SóProvas


ID
1119226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às funções arquivísticas, julgue os próximos itens.

Os documentos de valor secundário deverão passar por todo o processamento técnico, incluindo-se a aplicação da tabela de temporalidade e a microfilmagem de substituição, quando forem recolhidos ao arquivo permanente.

Alternativas
Comentários
  • A meu ver, há dois erros na questão.
    "Os documentos de valor secundário deverão passar por todo o processamento técnico, incluindo-se a aplicação da tabela de temporalidade e a microfilmagem de substituição, quando forem recolhidos ao arquivo permanente."
    Primeiro, não há obrigatoriedade de passar por todo o processo. Se identificado determinado valor na fase corrente, o arquivo poderá ser recolhido para a fase permanente, sem passar pela intermediária.
    Segundo, a microfilmagem de substituição tem como objetivo manter a informação após a eliminação do documento, e desde quando um arquivo com valor secundário poderá ser eliminado? mesmo depois de microfilmado!! Acho que não.

    Gabarito Errado.
    Corrijam-me, se estiver errado.

    Bons estudos

  • Essa prova foi comentada pelo Cespe.

    Vale a pena conferir!

    Justificativa do Cespe: "Os documentos de valor secundário são processados tecnicamente nos arquivos corrente e intermediário."

    Gabarito: E

  • O item está ERRADO.

    Assim a banca se pronunciou em relação à justificativa para o erro do item: "Os documentos de valor secundário são processados tecnicamente nos arquivos corrente e intermediário".

    Vamos por partes.

    valor primário de um documento relaciona-se às razões de sua própria produção, considerando seu uso para fins administrativos, legais e fiscais. É característica dos arquivos correntes e intermediários.


    valor secundário diz respeito à potencialidade do documento como prova ou fonte de informação para a pesquisa. É característica dos arquivos permanentes.

    Assim, essa potencialidade, ou seja, o que a banca optou por falar em "processamento técnico", é analisada nos arquivos correntes e intermediários. Um documento só é recolhido ao arquivo permanente se essa análise foi confirmada, o que pode ocorrer ou no arquivo corrente ou no arquivo intermediário.

    Além disso, outro erro está na afirmação de que a microfilmagem de substituição é algo obrigatório. A microfilmagem de substituição é aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a eliminação futura dos mesmos com a finalidade de redução de espaço.

    É importante destacar que o processamento técnico de documentos ocorre nas três etapas do ciclo documental: fase corrente, intermediária e permanente. 

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro


  • Microfilmagem de preservação.
    Microfilmagem de substituição -> pode eliminar o documento
    Logo, os documentos permanentes são preservados, JAMAIS eliminados.

    GAB ERRADO

  • No âmbito do processo de reprodução de documentos por microfilmagem, podem ser considerados dois modais distintos:

    1ª Estratégia - Microfilmagem de Substituição - É aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a eliminação futura dos mesmos, com a finalidade de redução de espaço. Como o próprio termo diz, substituem-se os arquivos de outro suporte (por exemplo, papel) pelo microfilme. É aplicada no âmbito dos arquivos correntes e intermediários. Tais rolos de microfilme serão, então, o novo suporte da informação contida anteriormente nos outros documentos. Essa estratégia é perfeitamente possível porque a legislação brasileira autoriza a microfilmagem e reconhece que o microfilme possui a mesma força probante dos originais inclusive em juízo.

    2ª Estratégia - Microfilmagem de Preservação - É aplicada quando o objetivo é microfilmar documentos tendo-se em vista a conservação dos originais, com a finalidade de preservá-los dos desgastes relacionados a consultas, por exemplo. É aplicada principalmente na esfera dos arquivos permanentes, pois é nesta idade que são arquivados os documentos históricos. Os originais dos documentos considerados de valor permanente jamais poderão ser eliminados, por força da legislação em vigor. Portanto mesmo já microfilmados, tais documentos deverão permanecer arquivados também em sua forma original.

    FONTE: ARQUIVOLOGIA FACILITADA, 2ª EDIÇÃO.


  • BOA TARDE!

    Nomeados, ATENÇÃO! essa é a pegada mais antiga do CESPE em Arquivologia: _DOCUMENTOS PERMANENTES PODEM SER ELIMINADOS? _ NÃO, NUNCA, JAMAIS!

    documento permanente = documento histórico = documento com valor secundário (informativo e probatório) = doc. com valor mediato

    eliminado = aplicação da tabela de temporalidade = após microfilmagem = microfilmagem de substituição = destinados

  • Microfilmagem por substituição: Arquivos correntes e intermediários

    Microfilmagem por preservação: Arquivos permanentes.

     

    A questão inverteu...ERRADA

  • Gab: Errado

     

    Além do que os colegas já destacaram, nota-se que não faz sentido utilizar a tabela de temporalidade nos arquivos de valor secundários. Vejam:

     

    a Tabela de Temporalidade é um instrumento que tem como objetivo definir PRAZOS DE GUARDA e DESTINAÇÃO dos docs, é nela que se observa a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos, porém os documentos de valor secundário são documentos PERMANENTES, ou seja, são conservados por tempo indeterminado, não passam por essas etapas (transferência ou recolhimento) e muito menos são eliminados ou descartados.

  • Eu também achei outro erro: "deverão passar". Uai, então quer dizer que todos os documentos permanentes deverão ser microfilmados?? Claro que não!

    A microfilmagem é super cara. Cada órgão deve avaliar se realmente vale a pena utilizar esse serviço. Não vejo como uma atividade obrigatória.

    Nem parei para analisar os outros peguinhas da banca. Só foquei nisso rs

  • Gab: ERRADO

    Se o documento é Secundário, então já é permanente. Se é permanente, então ele já passou pela Tabela de Temporalidade. Logo, gabarito errado.

    Erros, mandem mensagem :)