-
Categorias de Objetivos Correlatos
Apesar da diversidade dos objetivos nas organizações, podemos estabelecer certas categorias mais amplas:
Objetivos Operacionais – relacionam-se com a eficácia e a eficiência das operações da organização, inclusive metas de desempenho e de lucro, bem como reservas de recursos contra prejuízos. Variam de acordo com a decisão da administração em relação à estrutura e ao desempenho.
Os objetivos operacionais referem-se à eficácia e à eficiência das operações da organização. Compreendem os subobjetivos correlatos de operações, com a finalidade de aprimorar a eficácia e a eficiência operacional que impulsionarão a organização na direção de sua meta final. É necessário que os objetivos operacionais reflitam as condições específicas do negócio, da indústria e da economia, nas quais a organização atua. Os objetivos necessitam, por exemplo, ser pertinentes às pressões da concorrência em termos de qualidade, redução do ciclo para trazer os produtos ao mercado, ou mudanças em tecnologia.
A administração deve assegurar-se que os objetivos reflitam a realidade e as exigências do mercado, bem como sejam expressos para que possibilitem uma medição prática de desempenho. Um conjunto nitidamente definido de objetivos operacionais, associados aos subobjetivos, é fundamental para o êxito da organização. Os objetivos operacionais possibilitam um ponto de referência para o direcionamento dos recursos alocados; se os objetivos operacionais de uma organização não forem claros ou adequadamente formulados, os seus recursos poderão ser mal aproveitados.
Fonte - COSO - Gerenciamento de Riscos Corporativos - Estrutura Integrada
-
Certo.
Comentários:
Exatamente. Em busca de seus objetivos operacionais (melhores resultados), a organização tomou medidas para
alcançá-los. Essas medidas podem ser, inclusive, atividades de controle interno que sirvam como resposta ao risco
de não se atingir tais objetivos, avaliado pela organização.
Gabarito: C
Prof. Claudenir Brito
-
Gab: Certo
Categorias de Objetivos Correlatos Apesar da diversidade dos objetivos nas organizações, podemos estabelecer certas categorias mais amplas:
Objetivos Operacionais – relacionam-se com a eficácia e a eficiência das operações da organização, inclusive metas de desempenho e de lucro, bem como reservas de recursos contra prejuízos. Variam de acordo com a decisão da administração em relação à estrutura e ao desempenho.
Objetivos de Comunicação – relacionam-se com a confiabilidade dos relatórios. Incluem relatórios internos e externos e podem, ainda, conter informações financeiras e não financeiras.
Objetivos de Conformidade – relacionam-se com o cumprimento de leis e regulamentos. Em alguns casos dependem de fatores externos e tendem a ser semelhantes em todas as organizações, e em outros casos em todo um setor industrial.
Fonte:COSO-ERM-Executive-Summary-Portuguese.pdf
-
aprendemos que a estrutura do Controle Interno, segundo o COSO I, apresenta três categorias de objetivos, o que permite às organizações se concentrarem em diferentes aspectos do controle interno:
Operacional: são os objetivos relacionados ao alcance da missão da organização, contribuindo para a melhoria do desempenho financeiro da entidade, de sua produtividade, qualidade dos produtos ou da prestação de serviços, inovação e claro, satisfação do cliente. Esses objetivos relacionam-se à eficácia e à eficiência das operações da entidade, inclusive as metas de desempenho financeiro e operacional e a salvaguarda de perdas de ativos.
Observem as palavras que grifei e vejam que a questão está de acordo com os objetivos operacionais (melhorar a produtividade e resultados financeiros).
Gabarito: CORRETO
-
Certo
O controle interno é definido da seguinte forma:
Controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade.
A Estrutura apresenta três categorias de objetivos, o que permite às organizações se concentrarem em diferentes aspectos do controle interno:
Operacional – Esses objetivos relacionam-se à eficácia e à eficiência das operações da entidade, inclusive as metas de desempenho financeiro e operacional e a salvaguarda de perdas de ativos.
Divulgação – Esses objetivos relacionam-se a divulgações financeiras e não financeiras, internas e externas, podendo abranger os requisitos de confiabilidade, oportunidade, transparência ou outros termos estabelecidos pelas autoridades normativas, órgãos normatizadores reconhecidos, ou às políticas da entidade.
Conformidade – Esses objetivos relacionam-se ao cumprimento de leis e regulamentações às quais a entidade está sujeita.
Em resumo:
Efetividade e eficiência das operações - operacional
Demonstrações financeiras confiáveis - divulgação
Cumprimento de leis e regulamentos - conformidade