SóProvas


ID
1118809
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à tomada de decisão pública no contexto brasileiro, as características dos administradores sofrem influência da cultura nacional e também adotam uma abordagem ao processo decisório que se orienta segundo estilos de tomada de decisão que diferem em duas dimensões: o foco no desempenho e o foco nas relações pessoais. Sobre os quatro estilos descritos a seguir:

I. o diretivo, representativo da tomada de decisão orientada para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva;

II. o analítico, que se caracteriza pela tomada de decisão socialmente orientada e considera grande quantidade de informação;

III. o conceitual, representativo da tomada de decisão orientada para tarefas e com elevada complexidade cognitiva;

IV. o comportamental, que caracteriza pela preocupação com o bem estar das pessoas na tomada de decisão.

São corretas somente as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • O estilo diretivo é usado pelas pessoas que preferem soluções claras, bem definidas para os problemas. Elas tomam decisões rapidamente e gostam de contar com regras e procedimentos existentes para tomá-las. Normalmente são pessoas eficientes e racionais.

    O estilo analítico é usado por pessoas que gostam de considerar se as soluções complexas baseadas no numero de informações que elas conseguem reunir sobre este determinado assunto. Elas tomam suas decisões com dados objetivos e usando a racionalidade. E procuram buscar a melhor decisão possível baseadas nas informações disponíveis.

    O estilo conceitual é usado por pessoas que também gostam de considerar uma quantidade ampla de informações. Porém, ao contrario das analíticas essas pessoas são mais sociais e preferem conversar com os outros sobre o problema e as alternativas possíveis para solucioná-los.

    Já o estilo comportamental é geralmente adotado por pessoas que se preocupam com as outras pessoas. Os gerentes que utilizam este estilo gostam de conversar com as pessoas uma por uma para compreender seus sentimentos sobre o problema. 


    http://administracao1c.blogspot.com.br/2009/06/estilo-de-tomada-de-decisao.html

  • As características do II e do III estão trocadas.



  • A tomada de decisão que diferem em duas dimensões: o foco no desempenho e o foco nas relações pessoais:

    Diretivo: Representativo da tomada de decisão orientada para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva;


    Conceitual: Se caracteriza pela tomada de decisão socialmente orientada e considera grande quantidade de informação;


    Analítico: Representativo da tomada de decisão orientada para tarefas e com elevada complexidade cognitiva;

    Comportamental: Caracteriza pela preocupação com o bem estar das pessoas na tomada de decisão.


  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    Vejamos cada uma das assertivas: 

    A primeira assertiva está correta. De fato, o tomador de decisões com estilo diretivo apresenta baixa complexidade cognitiva e é orientado para as tarefas (desempenho). 

    segunda  assertiva  está  errada.  O  estilo  analítico,  é  caracterizado  pela  tomada  de  decisão orientada para as tarefas (desempenho) e considera grande quantidade de informação. 

    terceira  assertiva  está  errada.  O  estilo  conceitual,  é  caracterizado  pela  tomada  de  decisão orientada para as pessoas e tem elevada complexidade cognitiva. 

    quarta  assertiva  está  correta.  Isso  mesmo!  O  estilo  comportamental  é  caracterizado  pela preocupação com o bem-estar das pessoas na tomada de decisão. 

    ===

    foco nas tarefas:

    • analítico - dados objetivos (racionalidade)
    • diretivo - regras (não considera opiniões)

    foco nas pessoas:

    • conceitual: alternativas possíveis dialogando com pares.
    • comportamental: conversa uma por uma.
  • De acordo com Robbins, existem 4 estilos decisórios: Analítico, Diretivo, Conceitual e Comportamental.

    Esses estilos se baseiam em duas variáveis: Modo de Pensar (racional ou intuitivo) e Tolerância à Ambiguidade (alta ou baixa).

    Estilo Analítico: O tomador de decisões é racional e tem alta tolerância à ambiguidade (tem alta complexidade cognitiva). Ele é cuidadoso e tem capacidade de se adaptar a novas situações. Suas decisões são tomadas com base em muitas informações e muitas alternativas são avaliadas. É orientado para as tarefas (desempenho).

    Estilo Diretivo: O tomador de decisões é racional e tem baixa tolerância à ambiguidade (tem baixa complexidade cognitiva). Ele é eficiente, lógico e toma decisões rapidamente. Suas decisões são tomadas com base em poucas informações e poucas alternativas são avaliadas. Foca no curto prazo e é orientado para as tarefas (desempenho).

    Estilo Conceitual: O tomador de decisões é intuitivo e tem alta tolerância à ambiguidade (tem alta complexidade cognitiva). Ele é criativo e tem uma visão ampla das coisas. Suas decisões são tomadas com base em muitas informações e muitas alternativas são avaliadas. Foca no longo prazo é orientado para as pessoas (relações pessoais).

    Estilo Comportamental: O tomador de decisões é intuitivo e tem baixa tolerância à ambiguidade (tem baixa complexidade cognitiva). Ele se preocupa com as pessoas e com o desenvolvimento de sua equipe. Além disso, ele evita conflitos e busca a aceitação. Ele despreza a utilização de dados e informações para a tomada de decisões. Foca no curto prazo e é orientado para as pessoas (relações pessoais). 

    ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. / Tradução: Rita de Cássia Gomes, 14ª edição. São Paulo, Pearson Prentice Hall: 2010. pp.168-171