SóProvas


ID
1117609
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Porter (1993) descreve a análise de cinco forças - a ameaça de entrada de novas empresas no mesmo mercado, a intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes, a pressão dos produtos substitutivos, o poder de negociação dos compradores e o poder de negociação dos fornecedores - para montar uma estratégia competitiva. Segundo ele, as abordagens estratégicas potencialmente bem-sucedidas são:

I. a liderança no custo totai.
II. a diferenciação.
III. o foco.

Quais estâo corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    As três estratégias genéricas propostas por Porter são:

    - Liderança em custos;

    - diferenciação e

    - foco (ou enfoque).

     

    Fonte: minhas anotações baseadas na aula do prof. Rennó.

     

    ___________________________________________________________________________________

    Liderança Geral de Custos:

    Através dessa estratégia, que visa o baixo custo produtivo, a redução e controle total de custos, proporciona uma postura defensiva ante as cinco forças competitivas de diversas formas.

     

    Diferenciação:

    Porter sugeriu a diferenciação como uma alternativa à liderança de custos. Com a diferenciação, a empresa se preocupa menos com os custos e tenta ser vista no setor como tendo algo de singular a oferecer.

     

    Enfoque:

    Pode ser entendida como a estratégia que direciona seus esforços para um nicho bem mais específico de atuação, oferecendo produtos e serviços estritamente destinados àqueles clientes inclusos em seu nicho de atuação, não buscando atingir outros nichos, mas sim se especializar e comprovar sua superioridade em fornecimento frente a outras empresas optantes por estratégias de custos e diferenciação.

     

    Para aprofundamento:

    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/as-forcas-competitivas-as-estrategias-genericas-e-a-cadeia-de-valor-de-michael-porter/98306/

     

    Bons estudos!

  • A questão abordou o tema “Estratégias genéricas de Porter”. Para esse autor, há três tipos de políticas organizacionais genéricas que objetivam tornar uma organização mais competitiva:

    ◾ DIFERENCIAÇÃO: Desenvolvem produtos diferentes e únicos no ponto de vista no cliente no aspecto qualitativo. Um dos riscos dessa estratégia é, com o tempo, a organização não conseguir manter a lealdade dos consumidores.

    ◾ LIDERANÇA DE CUSTO: Produz produtos a um custo mais baixo que os concorrentes, e oferece ao consumidor com um menor preço final e com isso aumenta a sua participação no mercado. Essa redução pode ser obtida através da automação dos sistemas de produção, por exemplo. Um dos riscos envolvidos nessa estratégia é o grande volume de investimento realizado no início, marketing (É barato, mas é bom?) e a mudança da tecnologia e etc.

    ◾ FOCALIZAÇÃO/ ENFOQUE/FOCO/SEGMENTO: Focaliza em um público específico e particular de consumidor. Os riscos moram no foco em nichos mais específicos dentro de um dos alvos e na sua anulação das vantagens do enfoque pela diferença de custos entre os concorrentes. “As diferenças de custos entre os concorrentes que atuam no mercado e as empresas que adotam os enfoques particulares se ampliam de tal modo que eliminam as vantagens de custos de atender um alvo estreito ou anulação a diferenciação do enfoque.” (Chiavenato, Sapiro, 2020)

    ANALISANDO OS ITENS:

    I. a liderança no custo total. (CORRETO)

    II. a diferenciação. (CORRETO)

    III. o foco. (CORRETO)

    FONTE: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020. (pág 134)

    Portanto, todos os itens apresentados estão corretos.

    GABARITO: LETRA E.