-
Letra A
Um projeto bem-sucedido é aquele QUE É REALIZADO DENTRO DO PLANEJADO. Nos anos 60, SIM, mas hoje, custo e prazo, devem ser concluídos dentro do previsto. (KERZNER, 1998).
-
Se o projeto acaba muito antes do planejado, mostra que o tempo planejado foi mal planejado.
-
Pessoal a letra C está certa?
Em um projeto, além da declaração do que será feito,
também é muito importante o registro do que não será feito.
-
Sim, está. É importante definir o que não se vai fazer para ter melhor controle sobre o escopo do projeto e para que os envolvidos tenham ciência do que não será feito.
-
A alternativa C está correta, pois o registro do que não será feito evita desvios na execução do projeto, evitando assim erros, falhas, retrabalho.
-
Se um projeto foi concluído antes do prazo previsto no planejamento, com certeza houve falha nas estimativas de cronograma.
-
Sobre a alternativa E, como fica? Isso não seria do PMBOK 3? Fiquei incerto nela.
-
Me gerou dúvidas também a letra A. Será que, por terminar antes do prazo, haveria relação em algum processo com falhas? Quanto a C, será estaria se relacionando ao que não será feito caso haja alguma falha? O plano de risco estaria preparado apenas ao que, no máximo, poderia acontecer, descartando o impossível?
-
Quando um projeto é finalizado antes do previsto, há uma falha no planejamento do prazo. Além disso, por exemplo, se o resultado for um produto destinado a ser entregue a um cliente que é um supermercado: o dia da entrega está definido. Geralmente, são bem rígidos com o horário, permitindo que os produtos sejam entregues apenas em determinado período do dia. Se o produto for finalizado antes, teremos custos de estoque relacionados com a armazenagem pois não será possível a entrega antes do prazo. Por isso, é importantíssimo que os produtos/serviços sejam entregues exatamente no prazo previsto.
-
É certo que antecipação ou atraso na conclusão do projeto representa uma falha de planejamento.
No entanto, a letra E não está correta, uma vez que as principais variáveis a ser consideradas no projetos são tempo, custo, escopo e QUALIDADE.
A qualidade não é, de forma alguma, menos importante que as demais variáveis e o PMBOK relata isso o tempo todo.
Portanto, na minha opinião, essa questão deveria ter sido anulada por conter dois gabaritos incorretos.
-
Alternativa INCORRETA:a)
a) Um projeto concluído muito antes do prazo previsto pode ser considerado um sucesso sob a ótica do planejamento.
Pode o projeto ser concluído dentro do prazo, mas o custo do projeto ter sido elevado em decorrência de uma maior demanda por recursos durante a execução do projeto, por exemplo.
Segundo o guia PMBOK,um projeto de sucesso atinge 100% o Escopo, 100% Tempo, 100% Custos e100% Qualidade.
b) O grau de incerteza está diretamente relacionado ao risco de fracasso de um projeto.
Todo Projeto é único(singularidade) – não existem projetos iguais –, e cada um apresenta seu grau de complexidade. Esse grau de complexidade está relacionado à quantidade de tarefas a serem executadas, nível de cada tarefa, fatores microambientais e macroambientais, etc, que afetam diretamente no grau de incerteza relacionado, podendo elevar o grau de risco de fracasso de um projeto.
c)Em um projeto, além da declaração do que será feito, também é muito importante o registro do que não será feito.
No projeto, na Declaração de Escopo, dentro da área de Gerenciamento de Escopo, serão definidas as fronteiras do projeto,ou seja, contém tudo o que será feito (o que será entregue) e o que não será feito.
e) Embora a comunicação e as habilidades interpessoais sejam importantes em todas as variáveis envolvidas em um projeto, elas se mostram especialmente relevantes no gerenciamento dos recursos humanos.
O Gerente de Projetos empenha a maior parte do seu tempo dentro do projeto gerenciando a comunicação – envolvimento com os Stakeholders (a própria equipe do projeto, clientes, fornecedores, sponsor (“patrocinador” do projeto) ,etc). Também deve-se mostrar plenamente capacitado em gerenciar os recursos humanos, principalmente em saber mapear as competências de sua equipe e alocá-las sempre buscando a eficiência, a efetividade e a eficácia para o projeto.
e) As principais variáveis a serem consideradas em um projeto são tempo, custo e escopo.
Grande parte do tempo do gerente e da equipe do projeto deve ser investida no gerenciamento do que muitos autores e praticantes chamam de “restrição tripla”— escopo, tempo e custo do projeto — de necessidades conflitantes do projeto. Considera-se ainda a qualidade do projeto como uma quarta variável, a qual é afetada pelo balanceamento das três demais.
Fonte:http://gp3.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=182
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/elaboracao-e-analise-de-projeto-introducao/38496/
Apostila –Gerenciamento do Escopo – Fundação Getúlio Vargas – Professor:Fábio Bahia
-
A respeito da letra E, trata-se da tríplice restrição:
Tempo
Custo
Escopo
A tríplice
restrição trouxe uma ideia poderosa: não é possível mudar uma variável sem
alterar as outras.
Tríplice
restrição de acordo com a 4°ed do PMBOK
·
Escopo
·
Qualidade
·
Cronograma (tempo)
·
Orçamento (custo)
·
Recursos
·
Risco
-
Segundo o PMBOK 5ªEd, as restrições conflitantes,ainda de acordo com a 4ªEd., são (6):
1. Escopo 4. Qualidade
2. Orçamento 5. Cronograma
3. Recursos 6. Riscos
-
a) E. Pode ter o tido o custo fora do esperado, embora o prazo fosse atendido. O sucesso deve considerar: escopo, tempo, custos e qualidade [sendo 100% em todos eles].
b) C.
c) C. É o não escopo.
d) C.
e) C.