SóProvas


ID
1115761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação aos processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.

A descrição e a especificação de cargos identificam e formalizam os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização.

Alternativas
Comentários
  • Item errado! Segue a justificativa da Banca.

    "JUSTIFICATIVA - Sabe-se que apenas

    na descrição dos cargos descreve-se os deveres e

    responsabilidades previstos aos cargos ou postos de trabalho.

    Doutrina majoritária."



  • CONCEITO DE DESCRIÇÃO DE CARGOS

    Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.
    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-de-cargo/23421/

    Paz de Cristo.

  • Outras questões ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - CPRM - Analista em Geociências - AdministraçãoDisciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Análise e Descrição de Cargos; A descrição de conhecimentos, habilidades e atitudes que deve possuir o ocupante de um determinado cargo caracteriza a especificação do cargo.GABARITO: CERTA.

    Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Técnico Judiciário - Área AdministrativaDisciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Gestão de Pessoas e Recursos Humanos; 

    Na elaboração do plano de cargos, a atividade de especificação de cargo objetiva descrever conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho de cargos.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário - Área AdministrativaDisciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Cargos e Salários; Análise e Descrição de Cargos; 

    Assinale a opção correta acerca de análise e descrição de cargos.

     a) A descrição de cargo é um processo de enumeração de tarefas ou atribuições que compõem o cargo; assim, permite a diferenciação entre os cargos existentes na organização.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2013 - MI - AdministradorDisciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Análise e Descrição de Cargos; 

    Descrever um cargo significa relacionar o que o seu ocupante faz, a maneira como faz, sob quais condições e por que faz. Analisar cargos significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo.

    GABARITO: CERTA.

  • A dica é salvar essa questão em nossos cadernos. Já prevejo o Cespe cobrando novamente e trocando o gabarito. 

  • Isabela, como vc faz p encontrar questoes c assuntos similares?  Poxa, ajuda mto. Obrigada pela contribuiçao. Abçs. Luciane

  • Especificação de cargos = análise de cargos. E a função de análise de cargos aborda as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que o ocupante deve possuir para ocupar aquele cargo.

    Portanto, apenas a descrição é que identifica e formaliza os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização.

  • A DESCRIÇÃO DE CARGOS relaciona o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. Trata-se de um retrato superficial do conteúdo e das principais RESPONSABILIDADES do cargo, um aspecto intrínseco.

    A ANÁLISE DE CARGOS é feita a partir da descrição e busca detalhar as habilidades, os conhecimentos e as capacidades que o ocupante do cargo precisa ter para poder exercer bem a função. Trata-se de um aspecto extrínseco ao cargo, voltado para quem irá ocupá-lo.

    A questão menciona que, tanto na descrição como na análise (especificação), são definidos os deveres e as responsabilidades, no entanto, elas são definidas somente na descrição. 


    Ora, a meu ver, não tem como, na análise de cargos, descrever como "pré-requisito" deveres e responsabilidades. É mais lógico fazê-las na descrição, pois lá estarão relacionadas as rotinas/atividades que o cargo possui e as quais passarão a ser responsabilidade do ocupante daquele cargo.


    OBS.: Acredito que podemos comparar a "Descrição de Cargos" com o item de algum edital na parte "Descrição sumária da atividades" e a "Análise de cargos" com os "Requisitos". Eu assimilo melhor assim... rsrs.

    Exemplo:

    CARGO 1: ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: ADMINISTRATIVA.

    REQUISITO (Análise do cargo, o que o ocupante do cargo precisa ter): diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

    DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES (Descrição do cargo, relação simplificada do conteúdo do cargo): executar atividades de nível superior relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, controle interno, bem como as de desenvolvimento organizacional e de suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais. Executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.


    Caso eu esteja equivocado, por favor, corrijam-me.

  • A análise de cargos se preocupa com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo. A análise de cargos funciona como uma análise comparativa de quais as exigências (requisitos) que o cargo impõe à pessoa que o ocupa sob o ponto de vista mental, físico, responsabilidades e condições de trabalho. Para que a análise de cargos tenha uma base concreta de comparação, ela precisa fundamentar-se em fatores de especificações.

