SóProvas


ID
1122154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A obstrução das vias aéreas ocorre em situações em que há um bloqueio total ou parcial na passagem do fluxo de ar até os alvéolos pulmonares. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Popularmente conhecida como engasgamento, a obstrução das vias aéreas superiores por corpos estranhos é um fato comum, que quando reconhecido e tratado precocemente, com algumas manobras simples, pode salvar a vida da pessoa acometida.

    A obstrução ocorre mais comumente nos adultos, por alimentos sólidos pouco mastigados, nas crianças, por objetos pequenos que ela coloca em sua boca, como brinquedos, e nos bebês, por líquidos.

    O reconhecimento da obstrução se dá através dos seguintes sinais: ruídos respiratórios anormais, como roncos e chiados, dificuldade de respirar, de falar (ou até incapacidade total), de emitir sons, agitação e inconsciência. Em crianças pequenas e bebês é comum ocorrer tosse e choro anormais (fracos e até ausentes).

    Na obstrução leve ocorre a oclusão parcial da via aérea, sendo que o ar passa com muita dificuldade. Nesses casos, a pessoa que vai prestar o socorro deve estimular a vitima a tossir e acalmá-la, caso esteja consciente. Nesses casos, não é adequado dar tapas nas costas, pois desta forma o objeto pode se alojar em local mais abaixo na via aérea e ocluir totalmente a mesma.

    Na obstrução grave ocorre a oclusão total da via aérea, levando a vitima a um grande desconforto, ausência de emissão de sons e possível perda de consciência. Nesses casos estão indicadas manobras de desobstrução das vias aéreas.

    Em adultos, a melhor manobra para desobstrução das vias aéreas é a Manobra de Heimlich, em que a pessoa que presta o socorro posiciona-se atrás da vitima e coloca seus braços, através de sua cintura, com as mãos fechadas e localizadas pouco acima do umbigo, aplicando compressões nessa região, para trás e para cima. Deve-se repetir a manobra até que ocorra a desobstrução.

    Em criança de até um ano, esta será colocada de bruços, sobre o antebraço do socorrista, que mantem o corpo da mesma, inclinado com cabeça mais baixa, aplicando-se golpes com as mãos entre as escapulas. Após cerca de cinco golpes, verifica-se a boca da criança para ver se o objeto foi expelido. Se não tiver sido, continua-se a manobra, até a expulsão do objeto, ou da chegada do socorro profissional.

    Sempre ao iniciar as manobras de socorro, solicitar a alguém que acione os serviços de Atendimento Pré-Hospitalares de Urgência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), pelo telefone 192, ou o serviço de Resgate, pelo telefone 193, e seguir as orientações do profissional do outro lado da linha.


    referencia: DrSyro Maiuri – CRM 127.802. Cursou faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência médica, pós- graduação em Medicina Legal pela FMUSP e MBA em gestão de Saúde pelo INSPER. 

  • Na verdade, com relação à alternativa "B" não se faz mais a manobra de Heimlich em vítimas inconscientes que não respiram. Nesse caso aplica-se as compressões torácicas sem checar pulso (Only Hands) uma vez que não se pode fazer ventilações em decorrência da obstrução de VVAA.

    Referência:

    Novas diretrizes da AHA, 2015.

  • Alternativas B e C estão corretas

  • obstrução leve: Paciente capaz de responder se está engasgado. Consegue tossir, falar e respirar.

    • obstrução grave: Paciente consciente e que não consegue falar. Pode não respirar ou apresentar respiração ruidosa, tosse silenciosa e/ou inconsciência.

    leve responsivo?acalma e estimula a tosse.

    grave responsivo? manobra heimlich.

    grave irresponsivo bb?compressão nele