-
Mimetica = Imitação
-
mimética: que imita algo ou outrém; reproduz algo ou um comportamento de modo idêntico.
Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/mim%C3%A9tica/
-
Dimaggio e Powell (1983) dividem os isomorfismos em três categorias:
• Coercitivo: resultam de pressões formais e informais, impostas para a organização
através de forças legais, situações circunstanciais, expectativas sociais, mudanças de
cenário organizacional e outros motivos. Desta forma entende-se que as
organizações se tornam isomórficas coercitivamente quando se tornam parecidas por
motivos impostos por força, pressão e coerção de agentes externos;
• Mimético: resultam das incertezas de mercado, ambiguidade organizacional e
desvantagens perante a concorrência em determinado setor ou indústria levam a uma
necessidade de estabilidade e equilíbrio organizacional que levam muitas empresas a
imitar comportamentos ou reproduzir os comportamentos utilizados em outras
organizações, desta forma assegurar o funcionamento organizacional;
• Normativo: resulta primariamente da profissionalização coletiva de membros de uma
mesma ocupação, ou seja, membros de uma mesma classe buscam a
profissionalização e a capacitação para sua ocupação organizacional, recebem
mesmo conhecimento e reproduzem esse conhecimento nas atividades que exercem
dentro de organizações diversas. Assim esses profissionais tornam as organizações
mais parecidas devido à formação e conhecimento semelhantes (DIMAGGIO;
POWELL, 1983)
http://www.ead.fea.usp.br/semead/14semead/resultado/trabalhosPDF/184.pdf
-
"A teoria institucional propõe a ideia que grandes pressões levam a práticas e estruturas organizacionais semelhantes e uniformes, por meio dos vários mecanismos de coerção, normatização e imitação. As organizações que partilham o mesmo ambiente são mais suscetíveis a responder a essas pressões adotando estruturas similares e conhecidas, sendo este fenômeno compreendido como isomorfismo." (GOODERHA ; NORDHAUG; RINGDAL, 1999 apud MACHADO; VIEIRA, 2012, p. 181, grifo meu).
Os Isomorfismos podem ser divididos em três categorias, segundo Dimaggio e Powell (1983) citados por Machado e Vieira (2012, p. 184-185, grifo meu):
Coercitivo: resultam de pressões formais e informais, impostas para a organização por meio de forças legais, situações circuntanciais, expectativas sociais, mudanças de cenários organizacionais e outros motivos. Desta forma, entende-se que as organizações se tornam isomórficas coercitivamente quando se tornam parecidas por motivos impostos por força, pressão e coerção de agentes externos;
Mimético: resultam das incertezas de mercado, ambiguidade organizacional e desvantagens perante a concorrência em determinado setor ou indústria. A necessidade de estabilidade e equilíbrio organizacional levam muitas empresas a imitar comportamentos ou reproduzir os comportamentos utilizados em outras organizações, para desta forma assegurar o funcionamento organizacional;
Normativo: resulta primariamente da profissionalização coletiva de membros de uma mesma ocupação, ou seja, membros de uma mesma classe buscam a profissionalização e a capacitação para sua ocupação organizacional, recebem mesmo conhecimento e reproduzem esse conheciemento nas atividades que exercem dentro de organizações diversas. Assim esses profissionais tornam as organizações mais parecidas devido à formação e conhecimento semelhantes."
MACHADO, Denise Del Prá Netto; VIEIRA, Marcelo Pedro. Isomorfismo institucional em universidades do sistema ACAFE: uma análise do curso em administração. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 177-198, set./dez. 2012. Disponível em: Disponível em: . Acesso em: 24 Abr. 2015.
-
-
Gabarito A:
Exemplos de cada categoria de Isomorfismo (a grosso modo, padronização das organizações):
COERCITIVOS (fatores externos)= Concursos públicos no Brasil ficam cada vez mais difíceis, pois a crise aumente a quantidade de desempregados, e portanto, a concorrência.
MIMÉTICOS (imitação da concorrência)= Quando uma empresa de CURSINHOS PARA CONCURSO decidiu abrir assinatura ilimitada, toda a concorrência passou a fazer o mesmo.
NORMATIVO (pressão profissional/ categoria detentora de conhecimento específico)= Base salarial para determinadas categorias é um consenso organizacional EX: Piso de engenharia civil.
-
NÃO, Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XXV - assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)