-
...com o objetivo de garantir com RAZOÁVEL certeza...
-
“A COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), definiu controle interno como “um processo levado a cabo pelo Conselho de Administração, Direção e outros membros da organização com o objectivo de proporcionar um grau de confiança razoável na concretização dos seguintes objectivos”:
- Eficácia e eficiência dos recursos;
- Fiabilidade da informação financeira;
Cumprimento das leis e normas estabelecidas.”
FONTE - http://www.portaldeauditoria.com.br/auditoria-interna/Conceito-de-Controle-Interno.asp
-
Errado.
Comentários:
Nenhum controle interno, por melhor que seja, consegue garantir totalmente que os objetivos organizacionais sejam
alcançados, porque há limitações como conluio de funcionários, negligência, eventos externos, dentre outros. Portanto,
controles internos só conseguem garantir uma segurança razoável.
Gabarito: E
Prof. Claudenir Brito
-
ERRADO
Garantir= nunca!
Grau de confiança razoável= sim!
-
O “Internal Control – Integrated Framework” define o controle interno como um processo conduzido pelo conselho de administração, pela administração e pelo corpo de empregados de uma organização, com a finalidade de possibilitar uma garantia razoável quanto à realização dos objetivos nas seguintes categorias:
Eficácia e eficiência das operações;
Confiabilidade das demonstrações financeiras;
Conformidade com leis e regulamentos cabíveis.
Fonte: COSO-ERM-Executive-Summary-Portuguese.pdf
"Toda empresa necessita de uma forma de controle interno, formalizado ou não, com o objetivo de auxiliar a administração no atingimento de suas metas e objetivos. Entende-se por Controle Interno o plano de organização e o conjunto de métodos e procedimentos adotados pela empresa na proteção de seu patrimônio, promovendo confiabilidade e tempestividade dos seus registros e demonstrações contábeis, bem como sua eficácia operacional" Claudio Zorzo
Portanto, não podemos falar em "total certeza que os objetivos organizacionais sejam alcançados"
Gab: Errado
-
cuidado! Sabemos que nenhum controle interno, por melhor que seja, consegue garantir totalmente que os objetivos organizacionais sejam alcançados. Limitações como o conluio de funcionários, negligência, eventos externos, dentre outros, fazem com que os controles internos só consigam garantir um nível de segurança razoável, e não total.
Gabarito: ERRADO
-
o único erro é “total certeza”, pois não existem controles infalíveis. Todo controle possui limitação, pois o julgamento humano é falho, normas são descumpridas, softwares falham, controles podem ser burlados por fraudes e conluios etc. é possível gerenciar e mitigar os riscos, mas não os eliminar.
Não existe sistema de controle ou de gestão infalível, e, por isso pessoas com intenções criminosas tentarão paralisar os sistemas. Todavia, um gerenciamento de riscos corporativos eficaz melhorará a capacidade da organização de prevenir e detectar atividades de neutralização.(COSO II).
Resposta errado
-
Garantido mesmo só a morte
-
Errado
Controle interno é um processo, implantado pelo conselho de administração, pelos executivos e outras pessoas em uma entidade, destinado a dar segurança razoável a respeito do alcance de objetivos nas seguintes categorias:
-> confiabilidade de divulgação financeira;
-> cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis; e
-> eficácia e eficiência das operações.
-
#Respondi errado!!!