SóProvas


ID
1119181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue os itens seguintes.

Para descrever o fundo de arquivo de pessoa jurídica, é necessário incluir um campo para a história administrativa do sujeito acumulador.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    JUSTIFICATIVA - A Norma brasileira de

    descrição arquivística determina, na descrição do fundo de

    arquivo de pessoa jurídica, a inclusão do campo para a história

    administrativa do sujeito acumulador.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf


  • O item está CERTO.

    História administrativa/biografia é um elemento de descrição associado ao elemento "Produtor". Busca oferecer informações referenciais sistematizadas da trajetória do(s) produtor(es), da sua criação ou nascimento até a sua extinção ou falecimento.

    Vejamos o exemplo desse elemento apresentado pela NOBRADE:


    Floriano Vieira Peixoto nasceu na cidade de Ipioca, em Alagoas, atual Floriano Peixoto, a 30/4/1839 e faleceu a 29/6/1895. Filho de Manoel Vieira de Araújo Peixoto e Joaquina de Albuquerque Peixoto, foi criado pelo tio, coronel José Vieira de Araújo Peixoto, desde o nascimento. Estudou em Alagoas e em 1855 veio para o Rio de Janeiro completar sua educação, matriculando-se no Colégio São Pedro de Alcântara. Sua vida militar teve início em 1857, quando assentou praça. Ingressou na Escola Militar em 1861, e em 1863 foi promovido a primeiro-tenente. Foi coronel, posto obtido devido à sua atuação na Guerra do Paraguai, comandante de batalhões de artilharia no Amazonas e Alagoas, diretor do Arsenal de Guerra em Pernambuco (1878-1881), governador da província de Mato Grosso (1884) e marechal-de-campo (1889). Participou do primeiro governo provisório da República, assumindo a pasta da Guerra (1889). Em 25/2/1891 venceu as eleições para vice-presidente no governo do marechal Deodoro da Fonseca e, após a renúncia deste, assumiu a presidência (23/11/1891). Em seu governo enfrentou, com o apoio e a força do Exército, a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul (1893) e a Revolta da Armada (1893).

    Arquivo Nacional (Brasil)

    Nota: Para o fundo Floriano Peixoto, nível 1.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro