SóProvas


ID
1121368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca da efetividade dos controles internos e suas limitações, julgue os itens seguintes.

Uma estrutura de controle interno efetiva em uma organização indica que ela identifica e trata, de maneira eficaz, os eventos externos que impactam o alcance de seus objetivos, o que faz que eles não gerem consequências significativas em seu funcionamento operacional ou que tenham reduzida sua probabilidade de ocorrer

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    o CONTROLE INTERNO eficaz, conta com operações eficazes e eficientes quando se considera improvável que eventos externos tenham impacto significativo sobre a realização dos objetivos ou quando a organização pode prever, com razoabilidade, a natureza e a oportunidade dos eventos externos e reduzir seu impacto a um nível aceitável;

  • NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE – NBC TA 315, DE 24 DE JANEIRO DE 2014

    Dá nova redação à NBC TA 315 que dispõe sobre a identificação e a avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente.


    Procedimentos de avaliação de riscos são os procedimentos de auditoria aplicados para a obtenção do entendimento da entidade e do seu ambiente, incluindo o controle interno da entidade, para a identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante, independentemente se causados por fraude ou erro, nos níveis das demonstrações contábeis e das afirmações.



    Processo de avaliação de risco da entidade 

    3. Para fins de demonstrações contábeis, o processo de avaliação de riscos da entidade inclui a maneira como a administração identifica riscos de negócio relevantes para a elaboração de demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável à entidade, estima a sua significância, avalia a probabilidade de sua ocorrência e decide por ações para responder e administrar tais riscos e os resultados dessas ações. Por exemplo, o processo de avaliação de riscos da entidade pode tratar como a entidade considera a possibilidade de existência de transações não registradas ou identifica e analisa estimativas significativas registradas nas demonstrações contábeis.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Uma estrutura de controle interno efetiva em uma organização indica que ela identifica e trata, de maneira eficaz, os eventos externos que impactam o alcance de seus objetivos, o que faz que eles não gerem consequências significativas em seu funcionamento operacional ou que tenham reduzida sua probabilidade de ocorrer. Resposta: Certo.

     

    Comentário: a realização de objetivos estratégicos e operacionais está sujeita à ação de eventos externos nem sempre sob o controle da organização; da mesma forma, em relação a esses objetivos, o gerenciamento de riscos corporativos é capaz de propiciar uma garantia razoável que a diretoria executiva e o conselho de administração, na função de supervisão, serão informados, no momento adequado, o quanto a organização está avançando na direção do atendimento dos objetivos. COSO, Realização de Objetivos, Pág. 11).