SóProvas


ID
1121323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Segundo o COSO, os controles internos devem ser estruturados com base em cinco componentes, que, em suma, representam os requisitos para se alcançar os objetivos organizacionais. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes.

Cada componente tem sua aplicação delimitada a unidades de mesmo nível hierárquico das organizações. Diante disso, o ambiente de controle tem seus princípios aplicados especificamente a unidades organizacionais que compõem o nível mais elevado das organizações.

Alternativas
Comentários
  • O Ambiente de Controle é efetivo quando as pessoas da entidade sabem quais são suas responsabilidades, os limites de sua autoridade e se têm a consciência, a competência e o comprometimento de fazerem o que é correto da maneira correta.   Ambiente de Controle envolve competência técnica e compromisso ético; é um fator intangível, essencial à efetividade dos controles internos.  A postura da alta administração desempenha papel determinante neste componente. Ela deve deixar claro para seus comandados quais são as políticas, os procedimentos, o Código de Ética e o Código de Conduta a serem adotados. Estas definições podem ser feitas de maneira formal ou informal; o importante é que sejam claras aos funcionários da organização. As funções principais do Controle Interno estão relacionadas ao cumprimento dos objetivos da entidade.  Portanto, a existência de objetivos e metas é primordial para a existência dos controles internos. Se a entidade não tem objetivos e metas claros, não há necessidade de controles internos.


    Fonte - http://pt.scribd.com/doc/221693/COSO-um-resumo
  • COSO ==> processo integrado e os componentes são interdependentes.

    Bons estudos.