SóProvas


ID
1121962
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A comunicação que ocorre em uma organização pode ser verbal ou não verbal. Um dos tipos de comunicação não verbal é a paralinguagem, que está relacionado ;

Alternativas
Comentários
  • Segundo Ribas e Salim (2013), a Paralinguagem é o comportamento vocal, mas não verbal, envolvido na fala. Ex.: altura,velocidade, pausas na fala. O canal é auditivo. 


    Pág. 344.


    Gabarito A

  • Paralinguagem é um conceito que se aplica às modalidades da voz (modificações de altura, intensidade, ritmo) que fornecem informações sobre o estado afetivo do locutor, e ainda outras emissões vocais tais como o bocejo, o riso, o grito, a tosse.

    O tom de voz e a maneira de falar é uma paralinguagem.

     

     

    http://www.dicionarioinformal.com.br/paralinguagem/

  • GABARITO (A)
    tipos de comunicação não verbal

     

     

    Paralinguagem

    São os sons que não integram o vocabulário da língua utilizada. A maneira de falar,a entonação de voz utilizada durante a comunicação e eventuais pausas nas falas são as formas mais comuns de paralinguagem.

     

    Proxêmica

    Está ligada ao uso que o homem faz do espaço a seu redor para se comunicar. Trata de aspectos como a proximidade relativa aos interlocutores e suas implicações, da influência do ambiente em que ocorre a comunicação e de outros aspectos ligados ao espaço físico. Importante dizer que para cada grupo cultural, existe um padrão de espaço diferente. 

     

    Cinésica

    Trata-se dos movimentos que realizamos com todas as partes de nosso corpo, também chamada de linguagem corporal. Expressões faciais, postura corporal e gestos fazem parte da comunicação cinésica. Quaisquer outros gestos que acompanhem os atos linguísticos se enquadram nesta categoria.   

     

    Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/tipos-exemplos-comunicacao-nao-verbal/

  • ALVO > A

     

    Aqui vai um alerta importante para quem marcou a "B", que é "CINESTESIA".

     

    Não confunda com outra palavrinha parecida: SINESTESIA (Grafada com S)

     

    # SINESTESIA: é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica. https://conceito.de/cinestesia​

     

    # CINESTESIA: sentido da percepção de movimento, peso, resistência e posição do corpo, provocado por estímulos do próprio organismo. https://pt.wikipedia.org/wiki/Sinestesia​

  • Comunicação não verbal

    Refere-se à transmissão de uma mensagem por algum meio diverso da fala e da escrita. Esse processo de comunicação, tão importante quanto a comunicação verbal, incorpora outros elementos, tais como a postura do corpo, as expressões faciais, os movimentos dos pés e das mãos e até a inflexão da voz, para transmitir mensagens.

    São apresentados a seguir os quatro tipos de sinais não verbais:

    ▪ Paralinguagem: é o comportamento vocal, mas não verbal, envolvido na fala. Ex.: altura, velocidade, pausas na fala. O canal é o auditivo.

    ▪ Linguagem corporal (cinésica): movimentos silenciosos do corpo. Ex.: gestos, expressões faciais, olhar. O canal é o visual.

    ▪ Espaço interpessoal (proxêmica): posicionamento do corpo em distâncias e ângulos variáveis em relação a outras pessoas. Ex.: proximidade íntima, olhar direto, desvio do olhar, dar as costas. Primordialmente visual, também tátil, olfativo e auditivo.

    ▪ Efeitos pessoais: seleção e disposição de objetos que pessoas associam a outras. Ex.: modo de se vestir, maquiagem, decoração de ambientes. Primordialmente visual, também auditivo e olfativo.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes