SóProvas


ID
1121953
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A prática do marketing nas organizações envolve a realização de diversos tipos de pesquisas, cujos resultados embasarão as decisões a serem tomadas. Um dos tipos de pesquisas é definido por Sobral e Peci (2013) como tendo o objetivo de proporcionar maior familiaridade com o problema a ser investigado. Esse tipo refere-se à pesquisa:

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa exploratória

    Como o próprio nome indica, a pesquisa exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado. Nesse sentido, caso o problema proposto não apresente aspectos que permitam a visualização dos procedimentos a serem adotados, será necessário que o pesquisador inicie um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses. 

    Por ser uma pesquisa bastante específica, podemos afirmar que ela assume a forma de um estudo de caso, sempre em consonância com outras fontes que darão base ao assunto abordado, como é o caso da pesquisa bibliográfica e das entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado.

    Um exemplo prático de tal modalidade pode estar relacionado ao objetivo de um determinado pesquisador, cuja intenção se manifesta pela busca de uma resposta acerca da queda de um determinado produto no mercado. Assim sendo, de modo a concretizar seu objetivo, o pesquisador terá de aprofundar suas especulações e encontrar as reais causas da ocorrência de tal fenômeno.

    Pesquisa descritiva

    A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Variáveis relacionadas à classificação, medida e/ou quantidade que podem se alterar mediante o processo realizado.

    Quando comparada à pesquisa exploratória, a única diferença que podemos detectar é que o assunto já é conhecido e a contribuição é tão somente proporcionar uma nova visão sobre esta realidade já existente.

    Pesquisa explicativa

    Considera-se ser este o tipo de pesquisa que explica a razão, o porquê dos fenômenos, uma vez que aprofunda o conhecimento de uma dada realidade. Assim, pelo fato de esta modalidade estar calcada em métodos experimentais, ela se encontra mais direcionada para as ciências físicas e naturais. Mesmo que a margem de erros represente um fator relevante, sua contribuição é bastante significativa, dada a sua aplicação prática.

    Em face dessas características, pode-se dizer que a pesquisa explicativa geralmente utiliza as formas relativas à pesquisa experimental. Por exemplo, a partir de um objeto de estudo, no qual se identificam as variáveis que participam do processo, bem como a relação de dependência existente entre estas variáveis. Ao final, parte-se para a prática, visando à interferência na própria realidade.

    Por Vânia Maria do Nascimento Duarte


  • A pesquisa exploratória procura explorar um problema para fornecer informações para uma investigação mais precisa. Elas visam uma maior aproximação com o tema, que pode ser construído com base em hipóteses ou intuições. Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. É um levantamento bibliográfico sobre o assunto a qual se estuda.

     

    A pesquisa descritiva visa descrever algo. Para isso, fazem uma análise minuciosa e descritiva do objeto de estudo (população, empresa, governo, situação-problema). Investe-se na coleta e no levantamento de dados qualitativos, mas, principalmente, quantitativos. Utilizam-se gráficos de sexo, idade, nível de escolaridade e localidade, por exemplo. A finalidade da pesquisa descritiva é analisar os dados coletados sem que haja a interferência do pesquisador. 

     

    A pesquisa explicativa é uma tentativa de conectar as ideias para compreender as causas e efeitos de determinado fenômeno. É onde onde pesquisadores tentam explicar o que está acontecendo. A maioria das pesquisas explicativas costumam utilizar dois procedimentos técnicos: o ex-post facto e os e a pesquisa experimental.