SóProvas


ID
1119019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca do controle de poluição ambiental.


Com o objetivo de diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, foram instituídos rodízios na utilização dos veículos em grandes cidades brasileiras, uma vez que, desligados, os veículos não são potenciais poluidores.

Alternativas
Comentários
  • O negócio do rodízio eu já li que é usado num país europeu, mas no Brasil? Se alguém souber de alguma cidade brasileira que faz rodízio de carro circulando, por favor comentar.

  • https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff250629.htm

  • Pessoal se ilude com a historinha bla bla bla....o que quero saber e como um carro polui ele estando desligado? So isso!
  • Eu acho que o erro está em dizer que o rodízio é feito para diminuir o efeito estufa, quando na verdade, aqui no Brasil, ele é feito para diminuir o engarrafamento.

  • rodízio não significa que seu carro vai ficar desligado, significa que você não poderá usá-lo em certa região da cidade

  • O erro é que os rodízios na utilização dos veículos foram instituídos com o objetivo de evitar o SMOG FOTOQUÍMICO, não o efeito estufa. Acredito que essa medida foi empregada na cidade de São Paulo.

    O rodízio no uso de carros diminui a emissão de óxidos de nitrogênio (NO e NO2), que têm como fonte os processos de combustão.

    Os óxidos de nitrogênio são fundamentais na formação de poluentes secundários, como o ozônio. Sob condições normais os níveis de ozônio tendem a permanecer baixos, pois são consumidos na mesma velocidade em que são gerados (as reações químicas descrevem um estado fotoestacionário). Em locais poluídos o ozônio aumenta a níveis elevados, pois os óxidos de nitrogênio emitidos influenciam as reações, resultando no fenômeno conhecido como smog fotoquímico.

    O smog ocorre principalmente em cidades industrializadas ou com tráfego intenso, ocorre com maior intensidade em dias de muito sol e pouco vento, como se uma forte neblina envolvesse a cidade no horário de maior insolação.

  • "O carro parado está poluindo numa intensidade bem menor, mas está. E a evaporação leva para o ar os hidrocarbonetos, que são cancerígenos", disse o físico Délcio Rodrigues, coordenador de campanha do Greenpeace.

    Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff250629.htm

  • "Com o objetivo de diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, foram instituídos rodízios na utilização dos veículos em grandes cidades brasileiras, uma vez que, desligados, os veículos não são potenciais poluidores."

    O erro está no uso da palavra Potenciais poluidores.

    O veículo continua sendo um potencial poluidor mesmo parado. Considero a questão uma pegadinha, pois temos que ir nos detalhes.

    Sobre a dúvida se tem rodízio de carros no Brasil, há em São Paulo:

    Fonte: http://www.cetsp.com.br/noticias/2021/12/14/prefeitura-suspende-rodizio-municipal-de-veiculos-de-20-de-dezembro-de-2021-a-14-de-janeiro-de-2022.aspx

    Porém, após pesquisar na internet, também concordo com o comentário de Bruno, retratada na seguinte matéria:

    "O rodízio de veículos é um sistema adotado na cidade de São Paulo, cujo objetivo é diminuir o fluxo de veículos em locais e horários específicos, para reduzir congestionamentos." Fonte: https://doutormultas.com.br/rodizio-sp/

    Pode ser que a pegadinha da questão esteja nesse ponto do objetivo do rodízio também.