SóProvas


ID
1119295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito a documentos digitais, julgue os próximos itens.

O conteúdo estável e a forma fixa são características essenciais dos documentos arquivísticos digitais. Com relação à forma, entretanto, é aceita uma variabilidade limitada na sua apresentação, desde que prevista na produção do documento.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO

     Todo documento arquivístico deve constituir-se de forma fixa e conteúdo estável. É aceita uma variabilidade limitada de formas de apresentação do conteúdo de um documento digital, desde que prevista na produção do documento. Diretrizes do Produtor: elaboração e manutenção de materiais digitais, diretrizes para indivíduos (p.7). “Assim, se você, enquanto autor do documento arquivístico, estabelece regras fixas para a seleção de seu conteúdo e de sua forma documental que permitam apenas uma gama conhecida e estável de variações – isto é, que lhe dotem de variabilidade limitada -, então você pode afirmar que seu material tem conteúdo estável e forma fixa”. A Resolução n.º 38/2013 recomendou aos órgãos do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) a adoção das Diretrizes do Produtor e das Diretrizes do Preservador.

    Paz de Cristo

  • arquivo digital deve ter forma fixa? no mínimo estranho esse gabarito, mas é isso aí, vamo que vamo!

  • Todo documento arquivístico deve constituir-se de FORMA FIXA e conteúdo ESTÁVEL. É aceita uma variabilidade limitada de formas de apresentação do conteúdo de um documento digital, desde que prevista na produção do documento. Diretrizes do Produtor: elaboração e manutenção de materiais digitais, diretrizes para indivíduos.

     A Resolução n.º 38/2013 recomendou aos órgãos do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) a adoção das Diretrizes do Produtor e das Diretrizes do Preservador.

  • Eu não tinha me convencido muito da justificativa da banca. Fui pesquisar no "Diretrizes do produtor - a elaboração e a manutenção de materiais digitais: diretrizes para indivíduos" e achei a resposta mais completa. É um pouquinho grande, mas acho que vale a pena a leitura.

    "[...] Um sistema que contém informações ou dados fluidos e em constante mudança não contém documentos arquivísticos até que alguém decida elaborá-los e salvá-los com forma fixa e conteúdo estável.

    Enquanto a ideia de conteúdo estável é relativamente simples, o conceito de forma fixa é mais complexo. Essencialmente, ele significa que a mensagem transmitida por um documento arquivístico digital (ou outro objeto digital) pode ser exibida com a mesma apresentação documental que tinha na tela quando foi elaborada ou recebida e salva pela primeira vez. As cadeias de bits que compõem o documento digital e determinam sua apresentação digital (isto é, seu formato de arquivo) podem mudar, mas sua apresentação documental não pode. Um exemplo simples é quando um documento produzido no Microsoft Word é posteriormente salvo como um arquivo PDF. Embora a apresentação digital do documento tenha mudado – de um arquivo “.doc” do Microsoft Word para um formato “.pdf” do Adobe Acrobat –, sua apresentação documental, também chamada forma documental, não mudou e, portanto, podemos dizer que o documento tem uma forma fixa.

    Em alguns casos, os materiais digitais podem ser apresentados de muitas maneiras diferentes – em outras palavras, a informação que eles transmitem pode assumir diferentes formas documentais. Por exemplo, dados estatísticos podem ser apresentados como gráfico circular, de barra ou tabelas. Contudo, as variações possíveis dessas formas são geralmente limitadas pelo sistema. Em tais casos, podemos dizer que cada apresentação documental tem conteúdo estável e forma fixa, já que a informação é selecionada a partir de um armazenamento fixo de dados dentro do sistema, cujas regras determinam a forma da(s) sua(s) apresentação(ões) documental(is)." 

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/Diretrizes_produtor_preservador.pdf (pág 6)