SóProvas


ID
1115776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da gestão de estoques, importante função da administração de materiais, julgue os itens que se seguem.

Caso o objetivo da empresa seja o “estoque zero”, deve-se utilizar o método just in time, uma técnica de gestão de materiais e de produção no momento exato, em que ambos os elementos (gestão e produção) são controlados por meio mecânico ou informatizado, com enfoque no estoque, no fornecedor e na qualidade.

Alternativas
Comentários
  • esta questao nao foi anulada pelo cespe

    veja o o link:http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF_13_ADMINISTRATIVO_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF

    a banca considerou errada a questao segue a justificativa:

    Na realidade, o modelo just in time refere-se à produção na quantidade necessária, no momento necessário para atender a variação de demanda com um mínimo de 

    estoque em produtos acabados, em processos e matéria prima e não o estoque zero conforme indicado. Já o conceito apresentado no item refere-se ao Kanban.

    espero ter ajudado!


  • Eu acho que a Banca se equivocou em não anular. O Método é JUST IN TIME COM CERTEZA, pois Kanban é apenas uma ferramenta para gerenciar isso. Just in time puxa a produção, ou seja, produz se tem pedido, se não tem pedido o estoque é ZERO! Cespe inventando conceitos esdrúxulos. Arrisco em Dizer que Kanban está para Just in time assim como BSC está para Planejamento estratégico. Just in time= tipo, método -------Kanban= ferramenta   Planejamento Estratégico= tipo -------- bsc= ferramenta.

  • Não gosto muito de contrariar o gabarito oficial da banca e nem de polemizar nos comentários, mas o gabarito deveria ser certo ou então a banca deveria ter anulado a questão.

     Na justificativa postada pelo colega andre luiz, a banca afirma "atender a variação de demanda com um mínimo de estoque em produtos acabados, em processos e matéria prima e não o estoque zero conforme indicado.", ela se contradiz, em uma outra prova ela cobrou as seguintes questão:

    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Técnico - AdministraçãoDisciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Sistema just-in-time - método de gestão de estoques; 

    De acordo com a filosofia de produção just in time, a produção tem início somente após o pedido do cliente, não havendo necessidade de manutenção de estoque disponível de mercadorias para venda.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2009 - CEHAP-PB - AdministradorDisciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Sistema just-in-time - método de gestão de estoques; 

    Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais, assinale a opção correta.

    b) Sua meta é trabalhar com estoque zero.

    GABARITO: LETRA "B". 

    "Por Favor, corrijam-me se estiver errada."

  • Isabela, tambem concordo, algumas provas anteriores o cespe considera que a "FILOSOFIA" just in time é ESTOQUE 0, Mas, como nem sempre é possível trabalhar com estoque 0 , admite-se estoque minimo. Mas fica controverso ele cobrar de um jeito e assado.

  • JIT é uma metodologia, ESTOQUE ZERO é outra metodologia. JIT é um sistema de PRODUÇÃO, não de gestão de estoques... ele gera consequência nos estoques, mas é um método de linha de PRODUÇÃO. O JIT não é puxar estoques, é puxar a PRODUÇÃO, de acordo com a necessidade da demanda.


    Cometário: professor Wendell Léo

  • Marquei como ERRADA

    Veja onde considerei o erro:

    Caso o objetivo da empresa seja o “estoque zero”, deve-se utilizar o método just in time, uma técnica de gestão de materiais e de produção no momento exato, em que ambos os elementos (gestão e produção) são controlados por meio mecânico ou informatizado, com enfoque no estoque, no fornecedor e na qualidade.  

    Nesta filosofia, não há enfoque em estoques.

    Bons estudos!!!!


  • Vc está certa Isabela, a banca vive se contradizendo nas questões o que dificulta mt nosso aprendizado. Parece que eles vão buscar professores de marte para elaborar as questões, elaboram questões que nem a "bunda" deles e dão uma justificativa pior ainda.

    O método JIT trabalha sim com a premissa de "estoque zero".

    Tenha muita fé, pq pouca já n dá mais né...
  • Começo pedido desculpa a todos mas discordo da maioria dos comentário, inclusive da  colaboradora Isabella que sempre admiro seus comentários trazendo questões de outras provas.

    Não acho que o cespe se contradiz nas questões que vc trouxe Isabela. Tá claríssimo, pelo menos para mim, que a banca tá tratando de estoque de produtos acabados. 

    Just in time nada tem a vê com gestão de estoque de material. Como diria os advogados é "pacífico" que essa filosofia ou modelo se refere a produtos  ACABADOS, é o ESTOQUE ZERO de um carro pronto e não o ESTOQUE ZERO de PNEUS.


    Abs e Sucesso.

  • JUST IN TIME não trabalha com "estoque zero" é sim com estoques minimos simples assim...

  • O erro não está no "estoque zero" não. O erro, como já mencionado, está em afirmar que o JIT tem enfoque no estoque!



