SóProvas


ID
1121950
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As decisões em uma organização podem ser programadas ou não programadas. As características das decisões programadas com relação ao método de decisão apresentam:

Alternativas
Comentários
  • Decisões programadas são decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta “padrão” para eles. Uma das formas de se ganhar eficiência em uma empresa é relacionando essas “decisões padronizadas” a certos problemas rotineiros.


    Administração Geral  - Rodrigo Rennó.


    Acredito que a banca tenha se pautado em Chiavenato, o mesmo diz que Processo Decisório vem da Teoria da Matemática. Para as Decisões Programadas, o enfoque é no procedimento e não no Conteúdo da Decisão. Considerada como uma desvantagem, para alguns autores. 


    CHIAVENATO. Administração Geral e Pública. Pág. 73.

  • Decisões programadas: Não é necessário desenvolver processos decisórios específico para cada ocorrência de um problema, uma vez que a organização aprende a lidar com ele, a experiência permite desenvolver uma solução padronizada, que é a decisão programada. As decisões programadas são chamadas procedimentos, rotinas, políticas e planos (MAXIMIANO, 2000, p.143).


  • não entendi o porquê a alternativa A não foi considerada correta...

  • Acho que o erro da letra A , é singularidade (exclusivo)
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a tipologia das decisões. Neste caso, devemos marcar a alternativa que contém características das decisões programadas.

    Em relação aos tipos de decisões, temos dois:

    • Decisões programadas (estruturadas): são as decisões inerentes àqueles problemas já conhecidos, de certa forma, recorrentes. Já que a mesma situação surge repetidamente, as decisões para aquele tipo são sempre muito parecidas. Por assim dizer, existe um banco de decisões preparado para as situações problemáticas. São as decisões que fazem parte do acervo de soluções da organização (MAXIMIANO, 2020, p. 194). Como formas de decisões programadas, temos os hábitos, rotinas, manuais de instrução e operações padronizadas. Logo, é uma decisão voltada para problemas rotineiros. Se a situação ocorrer, a decisão para ela já está pronta.

    • Decisões não programadas (não estruturadas): são decisões destinadas a situações inéditas na organização, e por isso, não são bem compreendidas, carecendo, assim, de estruturação. Dado o caráter singular, é preciso que agir de forma diversa das decisões programadas, demandando maior capacidade de análise do gestor.

    Tendo apresentado o conceito básico do assunto, vamos em busca da alternativa correta agora.

    A - incorreta.As decisões programadas são marcada por práticas recorrentes, mas não por singularidade e especificidade, que são características das não programadas.

    B - incorreta. A existência de estruturação, ambiguidade e boa definição ocorrem nas decisões não ´programadas.

    C - correta. Nas decisões programadas temos a existência de regras, de políticas e de procedimentos.

    D - incorreta, Para as decisões não programadas ocorrem práticas de simulação, análise de cenários e de orçamentos de modo a fundamentar a decisão para um evento inédito.

    Tendo visto as alternativas, concluímos que a "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

    MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.