Como conjunto de regras, diretrizes e sistemas, os princípios de Controle Interno Administrativo visam ao atingimento, entre outros, dos seguintes objetivos específicos, exceto:
Como conjunto de regras, diretrizes e sistemas, os princípios de Controle Interno Administrativo visam ao atingimento, entre outros, dos seguintes objetivos específicos, exceto:
A respeito do sistema contábil e de controles internos assinale a afirmativa incorreta.
A empresa Ordem S.A. estabelece, em seus controles internos de tesouraria, que todos os pagamentos deverão ser efetuados mediante a emissão de cheques, assinados por um diretor e um gerente de tesouraria. O auditor, ao entrar na sala do gerente de tesouraria, percebe que dois talões de cheques, sem preenchimento dos valores, já estão assinados pelo diretor financeiro para serem utilizados pelo tesoureiro. É correto afirmar que
Assinale a opção correta para o texto abaixo.
Controle Interno é defi nido como
Assinale a opção incorreta, considerando o seguinte texto:
Uma seguradora, quando desenvolve um sistema de controle interno, deve observar as características básicas relacionadas abaixo:
Analisando as sentenças abaixo e indicando por V - Verdadeira e por F - Falsa, indique a opção correta correspondente, considerando o seguinte texto:
É correto afirmar que os controles internos são eficientes quando a alta administração tem razoável certeza:
I. do nível de alcance dos objetivos operacionais propostos.
II. de que as informações fornecidas pelos relatórios e sistemas corporativos são confiáveis.
III. leis, regulamentos e normas pertinentes estão sendo cumpridos.
A relação custo versus benefício para a avaliação e determinação dos controles internos deve considerar que o custo dos controles internos de uma entidade:
São componentes inter-relacionados de controles internos, exceto o(a):
O auditor deve obter entendimento do controle interno relevante para a auditoria da entidade sob verificação. Considerando os componentes do controle interno avaliados pelo auditor, é correto afirmar que o ambiente de controle abrange o(s) seguinte(s) elemento(s):
Acerca de auditoria e fiscalização, julgue os itens a seguir
Considere que determinado ente governamental tenha instituído uma política de anistia tributária com o objetivo de regularizar a situação de contribuintes em débito. Nesse caso, não compete ao sistema de controle interno avaliar a efetividade dessa política.
Acerca de auditoria e fiscalização, julgue os itens a seguir
O controle interno deve basear-se no princípio da segregação de funções, segundo o qual uma mesma pessoa ou entidade não pode ser simultaneamente responsável pelos ativos e pelos registros contábeis.
Controle interno é o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas, com o objetivo de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na gestão dos negócios. O controle interno pode ser contábil ou administrativo.
Representa(m) controle interno contábil:
Os controles internos, utilizados pelas organizações para proteger seus ativos, podem ser contábeis e administrativos. Um dos controles internos classificado como administrativo é a(o)
Os controles internos podem ser classificados como preventivos ou detectivos, dependendo do objetivo e do momento em que são aplicados. Observe os controles apresentados a seguir.
I - Segregação de funções
II - Limites e alçadas
III - Autorizações
IV - Conciliações
V - Revisões de desempenho
São exemplos de controles preventivos APENAS os apre- sentados em
Em um sistema de controle interno eficaz, é importante que existam mais controles preventivos do que detectivos. Contudo, os controles detectivos também são muito importantes, pois
Nas empresas, falhas que ocorram no sistema de controles internos podem facilitar o aparecimento das fraudes internas, como as mostradas a seguir.
I - Atraso no pagamento dos salários
II - Inexistência ou ineficiência das normas internas
III - Plano de auditoria burocrático e repetitivo
IV - Atraso nas conciliações
V - Ausência de afinidade entre a alta administração e a equipe de auditoria
São falhas ligadas ao aparecimento de fraudes internas APENAS as apresentadas em
São finalidades do controle interno sob o enfoque contábil, exceto:
Em relação ao processo de controles internos, julgue o item a seguir.
Quanto ao órgão fiscalizador, que constitui uma das naturezas da Auditoria, assinale a alternativa correta.
