-
Esse modelo, a Adhocracia, pede uma estrutura organizacional mais
horizontalizada, com exigência de um grande fluxo de informações transitando
entre todos os setores, diferente a Burocracia, que pede uma estrutura
verticalizada e rígida quanto a este aspecto. Portanto, utilizando-se o modelo
Adhocratico, há um aprendizado organizacional maior do todo por todos da
organização.
-
Adhocracia é um termo utilizado na administração com significado inverso ao da “Burocracia”. Deriva do latim “ad hoc”, cujo significado pode ser descrito como “aqui e agora”, ou “pessoa ou coisa preparada para uma determinada missão” e incide em algo que seja flexível, maleável e adaptável a mudanças constantes. Segundo Chiavenato (2011), adhocracia “significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação”. Por ser um modelo mais maleável, ele pressupõe uma amplitude de comando maior, ou seja, uma mais achatada.
-
Segundo Chiavenato, na obra Administração Geral e Pública (pág. 297), a adhocracia é o oposto da burocracia; significa uma forma organizacional livre e solta e totalmente descentralizada que utiliza equipes e estruturas horizontais dentro das quais as pessoas trabalham juntas ou em grupos interfuncionais cruzados. É indicada para as organizações que dependem de empreendedorismo contínuo para o sucesso em ambientes complexos, dinâmicos e altamente mutáveis.
-
tem uma amplitude de controle do supervisor mais ampla.
é uma estrutura flexível, se adapta a mudança constante
-
-
Gabarito E:
Explicando as demais:
a) cargos ocupados por especialistas com atribuições definidas. BUROCRACIA.
b)fatores higiênicos. TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG (não se trata de sistema organizacional, mas sim de uma teoria da motivação).
c)maior confiança nas regras de procedimentos. BUROCRACIA.
d)interação vertical entre superior / subordinado. ESTRUTURA LINEAR (tipo de estrutura organizacional).