    Fonte: Gestão de Pessoas – Chiavenato.

  • Afinal de contas, responsabilidades está na descrição ou análise do cargo ? Alguém sabe o posicionamento do Cespe ?

  • Colega Everaldo,o posicionamento do cespe é o mesmo do Chiavenato:


    Responsabilidade é requisito pessoal, referente aos requisitos de um indivíduo apto a ocupar um cargo. Logo, trata-se de ANÁLISE DE CARGO;

    DESCRIÇÃO DE CARGO foca apenas o conteúdo do cargo (o que faz, como faz, porque faz).


    Chiavenato / Gestão de Pessoas / 3ª Edição / 2010: embora relacionadas, a diferença é que a descrição de cargos foca o conteúdo do cargo (o que, quando, como e por que faz); a análise do cargo foca os requisitos físicos e mentais, as responsabilidades e as condições em que o trabalho é feito.


    GABARITO: ERRADO.

  • Especificar cargo = Analisar cargo

    gaba errado.
  • Análise de cargos é o procedimento para determinar os requisitos de deveres e responsabilidades de um cargo e o tipo de pessoa que deverá ocupá-lo.


    CHIAVENATO, 2010. pág 220

  • A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo.

    ...Assim, a análise de cargos preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo, analisando os seguintes fatores, segundo Chiavenato (1999). *Requisitos mentais  *Requisitos físicos  *Responsabilidades  *Condições de trabalho


    Obs: Sendo assim, descrição e especificações do cargo são conceitos diferentes, a questão diz respeito apenas à descrição do cargo.


    Bibliografia: Gestão de pessoas para concursos 2ª edição - Andréia Ribas e Cassiano Ramalho Salim - Trechos das páginas 97 e 98.  


    (Q330791) A descrição de conhecimentos, habilidades e atitudes que deve possuir o ocupante de um determinado cargo caracteriza a especificação do cargo. Ano: 2013 - Banca: CESPE - Órgão: CPRM - Prova: Analista em Geociências - Administração - Gabarito: CERTO

     

  • Não consigo entender. Cada estudante fala uma coisa, que difere da outra.

     

     

    Alguém poderia me dizer com precisão quem aborda as responsabilidades do cargo? Descrição ou análise do cargo?

     

     

    Tem gente aqui que diz ser a descrição, outros dizem ser a análise...

     

     

    Pelo amor de Deus, que coisa mais confusa!

     

     

    Me ajudem, por favor!

  • Conforme a obra Gestão de Pessoas para concursos, 2ª edição, p. 99 (Andréia Ribas e Cassiano Salim), a diferença é tênue. Vejamos:

    "Descrição do Cargo consiste em enumerar tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem o cargo (o que faz), a periodicadade da execução (quando faz) os métodos empregados para execução (como faz), os objetivos do cargo (por que faz)."

    "Análise de cargo consiste em definir os requsitos que o cargo impõe a seu ocupante, baseados nos requisitos mentais, físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho."

    Sendo assim, parece que se a redação da questão citar "responsabilidade do cargo", "responsabilidade que compõe o cargo"  ou "responsabilidade referente ao cargo" teremos a definição de descrição. Noutra banda, caso a questão se limite a citar "responsabilidade", teremos a definição de análise de cargo.

  • Deveres e reponsabilidades = descrição de cargos!

  • Na minha análise da questão, o  único erro é na parte em que menciona que descrição e a especificação do cargos. Especificar cargos é função da Analise de cargos.

    O restante da questão está correta, conforme biografia: Gestão de pessoas para concurso.  Andrea Ribas e Cassiano. Página 111.

  • A descrição e a especificação de cargos identificam e formalizam os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização. 

    No meu ver estaria correta assim: A análise de cargos e a especificação de cargos identificam e formalizam os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização. 

    justificativa:

    especificação = CHA e responsabilidades fazem parte dos requisitos ou seja ANÁLISE DE CARGOS

  • GAB: E

     

    DESCRIÇÃO DE CARGOS não versa sobre responsabilidades. É uma ação taxativa sobre O QUE FAZER em determinado cargo. 