  • Acredito que matei a charada...

    Pesquisando no (idolatrado pela Cespe) Marco Aurélio P. Dias p.122:

    "De forma geral, o sucesso dos produtos japoneses industrializados deve-se principalmente aos sistemas de manufatura que conseguiram agregar, ao mesmo tempo, alta qualidade e preços competitivos. Esses sistemas, apoiados pelos conceitos do JIT, trabalham com a meta do estoque “zero”, que é um dos fundamentos básicos do JIT."

    Então já fica claro que o erro não está na primeira frase....


    Pesquisando no João José Viana p.169...vemos a descrição do "Kanban" que bate exatamente com o que foi descrito nessa questão: 

    "8.3 Kanban

    Técnica japonesa de gestão de materiais e de produção no momento exato, ambas (gestão e produção) controladas por meio visual e/ou auditivo.

    8.4 Comparação entre sistemas Kanban e convencional

    É interessante apontar as profundas diferenças entre os modelos de gerenciamento convencional e o japonês, no tocante aos aspectos pertinentes a materiais, quais sejam, estoque, fornecedores e qualidade.."

    E aí o autor apresenta a comparação entre o sistema Kanban e o Tradicional quanto aos 3 enfoques (estoque, fornecedores e qualidade).....[aí vem 3 quadros comparativos Kanban x Tradiocional, mas como não sei colar figura nos comentários, vou ficar devendo essa..]

    Ou seja, esse ponto do enfoque nos estoques, fornecedor e qualidade está sendo tratado dentro de KANBAN, e não do JIT!

  • JIT não é uma "Técnica de Gestão", mas sim uma Filosofia da Gestão de Qualidade.

  • Justificativa do CESPE: 

    Na realidade, o modelo just in time refere-se à produção na quantidade necessária, no momento necessário para atender a variação de demanda com um mínimo de estoque em produtos acabados, em processos e matéria prima e não o estoque zero conforme indicado. Já o conceito apresentado no item refere-se ao Kanban. 

  • Existem 2 erros: Falar de estoque zero, na verdade o  JIT quer reduzir ao máximo a necessidade de estoques e ao falar de técnica de gestão, na verdade é um sistema de produção.

  • "com enfoque no estoque" não..

  • Estoque zero = Just in Time. Parei de ler aqui. Errada.

  • No just-in-time há estoque reduzido, enxuto.  ( ou seja, NÃO ENFOCA ESTOQUE )

    não há sistema de gestão de estoque ( ou seja, NÃO ENFOCA ESTOQUE )

    não há sistema de previsão de estoque ( ou seja, NÃO ENFOCA ESTOQUE )

    há maior dependência com relação ao fornecedor.

  • E ai meu povo, a Cespe considera correto ou não dizer que o JIT = estoque zero?

    Nas aulas da professora Geovana Carranza, diz-se que é Estoque Mínimo, mas se aparecer Estoque Zero também está correto. 

    Abraços. 

  • O modelo de o modelo Just in Time Visa trabalhar com o mínimo de produto em processo ,mínimo de produtos acabados e matéria-prima ,o conceito de estoque zero eh do modelo Kanban.
  • GAB E

  • Acredito que o erro da questão nao esteja em "estoque zero" e sim na foto que o just in time não tem enfoque no estoque como afirma a questao, visto que busca otimizar os estoques.

  • Complicado heim cespe.

  • O JIT não objetiva zerar o estoque, mas eliminar os desnecessários.

     

  • Já teve questão que o Cespe considerou estoque zero como certo e nessa considerou errado. E se cair na prova, deixa em branco?

  • a banca considerou errada a questao segue a justificativa:

    Na realidade, o modelo just in time refere-se à produção na quantidade necessária, no momento necessário para atender a variação de demanda com um mínimo de 

    estoque em produtos acabados, em processos e matéria prima e não o estoque zero conforme indicado. Já o conceito apresentado no item refere-se ao Kanban.

    QUESTAO PARA ILUSTRAR

    Prova: CESPE - 2009 - CEHAP-PB - AdministradorDisciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Sistema just-in-time - método de gestão de estoques; 

     

    Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais, assinale a opção correta.

    b) Sua meta é trabalhar com estoque zero.

     

    GABARITO: LETRA "B". 

    Objetivo e meta são diferentes entre si. Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado. Por exemplo, o objetivo de uma determinada pessoa é enriquecer.

    ERRADO

  • Segundo Rodrigo Renno.

     

    Justin in time caracteristicas:

    * Sistema de produção puxada;

    *Busca estoques mínimos;

    *Intensa parceria com os fornecedores;

    *Introduzido na empresa Toyota;

    *Reduz disperdicios;

    *sistema moderno, feito para os novos tempos de globalização e mercado competitivo;

    *Custo mais baixo;

    *Primeiro vende para depois fabricar;

    * Fornecedor nao fabrica na pressa,pois tem todos os dados de consumo;

     

    Questão ótima para vc rezar para cair na sua prova, pois vários candidatos vão errar.

