SóProvas


ID
1120522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca das regras de controle interno e gerenciamento de riscos estabelecidas pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, julgue os itens a seguir.

Entre os elementos do processo de controle interno inclui-se a atividade de controle, que pode ser voltada tanto para a prevenção quanto para a detecção. A execução a tempo e de maneira adequada da atividade de controle permite a redução ou administração de riscos.

Alternativas
Comentários
  • As atividades de controle incluem os preventivos, que evitam a concretização de determinadas transações, e os de detecção, que identificam outras transações discrepantes oportunamente.

    Fonte - COSO - Gerenciamento de Riscos Corporativos - estrutura integrada

  • "As atividades de controle podem ser preventivas, concomitantes e/ou detectivas. Dessa forma, quando o controle é realizado de forma tempestiva, a tendência é que realmente os riscos sejam minimizados, conforme descreve a questão."

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/bacen-area-5-prova-de-auditoria-comentada/

  • NBC T 16.8 - Controle Interno na Administração Pública


    RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.135/08



    Procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil, classificando-se em: 

    (a) procedimentos de prevenção – medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil;

    (b) procedimentos de detecção – medidas que visem à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


  • Certo.

     

    Comentários:

     

    As atividades de controle podem ser preventivas, concomitantes e/ou detectivas.

    Dessa forma, quando o controle é realizado de forma tempestiva, a tendência é que realmente os riscos sejam minimizados,

    conforme descreve a questão.

     

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • "As atividades de controle são as políticas e os procedimentos que contribuem para assegurar que as respostas aos riscos sejam executadas. Essas atividades ocorrem em toda a organização, em todos os níveis e em todas as funções, pois compreendem uma série de atividades – tão diversas, como aprovação, autorização, verificação, reconciliação e revisão do desempenho operacional, da segurança dos bens e da segregação de responsabilidades."

    Fonte: COSO-ERM-Executive-Summary-Portuguese.pdf

    GAB: Certo

  • corretíssimo amigos! O componente Atividades de Controle são ações estabelecidas por meio de políticas e procedimentos que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração, para mitigar os riscos à realização dos objetivos, e são desempenhadas em todos os níveis da entidade, em vários estágios dentro dos processos corporativos e no ambiente tecnológico.

    Podem ter natureza preventiva ou de detecção e abranger uma série de atividades, como autorizações e aprovações, verificações, reconciliações e revisões de desempenho do negócio, segregação de funções, dentre outras.

    Gabarito: CORRETO

  • Os controles podem ser detectivos (atuar a posteriori) ou preventivos (atuar a priori). Gabarito certo.

  • GABARITO: CERTO

    Controle Preventivo: Segregação de Funções / Limites e Alçadas / Autorizações

    Controle Detectivo: Conciliações / Revisões de Desempenho 

  • certa

    Atividades de Controle:

    • Ações por meio de políticas e procedimentos.
    • Garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração.
    • Mitigar os riscos à realização dos objetivos.
    • Desempenhada em todos os níveis da entidade.
    • Natureza preventiva ou de detecção.
    • Abrange atividades, como: autorizações e aprovações, verificações, reconciliações e revisões de desempenho do negócio, segregação de funções, etc....