     

    Exemplo: Descrição de atividades do Caixa de Supermercado: Passar produtos comprados pela esteira do caixa, passar o detector de código de barras no produto, receber o pagamento (em dinheiro ou cartão), passar troco... etc. 

  • Descrição de Cargos (atividade do ocupante): é a relação das atividades do seu ocupante: o que ele faz, por que faz aquilo, como faz. É um retrato simplificado das responsabilidades e atividades desempenhadas no cargo.

    O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo. O título de um cargo tem DUAS funções relevantes para o empregado: importância psicológica do status quo do cargo e nível hierárquico que o cargo ocupa na estrutura da organização.

    Existem TRÊS métodos para a obtenção de dados a respeito dos cargos: Entrevista, Questionário e Observação.

    A organização opte por utilizar qualquer combinação metodológica possível entre os três métodos apresentados acima, o fundamental é que ela esteja buscando utilizar a metodologia que melhor se ajuste às suas necessidades em cada caso.

    Entrevistas: neste caso podem ser entrevistados funcionários, grupos de funcionários ou supervisores sobre os diversos aspectos relacionados ao cargo.

    Questionários: são aplicados ao ocupante do cargo ou ao supervisor de quem o ocupa de modo a obter informações escritas. A vantagem principal sobre os outros métodos é que os questionários são de rápida aplicação e baixo custo. A principal desvantagem é que não é tão fácil quanto parece elaborar um questionário bem estruturado. O instrumento de levantamento de dados organizacionais mais indicado, para minimizar possíveis resistências dos pesquisados é o questionário.

    Técnica de Observação (in loco): recomendada para cargos mais simples e repetitivos, os cargos operacionais, por exemplo. Uma de suas desvantagens é o alto custo e por não ser recomendado para cargos de níveis elevados, devido a suas complexidades.

  • ENQUANTO A DESCRIÇÃO DE CARGOS SE PREOCUPA COM O CONTEÚDO, QUE FAZ, QUANDO FAZ, COMO FAZ E POR QUE FAZ, A ANÁLISE ESTUDA E DETERMINA OS REQUISITOS QUALITATIVOS PARA DESEMPENHAR A FUNÇÃO, OU SEJA, AS RESPONSABILIDADES ENVOLVIDAS, O GRAU DE INSTRUÇÃO, A CAPACIDADE DE DESENVOLVIMENTO. 

     

    DESCRIÇÃO DE CARGOS  --->  O ENFOQUE ESTÁ NO CONTEÚDO DO CARGO.
    ANÁLISE DE CARGOS  --->  O ENFOQUE ESTÁ NOS REQUISITOD DO OCUPANTE.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Estaria certo se não tivesse "especificação", que é outra coisa.

  • A descrição e a especificação de cargos identificam e formalizam os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização.

     

    Quem faz isso é a descrição apenas e não ambos como  a questão afirma.

     

    Especificação ou análise de cargos detalha o que o cargo exige do seu ocupante, como conhecimento, habilidade e capacidade de desempenhá-lo adequadamente.

     

    Quando se referir ao cargo: Descrição

    Quando se referir ao ocupante: análise ou especificação

  • ERRADO

     

    Demorou, mas acho que entendi.... Em G.P especificação de cargos é sinônimo de análise.

    Agora facilitou né ? Vamos fazer a troca de palavras para visualizar melhor:

     

    "A descrição e a análise de cargos identificam e formalizam os deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização."  (E)

    (Erro: É a descrição de cargos que identifica deveres e responsabilidades !)

     

    Descrição de Cargo : Consiste em enumerar as tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem um cargo (o que faz), a periodicidade da execução (quando faz), os métodos empregados para execução (como faz), os objetivos do cargo (por que faz).

     

    (Quadro resumo do livro de G.P - Andreia Ribas e Cassiano Salim, ed. 2013, pág. 74.)