Os objetivos do controle interno são: proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a equipe gestora na condução organizada dos negócios da empresa.
Para atingir esses objetivos, torna-se necessária a realização de
Apesar das limitações de recursos, as empresas menores enfrentam o desafio de manter um controle interno, a custo razoável, de várias maneiras, entre as quais se inclui
Entre as características de qualquer sistema de controle interno satisfatório, não é passível de determinação pelos fluxogramas
Não compreende a avaliação do sistema de controle interno:
A respeito de normas relativas ao controle interno administrativo,
julgue os itens seguintes.
Em relação ao ciclo entre a preparação da folha de pagamentos e o respectivo pagamento, é recomendável que as pessoas que elaboram a folha sejam as mesmas que procedem à entrega aos beneficiários dos envelopes com o numerário e que, sendo o caso, as pessoas que assinam os cheques sejam as mesmas que expedem a comunicação/autorização ao banco para crédito aos beneficiários.
A respeito de normas relativas ao controle interno administrativo,
julgue os itens seguintes.
A caracterização de uma deficiência significativa de controle não é de competência nem responsabilidade do auditor, dependendo exclusivamente do julgamento dos administradores e responsáveis pela governança da entidade.
No que se refere à avaliação dos controles internos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O controle interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas coordenados, adotados numa empresa para proteger seus ativos, para verificar a exatidão operacional e promover a obediência às diretrizes administrativas estabelecidas.
II. A delimitação dos controles internos consiste em dois grupos: controles contábeis e controles patrimoniais.
III. Existem apenas dois elementos de controle:
1) plano de organização; 2) sistemas de autorização e procedimentos de registro.
IV. Os controles internos contábeis são aqueles relacionados com a proteção dos ativos e a validade dos registros contábeis.
O processo realizado com base nas regras da estrutura organizacional e no conjunto de políticas e procedimentos adotados por uma organização para a vigilância, a fiscalização e a verificação de suas próprias atividades, por meio do qual se pode prever, observar, dirigir ou governar os eventos que poderão impactar na consecução de seus objetivos, denomina-se
A avaliação de um sistema de controle interno compreende:
Com relação à implementação do controle interno, julgue os itens
subsecutivos.
Um dos requisitos do componente informação e comunicação é assegurar que os sistemas informatizados sejam periodicamente revisados, atualizados e validados, para garantir a produção de informações adequadas e confiáveis.
Com relação à implementação do controle interno, julgue os itens
subsecutivos.
As entidades devem ser capazes de identificar, capturar, tratar e comunicar, tempestivamente, as informações necessárias ao cumprimento de suas responsabilidades aos entes envolvidos.
Com relação à implementação do controle interno, julgue os itens
subsecutivos.
A avaliação do controle interno é uma atribuição exclusiva da unidade de auditoria interna da entidade ou dos auditores independentes contratados para esse fim.
Com relação à implementação do controle interno, julgue os itens
subsecutivos.
Com o intuito de proteger as informações de caráter sigiloso da entidade, as informações sobre planos, ambiente de controle, riscos, atividades de controle e desempenho são restritas à alta administração.
Com relação à implementação do controle interno, julgue os itens
subsecutivos.
Técnicas de checklists, questionários e fluxogramas correspondem a metodologias de avaliação do controle interno.
Com relação à implementação do controle interno, julgue os itens
subsecutivos.
Para assegurar que o sistema de controle interno seja efetivo, as instituições devem implementar ações de monitoramento.
Compreende o conjunto de métodos, políticas e procedimentos adotados dentro de uma organização para assegurar a salvaguarda dos ativos, a exatidão e confiabilidade da informação gerencial e dos registros financeiros, a promoção da eficiência administrativa e a aderência às políticas da organização. Esse conceito refere-se
Acerca das regras de controle interno e gerenciamento de riscos estabelecidas pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, julgue os itens a seguir.
Ao realizar a confrontação de determinada informação com dados recebidos de fontes diferentes, o auditor executa aatividade de controle denominada alçada.
Acerca das regras de controle interno e gerenciamento de riscos estabelecidas pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, julgue os itens a seguir.
