-
Gabarito : CERTO
A difusão/acesso tem relação com a acessibilidade do documento. Não se restringe ao acesso, mas também a proliferação das informações contidas nos documentos.
A característica mais marcante dos documentos arquivísticos digitais é a facilidade de acesso e difusão, pois eles são mais facilmente transmitidos entre os usuários.
-
Correto.
JUSTIFICATIVA - A exposição de fotografias é uma
atividade típica da função difusão.
http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_002_04.pdf
-
Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo - Arquivologia Disciplina: Arquivologia As atividades de difusão dos documentos incluem a
c) exposição de documentos.
GABARITO: LETRA "C".
Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Arquivos Permanentes;
Os serviços editoriais, de difusão cultural e de assistência educativa são funções doarquivo permanente.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Definições;
A difusão tem no guia um instrumento importante para as ações culturais e educativas de uma instituição arquivística.
GABARITO: CERTA.
-
O item está CERTO.
A arquivologia esta ligada diretamente as funções de: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão dos documentos arquivísticos (ROUSSEAU e COUTURE, 1998).Produção:Contempla os procedimentos relacionados à manutenção do maior rigor possível na produção dos documentos de arquivo, abrangendo definição de normas, conteúdo, modelos, formato e trâmite.
Avaliação:Processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
Aquisição:Contempla a entrada de documentos nos arquivos correntes, intermediário e permanente; refere-se ao arquivamento corrente e aos procedimentos de transferência e recolhimento de acervo.
Conservação:É um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Classificação:Organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo. Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos. Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança.
Descrição:Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.
Difusão:Essa função arquivística está relacionada no que se diz respeito ao acesso a informação, ou seja uma maior proximidade dos usuários ao acervo de uma instituição, onde o objetivo maior é que a informação da instituição seja pública e de fácil acesso.Portanto, a exposição de fotografias de um acervo documental arquivístico é uma atividade desenvolvida na chamada função difusão.
ROUSSEAU, J; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.
https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro
-
Q392311 - TCDF 2014
Uma exposição de fotografias relativas à trajetória do TCDF, que tenham sido selecionadas do acervo arquivístico desse órgão, configura uma ação tanto de difusão quanto de marketing. (gab: certo)
-
Resolução: uma exposição faz com que o acervo institucional seja promovido, então temos uma ação de difusão.
Resposta: certa