Estação de Tratamento de Água É instalada quando a água bruta utilizada por uma população, especialmente nas grandes cidades, é imprópria para o consumo humano. ✓ A remoção de material particulado, bactérias e algas; ✓ Remoção da matéria orgânica dissolvida; ✓ Remoção ou destruição de organismos patogênicos.
Coagulação → Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água.
-Floculação → Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas.
A agitação da água vai diminuindo gradualmente, de forma a possibilitar a formação dos flocos e esses não serem destruídos pela agitação intensa da água nem se depositarem no fundo por uma agitação muito lenta
Decantação → Na decantação se verifica a deposição de matéria em suspensão, pela ação da gravidade
Filtração → passagem da água por substâncias porosas capazes de reter e remover algumas de suas impurezas
– Desinfecção → Eliminação dos micro-organismos não eliminados nas etapas anteriores.
CESPE - 2013 - MPU - Analista - Engenharia Ambiental
A maior parte das substâncias orgânicas que causam sabor, odor, cor e toxidade à água pode ser adsorvida em carvão ativado, em pó ou granulado, durante o tratamento da água.
CERTO
A última etapa de processo físico de tratamento da água nas estações convencionais é a filtração, após a qual são feitos a desinfecção final e o ajuste do pH.(CERTO)