Entre os elementos do processo de controle interno inclui-se a atividade de controle, que pode ser voltada tanto para a prevenção quanto para a detecção. A execução a tempo e de maneira adequada da atividade de controle permite a redução ou administração de riscos.
No que se refere à auditoria analítica, é correto afirmar que ela.
está orientada para o sistema de controles internos, para os fluxos de operações, e não para as transações propriamente ditas. Para tanto, é relevante conhecer o ciclo das transações da empresa auditada.
Em geral os conceitos de controles internos baseia-se nos estudos do COSO, que é um comitê organizado por várias entidades de classe americanas. Com base nas orientações do COSO, julgue os itens de 41 a 45.
Por se tratar de assunto afeto à segurança de operações e de sistemas, as ações de prevenção contra fraudes não são consideradas nos controles internos das organizações.
Acerca da efetividade dos controles internos e suas limitações, julgue os itens seguintes.
Organizações estão sujeitas a perdas significativas de todo e qualquer tipo provocadas por simples falhas humanas, como erros operacionais. Nesse caso, tal situação se caracteriza como uma limitação à efetividade dos controles internos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao componente monitoramento.
Se o monitoramento implementado por uma organização contemplar procedimentos de avaliações em separado, então nesta organização o monitoramento da efetividade de seu sistema de controles internos utilizará avaliações de controle periódicas.
No que diz respeito aos sistemas de controle interno e externo da administração pública, conforme dispõe a Constituição da República, verifica-se que:
Quanto à auditoria interna, está correta a seguinte afirmação:
Com relação aos sistemas de controle interno e externo e aos princípios, normas e procedimentos de auditoria, julgue o item a seguir.
A auditoria consiste em controlar as áreas chave nas empresas, a fim de evitar situações que propiciem fraudes, desfalques e subornos, por meio de testes regulares:
Ao conjunto de normas e procedimentos que visa salvaguardar o patrimônio de uma entidade, dá-se o nome de:
O nível de confiança dos dados contábeis e financeiros de uma empresa está diretamente ligado à eficiência dos controles internos associados aos processos. Sendo assim, existe uma relação que pode ser estabelecida entre os procedimentos de auditoria e a eficiência dos controles internos relacionados a um determinado processo.
Nesse sentido, essa relação se explicita da seguinte forma:
O sistema de controles internos de uma empresa é composto por controles preventivos e detectivos.
Os controles preventivos possuem o objetivo de :
Os controles internos podem ser considerados como o conjunto de políticas adotadas pelas empresas com o intuito de minimizar riscos e melhorar processos. Em decorrência, um sistema de controle interno, para ser mais efetivo na sua aplicabilidade, deve ser conduzido pelo Conselho da empresa, pela alta Administração, pelos gestores, bem como pelos demais níveis hierárquicos, fazendo com que a cultura desse sistema possa ser plenamente assimilada, compreendida e praticada por todos da organização, para alcançar os respectivos objetivos de desempenho, informação e conformidade.
Nesse contexto e atendendo às caraterísticas específicas dos objetivos de desempenho, os controles internos devem contemplar procedimentos que permitam.
Os controles internos, quanto à tempestividade, ao momento de atuação, são classificados como:
Representa, em uma organização, o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa:
O auditor, ao verificar os processos de uma Unidade, identificou que o Chefe de Departamento tem permissão e competência para efetuar compras para seu departamento e autorizar o pagamento correspondente, entretanto os pagamentos são autorizados por uma outra área independente.
A respeito do ocorrido, é correto afirmar que
Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias e dos direitos e haveres da União está entre as atribuições da(o)
Com base nos modelos de referência de controle interno adotados pelo COSO (Commitee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) — Comitê das Organizações Patrocinadoras, assinale a alternativa correta.
Segundo Attie (2011), o responsável pelo planejamento, instalação e supervisão de um sistema de controle interno ade quado é :
Leia atentamente as informações a seguir:
I. Quanto melhor o controle interno, apurado por meio de testes de observância, maior deve ser a quantidade de testes substantivos a serem aplicados em função do risco de auditoria.
