SóProvas


ID
1121272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as Normas Internacionais para o exercício profissional da Auditoria Interna e o IIA/AUDIBRA, julgue os itens a seguir.

Na hipótese de os auditores internos tomarem conhecimento de fatos que, pela sua materialidade, se não divulgados, possam vir a provocar distorções na percepção que os administradores da entidade têm da sua situação, os auditores devem comunicar inicialmente ao responsável da área auditada para que faça as correções necessárias e, só em caso de falta de providências quanto à irregularidade, comunicar à administração da entidade.

Alternativas
Comentários
  • 12.1.4.3 – O auditor interno deve assessorar a administração no trabalho de prevenção de erros e fraudes, obrigando-se a informá-la, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de erros ou fraudes detectados no decorrer de seu trabalho.


    Fonte - http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t12.htm
  • Gabarito: Errado.

    O Manual de Normas Internacionais de Auditoria Interna 2013 indicam dois pontos sobre este tema a saber:

    1322 – Divulgação de Não Conformidade(pág.8) 
    Quando a não conformidade com a Definição de Auditoria Interna, com o Código de Ética ou com as Normas impactar o escopo geral ou a operação da atividade de auditoria interna, o executivo chefe de auditoria deve divulgar a não conformidade e os impactos à alta administração e ao conselho.

    2060 – Reporte para a Alta Administração e o Conselho (pág.10)
    O executivo chefe de auditoria deve reportar periodicamente à alta administração e ao conselho sobre o propósito, a autoridade e a responsabilidade da atividade de auditoria interna e o desempenho em relação ao seu planejamento. Os reportes devem também incluir a exposição de pontos de riscos significativos e de controles, incluindo os riscos de fraude, os assuntos de governança e outros assuntos necessários ou solicitados pela alta administração e pelo conselho.
    Interpretação:
    A frequência e o conteúdo dos reportes são determinados em discussão com a alta administração e com o conselho e dependem da importância da informação a ser comunicada e da urgência das respectivas ações a serem tomadas pela alta administração ou pelo conselho.

  • de acordo com as Normas do IIA, toda vez que os assuntos sejam relevantes para a organização, eles devem ser comunicados à alta gerência e ao Conselho.

    Logo, se a questão fala que é significativo para a organização, visto que podem vir a provocar distorções na percepção que os administradores da entidade caso não divulgados, devem sim ser comunicados à alta administração da entidade.

    Portanto, questão errada.

     

    Gabarito: ERRADA

  • 2060- O chefe executivo de auditoria deve reportar periodicamente à alta administração e ao conselho sobre o propósito, a autoridade, a responsabilidade e o desempenho da atividade de Auditoria Interna em relação ao plano e à conformidade com o Código de Ética e com as Normas. O reporte também deve incluir questões significantes de riscos e de controle, incluindo riscos de fraude, questões de governança e outros temas que exijam a atenção da alta administração e/ou do conselho.

    Resposta: Certo

  • Lembrei das Características, tempestividade.