SóProvas


ID
1121308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em geral os conceitos de controles internos baseia-se nos estudos do COSO, que é um comitê organizado por várias entidades de classe americanas. Com base nas orientações do COSO, julgue os itens de 41 a 45.

O descumprimento de leis ou normas que regulamentam o negócio de uma organização caracteriza situação conflitante com os objetivos de compliance ou conformidade.

Alternativas
Comentários
  • Podemos dividir as auditorias governamentais em dois grandes grupos: conformidade e operacionais.

    A auditoria de conformidade é aquela na qual o auditor toma como parâmetros primordiais para sua avaliação critérios de legalidade e legitimidade. Por exemplo, quando o auditor verifica se determinado órgão seguiu a Lei das Licitações ao contratar uma empresa para executar uma obra.

    Por outros lado, existem as auditorias operacionais, nas quais o auditor busca avaliar critérios afetos ao desempenho do gestor, como eficiência, eficácia e efetividades. Por exemplo, saber se um programa de combate a dengue foi eficaz naquilo que ser propôs: diminuir os casos de dengue em 50%.

    Veja, que a diferença entre esses dois tipos de auditoria reside no foco da análise do auditor. No primeiro caso, o foco são os aspectos legais, enquanto que no segundo caso, o foco são os aspectos de desempenho.

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=282736

  • Controles Internos e Compliance


    Processo executado por pessoas na busca do alcance dos cinco objetivos do negócio: 

    • Eficiência e eficácia; 

    • Exatidão e integridade; 

    • Confiabilidade; 

    • Efetivo controle dos riscos; 

    • Conformidade com leis e regulamentos. 


    Fonte - http://www.fbss.org.br/dados/wwwfbs/publica%C3%A7%C3%B5es%20t%C3%A9cnicas/Manual%20de%20Controles%20Interno%20e%20Compliance.pdf
  • COSO

    Realização de Objetivos

     

    Com base na missão ou visão estabelecida por uma organização, a administração estabelece os planos principais, seleciona as estratégias e determina o alinhamento dos objetivos nos níveis da organização. Essa estrutura de gerenciamento de riscos corporativos é orientada a fim de alcançar os objetivos de uma organização e são classificados em quatro categorias:

     

    Estratégicos – metas gerais, alinhadas com o que suportem à sua missão.

    Operações – utilização eficaz e eficiente dos recursos.  

    Comunicação – confiabilidade de relatórios.

    Conformidade – cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis.

     

    gab ;C

     

    Fonte: http://www.coso.org/documents/coso_erm_executivesummary_portuguese.pdf 

     

  • Certo.

     

    Comentários:

     

    Uma das categorias de objetivos do COSO é a conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis. Dessa forma,

    seu descumprimento, pela organização, gera uma situação conflitante.

     

     

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • vimos que, de acordo com o COSO I, Controle Interno é o processo conduzido pela Diretoria, Conselhos ou outros empregados de uma companhia (ou seja, pela administração da entidade), no intuito de fornecer uma garantia razoável de que os objetivos da entidade estão sendo alcançados, com relação às seguintes categorias:

              01. Eficácia e eficiência das operações;

              02. Confiabilidade dos relatórios financeiros; e

              03. Conformidade com a legislação e regulamentos aplicáveis.

              Portanto, o descumprimento de leis e regulamentos gera uma situação conflitante com a conformidade.

    Gabarito: CORRETO

  • GABARITO: CERTO

    Auditoria de Conformidade: Instrumento de fiscalização utilizado para examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição, quanto ao aspecto contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Está relacionado a estar de acordo com um regulamento, norma (compliance).

    Compliance pode ser definido como um guia para se fazer cumprir as leis e as normas e diretrizes internas das instituições, a fim de agir com transparência, correção e ética, assim como para prevenir desvios e irregularidades que possam prejudicar a imagem e a credibilidade da entidades.

  • Certo

    O controle interno é definido da seguinte forma:

    Controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade.

    A Estrutura apresenta três categorias de objetivos, o que permite às organizações se concentrarem em diferentes aspectos do controle interno:

    -> Operacional – Esses objetivos relacionam-se à eficácia e à eficiência das operações da entidade, inclusive as metas de desempenho financeiro e operacional e a salvaguarda de perdas de ativos.

    -> Divulgação – Esses objetivos relacionam-se a divulgações financeiras e não financeiras, internas e externas, podendo abranger os requisitos de confiabilidade, oportunidade, transparência ou outros termos estabelecidos pelas autoridades normativas, órgãos normatizadores reconhecidos, ou às políticas da entidade.

    -> Conformidade – Esses objetivos relacionam-se ao cumprimento de leis e regulamentações às quais a entidade está sujeita.