SóProvas


ID
1120549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação às normas de utilização da conta única do Tesouro Nacional e às regras de gestão estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue os itens a seguir.

Considere que determinado município deseje receber transferências voluntárias da União. Nessa situação, além de obedecer aos limites e critérios estabelecidos na LRF, será indispensável a formalização da transferência por meio de convênio.

Alternativas
Comentários
  • Além da operacionalização da transferência por meiode convênio, existem outras ferramentas, tais como o contrato de repasse e astransferências fundo a fundo.

    "Outra forma utilizada para a descentralizaçãode recursos federais para Estados, Distrito Federal e Municípios, érepresentada pela transferência fundo a fundo. Nessa modalidade detransferência, os recursos de um fundo da esfera federal são repassados paraoutro fundo da esfera estadual, do Distrito Federal ou municipal, como ocorrenas áreas de saúde e assistência social”.

    “Contrato de repasse é o instrumento utilizado paratransferência de recursos financeiros da União para Estados, Distrito Federalou Municípios, por intermédio de instituição ou agência financeira oficialfederal, destinados à execução de programas governamentais. Essa nova modalidadede transferências encontra -se disciplinada pelo Decreto nº 1.819/1996.”

    Fonte: TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOSE A LEI DERESPONSABILIDADE FISCAL- ORIENTAÇÕES FUNDAMENTAIS. TCU


  • Questão fora do edital!

    O edital previu: 4 Tópicos selecionados da Lei Complementar n.º 101/2000: princípios, conceitos, prestação de contas e fiscalização da gestão fiscal.

    Pois é! Não há a previsão de “Transferências Voluntárias”.

    Assim, a questão deveria ser anulada por ter extrapolado o edital.

    Quanto ao conteúdo, são exigências para a realização de transferência voluntária, além das estabelecidas na LDO (art. 25, §1º, da LRF):

    a) Existência de dotação específica;

    b) Observância do disposto no inciso X do art. 167 da CF/1988, o qual veda a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    c) Comprovação, por parte do beneficiário, de:

    _ que se acha em dia quanto ao pagamento de tributos, empréstimos e financiamentos devidos ao ente transferidor, bem como quanto à prestação de contas de recursos anteriormente dele recebidos;

    cumprimento dos limites constitucionais relativos à educação e à saúde;

    _ observância dos limites das dívidas consolidada e mobiliária, de operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, de inscrição em Restos a Pagar e de despesa total com pessoal;

    _ previsão orçamentária de contrapartida.

    Logo, não há previsão de celebração obrigatória de convênio.

    Gabarito da Banca: Errada

    Gabarito proposto: Anulada


  • TIPOS DE TANSFERÊNCIAS

    1) Transferências voluntárias: convênios, contratos de repasse e termos de pareceria

    2) Transferências obrigatórias:

       --Constitucionais

       --Legais

           #não vinculadas: lei royalties

            #vinculadas a um fim específico: fundo a fundo e automáticas


    Fonte: https://www.convenios.gov.br/portal/arquivos/Apresentacao-Legislacao2.pdf



  • Gab: E

    Por não ser o único (Além da operacionalização da transferência por convênio, existem outras ferramentas como o contrato de repasse e transferências fundo a fundo).

  • 2015

    A realização de transferência voluntária deve-se operar, sob pena de contrariedade à LRF, por meio de convênio que estabeleça, entre outros pontos, a previsão orçamentária de contrapartida do ente recebedor da transferência e o compromisso de não utilizar os recursos transferidos em finalidade diversa da pactuada.

    errada

     

  • As transferências voluntárias, no âmbito da União, ocorrem mediante a formalização de convênio, mas também pode ser usado o contrato de repasse e o termo de parceria.

     

    Convênio -> Acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos orçaentos fiscal e da seguridade social da união que tenha de um lado ógão ou entidade da adm pública federal (direta ou indireta) e de outro órgão da adm pública estadual, municipal, distrital ou entidades privadas sem fins lucrativos. Envolve a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse público recíproco, em regime de mútua cooperação.

     

    Contrato de Repasse -> instrumento administrativo por meio do qual a transferência dos recursos financeiros se processa por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, atuando como mandatário da União.

     

    Termo de Cooperação -> instrumento por meio do qual é ajustada a transferência de credito de órgão da adm pública federal direta, autarquia, fundação pública ou empresa estatal dependente, para outro órgão ou entidade federal da mesma natureza.

     

    Termo de Parceria -> instrumento jurídico para realização de parcerias unicamente entre o poder público e as OCIPS, para fomento e a execução de atividades de interesse público. É uma alternativa aos convênios, este mais complexo que o termo de parceria.

  • LRF - LC 101/00

     

     

    Art. 25. Para efeito desta Lei Complementar, entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

     

     

     Art. 62. Os Municípios só contribuirão para o custeio de despesas de competência de outros entes da Federação se houver:

    II - convênio, acordo, ajuste ou congênere, conforme sua legislação.

  • ERRADO

     

    NA UNIÃO 

    1. REGRA: OCORREM MEDIANTE A FORMALIZAÇÃO DE CONVÊNIO
     

    2. EXCEÇÃO = PODE SER USADO
         (a) CONTRATO DE REPASSE
         (b) TERMO DE PARCERIA

  • Comentário:

    De fato, se determinado município desejar receber transferências voluntárias da União, deverá obedecer aos limites e critérios estabelecidos na LRF, a exemplo da publicação dos relatórios de execução orçamentária e gestão fiscal e da observância dos limites de gastos com pessoal. A questão, contudo, erra ao afirmar que será indispensável a formalização da transferência por meio de convênio, pois ela também poderá ser feita mediante contrato de repasse.

    Gabarito: Errado

  • convenio , contrato de repasse , termo de parceria

  • ERRADO

    O "será indispensável" anula a questão.

    A maioria das transferências voluntárias, no âmbito da União, ocorre por mediante formalização de convênio, mas também pode valer-se do contrato de repasse ou termo de parceria.