SóProvas


ID
1120285
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do Balanced Scorecard (BSC), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "A BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis".

    Primeiro existe a necessidade das metas e estratégias estarem definidas, para depois poder implantar a ferramenta BSC.

  • Robert Kaplan, professor da Universidade de Harvard, e David Norton, consultor de empresas, fizeram um estudo e desenvolveram o modelo denominado Balanced Scorecard¹, ou apenas BSC. 

    O intuito era criar um instrumento que ajudasse as empresas a terem sucesso na implementação de suas estratégias e na avaliação dos seus resultados. Sendo assim, o Balanced Scorecard emprega indicadores de desempenho para medir o quanto as metas estabelecidas foram atingidas.

  • B - ERRADO (O BSC é ferramenta de gestão estratégica e não tático-operacional);
    C- ERRADO (Os quatro indicadores do BSC são finanças, clientes, processos internos e aprendizado/desenvolvimento);
    D- ERRADO (A descrição dessa alternativa é exatamente a de aprendizado/desenvolvimento);
    E - ERRADO (Não há perspectiva tecnológica no BSC).
  • O Balanced Scorecard avalia o desempenho sob quatro perspectivas:

    1-Financeira

    2-Do cliente

    3-Dos processos internos

    4-Do aprendizado e conhecimento

  • Balanced Scorecard é uma metodologia disponível e aceita no mercado desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho. O BSC foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica. Os requisitos para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas que refletem a visão e estratégia empresarial: financeira; clientes; processos internos e aprendizado e crescimento. (KAPLAN e NORTON, 1997). 

  • BSC é um sistema de gestão de desempenho derivado da visão e estratégia...

    *na estratégia são definidas as metas. 

    ;)



  • Alguém poderia dar uma definição mais clara do indicador "processos internos"? obrigado

  • Discordo do gabarito. De acordo com o prof Yuri Morais e seguindo a visão do cespe, a ordem é: VISÃO -> PERSPECTIVAS -> OBJETIVOS ESTRATÉGICOS -> INDICADORES P/ OBJETIVOS -> SCORECARD -> METAS P/ INDICADORES -> INICIATIVAS

    Ou seja, primeiro se define o INDICADOR, depois a META para o indicador. Até porque não faz nenhum sentido eu definir uma meta (um resultado) sem definir primeiro o que precisa ser medido (indicador)

  • A resposta desta questão não pode ser a letra A.

    Para se estsbelecer uma meta, deve-se ter primeiro os seus indicadores de desempenho e resultado.

    Como posso ter uma meta se nem ao menos saberei o que quero alcançar?

  • Aos que disseram que a "A" esta incorreta. Pois bem, a BSC é apenas uma ferramenta de apoio que surgiu na decada de 90, as organizações nao tem nenhuma obrigação de implanta-la.

  • Primeiro se traça a estratégia da organização para depois traduzir em indicadores. Consequentemente com a estratégia vem a definição de objetivos que se desdobram em metas... Sendo assim primeiro se definem as metas para depois estabelecer os indicadores. Esse foi meu pensamento. 

    Gabarito: A
  • a) CERTO = Os indicadores de desempenho do BSC medem o grau do cumprimento das metas/objetivos, sendo assim, a definição dessas metas/objetivos é anteposta ao estabelecimento de indicadores de desempenho;


    b) o acompanhamento de ações ESTRATÉGICAS é a principal característica do BSC;


    c) 4 indicadores: financeiro / clientes / processos internos / aprendizado e crescimento


    d) característica da perspectiva de Aprendizado e Crescimento 


    e) não há perspectiva tecnológica no BSC

  • Essa questão deveria ter sido anulada. Pois o BSC expressa claramente que OBJETIVOS vêm antes de INDICADORES que vêm antes de METAS.

    Se a empresa quiser definir a seguinte meta: "taxa de satisfação dos clientes em 75%", é necessário que este indicador "taxa de satisfação dos clientes" seja definido primeiro.

