoria dos dois fatores de herzberg: o fator higiênico e o fator motivacional.

    Os fatores higiênicos não geram motivação. Neles estão inclusos, dentre outros, aspectos referentes ao ambiente e recompensas.

    Logo, a questão está errada, pois diz que esses aspectos (ambiente e recompensas) são elementos essenciais da motivação, mas eles não motivam, apenas evitam a insatisfação.

  • Gab E

    Teorias de conteúdo: se concentram nas razões que levam uma pessoa a ficar

    motivada.

    • Teorias de processo: se concentram no modo em que o comportamento é

    motivado. Elas enfatizam, além das necessidades, os processos de pensamento

    por meio das quais as pessoas decidem como agir.

  • Item errado, pois as teorias do conteúdo falam basicamente dos desejos ou necessidades que motivam o indivíduo, não tendo relação com a influência do ambiente externo (teoria do ambiente de Skinner – veremos mais a frente) e nem do comportamento e valores da pessoa (teorias de processo).

    Gabarito: E

  • errado

    questao mistura teoria de processo com a teoria de conteúdo

  • As teorias de conteúdo buscam compreender “O que” motiva os indivíduos. Assim, erra o enunciado ao associar as teorias de conteúdo com comportamento e ações das pessoas. Esses aspectos são analisados pelas teorias de processo, as quais analisam como ocorre o processo de motivação.

    Gabarito: ERRADO

  • GABARITO ERRADO

    "As teorias da motivação de um lado, as teorias de conteúdo que se relacionam principalmente com aquilo que está dentro de um indivíduo ou do ambiente que envolve um indivíduo e que energiza ou sustenta o seu comportamento e proporcionam uma visão geral das necessidades humanas ajudando o administrador a entender o que as pessoas desejam ou o que satisfará as suas necessidades. Na realidade, são teorias estáticas e descritivas. 

    De outro lado, estão as teorias de processo, que oferecem uma alternativa mais dinâmica, pois proporcionam uma compreensão dos processos cognitivos ou de pensamento das pessoas, e que influenciam o seu comportamento.

    Fonte: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos08/431_Artigo_Motivacao_10.pdf

  • ERRADO

    Temos aqui a necessidade de diferenciar Teorias Motivacionais de Conteúdo x Processos

    Conteúdo

    • Quais fatores influenciam no comportamento
    • É ESTÁTICO E DESCRITIVO - pois quer saber O QUE causa motivação
    • Teorias:
    1. Teoria dos Dois Fatores – Herzerg
    2. Teoria ERC – Alerfer
    3. Hierarquia das Necessidades – Maslow
    4. Necessidades Adquiridas – McClenlland
    5. Teoria X e Y – McGregor 

    Processos:

    • Como a motivação acontece
    • É MAIS COMPLEXO E DINÂMICO
    • Teorias
    1. Teoria da EquidadeAdams
    2. Teoria da ExpectativaVroom
    3. Teoria do ReforçoSkinner
    4. Teoria do Estabelecimento de Objetivos – Autoeficiência

    Assim temos o erro marcado:

    Os estímulos ambientais, as ações e o comportamento das pessoas, a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações são considerados, pelas teorias de conteúdo (TEORIAS DE PROCESSO) elementos essenciais da motivação, que a caracterizam como processo complexo e dinâmico.