     

     

  • KANBAN



    O Kanban, palavra japonesa que significa sinal, utiliza cartões para sinalizar que há necessidade de se produzir mais. Na forma mais simples, seu funcionamento consiste no uso de cartões por um estágio de produção para avisar ao seu estágio de produção antecessor (também chamado como fornecedor) que está precisando de mais material. Cada estágio de produção mantém um contentor de estoque com a quantidade necessária de material para ser processados. Cada um desses contentores possui um cartão com a descrição do material, a quantidade e localização exata. Quando um estágio de produção requer mais material, ele envia o contentor de estoque para o seu fornecedor. A chegada de um contentor vazio é o sinal para o início da produção naquele estágio fornecedor. Terminada a produção, o contentor é encaminhado para o estágio de produção que solicitou também chamado de cliente.


    Dentro de uma fábrica de sapatos, por exemplo, há uma linha de produção formada por dois estágios de produção, A e B. O estágio A é responsável por costurar o couro, enquanto que o estágio B por juntar o couro ao solado. Por ser uma sequência, é determinado que o estágio B só terá andamento quando munido de estoque oriundo do estágio A. O funcionamento da técnica Kanban nesse caso se daria assim: tendo o estoque de couro do estágio B terminado, este envia o contentor vazio com o Kanban requisitando mais material para o seu fornecedor, que é o estágio A. Esse Kanban colocado pelo estágio B sinaliza que o estágio A precisa produzir e entregar a quantidade de couro descriminada no cartão.


    O número de Kanbans colocados na linha de produção é o mesmo número de contentores, e representa o estoque que pode ser acumulado. Só se retira um Kanban se se pretende reduzir o estoque.

  • Prova: CESPE - 2009 - CEHAP-PB - Administrador

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais |

    Assuntos: Sistema just-in-time - método de gestão de estoques; 

    Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais, assinale a opção correta.

    b) Sua meta é trabalhar com estoque zero.

  • A banca considerou, erroneamente em nossa opinião, que momento exato
    é diferente de momento necessário. Além disso, entendeu que o fato de o
    Kanban expressamente possuir enfoque no estoque, no fornecedor e na
    qualidade o diferenciaria do método just in time, o que também não é
    correto. Conforme trecho da própria obra citada na justificativa, “os
    elementos do just in time, entre outros, são: ter somente o estoque
    necessário e melhorar a qualidade tendendo a zero defeito.” Portanto, é
    evidente que o just in time também enfoca no estoque, na qualidade e, por
    que não?, no fornecedor.
    ESTRATÉGIA

  • Eu pensei na Toyota (minha referência de JIT)...

    E no trecho "enfoque no estoque, no fornecedor e na qualidade. " pensei estar errado pois eles focam muito no cliente e menos no estoque.

    Na minha opinião o raciocínio está correto, mas gostaria de ouvir os colegas em caso de divergência =)

  • O sistema JIT busca por maior celeridade na produção (após o pedido do cliente), e essa "pressa" para produzir PODE gerar produtos de baixa qualidade.

    Visto isso, pensei que o enfoque no estoque OK, no fornecedor não (pq tem enfoque no cliente, e não no fornecedor) e enfoque na qualidade também não necessariamente.

  • Gab: E

    Não foca no estoque e sim cliente, qualidade. 

  • sinceramente...

    Administração de Materiais, uma abordagem logística (Dias), p.122

    "Esses sistemas, apoiados pelos conceitos do JIT, trabalham com a meta do estoque 'zero', que é um dos fundamentos básicos do JIT."

  • Errado.

    O detalhe aqui está na diferença entre filosofia/método (just in time) e técnica (kanban). Quando a questão apresenta a sistemática de cartões (mecânico) ou utilização de programação por computador (informatizado), está se referindo, definitivamente, ao termo KANBAN, e não à abordagem just in time.

    Just in time é a produção na quantidade necessária, no momento necessário, para atender à variação de vendas com o mínimo de estoque em produtos acabados, em processos e em matéria-prima. Em outras palavras, trata-se de filosofia de manufatura baseada na eliminação de toda e qualquer perda e desperdício por meio da melhoria contínua da produtividade.

    Já o kanban é uma técnica japonesa de gestão de materiais e de produção no momento exato, ambas (gestão e produção) controladas por meio visual e/ou auditivo. Trata-se de um sistema de “puxar”, no qual os centros de trabalho sinalizam com um cartão, por exemplo, que desejam retirar peças das operações de alimentação entre o início da primeira atividade até a conclusão da última, em uma série de atividades.

    Prof. Adriel Sá - GRAN CURSOS

  • outra..

    (CESPE/CEHAP-PB/2009/Administrador) Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais, assinale a opção correta.

    B) Sua meta é trabalhar com estoque zero

  • O just in time busca eliminar estoques, não tem como uma empresa que adotou esse sistema ter enfoque no estoque.