  • Certíssimo, afinal o O BSC não é utilizado para elaboração do planejamento estratégico, mas em sua GESTÃO.

  • Louri França, acredito que vc está enganada.

    O BSC é uma ferramenta para criar, implementar, avaliar e controlar objetivos estratégicos, funcionando para a gestão das estratégias organizacionais, avaliação por meio de indicadores, controle das metas, objetivos e diretrizes, diagnósticos organizacionais, etc.

    O BSC pode sim ser utilizado para elaboração do planejamento estratégico na sua segunda, terceira e sexta etapa, segundo Chiavenato. (Administração Geral e Pública, págs. 343/344)

    De forma alguma o BSC pode ser restringido apenas à gestão do planejamento estratégico, o conceito de BSC é muito mais amplo que isso. (Administração Geral e Pública, pág. 287)

  • b) O acompanhamento de ações estratégicas, por meio de indicadores de desempenho, é a principal característica do BSC.

    Elisabete de Abreu: O BSC não é uma metodologia de formulação da estratégia, mas de implementação e acompanhamento da estratégia, que permite alinhar o planejamento estratégico ao operacional, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros.

    c) A estrutura do BSC é formada por quatro indicadores: financeiro, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.

    d) A perspectiva de aprendizado e crescimento do BSC considera os indivíduos no que diz respeito a capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional, em termos de investimentos no seu futuro.

    Transcrição ipsis litteris do livro do Chiavenatto.

  • ETAPAS PRA CONSTRUÇÃO DO BSC

    1. Estabelecer a Visão (onde queremos chegar)

    2. Decompor a visão nas 4 perspectivas

    • Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e

    Crescimento (ou outras, a critério da organização)

    3. Estabelece Objetivos Estratégicos para atingir a

    “Visão” (para cada perspectiva)

    4. Definir Indicadores

    • de Resultado (lagging indicators)

    • de Desempenho (leading indicators)

    5. Determinar relações de causa e efeito

    • Como os objetivos se relacionam entre si

    6. Estabelecer o ScoreCard

    • Representação dos objetivos por perspectiva e pelas

    relações de causa e efeito

    7. Desdobrar o ScoreCard

    • Relacionar com as unidades organizacionais da empresa,

    até o nível mais baixo

    8. Determinar metas para cada um dos

    indicadores (de resultado e de desempenho)

    9. Determinar Iniciativas para atingir os objetivos

    • Projetos, ações e serviços

    10. Implantar, disseminar e manter o BSC

  • não satisfeito fui buscar mais

    Etapa 1 - Arquitetura do programa de medição

    O grande objetivo desta etapa é promover uma compreensão e uma análise crítica dos direcionadores de negócio e da visão de futuro. Um segundo objetivo é resgatar as diretrizes estratégicas, analisando sua coerência com os direcionadores de negócio e visão de futuro.

    Etapa 2 - Interrelacionamento de objetivos estratégicos

    As atividades desta etapa implicam alocar os objetivos estratégicos nas quatro dimensões do BSC, correlacionando-as entre si. Nesse processo poderão ou não surgir lacunas no interrelacionamento, que deverão ser eliminadas ou preenchidas a partir de novas discussões e análises do planejamento estratégico da organização.

    Etapa 3 - Escolha e elaboração dos indicadores

    O objetivo essencial da seleção de indicadores específicos para o BSC é a identificação dos indicadores que melhor comuniquem o significado da estratégia que foi estabelecida.

    Etapa 4 - Elaboração do plano de implementação

    Uma vez definidos os indicadores associados aos diferentes objetivos estratégicos, definem-se metas, e responsáveis, a fim de direcionar a implementação da estratégia.

    Um projeto típico de formulação e implantação de um BSC pode durar 16 semanas, porém nem todo esse tempo é ocupado com as atividades do BSC. Grande parte do tempo é determinado pela disponibilidade dos executivos para , e reuniões.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard#Etapas_de_modelagem_do_BSC