-
Primeira etapa é o período que se inicia no pré‑natal da gestação de alto‑risco seguido da internação do
RN na Unidade Neonatal
A segunda etapa o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição
canguru será realizada pelo maior tempo possível.
A terceira etapa se caracteriza pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório
e/ou no domicílio até atingir o peso de 2.500g
*O programa do método Canguru é direcionado aos RNs de baixo peso ao nascer.
-
A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, em contato pele a pele, na posição vertical junto ao peito dos pais ou de outros familiares. Deve ser realizada de maneira orientada, segura e acompanhada de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada.
O Programa de Atenção Humanizada ao RN de Baixo Peso Método Canguru tem como um dos objetivos principais melhorar a qualidade da assistência neonatal, baseado nos preceitos da humanização nos cuidados com o bebê e sua família. Sua característica principal é a possibilidade de adequação a qualquer tipo de Serviço de neonatologia. O Método não objetiva economizar recursos humanos e recursos técnicos, mas fundamentalmente aprimorar a atenção perinatal.
Na segunda etapa o bebê permanece de maneira continua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível. Esse período funciona como um estágio pré‑alta hospitalar. Ou seja, não há um tempo pré-definido para a criança permanecer no método.
Esta etapa se caracteriza pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório e/ou no domicilio até atingir o peso de 2.500g, dando continuidade a abordagem biopsicossocial.
O método Canguru preconiza a participação progressiva da mãe, ainda durante a internação, nos cuidados com seu filho, colocando-se, à medida que o quadro se estabiliza, o bebê em contato pele a pele com a mãe, ainda que ele esteja em ventilação mecânica ou sob nutrição parenteral.
Resposta E
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.
-
Hoje exitem evidências de se colocar, em posição canguru, mesmo RN em ventilação mecânica. Jefferies (2012), com a Sociedade de Pediatria Canadense, Comitê do Feto e do Recém-Nascido, informa que não observou efeitos deletérios na estabilidade fisiológica, mesmo em RNPT de 26 semanas gestacionais, com uso de ventilação mecânica. No Brasil, já existem estudos, como o de Azevedo, David e Xavier (2011), apontando bons resultados para ambos – mãe e bebê, mesmo que no uso do ventilador.
(Fonte: Atenção humanizada ao recém-nascido : Método Canguru : manual técnico / Ministério da Saúde. Página 250)
-
a) o método não objetiva economizar recursos
b) na segunda etapa não há tempo mínimo ou máximo para ficar na posição canguru
c) o programa é direcionado à gestantes de alto risco, aquelas com risco do bebê nascer prematuro
d) a terceira etapa são as consultas ambulatoriais, com agenda aberta, caso necessite. A alta da terceira etapa se dá quando o bebê atinge 2.500g
e) resposta correta. O uso de VM ou nutrição parenteral não inviabiliza a posição canguru