SóProvas


ID
1121242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que se refere à auditoria analítica, é correto afirmar que ela.

está orientada para o sistema de controles internos, para os fluxos de operações, e não para as transações propriamente ditas. Para tanto, é relevante conhecer o ciclo das transações da empresa auditada.

Alternativas
Comentários
  • Item certo.

    São os auditores internos que utilizam mais a auditoria analítica, uma vez que o seu escopo é mais amplo – contábil e administrativo – do que os auditores externos (apenas contábil), que utilizam mais a auditoria sintética. 

    Ressalte-se que, de forma geral, a classificação da auditoria depende da finalidade a que a mesma se destina. Segundo a doutrina, há duas classes fundamentais de Auditoria, quanto ao processo indagativo: - Auditoria geral, sintética ou de balanço; - Auditoria detalhada ou analítica. 

    A Auditoria geral também conhecida como Auditoria sintética ou Auditoria de balanço, pois se situa na análise das peças dos balanços e de suas conexões. A Auditoria de balanços ou sintética é a que mais encontramos na prática, todavia, o auditor deve deixar bem claro a seu cliente nos contatos iniciais a classe de serviço que irá executar, a fim de evitar discrepâncias na limitação das responsabilidades. Já a Auditoria detalhada ou analítica não tem limitação quanto à sua ação. Elas são mais direcionadas aos controles internos da entidade, enquanto a sintética às transações em si. Dessa forma, o auditor interno deve conhecer todo o ciclo das transações da entidade, com o objetivo de ajudá-la a atingir seus objetivos institucionais.

    Aula demonstrativa | Auditoria: conceitos iniciais Prof. Tonyvan Carvalho

    https://www.ricardoalexandre.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Aula-00_Auditoria-para-SEFAZ-RS_Portal-RA.pdf

  • CESPE/2013/Telebras

    Por meio da auditoria analítica, realiza-se o exame integral de todos os fatos ocorridos em uma organização. Esse método, diferentemente das modernas técnicas de amostragens previstas nas normas internacionais de auditoria, baseia-se na metodologia de fluxogramação para evidenciar o movimento de documentos e informações contábeis entre empregados e departamentos, possibilitando a visualização da segregação de funções.

    Gabarito: certo