II. A revisão analítica integra os testes substantivos.
III. Na auditoria da conta Clientes, utiliza-se normalmente o procedimento de confirmação.
IV. Integra o trabalho de auditoria a aplicação de procedimentos para validação de eventos subsequentes após a publicação do parecer.
Assinale
Quando o auditor avalia se uma pessoa que tem acesso aos ativos pode efetuar registros contábeis, ele está:
Dos princípios básicos de um sistema de controle interno, assinale a alternativa que apresenta as atribuições dos funcionários ou setores internos de uma instituição que devem ser definidos, preferencialmente, por escrito, por meio de manuais internos.
O Sistema de Controle Interno, por intermédio da técnica de fiscalização, deve
Assinale a alternativa que apresenta alguns dos componentes que integram o controle interno, tratados em auditoria.
No que se refere a definição, objetivos e componentes do controle interno, julgue o item a seguir.
A salvaguarda dos ativos da entidade para evitar perdas ou uso prejudicial dos recursos é um objetivo da atuação do controle interno, sendo o componente relacionado ao ambiente de controle primordial na definição dos riscos para evitar ocorrências indesejáveis.
No que se refere a definição, objetivos e componentes do controle interno, julgue o item a seguir.
O sistema de controle interno de uma organização empresarial é uma combinação de políticas e procedimentos operacionais mantidos para a proteção dos ativos da entidade, devendo esse sistema ser estabelecido pelos proprietários, controladores ou administradores.
No que se refere a definição, objetivos e componentes do controle interno, julgue o item a seguir.
O objetivo do aperfeiçoamento do sistema de controles internos das entidades é eliminar de vez os riscos operacionais.
Em relação ao ambiente de controle e à avaliação de riscos na organização, julgue o próximo item.
Um efetivo ambiente de controle é influenciado por fatores intangíveis, entre os quais se destacam os valores éticos das pessoas nele inseridas.
Em relação ao ambiente de controle e à avaliação de riscos na organização, julgue o próximo item.
A alta administração, que exerce a função de governança da entidade, é responsável pela definição de um adequado ambiente de controle, que independe da atuação da auditoria interna ou externa
Em relação ao ambiente de controle e à avaliação de riscos na organização, julgue o próximo item.
Embora o ambiente de controle da organização seja formado por pessoas cujas experiências e habilidades técnicas recebem influência do próprio ambiente de trabalho, a cultura organizacional não pode influenciar os padrões de controles internos definidos.
Acerca de atividades de controle e avaliação de riscos, julgue o seguinte item.
Verificação, análise técnica, segregação e rodízio de funções são princípios primários que regem o sistema de controle interno.
O Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway (COSO, na sigla em inglês) apresentou, em 1992, um modelo amplamente aceito para o estabelecimento de controles internos denominado “Controle Interno – Estrutura Integrada” – aplicável a entidades de grande, médio e pequeno portes, com ou sem fins lucrativos, bem como ao setor público – , que ficou popularmente conhecido como COSO I.
Segundo esse modelo, controle interno:
O Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway (COSO, na sigla em inglês) publicou, em 2004, o modelo denominado “Gerenciamento de Riscos Corporativos” (ERM, na sigla em inglês), popularizado como COSO II.
Segundo esse modelo, as quatro categorias de objetivos comuns à maioria das organizações são:
A respeito da atividade de controle interno, julgue o próximo item à luz das disposições do Committee of Sponsoring
Organizations of the Tradeway Commission (COSO).
Para o aprimoramento dos controles internos, é importante que
a organização adote um processo de controles internos com
foco em todas as categorias de objetivos, a saber: operações,
informações e compliance. Nesse sentido, caso uma
organização sofra perdas patrimoniais mediante desvio
de recursos tais perdas constituirão exemplo de deficiência
de controles internos com comprometimentos de objetivos
da categoria objetivos operacionais.
A respeito da atividade de controle interno, julgue o próximo item à luz das disposições do Committee of Sponsoring Organizations of the Tradeway Commission (COSO).
