SóProvas


ID
1121341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando as relações entre objetivos e componentes descritos pelo COSO, julgue os itens que se seguem.

O alcance dos objetivos operacionais depende da efetividade de ações relacionadas principalmente ao componente atividades de controle.

Alternativas
Comentários
  • Objetivos Operacionais

    Os objetivos operacionais referem-se à eficácia e à eficiência das operações da organização. Compreendem os subobjetivos correlatos de operações, com a finalidade de aprimorar a eficácia e a eficiência operacional que impulsionarão a organização na direção de sua meta final.

    É necessário que os objetivos operacionais reflitam as condições específicas do negócio, da indústria e da economia, nas quais a organização atua. Os objetivos necessitam, por exemplo, ser pertinentes às pressões da concorrência em termos de qualidade, redução do ciclo para trazer os produtos ao mercado, ou mudanças em tecnologia. 

    A administração deve assegurar-se que os objetivos reflitam a realidade e as exigências do mercado, bem como sejam expressos para que possibilitem uma medição prática de desempenho. Um conjunto nitidamente definido de objetivos operacionais, associados aos subobjetivos, é fundamental para o êxito da organização. 

    Os objetivos operacionais possibilitam um ponto de referência para o direcionamento dos recursos alocados; se os objetivos operacionais de uma organização não forem claros ou adequadamente formulados, os seus recursos poderão ser mal aproveitados


    Fonte - COSO - Gerenciamento de Riscos Corporativos

  • Não consegui entender o porquê desta questão ter sido dada como certa.

    Até pela descrição do colega Capitão Nascimento acima.

    Os objetivos precisam ser claros, sendo que o controle vem depois como forma de avaliar/medir essa operação. Mas isso sem um definição clara de objetivos é inviável.

    Na minha opinião a questão incorre em erro ao dizer "principalmente ao componente atividades de controle". Como a questão não limita entre COSO 1 e COSO 2, observando o COSO 2 tem-se o item 2/8 (definição de objetivos) que se mostra muito mais relevante para o operacional do que o próprio controle interno.

  • Pela definição do COSO, o controle interno é:

    O processo conduzido pela Diretoria, Conselhos ou outros empregados de uma companhia, no intuito de fornecer uma garantia razoável de que os objetivos da entidade estão sendo alcançados [...]

    Logo, as atividades de controle permitem que a organização alcance seus objetivos visto que é o componente principal do Controle Interno.

  • Mas a base para todos os componentes não é o " Ambiente de Controle"?

    Pq nesse caso a prioridade é dada ao componente atividades de controle ??

  • Os objetivos operacionais de uma organização podem ser impactados por riscos associados. As atividades de controle são aquelas que tentarão reduzir, evitar, compartilhar ou aceitar tais risco, de acordo com a avaliação de riscos.