-
Os documentos são unidos pela sua proveniência ou origem
O arquivo é órgão receptor, e o seu público é formado pelos administradores (produtores dos documentos) e pesquisadores.
Objetivo: provar, testemunhar.
Processamento técnico: registro, arranjo, descrição
Fonte: Arquivologia Para Concursos -Renato Valentini - Série Provas e Concursos
-
Gabarito: CERTO
ATENÇÃO: A Cespe gosta de de vez em quando pegar pesado e utilizar só a expressão "documentos" ao invés de "documentos de arquivo". São expressões diferentes, se o comando da questão trouxesse apenas documentos a questão estaria errada pois documentos podem não ter caráter orgânico, já os documentos de arquivo para terem todo seu valor administrativo e probatório precisam estar inseridos num contexto de fundos.
fonte: Arquivologia p Concursos e Marilena
Bons estudos!
-
Acredito que outras questões ajudem a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; A organicidade do arquivo se verifica na relação que os documentos mantêm entre si em decorrência das atividades do sujeito acumulador, seja ele pessoa física ou jurídica.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente AdministrativoDisciplina: ArquivologiaA função de prova do documento de arquivo evidencia-se não só pelo fato de o documento poder ser levado a juízo para comprovar determinada informação, mas, também, pela capacidade desse material de testemunhar as atividades que lhe deram origem.
GABARITO: CERTA.
Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.
-
"Capacidade de se constituírem como provas" (Capacidade de atestar algo, essa é a função dos documentos de arquivo).
-
Correto.
Princípio da Organicidade
É o princípio
segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da
entidade produtora, em suas relações internas e externas.
-
Organicidade: Documentos refletem estrutura/atividade.
-
QUESTÃO CORRETA.
A PRINCIPAL finalidade do arquivo é servir como fonte de consulta à administração, pois, constitui-se, em sua essência, de documentos produzidos e/ou recebidos pela entidade mantenedora do acervo, podendo, com o passar do tempo, servir de base para o conhecimento da história.
E o PRINCÍCIO DA ORGANICIDADE OU DO RESPEITO PELA ESTRUTURA diz que os arquivos refletem a estrutura, atividades e funções do organismo (entidade coletiva, pessoua ou família) que os criou, em suas relações internas ou externas.
-
Errei por pensar que a organicidade fosse princípio e o é...
Não etendi...
-
ORGANICIDADE: Os documentos não devem ser misturados com de outras entidades produtivas. È necessário a vinculação do documento com a estrutura da empresa e suas atividades.
COMO PROVA: Os documentos devem servir de prova de transações realizadas na origem no curso de suas atividades.