SóProvas


ID
1121302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em geral os conceitos de controles internos baseia-se nos estudos do COSO, que é um comitê organizado por várias entidades de classe americanas. Com base nas orientações do COSO, julgue os itens de 41 a 45.

Por se tratar de assunto afeto à segurança de operações e de sistemas, as ações de prevenção contra fraudes não são consideradas nos controles internos das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Controle Interno como Ferramenta Essencial Contra Erros e Fraudes Dentro das Organizações


    O controle interno permite que a empresa se mantenha orientada para seus objetivos, e deve ser utilizado como uma ferramenta, gerando informações confiáveis nas tomadas de decisões e, também, na análise da eficácia dos procedimentos, servindo como base para aplicação de testes de auditoria. 

    Deve-se conhecer o que será controlado e acompanhar o andamento das atividades e as informações que virão dela, possibilitando novos objetivos e novos padrões de controle. Pode ser implantado em todos os setores da empresa, através da criação de manuais de procedimentos, organogramas, fluxogramas, delegação de tarefas, criando um ambiente de comprometimento de todos os envolvidos no processo. 

    É importante observar as normas estabelecidas por órgãos competentes, que estabelecem e orientam os procedimentos a serem executados e que podem ser posteriormente averiguados por auditores que emitirão um relatório ou parecer das demonstrações financeiras. A empresa também poderá fazer um acompanhamento interno, identificando as deficiências e aplicando melhorias nos seus procedimentos. A presente pesquisa teve como proposição abordar o assunto e por em discussão os objetivos da empresa a serem atingidos em conformidade com o que foi planejado e organizado, para se obter eficácia nos processos corrigindo os erros e identificando as causas. 

    http://www.aedb.br/seget/artigos12/25416604.pdf

  • Errado.

     

    Comentários:

     

    Ações preventivas também são consideradas nos controles internos, inclusive, são as mais desejáveis. Entretanto, é

    necessário também ações detectivas, para detectar as fraudes e/ou erros que as ações preventivas não conseguirem impedir.

     

     

     

    Gabarito: E

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • sabemos que as ações preventivas também são sim consideradas nos controles internos, sendo inclusive as mais desejáveis. As ações detectivas também são utilizadas, e servem para detectar as fraudes e/ou erros que as ações preventivas não conseguirem impedir, sendo, portanto, ações complementares.

    Gabarito: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    Controle Preventivo: Segregação de Funções / Limites e Alçadas / Autorizações

    Controle Detectivo: Conciliações / Revisões de Desempenho