SóProvas


ID
1120288
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Muitas empresas já adotaram o Balanced Scorecard e suas primeiras experiências com o uso dessa ferramenta demonstraram que ela atende a várias necessidades gerenciais. A esse respeito, segundo a teoria de Kaplan e Norton, as perspectivas que envolvem essa ferramenta para a definição dos indicadores de desempenho são as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    As 4 perspectivas do BSC:

    1)Perspectiva Financeira;

    2)Perspectiva do Cliente;

    3)Processos Internos; 

    4) Aprendizado e Crescimento.


  • Gabarito: letra E

    O Balanced Scorecard é uma ferramenta de Gestão Estratégica que tem como objetivos principais traduzir o planejamento em ações operacionais, alinhando os indicadores a todos níveis organizacionais, gerando uma visão sistematizada e de fácil comunicação. Ela se dá em 4 perspectivas: cliente, financeira, processos internos e aprendizado e crescimento.

    fonte: Chiavenato, Rodrigo Rennó

    Bons Estudos!

  • Guerreiros, uma dica. Essa questão cobrou as perspectivas, porém, complementando - não confundam PERSPECTIVAS do BSC com COMPONENTES do BSC.

    As perspectivas são: financeira, clientes, processos internos e aprendizado.

    Os componentes são: mapa estratégico, objetivo estratégico, indicadores, metas e planos de ação.

    Bons estudos! 

  • Nem para assertar o nome das perspectivas essa banca serve...

  • GABARITO: LETRA E

    O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e baseia-se em quatro perspectivas básicas, a saber:

    a. Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio.

    b. Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem etc.

    c. Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização. Inclui indicadores que garantam qualidade intrínseca a produtos e processos, empreendedorismo, criatividade, capacidade de produção, alinhamento com as demandas, logística e otimização dos fluxos, assim como qualidade de informações, de comunicação interna e interfaces.

    d. Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional com fins de investimentos em seu futuro. Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • O BSC possui quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

    Gabarito: E