Caso uma organização venha a sofrer fraudes facilitadas pelo
uso de relatórios gerenciais elaborados sem a observância de
rotinas e padrões estabelecidos pela direção no tocante
à confiabilidade dos dados utilizados nos relatórios
e das respectivas fontes, então as deficiências dos controles
internos comprometerão seus objetivos de compliance.
É um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade e desenvolvido para proporcionar segurança razoável, com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade:
A segregação de funções, segundo o COSO, é geralmente inserida na seleção e no desenvolvimento do componente de controle interno denominado:
Segundo a NBC T 16.8, a classificação de controle interno que está relacionada às ações que propiciem o alcance dos objetivos da entidade é:
São os três grandes grupos de atividades relacionadas à operacionalização das atividades do sistema de controle interno:
Com relação ao processo de controle interno e de avaliação e gestão de riscos, julgue o item a seguir.
O processo de controle interno deve ter caráter corretivo
e foco na correção de desvios em relação aos parâmetros
estabelecidos.
Com relação ao processo de controle interno e de avaliação e gestão de riscos, julgue o item a seguir.
Cabe ao controle interno de uma entidade fiscalizar a
administração e o corpo funcional dessa entidade.
Com relação às normas e procedimentos de controle interno administrativo, julgue o item a seguir.
Considere que, ao examinar as despesas realizadas por uma
entidade, um auditor tenha encontrado indícios de
irregularidade na escrituração de determinada operação. Nessa
situação, ao constatar a impossibilidade de confirmação
externa, o auditor deve verificar a documentação
correspondente, averiguando sua autenticidade e legitimidade,
bem como deve verificar a pertinência da transação ao objeto
social e a habitualidade e razoabilidade da operação.
Com relação às normas e procedimentos de controle interno administrativo, julgue o item a seguir.
A verificação do alinhamento da atuação do conselho de
administração às diretrizes estratégicas estabelecidas pela
assembleia de acionistas ou por órgão de atribuições
equivalentes é objetivo de compliance, que deve assegurar um
fluxo de informações horizontal entre as diversas unidades da
organização e a sua administração.
Na implementação de um sistema de controle interno, um dos primeiros elementos a ser considerado deve ser a avaliação do ambiente de controle. A forma pela qual a administração de uma entidade atribui alçadas e responsabilidades é uma das características do ambiente de controle.
Desse modo, a atribuição de alçada e responsabilidade
De acordo com a NBC T 16.8, o Controle Interno é classificado nas seguintes categorias:
Com relação a controle interno, julgue o item que se segue.
O conluio de funcionários é uma ação que limita a eficácia da
segregação de funções como instrumento de controle interno.
Com relação a controle interno, julgue o item que se segue.
Na avaliação do sistema de controle interno, o objetivo
principal do auditor independente é identificar falhas nesse
sistema; se julgar necessário, o auditor pode recomendar
ajustes na forma como a empresa auditada atua, visando à
proteção do patrimônio.
Com relação a controles internos, julgue o próximo item.
Controles internos apropriados são essenciais para assegurar a confiabilidade das informações contábeis. A contabilidade, por sua vez, é indispensável como instrumento de controle administrativo e como fator capaz de orientar adequadamente os usuários das informações.
Acerca do processo de controles internos, julgue o item a seguir.
O monitoramento é um processo de avaliação da qualidade do
desempenho dos controles internos ao longo do tempo. Com
apoio em serviços de atendimento a usuários ou em ouvidorias,
os escalões superiores da administração podem tomar
conhecimento de falhas na execução de serviços inerentes às
finalidades da entidade e providenciar sua correção ou revisão.
Acerca do processo de controles internos, julgue o item a seguir.
Colegiados constituídos majoritariamente por membros
externos à entidade prejudicam os trabalhos do conselho de
administração e do comitê de auditoria, uma vez que membros
externos são alheios à cultura da organização e interagem
pouco com a entidade e seus empregados.
Quanto à auditoria, julgue o item.
Estão fora do âmbito de atuação do sistema de controle
interno do Poder Executivo Federal, por disporem de
orçamentos próprios, os serviços sociais autônomos
considerados como entidades paraestatais.