SóProvas


ID
1118620
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                         XÓPIS

        Não foram os americanos que inventaram o shopping center. Seus antecedentes diretos são as galerias de comércio de Leeds, na Inglaterra, e as passagens de Paris pelas quais flanava, encantado, o Walter Benjamin. Ou, se você quiser ir mais longe, os bazares do Oriente. Mas foram os americanos que aperfeiçoaram a ideia de cidades fechadas e controladas, à prova de poluição, pedintes, automóveis, variações climáticas e todos os outros inconvenientes da rua. Cidades só de calçadas, onde nunca chove, neva ou venta, dedicadas exclusivamente às compras e ao lazer - enfim, pequenos (ou enormes) templos de consumo e conforto. Os xópis são civilizações à parte, cuja existência e o sucesso dependem, acima de tudo, de não serem invadidas pelos males da rua.

        Dentro dos xópis você pode lamentar a padronização de lojas e grifes, que são as mesmas em todos, e a sensação de estar num ambiente artificial, longe do mundo real, mas não pode deixar de reconhecer que, se a americanização do planeta teve seu lado bom, foi a criação desses bazares modernos, estes centros de conveniência com que o Primeiro Mundo - ou pelo menos uma ilusão de Primeiro Mundo - se espraia pelo mundo todo. Os xópis não são exclusivos, qualquer um pode entrar num xópi nem que seja só para fugir do calor ou flanar entre as suas vitrines, mas a apreensão causada por essas manifestações de massa nas suas calçadas protegidas, os rolezinhos, soa como privilégio ameaçado. De um jeito ou de outro, a invasão planejada de xópis tem algo de dessacralização. É a rua se infiltrando no falso Primeiro Mundo. A perigosa rua, que vai acabar estragando a ilusão.

        As invasões podem ser passageiras ou podem descambar para violência e saques. Você pode considerar que elas são contra tudo que os templos de consumo representam ou pode vê-las como o ataque de outra civilização à parte, a da irmandade da internet, à civilização dos xópis. No caso seria o choque de duas potências parecidas, na medida em que as duas pertencem a um primeiro mundo de mentira que não tem muito a ver com a nossa realidade. O difícil seria escolher para qual das duas torcer. Eu ficaria com a mentira dos xópis.

                                                                                                          (Veríssimo, O Globo, 26-01-2014.) 



A alternativa em que o conectivo destacado tem seu valor semântico corretamente indicado é :

Alternativas
Comentários
  • a) concessiva

    b) exclusão c) finalidade (correta) d) "em que" é pronome relativo se refere a "duas potências", a banca quis confundir porque está ao lado da expressão "na medida em" e) mentira não é uma companhia, esse "com" é mais uma forma coloquial...
  • Seria a "C" correta porque a finalidade das invasões seria para praticar violência e saques, logo é FINALIDADE.

  • Na medida em que - estabelece uma relação de causa, pode ser trocado por visto que, haja vista ...

    à medida que - estabelece relação de proporção.

  • A "e" não está errada. Observe que, ao final do texto, o autor faz uma escolha...

  • À medida que - proporcional (sentido de  "à proporção de").

    Exemplo: À medida que fazemos diete, perdemos peso.

     

    Na medida em que - causal (sendo de "porque", "visto que").

    Exemplo: Na medida em que lemos bons livros, tornamo-no mais cultos.

     

    Profa. Denise Carneiro

  • Nunca que a preposição para na letra C vai ter ideia de finalidade.

    O autor faz uma afirmação hipotética, o sentido aqui é de causa de consequência. 

    essa preposição teria na verdade o sentido de em direção a

    As invasões podem ser passageiras ou podem descambar para violência e saques.

    ou exemplo, se não conseguir um emprego vou para o fundo do poço.

    geralmente o para terá sentido de finalidade se houver um verbo no infinitivo após ele. ex. viver para crer.

  • Aprendi aqui no QC:

    verbo + para = finalidade ( descambar para)

    Gab.C