     

  • É a transcrição literal do conceito utilizado pela US Employment Service e US Service Office of Personnel Management :

     

    ''Especificações do cargo: é uma explanação escrita dos conhecimentos, habilidade, capacidades , traços e outras características necessários para o desempenho adequado de um determinado cargo.''

     

    Observação : Note que o CESPE sempre usa esse conceito de especificação do cargo para associar a análise de cargo e não a descrição .

     

    Fonte : Gestão de Pessoas, Chiavenato.

  • Gente, já sei o motivo das dúvidas e o "x" da questão! É o seguinte:

     

    Primeiro você tem que ter em mente que "Especificação" = "Análise".

     

    Massa! Agora se liga aqui: Sabemos que na Análise de Cargos ocorre o levantamento de requisitos físicos, mentais, responsabilidades e condições de trabalho. O que fêz muita gente errar foi justamente esse termo aí: responsabilidades.

     

    Galera, repare que a questão faz uma especificação neste termo: "...responsabilidades referentes a cada cargo..". Pronto, aí que mora o pulo do gato! Essas "responsabilidades" são relacionadas ao cargo e não ao indivíduo! Seria como se fosse "o que tem que ser feito no cargo".

     

    Por isso a questão está errada, uma vez que ela no começo do enunciado engloba tanto a descrição como a análise. Não há o que se falar de análise, afinal essas responsabilidades estão relacionadas com o cargo e não com o futuro ocupante!!

     

    Espero ter ajudado! Forte abraço!

  • Pegadinho do inferno

  • Errado.

     

     

    A descrição de determinado cargo corresponde ao relato das tarefas que devem ser executadas pelo ocupante do cargo,descritas de forma organizada, permitindo a compreensão das atividades narradas.

     

    A especificação, por outro lado, consiste nos requisitos e critérios exigidos pela organização para que determinada pessoa ocupe determinado cargo.

  • Errei porque pensei que especificação seria compatível com descrição, mas especificação é compatível com a análise.

  • Analise de cargos:

    -Requisitos físicos e mentais

    -Responsabilidades

    -Analise do ambiente

  • Gabarito ERRADO

    Complementando os comentários

    Desenho de cargos: é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais do seu ocupante.

    Descrição de cargos (Aspectos Intrínsecos): define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. Relaciona de maneira mais breve as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo.

    Análise de cargos ou especificação de cargos (Aspectos Extrínsecos) : É feita a partir da descrição do cargo. Procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.

    Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim - Gestão de Pessoas para Consursos.

  • Opa, opa, opa!! Aqui quero chamar a sua atenção para o fato de que o CESPE usa o termo “especificação de cargos” como sinônimo de análise de cargos, o que torna o item errado, já que o processo responsável pela listagem dos deveres e responsabilidades referentes a cada cargo na organização é a DESCRIÇÃO, e não a análise de cargos.

    Gabarito: E

  • A identificação do conteúdo do cargo (deveres e responsabilidades) é feita durante a descrição de cargos. Durante a análise de cargos (também denominada de especificação de cargos) realiza-se a identificação dos requisitos dos cargos.

    O enunciado erra, portanto, ao incluir a “especificação de cargos” no trecho uma vez que apresenta características apenas da descrição de cargos. Essa foi a interpretação da banca, conforme a justificativa de gabarito apresentada:

    JUSTIFICATIVA - Sabe-se que apenas na descrição dos cargos descreve-se os deveres e responsabilidades previstos aos cargos ou postos de trabalho. Doutrina majoritária.

    Gabarito: Errado

  • O processo sistemático de coleta de informações sobre cargos é uma das formas de conceituar a análise de cargos. Nesse sentido, vejamos o conceito proposto por Gómez-Mejía, Balkin e Cardy:

    Análise de cargos é o processo sistemático de coletar informação utilizada para tomar decisões a respeito de cargos. Análise de cargos identifica as tarefas, os deveres e as responsabilidades de um cargo em particular. (Gómez-Mejía, L. Balkin, D. Cardy, L., 1995)

    Na questão posterior, o professor responde assim.